Época 2011/2012 - Estamos a contratar para sermos reais candidatos?

A direcção já prometeu por diversas vezes estar em condições de investir 30 ME em contratações de jogadores para o SCP.
A diferença de qualidade entre os planteis dos nossos rivais e o nosso próprio plantel é abissal e, provavelmente, nenhum deles vai ficar parado. Vão-se reforçar. Mas também podem perder pedras importantes.
O mesmo se aplica a nós.

Tenho 3 questões a colocar ao fórum.

Acham que com um investimento de 30 ME (7ME já voaram) é possível lutar REALMENTE pelo título?

Como avaliam a politica de contratações até agora? É a certa? Permir-nos-á lutar pelo título?

Qual seria a politica ideal?

1. Sim. Se as contratações forem cirúrgicas.

2. Insuficiente. Carrillo é aposta de médio/longo prazo ( tal como o redundante Arias ), Rodriguez é de menos, estou convencido que Rinaudo e RvW confirmarão serem mais valias, mas claramente não chega. Precisam-se de pelos menos 2,3 jogadores de impacto imediato e alguém que empolgue os Sportinguistas… a referida Truta.

3. O que referi em 2. Falta o DC de topo, um DE para titular, 1 PL e no mínimo 1 desequilibrador para as alas, preferencialmente 2. Isto só para as lacunas que vejo como prioritárias, que um verdadeiro médio de transição também daria jeito.

1 - Depende de como for feito o investimento. Se for a comprar nulidades por fortunas nem pensar (Pongolle). Se for a comprar mais-valias a preços nada exagerados para o que são os jogadores (Rinaudo e Ricky) é bem possível que sim! Mas com o fundo de €50M do Bruno de Carvalho que iria permitir aumentar o tecto salarial, tudo seria melhor e uma equipa ganhadora seria certamente construída. Mas os sócios + afinações falaram!

2 - A manter-se:
Rodriguez - Custo zero para o banco (espero) sem grande salário (espero) e perfeitamente adaptado ao futebol português e ao treinador, sem ser ainda velho
Ricky - Jogador algo caro mas que muito provavelmente se irá impor
Rinaudo - Grande oportunidade de negócio. Verdadeira pechinca por uma quase de certeza mais-valia
Carillo - Sem gastar fortunas um jovem com bastante margem de progressão

Parece-me que sim. Mas falta uma coisa: jogadores que entrem directamente no 11 sem quaisquer dúvidas. Um Quaresma, um Humberto Suazo mesmo que não tragam já retorno financeiro têm que ser trazidos!

3-Acho que já respondi

As contratações foram globalmente assim-assim. Não há nenhum craque indesmentivel (embora o Wolfs esteja nesse capítulo bem posicionado) e o resto são miudos recém-formados. Sermos campeões exige também tempo, mesmo que fossemos buscar 4 ou 5 super-craques, eles levariam tempo a entrosar-se, as equipas ficam realmente competitivas após o 1º ano de trabalho conjunto. Por isso o 3º lugar será o nosso lugar este ano, novamente, pode ser que com um bocado de sorte consigamos lutar pelo 2º lugar.

Para começar é importanet realçar que este é um optimo topico, para se discutir ao longo deste Verao… :great:
1.
Nesta questao aparecem varias variaveis, primeiro para ser possivel lutar realmente pelo titulo com esse dinheiro o mesmo teria que fazer parte de uma gestao de mercado muito boa, com 30 milhoes é possivel contratar reias mais valias, ate agora nao foi contratada nenhuma, e de facto 7 milhoes ja voaram, foi contratado uma jovem promessa holandesa, um central razoavel com um estado fisico pessimo e uma promessa do campeonato peruano a quem nao se pede rendimento no imediato (dito pelo proprio freitas), a tendencia tera que mudar, e com os 23 milhoes(supostamente), que faltam terao que vir jogadores de reconhecida grande qualidade .

