1º Balanço

Ontem saímos desiludidos mais pelo resultado que pela exibição. Quando estava a sair do Estádio, vinha fulo por termos perdido esta oportunidade, mas esperançoso porque a equipa tem jogado razoavelmente, tem dominado os adversários, mas tem faltado – além de mais algumas coisas - uma pontinha de sorte. Basta lembrar que nos jogos com Paços, Bayern e fcp enviámos 3 bolas ao poste, que a entrar…

Há que corrigir os erros cometidos, sejam eles do PBento, do Ricardo, da defesa ou do ataque.

Ontem, perdi um tempito a comparar este início de campeonato com o anterior. Tentei ser objectivo e resolvi comparar os resultados entre os mesmos adversários e o total de pontos à 7ª jornada. Assim:

1. Total de pontos

Clube 2006/2007 2005/2006
Sporting 16 – 12 = +4 pontos
Porto 16 – 14 = +2 pontos
Benfica 16 (contando vitória com belém) – 13 = +3 pontos

Comparando o total de pontos à 7ª jornada somos os que recuperámos mais, tendo mais 4 pontos que no ano passado.

2. Resultados entre os mesmos adversários

Com os adversários que jogámos este ano e que podemos comparar com a época anterior somos os que melhorámos mais, tendo mais 3 pontos que no ano passado.

Resumindo e concluindo, estamos melhores que na época anterior e temos estado a jogar “sem” Liedson. Quando o levezinho começar a bombar, ninguém nos detém :arrow:

PS : Penso que as contas estão correctas. Qualquer incorrecção digam :wink:

É sempre uma análise parcial, porque a altura em que os jogos decorrem e os factores associados (cansaço, lesões, castigos, etc). ficam de fora da análise. Mas é aceitável.

Mesmo que tenhamos melhorado a nível de resultados, a tentativa de transição de modelo de jogo de Paulo Bento para um futebol menos directo não está a ser demasiado bem sucedida, e a qualidade do futebol parece até ter piorado.

Numa análise também parcial mas paralela a esta, por enquanto o Porto está em vantagem por ter mais um jogo fora e menos um em casa que os concorrentes. Mas como até à data só perdemos pontos mesmo em casa… :slight_smile:

Luís Freitas Cecil :).

Vistas as coisas assim o cenário é positivo e tem de o ser. O Sporting para todos os efeitos lidera e tem apenas uma derrota, que mesmo tendo culpa própria teve também influência alheia.

Na CL o sentimento é o mesmo, mesmo com “rotatividades” absurdas e golos a 35 metros quem acharia que no final da primeira volta não só estariamos na luta como até e ainda em segundo?

O que faz pena, e é isso que está a ser discutido, é que todos sentimos que ainda podiamos estar melhor, seja pela “rotatividade”, seja pela falta de um 11 tipo, seja pelas opções dúbias, seja pelas festinhas de Ricardo à bola, dos sprints inócuos de Alecsandro ou das depressivas habilidades de Bueno.

Falta um dedinho a este sporting para ser algo mais cá pelo reino, e quem consegue permitir-se criticar sem sentir-se “lampião” (como se por quem lá está estar a fazer um bom trabalho no geral não pudessem ser criticados no particular) sente que teria bastado um pouco mais de qualidade nos reforços (já desisti deste ponto, não vale a pena, virá a desculpa de que só com dinheiro se consegue mais do que um bueno) e um pouco mais de Paulo Bento da época passada (onze mais estável, menos invenções) para estarmos em grande.