Abro este tópico para tratarmos de todos os assuntos relacionados com esta vergonha e para irmos acompanhando os desenvolvimentos.
No passado sábado, dia 1 de Novembro, 2 leões de Mirandela foram covardemente agredidos à facada no exterior do estádio Afonso Henriques.
Hoje, quarta-feira, dia 5, não há uma declaração oficial do clube de Guimarães, da Câmara Municipal, da polícia (excepção feita ao comunicado enviado à Lusa) ou do Ministério da Administração Interna.
Não é admissível que se tente passar um pano sobre isto. Não é admissível que se diga “acontece em todo o lado e tal”.
Não é possível que 5 amigos venham de Mirandela ver um jogo de futebol e sejam esfaqueados.
Não se pode ficar pela identificação, julgamento e condenação dos infractores.
Há um sentimento de impunidade generalizado em Portugal e ferozmente acentuado em Guimarães. Sentimento esse transversal à sociedade vimaranense.
“Aqui é assim”, “é um povo muito bairrista”, “malta de Guimarães e o Vitória…”
Chega de colocar paninhos quentes.
Nesse mesmo dia convidei 2 amigas do centro do país para verem o Sporting comigo. Almoçamos e jantamos na cidade, visitamos locais de interesse, bebemos café nas esplanadas. A economia da cidade beneficiou com a vinda destas 2 leoas. Imaginem o que sinto quando olho para o que aconteceu a esses 2 leões.
A cidade de Guimarães não merece isto.
Está na hora de cortar o mal pela raiz. Metam câmaras de vigilância no exterior do estádio, chamem o exército para patrulhar as ruas em dia de jogo, interditem bancadas, façam alguma coisa.
São confusões a mais: há problemas com o Braga, com o Boavista, com a Académica, com o Leixões, com o rio Ave, com os 3 grandes!
Um denominador comum!
Só não vê quem não quer.
A esses 2 Leões envio um grande Abraço e os votos de uma recuperação rápida e total!
Como ser humano e cidadão sinto-me chocado, como vimaranense sinto-me envergonhado.
Como Leão, absolutamente revoltado.