Ja foi respondido um pouco na primeira questao, ate agora a politica nao foi a certa, esperemos que tenha tendencia a mudar, o unico ponto positivo foi o silencio nos negocios, mas meso ai houveram alguns problemas, o nome do moreno atirado pelo freitas, a abordagem ao negocio de quaresma que levou o clube a ter que atirar um comunicado a dizer que nao ponderava a sua contrataçao porque nao poderia suportar o seu salario. De resto, o defesa peruano do Braga ja se sabia, o Carrilo ja tinha sido noticiado no Peru, so mesmo o Wolf foi uma clara surpresa. Se as contrataçoes maniverem a mesma toada nao nos permitira lutar pelo titulo.
3.
A politica ideal passaria por libertar , com os 10 milhoes falados para o proposito, os pesos mortos do clube, Postiga, Polga, Caneira, Maniche, Grimi, Pongolle…etc… Esquecer os tecto salarial fixo, fazer uma gestao inteligente e contratar mais valias. A vinda do Quaresma seria um passo claro nesse sentido, a contrataçao de um central experiente, jovens promessas ja nos temos, Carriço e Torsi, precisamos de um general no centro da defesa, a contrataçao de um bom lateral esquerdo, de qualidade comprovada. e de um 6 que garanta força e um meio campo solido e seguro. estas 4 contrataçoes sao Imperativas neste momento. Caso cm isto nao fossem gastos os 23 milhoes restantes, algo que nao seria necessario, fazer os devidos retoques no plantel.

:arrow: :arrow: :arrow:
Same here…

30M€ chega e sobra, o mais importante é uma boa equipa técnica, um bom treinador e preparador fisico e podemos reabilitar alguns jogadores que lá estão. Evaldo, Matias, Valdes, Izma, Carriço e até João Pereira valem muito mais do que mostraram na ultima época… esses jogadores atingindo o seu real potencial e os tais 3/4 jogadores de impacto imediato são suficientes para ter uma equipa capaz de lutar pelo título.

Acham que com um investimento de 30 ME (7ME já voaram) é possível lutar REALMENTE pelo título?

Se forem bem investidos, acho que chega, porque há bastante qualidade no plantel atual, agora não sabem é potencializá-lo.

Como avaliam a politica de contratações até agora? É a certa? Permitir-nos-á lutar pelo título?

Não é a certa porque estamos a contratar jogadores demasiado novos e (alguns) sem credenciais mostrados suficientes para se juntarem ao nosso plantel e têm mais risco de virar flops e não nos permitirá lutar pelo título, precisamos de jogadores com provas dadas.

O mencionado acima, mais potencializar o pessoal da formação. Acertar as lacunas, mas com jogadores com demonstração de futebol que possa acrescentar mais ao nosso futebol, compensar, de facto, as lacunas apresentadas e não é com putos de 18/19 anos que vamos lá, para isso, vamos à Academia e/ou escolher 2/3 emprestados e resolvemos isso.

1. 30 M no mundo do futebol não é assim tanto como se pode pensar, se é o suficiente, penso que é o suficiente para reforçar uma equipa, no entanto convém não esquecer dois pontos: primeiro temos de reconstruir uma equipa de raiz e não só reforçar, para isso 30 M é curto e depois os nossos rivais nesse aspecto ja levam uma grande vantagem.

2. Só dentro de campo é que se vê, mas acho que acho que o que contratamos até agora não é muito superior ao que já tínhamos. Depois faz me confusão o clube com a melhor escola de formação do mundo andar a contratar jovens promessas. Acredito no entanto que o sucesso ou não deste tipo de contratação vai depender muito dos nossos adversários, se eles colocarem o “pé no acelerador” logo no inicio do campeonato corremos o risco de mais uma vez “perder o comboio”.

3. Eu pessoalmente enquanto adepto preferia que se contratasse dois ou três nomes grandes, que nos fizessem sonhar, vendessem camisolas e gamebox do que paletes de jogadores que nunca ouvi falar. Aliás foi assim em 1999/2000 com Shmeichel e 2001/2002 com Jardel, curiosamente ou talvez não, os últimos dois campeonatos que ganhamos.

