2012 - O ano Horribilis do Sporting

Findo o ano de 2012, é tempo de fazer um balanço do que foi este ano para o Sporting.

Em termos financeiros, o balanço é negativo, e em termos desportivos o Balanço é simplesmente desastroso. O ano que findou foi talvez um dos piores anos, (senão o pior) da historia do Sporting.

Todos os objectivos que o Sporting traçou para 2012, resultaram em Fracasso desportivo:

2011/2012

Campeonato - 4º Lugar e ausência da Liga dos Campeões
Taça de Portugal - Final perdida para a Académica de Coimbra depois de ultrapassar na 1/2 Final o Nacional
Taça da Liga - Eliminação na Fase de Grupos
Liga Europa - Após uma boa campanha, eliminados na 1/2 Final diante do Bilbao

2012/2013

Campeonato - 11º Lugar a 20 pontos do 1º Lugar, a 11 Pontos do acesso á Champions, a 6 pontos do acesso á Liga Europa, e 2 pontos acima da linha de agua com 12 jornadas realizadas.
Taça de Portugal - Eliminação na 1ª Eliminatória disputada diante o Moreirense
Taça da Liga - Eliminação na Fase de Grupos
Liga Europa - Eliminados na fase de Grupos da Liga Europa, após ficar em Ultimo num grupo constituido por Basileia, Genk e Videoton

Nos 54 jogos oficiais realizados em 2012, o Sporting alcançou os seguintes numeros:

54 Jogos
19 Vitorias
17 Empates
18 Derrotas

65 Golos Marcados
66 Golos Sofridos

Dos 27 Jogos realizados fora de casa em 2012, o Sporting somou 3 vitorias, e 14… Derrotas.

Isto foi o ano Horribilis do Sporting, no qual a única coisa positiva que aconteceu, foi ter alcançado a 1/2 final da Liga Europa:

Um ano atípico marcado por escândalos com dirigentes dia sim, dia não, demissões e promoções permanente de dirigentes e quadros do Futebol, jogadores a entrar e a sair sem antes termos tempo de conhecer os nomes deles, e marcado pelos 4 treinadores que tivemos durante 2012.

Saiu Domingos em Fevereiro, entrou Sá Pinto.
Saiu Sá Pinto em Outubro, entrou Oceano.
Saiu Oceano em Novembro, entrou Vercateren.

Saíram todos, entraram novos, mas as derrotas continuaram a aparecer e os objectivos a serem falhados. Pior do que isso, foi verificar que esta dança de treinadores ao longo de 2012 foi totalmente inútil, pois o sucessor que se seguiu nunca conseguiu fazer melhor que o antecessor, e o Sporting continuou a afundar-se na tabela e a comprometer objectivos.

Aqui os números dos 4 treinadores de 2012:

Verdadeiramente surreal aquilo que o nosso Sporting fez (ou não fez) em 2012.

Que 2012 seja apagado da memoria, mas que sirva de exemplo para os socios, jogadores, treinadores e Dirigentes, e que 2013 finalmente traga um Sporting grande, corajoso, estavel e vencedor.

Existimos para ganhar e não para isto.

Feliz ano novo :great:!

12 jogos 2 vitorias :xock: :frowning: :xock: :frowning: :xock: :frowning: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick:

Cá estará 2013 para o suplantar.

Bom tópico Gtony, bom trabalho.

Pena ser um trabalho que mostra basicamente o quanto mau foi o ano 2012 para o Sporting em termos de futebol A…

Acabamos o ano com mais golos sofridos que marcados e com só mais 1 vitória que derrota (19-18), é incrivel…

Defendo e continuo a defender, que o Domingos ter saído foi a coisa mais estúpida que o Godinho fez, e nem falo pelos resultados que teve nos últimos jogos à frente do Sporting, falo mesmo pelo o que era o projeto e pelas palavras do Godinho, era o ano 0, ou seja, o ano em que se ia estabilizar uma equipa, que não havia objetivos concretos vá, era fazer o melhor possível, que os resultados interessavam como é obvio mas era o menos importante, o importante era formar uma equipa para os próximos anos atacarmos o titulo mas depois despede-se o Domingos, por falta de resultados LOL além de que, no dia anterior ao despedimento de Domingos (e isto é das coisas que me vou lembrar sempre do Godinho), disse que este não tinha o lugar em perigo, que o Domingos faz parte do projeto e sem ele não faz sentido haver projeto, e depois pronto, aconteceu no dia seguinte o que sabem, foi despedido :shifty:

E queria lembrar mais uma coisa, despedimos o Sá Pinto quando íamos enfrentar o porto passado 3 dias (não houve nenhum sentido nesta decisão), e não tendo nenhum treinador para o substituir, também dizendo que o Oceano ia só fazer um jogo, e no fim fez 4…

A única coisa a tirar realmente positiva neste ano foi termos eliminado o City (que acabou como campeão da premier league) na liga Europa e ter ganho 1-0 aos lampiões.

Para mais tarde recordar…

Mais um grande trabalho e uma grande análise, Gtony.

Seria bom que fosse para evitarem os erros cometidos, mas isso só futuro nos dirá.

Como é que um ano em que o SPORTING CP disputou uma final europeia (Atletismo) esteve a um passo de atingir outras três Finais Europeias (Futebol, Andebol e Futsal) e uma Mundial (Futebol de Praia) pode ser considerado o pior ano da sua História?? Um ano em que atingimos também a Final da Taça de Portugal em Futebol, Fomos Campeões Nacionais de Natação, Judo e Ténis-de-mesa que conquistou também a Taça e a Supertaça, fomos Campeões Nacionais de Futebol em Juniores, brilhámos na Liga dos Campeões de Juniores, apurámos 21 atletas para os Jogos Olímpicos mais vistos da História, um dos quais conquistou uma medalha de prata , e fora muitas outras coisas que eu não soube… Este foi o pior ano?? Então somos mesmo enormes e gloriosos!

