1.
Acham que com um investimento de 30 ME (7ME já voaram) é possível lutar REALMENTE pelo título?
Depende. Há demasiados imponderáveis durante uma época (mesmo curta, como a nossa). Lutar acho que sim. Aliás, é impensável não lutar pelo título. Mas, racionalmente, há que pensar nesses imponderáveis, que numa equipa nova (se assim for) aumentam exponencialmente. Acho que mais importante que ganhar um ´tilo ou lutar por ele até à última joranda de 2011/12, estes 30 milhões podem ser uma alavanca brutal para se estabelecer o futebol do Sporting Clube de Portugal do futuro!
2.
Como avaliam a politica de contratações até agora? É a certa? Permir-nos-á lutar pelo título?
Demasiado cedo para avaliar. Contrataram-se dois jogadores para a equipa “A”, digamos assim. Penso que já deveríamos ter mais, mesmo não confirmados. Mas a verdade é que os planos também são desconhecidos. Já houve a mensagem dos “8 reforços”, depois do “vamos ver o que temos”, depois o “se calhar não são necessários tantos” e pelo meio o "todos os sectores vão ser reforçados. Em Julho será possível responder a esta questão, de momento não consigo.
3.
Qual seria a politica ideal?
Em vez de política de contratações, deveria estabelecer-se uma visão estratégica para o que será o futebol do Sporting dos próximos anos. Projectar já o Sporting de futuro. Uma politica de contratações pode dar-nos um título (deu-nos os dois últimos), mas não nos traz, necessariamente, um futuro de sucesso.
O plano seria fazer o que Ajax, Man Utd, Juventus, Arsenal, Lyon e, mais recentemente, Barcelona e (aparentemente) Dortmund fizeram. Escolhem-se as pessoas para dirigir o Sporting - futebol, define-se uma estrutura funcional (que é revista em curtos períodos de tempo, pois a funcionalidade perde-se coma evolução natural e os resultados - positivos ou negativos), rodear esse(s) dirigente(s) de pessoas que percebam realmente de futebol e, a partir daí, definir tudo. Tudo desde que jogadores queremos formar (aspectos técnicos, que posições vamos realmente precisar no futuro, mentalidade, etc) até ao que serão os jogadores do futuro próximo na equipa principal. Analisamos o que já temos, analisamos o que temos em desenvolvimento mas não temos e o que ainda não criamos. Com base nisso, contratamos.
Eu sei que isto continua a parecer um bocado ficção cientifica, mas os exemplos estão aí. São cada vez mais. Também sei que foi disto que se falou há uma década atrás, mas não foi feito. Não foi. A Academia não desenvolve o que precisamos, pois quando chegam à equipa principal, têm de se “adaptar” a novas posições, a novas atribuições, desenvolver um novo papel. Nesse caso, tem de se pensar a nova Academia, pois criamos jogadores para “brilhar” individualmente, serem vendidos e ganharem títulos noutros clubes (onde brilham colectivamente, porque eles compram o que precisam).
Também sei que esta ideia de contratar o que nos falta, alicerçado numa ideia de jogo, não é muito fácil. Primeiro porque há poucos treinadores que se sujeitem a ser enquadrados em algo que não controlam a 100%, depois (e o mais difícil), depois porque leva algum tempo. E também sei que os sócios/adeptos, na sua esmagadora maioria, estão-se a borrifar para isto. Querem é craques e títulos amanhã. Querem “trutas”, como tem sido repetido neste fórum. Eles preferem o Quaresma já, que um futuro C. Ronaldo para daqui a um ano. As épocas passadas, nomeadamente as últimas 4, só agravaram esta exigência.
Mas por isso é que é importante definir o que se quer: se um Sporting a competir com os outros, como os outros, continuando a dizer que aposta na Academia, mas criando jogadores sem uma visão ou apostar no outro caminho, de que já se falou, mas nunca foi para a frente. Parece-me que o plano é o primeiro. Vai-se continuar a produzir jogadores segundo os mesmos moldes, dizendo que até se utiliza o 4-3-3, porque cria jogadores que se encaixam em qualquer modelo (que é tanga, diga-se). E indo ao ponto central da questão, vão-se comprar uns tipos que agradam aos sócios/adeptos e que são do agrado do treinador. E depois é esperar que isto tudo se encaixe…