1 - 30 milhoes de euros, dos quais 7 milhoes ja foram. tenho esperança que os outros 23 sejam gastos em 3 ou 4 jogadores que sejam titulares de caras. quanto a mim precisamos de um central para ser titular(nao me parece que o rodriguez seja o complemento ideal para o carriço). um defesa esquerdo capaz de lutar com evaldo, senao mesmo para ser titular. um extremo esquerdo e um avançado.

se isto chega para lutar pelo titulo??.. o porto tem-se mantido fortissimo ano após ano, e se mantiver pedras como hulk, falcao, moutinho, alvaro pereira, e agora com james rodriguez com mais um ano de casa, com a contrataçao de iturbe, para alem de terem muito mais dinheiro que nós para contrataçoes vai ser dificil tirar-lhes o campeonato. já o benfica está como nós, e pode perder pedras importantes como coentrao e salvio que ja saiu, se cardozo tambem sair vai depender muito das futuras contrataçoes e capacidade de adaptaçao.

acima de tudo é preciso ter presente uma coisa fundamental, que penso qu domingos pode trazer para o sporting, em Portugal o campeonato, ganha-se contra as equipas pequenas. esta mentalidade é que tem que ser incutida nos jogadores. não podemos perder pontos com o paços de ferreira, nem com o v. setubal, em casa, fora ou pelo caminho. temos que pensar jogo a jogo, sempre para ganhar, desde o primeiro minuto, e não dar as primeiras partes de vantagem aos adversarios e deix´-los ganhar confiança, é “prego a fundo” desde o primeiro minuto, como dizia o Robson, temos de apurar o nosso “killer instinct”, estar a ganhar um zero e partir para o segundo e terceiro e por aí fora.isto é que é preciso mentalizar nos jogadores.

2- a politica de contrataçoes. para já tenho esperança que rinaudo seja realmente melhor do que o que lá temos e seja uma mais valia indiscutivel naquele meio campo. a sua baixa estatura deixa-me apreensivo, ja que nao temos no plantel nenhum jogador que sobressaia em termos fisicos, e vamos ter jogos em que o poder de choque pode ter a sua importancia. rodriguez, nao me enche as medidas, acho que é um bom central, mas nao para ser um patrao. quanto ao ricky wolfswinkwel, espero que tenha uma adaptaçao rapida e demonstre ser um matador, alguem para marcar os seus 20 golos no campenato, porque sem um avançado assim dificilmente lutaremos pelo o que quer quer seja (basta olhar para os numeros dos nossos avançados este ano). carrillo, ainda nao espero nada dele, pode ser que saia daqui uma agradavel surpresa.

uma posiçao que me está a dar que pensar é a de DD. hoje no record (vale o que vale) dizem que joao gonçalves vem para ficar. com a contrataçao de árias, ficamos com j. pereira, abel, árias, j. gonçalves e cedric. é muita gente para uma posiçao, dois DD seriam suficientes.

3- para equilibrarmos este plantel e reduzirmos carga salarial do clube tambem precisavamos de mandar embora muta gente e nao estou a ver ninguem interessado em adquirir jogadores ao sporting. jogadores como caneira, grimi, abel, maniche, djalo, pongolle e saleiro, pelo menos estes deviam sair. e emprestarmos ou vendermos cedric, j. gonçalves, salomao. há ainda jogadores que se pudessem sair nao me deixavam triste, casos de pedro mendes, que apesar da experiencia, passa muito tempo lesionado e a idade começa a pesar, zapater, que ou este ano demonstra mais qualquer coisa, ou entao é um jogador que nao acrescenta nada ao plantel, a nao ser poder ficar no banco para uma eventual lesao ou castigo, e vukcevic, que de uma vez por todas tem que demonstrar consistencia nas exibiçoes e demonstrar que pode ser uma mais valia.pode ser que o domingos o consiga transformar.

A ver pelas contratações efectuadas, muito dificilmente… mas não há impossíveis.

1. Tudo vai depender da competência em negociar jogadores que sejam uma real mais-valia. Em bruto ninguém pode dizer que 30 milhões são insuficientes. Uma de muitas opções que se podem tomar é analisar os erros de épocas anteriores, um deles foi um investimento insuficiente que não andava longe desse valor. Mas não só, também foi possível ver que com aqueles montantes se podia e devia fazer mais e melhor.

2. Ainda é demasiado cedo para avaliar a política de contratações.

3. Políticas há muitas, mas no contexto do futebol português não há grande escapatória nesta altura. Voltar a fazer da formação uma vantagem competitiva, investindo em jogadores de reconhecida qualidade que complementem o plantel e sejam uma referência no clube e no futebol português.