Excelente trabalho! :great:

Seria interessante apresentar estes dados em plena AG. Não duvido que as explicações da Direcção seriam hilariantes…

O tópico está aberto na secção de futebol, sim foi o pior ano do futebol sénior do Sporting. Mas sem margens para dúvidas. 65 golos marcados e 66 golos sofridos, haverá mais algum ano com o registo -1 em diferença de golos no Sporting? É difícil de imaginar :wall:

Obrigado pelo trabalho Gtony

Excelente trabalho :clap:

(É pena o conteúdo)

Quantas vezes o SPORTING CP conseguiu chegar a uma final europeia em Futebol? Que eu saiba foram duas vezes… Em quase sessenta edições! Portanto, se estivémos tão perto de atingir uma final europeia, nesse aspecto, pela lógica, esse desempenho foi o terceiro melhor de sempre para nós´. Não deixa de ser irónico que no pior ano da nossa história estivemos a um passo de conquistar a Liga Europa…
Além disso, é engraçado constatar que também chegámos à Final da Taça de Portugal (até parece que lá chegamos todos os anos… tomaria eu!!!) no pior ano da nossa História…
Como perdemos ficámos mais mal vistos do que clubes papões que nem sequer a disputam há quase dez anos…

Depende do filtro, óculos e graduação que uses para olhar para o ano civil.
Em termos individuais da prova Liga Europa, neste ano participámos duas vezes. Chegámos às meias finais? Sim e o que aconteceu na segunda vez este ano? Último lugar do grupo mais fácil que alguma vez nos apareceu pela frente.

Depois depende da importância que atribuis às provas que disputamos. Indiscutivelmente para mim o campeonato é a prioridade número 1 - 4º lugar e neste momento 10º! Liga Europa para mim vem em segundo e já o referi em cima.

Depois a Taça, ver o copo cheio ou vazio? Perder contra a Académica na final é suposto ser bom? Não o creio. Nesta edição já fomos eliminados… Pelo Moreirense. Taça da Liga tem pouco relevância, até ao momento em que vemos os grupos em que estávamos inseridos e a incapacidade total em ultrapassar adversários fracos. 2 eliminações.

Para mim é simples, os números falam por si:

54 Jogos 19 Vitorias 17 Empates 18 Derrotas

65 Golos Marcados
66 Golos Sofridos

A Liga Europa não significa NADA em comparação com toda a porcaria que foi feita neste ano.
Em 54 jogos tens apenas 19 vitórias, nem metade dos jogos ganhámos. Foi o pior ano da nossa história, por larga margem.

Cesarium,

Faço minhas as palavras do @Delatio.

Tivemos presentes numa meia final Europeia, sim foi um bom desempenho e referi isso no Post. Mas o resto foi absolutamente desastroso a todos os níveis.

Num ano em que ganhas apenas 19 jogos em 54 Possíveis (Talvez o pior registo em mais de 100 anos de historia), num ano em que não ganhas absolutamente nada e no qual falhas os principais objectivos da época (I Liga ou Champions), não há outra forma possível de abordar esta época futebolística senão como um desastre absoluto e a pior época de sempre. Na final da taça que referes, o trabalho foi maioritariamente feito em 2011, em 2012 ganhaste na Choupana e só. Depois perdeste no Jamor.

Felizmente as modalidades que referes, salvaram-se, realizaram boas prestações, e merecem o aplauso de todos os Sportinguistas. Mas aqui estou a falar da época Futebolística, e essa foi desastrosa.

Cesarium,

Estas a brincar certo?

Num ano em que não ganhamos NADA, com exibições medonhas e com constantes humilhações só podes estar mesmo a brincar!

Se não estás, desafio-te a encontrares um ano na história do Sporting com piores resultados…

O SPORTING CP teve uma participação fantástica na Liga Europa que terminou em Maio de 2012! A terceira melhor da nossa História! Bateu o record de vitórias consecutivas(oito) em casa em todas as provas da UEFA em 60 anos de existência!Em tantos anos e com tantos clubes e tão bons e tão poderosos porquê logo nós no pior ano da nossa História a conseguir esse feito?

Para mim não foi o ano de 2012 que foi mau.

Janeiro e depois o período que se seguiu à nossa eliminação da Final da Liga Europa até agora é que foram horríveis!

Agora não me peçam para esquecer de que em Maio de 2012 podíamos ter vivido uma das maiores alegrias da nossa vida com a conquista da Liga Europa. O sonho de ver a festa verde e branca por todo o país e comunidades portuguesas pelo mundo esteve tão perto e era tão necessário ao nosso clube que me marcou imenso. Penso que esses festejos só teriam paralelo com os do Título de 2000 ou da Final que deixámos de ganhar em 2005.

Gtony muito bom e muito obrigado é sempre bom relembrar toda a trampa que tem sido conseguida.

Excelente trabalho. :clap: :clap: :clap: :clap:

grande trabalho :clap:

Compreendo o cesarium 2012 foi 1ano de mer@@ mas tivemos ali 3meses que podiam ter sido um sonho no entanto a verdade é que nao vencemos uma única competição importante durante este ano (meias finais perdidas nao valem nada ja para nao falar na final perdida contra uma das equipas mais fracas da liga).

Que 2013 seja melhor para os SPortinguistas mas sinceramente nao tenho grandes expectativas.

O problema é que não sei se 2013 não será pior. :inde: