2 Leões Esfaqueados em Guimarães! 1-11-2014

Abro este tópico para tratarmos de todos os assuntos relacionados com esta vergonha e para irmos acompanhando os desenvolvimentos.

No passado sábado, dia 1 de Novembro, 2 leões de Mirandela foram covardemente agredidos à facada no exterior do estádio Afonso Henriques.

Hoje, quarta-feira, dia 5, não há uma declaração oficial do clube de Guimarães, da Câmara Municipal, da polícia (excepção feita ao comunicado enviado à Lusa) ou do Ministério da Administração Interna.

Não é admissível que se tente passar um pano sobre isto. Não é admissível que se diga “acontece em todo o lado e tal”.

Não é possível que 5 amigos venham de Mirandela ver um jogo de futebol e sejam esfaqueados.

Não se pode ficar pela identificação, julgamento e condenação dos infractores.

Há um sentimento de impunidade generalizado em Portugal e ferozmente acentuado em Guimarães. Sentimento esse transversal à sociedade vimaranense.

“Aqui é assim”, “é um povo muito bairrista”, “malta de Guimarães e o Vitória…”

Chega de colocar paninhos quentes.

Nesse mesmo dia convidei 2 amigas do centro do país para verem o Sporting comigo. Almoçamos e jantamos na cidade, visitamos locais de interesse, bebemos café nas esplanadas. A economia da cidade beneficiou com a vinda destas 2 leoas. Imaginem o que sinto quando olho para o que aconteceu a esses 2 leões.

A cidade de Guimarães não merece isto.

Está na hora de cortar o mal pela raiz. Metam câmaras de vigilância no exterior do estádio, chamem o exército para patrulhar as ruas em dia de jogo, interditem bancadas, façam alguma coisa.

São confusões a mais: há problemas com o Braga, com o Boavista, com a Académica, com o Leixões, com o rio Ave, com os 3 grandes!
Um denominador comum!
Só não vê quem não quer.

A esses 2 Leões envio um grande Abraço e os votos de uma recuperação rápida e total!

Como ser humano e cidadão sinto-me chocado, como vimaranense sinto-me envergonhado.

Como Leão, absolutamente revoltado.

Prisão preventiva para suspeito de esfaquear sportinguistas em Guimarães

“O Tribunal de Guimarães aplicou prisão preventiva ao jovem detido pela PSP por ser o principal suspeito das agressões com arma branca a dois adeptos do Sporting, na noite de sexta-feira, naquela cidade, informou fonte policial.”

Fonte
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=4220614

E os amiguinhos da claque foram lá apoiar ele ao tribunal, afinal ele nem é da claque nem apoia o guimarães…

O que me embebeda a mim é o vinho…

E ele não foi o único culpado, há que encontrar TODOS os responsáveis!

Que se faça Justiça.

Prisão com estes cobardes.

Acima de tudo, que se faça justiça!

Marco Silva dedica vitória sobre o Schalke aos 2 Leões esfaqueados.

“Queríamos vencer, por nós, pelos nossos adeptos e pelos dois adeptos que foram esfaqueados em Guimarães, esta vitória também é para eles.”

Marco Silva 05-11-2014

Já vivi situações próximas desta, 3 vezes:

1ª fui agredido por um grupo de NN na pocilga (em 2000). Cortaram-me na cara com uma garrafa e levei pontapés por todo o corpo… ^-^
2ª um grupo de gandins, na Figueira da Foz, agrediu parte do grupo de malta com que eu estava, sem qualquer provocação prévia, tendo daí resultado narizes partidos, tímpanos furados, etc…
3ª num jardim publico, cerca das 15h num sábado de abril, numa festa de aniversário do filho (10 anos), um dos meus cunhados recebeu uma punhalada nas costas (tb na zona dos pulmões). Isto na sequência de uma discussão com uns atrasados, que estavam a fumar ganzas e a mamar wisky no parque, por causa da bola que os putos estavam a jogar e foram para perto deles duas ou três vezes…

Em todos os casos, houve a respectiva queixa à polícia. Consequências?