1. Sim! Desde que se faça um investimento acertado e com vista a reforçar as reais debilidades da equipa! Espero também que certos jogadores que na época passada foram péssimos mostrem aos adeptos que podem ser mais-valias para o Sporting CP! Se assim for 30 milhões é um valor respeitável para conseguir construir um plantel bom e candidato ao título

2. Tenho gostado da política de contratações do clube! Contudo, acho demasiado cedo para avaliar o seu real valor, pois faltam bastantes reforços e, teoricamente, ainda temos diversos milhões para gastar!

3. Sinceramente, até ao momento agrada-me o que estão a fazer e caso se mantenham no mesmo sentido vejo um Sporting CP na próxima época com possibilidades (embora poucas) de ganhar o título, mas mais importante que isso, vejo o Sporting CP muito forte para as épocas vindouras (não se pode pensar a curto prazo). Penso que a contratação do Rodriguez se afastarem as lesões do homem, pode revelar-se frutífera, pois é um jogador que pode dar uma excelente alternativa. O Rinaudo e o RvW penso que se enquadram naquilo que eu espero mais: jogadores jovens e com potencial. O Carrillo e os 2 que hão-de vir (espero que 1 deles não seja o Arias) são necessidades para o clube! Como disse anteriormente, não podemos pensar a curto-prazo e é de aproveitar estes jogadores enquanto eles não estão demasiado valorizados.

Acho que o Sporting CP para além dos tais 2 jovens que são necessários, pois o ideal sportinguista de tudo o que sai da cantera é bom, não é, de forma alguma, realista! Precisamos de contratar um defesa-central de créditos firmados, de preferência experiente que dê algumas lições ao Carriço! Precisamos de um defesa-esquerdo para competir com o Evaldo, embora ache que esta época ele se apresente bastante superior! Precisamos de 2 extremos e, possivelmente, de um outro avançado! Para completar o plantel temos de aproveitar os que já temos lá e os que estiveram emprestados na época transacta!

1.

Lutar é possível e acho que vamos fazê-lo, mas ganhá-lo será verdadeiramente difícil já este ano. Isto se o actual campeão não perder peças. Se perder peças, podemos ter uma janela de oportunidade, de outro modo será quase impossível porque 30M continua a ser mais baixo do que o investimento que eles fizeram para construir a equipa que têm. E das duas uma, ou os nosso reforços se adaptam mesmo bem e fazem realmente diferença ou então temos de esperar um pouco mais que os jovens contratados se adaptem, evoluam e comecem a fazer a mossa.

2.
Como avaliam a politica de contratações até agora? É a certa? Permir-nos-á lutar pelo título?

Numa visão realista, esta política é a possível. todos sabem que temos de renovar o plantel, para aí 15 jogadores devem ter de mudar nos próximos 2 anos. É muita compra e muita vassourada. Não é fácil. O SCP deve comprar jovens com valor e potencial, porque são relativamente baratos e permitem que depois se realize o encaixe na hora de vender. Mas a política é igual a que o Porto seguiu quando comprou o Hulk, por exemplo, que também tinha apresentado bons números no Japão (isto para comprar com o Ricky Van Wolfswinkel que também apresentou bons números na Holanda)

3.

Quanto a mim para esta política ser ideal falta de facto 1 ou 2 jogadores de renome e mérito reconhecido, que complementem os jovens que já lá temos e os que comprámos. Rinaudo por exemplo parece ter maturidade para ser importante. Mas é necessário um outro jogador, de classe e categoria ímpar para que os outros se inspirem nele. Um Quaresma por exemplo…

1.

Depende. Há demasiados imponderáveis durante uma época (mesmo curta, como a nossa). Lutar acho que sim. Aliás, é impensável não lutar pelo título. Mas, racionalmente, há que pensar nesses imponderáveis, que numa equipa nova (se assim for) aumentam exponencialmente. Acho que mais importante que ganhar um ´tilo ou lutar por ele até à última joranda de 2011/12, estes 30 milhões podem ser uma alavanca brutal para se estabelecer o futebol do Sporting Clube de Portugal do futuro!

2.

