2ª Liga 2015-16 [31ªJ | 21/02] Sporting CP B 1-1 Freamunde [Sporting TV | 15:00]

Vi pouco mais de 20/25 minutos do jogo e de facto vi um campo inclinado… infelizmente o jogo cada vez se joga menos entre os 22 jogadores de campo e mais por 3 estarolas que “jogam” sempre com uma missão. Relativamente a esta equipa, acho que não há valores individuais como em gerações anteriores, a meu ver jogadores com valor para a A ou perto disso, temos: Gauld, Riquicho, Domingos Duarte, Geraldes e Chaby. Mas honestamente só vejo mesmo valor a sério em Gauld.

Há muitos jogos que não vejo o valor do Gauld. Mas também anda a jogar quase ao lado do trinco, pudera.
Neste jogo em concreto, vi um J. Silva muito preso, não gostei do redes, tem as manias do tio. O Domingos Duarte fez uma exibição muito segura. O Ivanildo tem muito que crescer. O Mica só reclama com tudo e todos, nunca nada está bem. O Kikas esteve muito mal, quase sempre a fazer faltas para ganhar a bola, embora o vermelho seja absurdo porque percebe-se que o contacto acontece porque escorrega na relva. O Gauld esteve desaparecido. Geraldes, melhor em campo, juntamente com Podence, estava cheio de vontade e endiabrado. Chaby mais escondido mas com algumas boas combinações. Betinho não é PL sequer para a equipa B. Dos que entraram, Zezinho pouco fez e Baldé trouxe alguma vivacidade ao nosso ataque.

Elogiei Chaby há uns dias, que tenho presente o seu percurso nas camadas jovens e a boa época que fez no ano passado e a boa entrada no jogo anterior, mas ontem detestei-o. Más execuções, pouco naturais num jogador da sua qualidade técnica e acima de tudo más decisões. Por mais que 2 vezes preferiu em condução de bola, levar o jogo para a linha engarrafada quando tinha colegas isolados e em progressão, no corredor central.

Continuo a achar Podence demasiado inconsequente. Tecnicamente tremendo, tremendamente ágil, causa imensos desequilibrios para os desbaratar depois.

Gauld continua com o mesmo problema. Não se assume. Já é tempo de começar a pegar verdadeiramente no jogo, que com bola é de longe o jogador mais criterioso desta equipa.

Betinho vai ser importante nesta fase final. Mais experiente que os colegas, jogador da casa e com percurso de golos quando sub19 e no seu primeiro ano na B, não está certamente num bom momento por diversas razões e provavelmente já perdeu o comboio para uma boa carreira, mas sabe os terrenos que pisa.

Fui ver este jogo… e os miúdos parecem-me sem alma (dá a sensação de não existir uma verdadeira equipa em campo). É uma pena ver Gauld (e outros tantos) por aquelas bandas. E nem é pelo que jogou (ou não) neste jogo, mas parece-me um miúdo “triste”. Há jogadores, já referenciados, que podem vir a ter uma carreira interessante, mas dos outros (que não vejo a serem tão falados, pela positiva), acredito que o Ivanildo, apesar do penalti infantil que cometeu, poderá se fazer excelente central. Tem características físicas e margem de progressão para tal.

O problema é que como o Ivanildo, outros também pareceram ter essas capacidades e não singraram no futebol. O caso mais gritante do que falas parece-me mesmo Gauld que estará algo desiludido por ainda não ter tido mais oportunidades.
Quanto ao que se escreveu em cima de Podence ser inconsequente parece-me mais factor resultante de uma táctica que unicamente priveligia a jogada individual. Não há qualquer ligação entre sectores e os 3 do ataque são, quase sempre, deixados à sua sorte. Infelizmente, quer-me parecer que os bons momentos de João de Deus à frente da equipa coincidiram com a existência de jogadores que resolviam individualmente pela sua grande capacidade, como foi o caso de Gauld, Gélson e Rubio na época passada e nos poucos jogos em que Matheus esteve presente nesta época.