[center][size=18pt][b]Primeira Academia Sporting em Angola[/b][/size][/center]
[b]O Sporting vai inaugurar a primeira Escola Academia Sporting em território africano – mais concretamente em Viana, Angola. O acordo foi assinado esta tarde por Bruno de Carvalho, Presidente do Clube, e Francisco Viana, presidente da Parkgest e do Fundo Viana.
“É um passo importante para a internacionalização da marca Sporting, sobretudo na área da formação – formação de jogadores, mas também de pessoas. Há milhões de africanos que sonham jogar no Sporting e ser um Cristiano Ronaldo ou um Figo. Este acordo representa a materialização desse sonho”, começa por explicar Francisco Viana.
A nova Academia Sporting, cuja abertura está prevista no prazo máximo de seis meses, estará instalada numa zona nobre de Viana, o complexo World Trade Center, e terá duas localizações – na primeira vão existir dois campos e na outra, a cerca de dois quilómetros, haverá oito. “Vamos estar junto a grandes marcas internacionais de referência, e também junto a uma escola internacional de ensino de grande qualidade. Pretendemos celebrar protocolos para esses jovens poderem estudar no Sporting. Queremos buscar os melhores alunos”, concluiu o representante angolano.
Francisco Viana assinalou, ainda, a importância social deste projecto e a paixão que o guiou. “A formação é um factor importante para a estabilidade social, porque os jovens sem actividade acabam por desviar-se. Este projecto é um contributo para a formação do ser humano e é feito com paixão, com alma. Não é um projecto financeiro, é uma vontade de prestar um serviço à juventude e de mostrar que, na nova África, se podem fazer grandes projectos”, concluiu.[/b]
Agora era abrir uma do “outro lado”. Em Moçambique.
Seria uma excelente maneira de avivar o sportinguismo em Africa, bem como de potenciar a marca Sporting.
Tal como irá ser feito, brevemente, por esta Academia em Angola.
E outra no Luxemburgo, segundo esta notícia de Abril (não está confirmada é a data de abertura, penso eu):
O Luxemburgo vai ter uma Escola Academia Sporting que deverá abrir “na próxima temporada”.
O projecto de formação futebolística do SCP no Grão-Ducado foi confirmado pelo presidente do Sporting Clube de Portugal (SCP), Bruno de Carvalho durante uma reunião de trabalho com a vice-presidente da Comissão Europeia, Viviane Reding, na terça-feira, em Bruxelas.
Viviane Reding recebeu esta notícia com agrado, segundo revelou à Rádio Latina fonte do gabinete da vice-presidente do executivo europeu.
De acordo coma mesma fonte, a comissária luxemburguesa considera que “esta vai ser uma oportunidade para o desenvolvimento de jovens talentos e formação de futebolistas, promovendo uma sólida formação, baseada em valores desportivos, sociais e humanos”.
Viviane Reding cumpre actualmente o seu terceiro mandato como comissária europeia, lançando-se uma vez mais na corrida às eleições europeias, enquanto cabeça-de-lista do Partido Cristão Social (CSV).
Natural de Esch-sur-Alzette, Reding foi também comissária para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto entre 1999 e 2004.
Isso não é uma EAS é uma academia mesmo e supostamente está em funcionamento, mas suspeito é que é o Bloemfontein Celtic que está a tirar o partido todo daquilo. A equipa principal dessa academia são os Bloemfontein Celtic Colts, não sei qual é o escalão dos seus jogadores, mas eles jogam nos campeonatos seniores.
Exatamente…tem de ser fazer a distinção entre Escola e Academia. Penso que no caso da Academia a intervenção e responsabilidade do Sporting é maior, nomeadamente ao nível da gestão. No caso das escolas elas funcionam com gestão, e meios humanos, por parte dos parceiros, fornecendo o Sporting a metodologia de treinos em termos teóricos e a marca.
Sendo assim duvido que essa Academia da África do Sul tenha mesmo arrancado, já que não se ouviu falar mais dela.
A diferença entre uma EAS e uma Academia é o ser um franchise Escola Academia Sporting ou não. A Academia Sporting África arrancou muito provavelmente, tanto é assim que o escalão principal dessa academia está em competição, mas essa academia está tão no controlo do Sporting como uma EAS, ou seja nada, só não é é um franchise EAS.
E qual a diferença entre o que dizes e o que eu disse? Nenhuma!!! No franchise (escolas) a gestão e meios humanos é do parceiro investidor utilizando este o Know-how e a marca do Sporting. Numa academia o Sporting participa como sócio na gestão…