Demasiado cedo para avaliar. Contrataram-se dois jogadores para a equipa “A”, digamos assim. Penso que já deveríamos ter mais, mesmo não confirmados. Mas a verdade é que os planos também são desconhecidos. Já houve a mensagem dos “8 reforços”, depois do “vamos ver o que temos”, depois o “se calhar não são necessários tantos” e pelo meio o "todos os sectores vão ser reforçados. Em Julho será possível responder a esta questão, de momento não consigo.

3.

Em vez de política de contratações, deveria estabelecer-se uma visão estratégica para o que será o futebol do Sporting dos próximos anos. Projectar já o Sporting de futuro. Uma politica de contratações pode dar-nos um título (deu-nos os dois últimos), mas não nos traz, necessariamente, um futuro de sucesso.

O plano seria fazer o que Ajax, Man Utd, Juventus, Arsenal, Lyon e, mais recentemente, Barcelona e (aparentemente) Dortmund fizeram. Escolhem-se as pessoas para dirigir o Sporting - futebol, define-se uma estrutura funcional (que é revista em curtos períodos de tempo, pois a funcionalidade perde-se coma evolução natural e os resultados - positivos ou negativos), rodear esse(s) dirigente(s) de pessoas que percebam realmente de futebol e, a partir daí, definir tudo. Tudo desde que jogadores queremos formar (aspectos técnicos, que posições vamos realmente precisar no futuro, mentalidade, etc) até ao que serão os jogadores do futuro próximo na equipa principal. Analisamos o que já temos, analisamos o que temos em desenvolvimento mas não temos e o que ainda não criamos. Com base nisso, contratamos.

Eu sei que isto continua a parecer um bocado ficção cientifica, mas os exemplos estão aí. São cada vez mais. Também sei que foi disto que se falou há uma década atrás, mas não foi feito. Não foi. A Academia não desenvolve o que precisamos, pois quando chegam à equipa principal, têm de se “adaptar” a novas posições, a novas atribuições, desenvolver um novo papel. Nesse caso, tem de se pensar a nova Academia, pois criamos jogadores para “brilhar” individualmente, serem vendidos e ganharem títulos noutros clubes (onde brilham colectivamente, porque eles compram o que precisam).

Também sei que esta ideia de contratar o que nos falta, alicerçado numa ideia de jogo, não é muito fácil. Primeiro porque há poucos treinadores que se sujeitem a ser enquadrados em algo que não controlam a 100%, depois (e o mais difícil), depois porque leva algum tempo. E também sei que os sócios/adeptos, na sua esmagadora maioria, estão-se a borrifar para isto. Querem é craques e títulos amanhã. Querem “trutas”, como tem sido repetido neste fórum. Eles preferem o Quaresma já, que um futuro C. Ronaldo para daqui a um ano. As épocas passadas, nomeadamente as últimas 4, só agravaram esta exigência.

Mas por isso é que é importante definir o que se quer: se um Sporting a competir com os outros, como os outros, continuando a dizer que aposta na Academia, mas criando jogadores sem uma visão ou apostar no outro caminho, de que já se falou, mas nunca foi para a frente. Parece-me que o plano é o primeiro. Vai-se continuar a produzir jogadores segundo os mesmos moldes, dizendo que até se utiliza o 4-3-3, porque cria jogadores que se encaixam em qualquer modelo (que é tanga, diga-se). E indo ao ponto central da questão, vão-se comprar uns tipos que agradam aos sócios/adeptos e que são do agrado do treinador. E depois é esperar que isto tudo se encaixe…

1. Sim, se forem delineadas a partir de um plano criterioso, mas isto é demasiado genérico e seria também assim se o valor fosse 10 milhões…;

2. Estou a gostar, mas o julgamento definitivo só poderá ser dado dentro de 1 mês, mais ou menos;

3. Uma autêntica purga no primeiro ano, despejando os “activos tóxicos” e contratando jovens interessantes, e avançar a todo o gás na próxima época;

O essencial, a meu ver, é que os Sportinguistas sejam informados dos reais objectivos do clube e não alimentados com tretas e utopias que apenas servem para, falsamente, apaziguar quem exige títulos.

Quanto à primeira questão parece-me que sim, 30 milhões são suficientes se bem gastos.