1º Caso - Arquivado contra incertos. :wall: :wall:
2º Caso - Apanhados, identificados, com antecedentes criminais, julgados - pena de prisão, suspensa… :wall: :wall:
3º Caso - Apanhados, identificados - Aguardam julgamento (em liberdade)… :wall: :wall: :wall:

Em qualquer dos casos, não houve qualquer compensação a título de indemnização pelos danos causados…

Fica a pergunta:

O que é, nestes casos, fazer justiça? :question:

Também ouvi isso em directo.
Grande Marco Silva a lembrar os leões que cobardemente, com uma faca nas costas, foram atacados! :clap:

PS: Pena que a comunicação social, tão lesta a descobrir tanta coisa sobre o bombeiro que bateu no vizinho, e os comentadeiros, que vomitam tanto sobre posts do facebook, ignore o clima de terror que os adeptos do guimarães criam e as facadas que dão a adeptos do futebol à volta do campo municipal

A ESCUMALHA do Vitória de Guimarães ( Ó Júlio… ganha VERGONHA! )

Actuação do Sporting depois dos incidentes em Guimarães - Sporting TV (03/11/2014)

é juntar uns trocados e pagar uma passagem de avião a um favelado , por 500 euros um gajo desses limpa o sarampo a qualquer grupo de mitras…

Porque é que aparecem sempre de cara tapada? já noutros julgamentos tapam a cara, é vergonha? ou medo?
Este devia ir de cara bem a vista de todos. Aposto que só por aí já tinha com que se preocupar nos próximos tempos…

Cliquem na imagem para ampliar.

Não sabia que o sr. Júlio Mendes tinha sido tão solícito a falar depois do jogo com os amigos porcos dele. De peito feito, cheio de ideias, muito corajoso, critica os seus, etc.
Agora perdeu o pio.
Esclarecedor.

Esses gajos são todos farinha do mesmo saco, neste caso de sacos de cimento.

Por acaso também me lembro de ler isso, que o gajo teve lá os amigos das claques do guimarães a apoiá-lo quando foi para o inquérito.
Já não me recordo é onde li.

Adepto esfaqueado em Guimarães presente em Alvalade - Sporting Directo (Sporting TV) - 06/11/2014

Devo dizer que este caso me faz muita confusão e há muitas perguntas para as quais gostava de obter resposta.

Com base nos relatos conhecidos não temos um caso de dois grupos que quiseram andar à chapada ou uma rixa organizada.
Nada disso.

Um grupo pequeno de adeptos da bola dirigia-se para o carro tranquilamento (nada eufóricos com o que se tinha passado) e não muito longe do estádio é abordado por um grupo maior que, aparentemente sem qualquer motivo, decide agredir e faz uso de (pelo menos) uma faca nas costas de dois dos agredidos. Os agredidos estavam identificados como adeptos de um clube e um dos agressores também tinha adereços de outro.
Um dos esfaqueados teve de ser internado, correu perigo de vida e continua hospitalizado, sem poder trabalhar, portanto.
Isto aconteceu num estádio onde os problemas dentro e fora são usuais. Nenhum responsável pela segurança de um jogo ali se pode dizer surpreendido com o que aconteceu.
Congratulo-me com a recuperação do adepto do futebol esfaqueado que esteve em perigo de vida.
Mas há muito por apurar. Não basta saber que o alegado agressor foi detido em 24 horas e está em prisão preventiva. O homem não estava sozinho e há responsáveis que tentam passar pelos pingos da chuva e há responsabilidades por apurar.

1- Isto foi a que distância do estádio? Não parece ter sido a 10 km

2- Se não foi surpresa mas é normal sucederem desacatos dentro e á volta daquele estádio, o que foi feito para este jogo pelos responsáveis pela segurança?

3- E quem são os responsáveis pela segurança neste estádio com um vasto histórico de insegurança?

4- A quem cabe a responsabilidade por um jogo de futebol com cerca de 20 mil pessoas tanto no estádio como nas suas imediações? Aos clubes que organizam o jogo? à bófia? à liga? à federação? E que responsabildiades cabem a cada uma dessas entidades e a outras?

5- Há alguns anos os clubes passavam a vida a discutir quem pagava o policiamento. E agora com os stewards lá dentro quem paga cá fora (e até onde, e com possibilidade de entrarem nos estádios) aqueles robocops, os cães e tanto adereço militar? Os clubes, os orçamentos das forças de segurança, a liga?

6- sabemos que o presidente do clube dos adeptos agressores está em silencio, ao contrário do que sucedeu num jogo com um clube amigo. Agora nem condenou nem lamentou o sucedido. Porquê?

7- E o presidente da federação. Disse algo? Lamentou, condenou, manifestou preocupação, disse estar a acompanhar a situação, assegurou que estavam a ser tomadas medidas para naquele estádio isto não sucedesse como tem sucedido, com este grau de gravidade ou outro? Ou não tem nada a ver com isto e só tem a ver com as obras da casa das selecções?

8- E o novo presidente da liga, que presta serviços gratuitamente e foi eleito com grande consenso entre os clubes para regenerar o futebol português. Disse algo? Não tem nada a ver? Ou só serve para reuniões privadas com o orelhas?

@stick :great:

Notícia do jornal “O Comércio de Guimarães”:

O Guimarães devia jogar o resto da primeira volta (pelo menos) à porta fechada.