LooooL
Sim, no golo deles o médio ofensivo percorreu uns bons metros com a bola sem que ele esboçasse o mínimo de esforço para o pressionar…
Já reparei que tens uma obsessão pela construção de jogo naquela zona do terreno só que os golos marcam-se é lá à frente. À frente da defesa a prioridade n1 é não sofrer e o Wallyson não dá essas garantias.
O Tom tem jogado super à vontade.
Não vou sequer tentar discutir contigo, já passei essa fase. Mas obrigado por me esclareceres que raramente se marcam golos do meio-campo defensivo, era algo que não sabia e que peço constantemente aos nossos médios-defensivos.
Bom lance do Geraldes e Podence agora.
PS - Também gosto do Palhinha como médio-defensivo, mas o Wallyson se trabalhar pode ser um grande médio-defensivo também. Já médio de ataque tenho algumas dúvidas (tenho menos quanto ao Geraldes e ao Gauld).
Tu jogaste futebol em miúdo?
No meu tempo, o nº6 tinha tudo menos as características do Wallyson.
Não gosta de ir ao choque, lances pelo ar não é especialmente forte, nem na recuperação de bola, dobrar os laterais não é algo que lhe esteja no sangue, não joga na largura do campo…
Para mim é um jogador para zonas do terreno mais avançadas, porque o forte dele é saber o que fazer à bola em zonas congestionadas onde pensa e executa mais rápido que a maioria dos colegas. Para além disso tem boa meia distância.
Já agora, acho desonesto intelectualmente não contextualizar. Obviamente, o Wallyson não joga sozinho, nem tem de acorrer aos fogos todos. Quando o segundo médio é o Matheus Pereira, e quando há um 10 declarado como o Geraldes (que tem mais capacidade defensiva que o Matheus), não dá para comparar este contexto ao de um meio-campo normal, com 3 médios (Matheus é extremo, não médio).
Discordo em absoluto. Wallyson tem tudo ou quase tudo isso e muito mais.
Agora com um meio campo como o de hoje ( ou quando jogou com Gauld e Iuri ou Gauld e Geraldes ), não lhe peçam para ser omnipresente nos momentos defensivos.
Sim, e deixa-me dizer que ainda bem que o futebol que tu jogaste foi “no teu tempo” e foi possivelmente a um nível inferior ao Sporting… LOL.
É engraçado ver algumas críticas ao William no seu pior momento e o que estás agora a dizer do Wallyson… dou uma ideia, vai ler o tópico dele por alturas do jogo com o Chelsea! Mole, com medo de ir aos duelos físicos, só defende com os olhos, etc, era tudo coisas que se lia por lá.
E pelo contrário, ele não pensa/executa mais rápido que os outros. De maneira nenhuma. É raríssimo vê-lo jogar ao primeiro toque, ou receber e desequilibrar num segundo com uma solução criativa.
Para mim tem MUITAS parecenças com o que o Matic era antes de apanhar o JJ (jogava maioritariamente como médio-centro), jogador de cabeça levantada, qualidade técnica e de organização de jogo, e sentido posicional, que com experiência vai ganhar mais força e resistência, mais confiança e mais “vigor”, como aliás aconteceu com William e Matic, que eram considerados jogadores pouco agressivos defensivamente para jogar a médio-defensivo (por isso mesmo não jogavam aí).
Felizmente, o Sporting não é o Boavista. E felizmente só tu é que por aqui achas que o Wallyson não está a fazer um bom jogo na sua posição. Não é culpa dele que apanhe jogadores embalados por ter uma avenida à frente.
Fica com a tua que eu fico com a minha. Também quanto ao Podence, que não é claramente jogador para este jogo (contra-ataque, piscinas, bola cá bola lá), mas que faz a diferença quando os espaços apertam (como no lance em que recebe do Geraldes, vem para dentro e remata, aquele tipo de lances é o Podence, assim como lances em que tabela e/ou saca um passe que ninguém espera, como fez na Taça da Liga, veja-se o golo do Gauld no Restelo).
Nem sou fã do treinador, mas os problemas defensivos desta 1ª parte deveram-se a uma só coisa… dores de crescimento que farão o Matheus Pereira tornar-se um extremo mais completo no futuro. O que é muito mais importante que fazer mais 2 ou menos 2 pontos no Campeonato 2014/2015 (daqui a 10 anos, sabes o que isso valerá? 0!)