A segunda pergunta é um não. Não acho que o que foi contratado seja suficiente para sermos campeões, vejo um central que passa a vida lesionado, um miúdo com 19 (Carrillo) e o Wolswinkel que não conheço mas falam muito bem. Falta centrais a sério, um defesa esquerdo, um ponta de lança que faça muitos golos, um extremo e alguém que substítua o Maniche e o Zapater, que por mim iam embora.

Penso que a politica de contratações tem que ser muito eficaz e certeira e apostar a sério e não nos mais ou menos porque senão melhoramos mas de modo insuficiente para se ser campeão.

Podia gastar o meu latim, mas o Lion73 já escreveu exactamente aquilo que penso.

1. É possível caso existam boas oportunidades de negócio e se contratem jogadores emergentes. Se formos usar estes 23M em reais mais valias penso que seja curto.

2. Muito pouco para lutar pelo título. Só asseguramos 2 jogadores que se afiguram mais valias no imediato, Rinaudo e Ricky Van Wolfswinkel.

3. É necessário os já falados : 2 DC de topo, 1 DE de qualidade, 2 extremos de topo, 1 avançado de qualidade. Por isso ainda nos falta muita coisa e/ou a direcção já tem tudo relativamente alinhavado para colmatar estas lacunas ou então não vejo ser possível ajustar o plantel para a próxima época.

Em 1º lugar este parece-me um excelente tópico, onde podemos discutir de forma civilizada e ir acompanhando o que se vai fazendo no sentido de dotar a nossa equipa de melhores jogadores.

1.Acham que com um investimento de 30 ME (7ME já voaram) é possível lutar REALMENTE pelo título?
Sem duvida que é possivel. O Braga conseguiu lutar pelo titulo com uma equipa de meia duzia de tostões. É preciso comprar bem e aqueles jogadores com as caracteristicas pretendidas pelo treinador. Iremos correr por fora mas isso até pode ser bom para retirar um pouco de pressão á equipa.
2.Como avaliam a politica de contratações até agora? É a certa? Permir-nos-á lutar pelo título?
A politica de contratações até agora parece-me a acertada, começar por procurar oportunidades de mercado, jogadores de qualidade a custo zero mas sem cometer loucuras em termos de ordenados (Rodriguez), jogadores baratos mas que possam vir a se mais valias (Rinaudo) e jovens jogadores ainda baratos mas que tem potencial de futuro (Carrilo ou Arias). Um truta foi contratada (ricky) a partir daqui torna-se necessário contratar pelo menos 4 jogadores para entrarem no onze: DC, DE, Extremo (de preferência esquerdino) e PL.
3.Qual seria a politica ideal?
Fazer uma analise dos jogadores do plantele emprestados, fazer a limpeza daqueles que não interessam e valorizar os que são para ficar.
Encontrar oportunidades de negócio, jogadores em final de contrato, jogadores pouco valorizados ou desvalorizados e até um empréstimo com opção de compra acessivel.
Após esta 1ª fase encontrar jogadores que suprimem as deficiências do plantel e entrem directamente para o onze e aqui devemos se necessário gastar os tais 30 milhões em 3/4 jogadores.

1.

Nao.

2.

acho que é a politica correcta mas o investimento é curto para podermos lutar pelo titulo. não conheço as nossas novas aquisições mas o perfil parece-me o correcto: jovens internacionais com potencial de crescimento e valorização

3.

a politica parece-me a correcta… faltam para aí uns 60 milhoes de euros de um total de 80 e tal milhoes de euros para 7 ou 8 contrataçoes (2 centrais, 1 defesa esquerdo, 1 medio defensivo, 2 ou 3 desequilibradores e 1 avançado)

1.Acham que com um investimento de 30 ME (7ME já voaram) é possível lutar REALMENTE pelo título?

Claro que sim.

2. Como avaliam a politica de contratações até agora? É a certa? Permir-nos-á lutar pelo título?

Penso que até agora tem sido positivo. É importante abrir os nossos horizontes e contratar jovens com boa margem de progressão mas é preciso gente com provas dadas, que nos dêem garantia de qualidade para duas ou três posições especificas.

3.Qual seria a politica ideal?

Como já disse anteriormente precisamos de jogadores que nos dêem garantia de qualidade e resultados imediatos para algumas posições especificas. (Extremo, Avançado e Defesa Central). É necessário cativar os sportinguistas com nomes sonantes.