Ás voltas com o "sistema"

Em tempos os portistas rejeitavam totalmente a existência do “sistema” que definiam como uma desculpa dos sportinguistas perdedores, no entanto à medida que se vão confirmando muitas das coisas que homens como José Roquete e Dias da Cunha foram dizendo ao longo destes anos, o discurso começa a mudar.

Anteontem no “Dia Seguinte” o trio Ferreira, Seara e Aguiar deu mais uma lição sobre o tal “sistema”. Estamos a falar de três homens que conhecem por dentro o nosso futebol, principalmente o portista que a determinada altura disse que tinha ouvido muita coisa no seu tempo de dirigente da Liga, só que na hora de provar ninguém avançava, mas apressou-se a dizer que NENHUM clube se podia pôr fora do prato.

Hoje o MST sai-se com esta que passo a citar:

Sobre isto, quero repetir o que já antes escrevi e que me parece absolutamente honesto: julgo que, de facto, o FC Porto terá proporcionado serviços, e não propriamente de fruta, ao referido árbitro e a pedido deste. Mas, reconhecido isto, restam por provar duas coisas: uma, que tal não é ou não era prática corrente em todos os clubes e em diversos jogos, incluindo os das competições europeias — onde os clubes da casa são supostos receber, instalar, oferecer as refeições e acompanhar os árbitros internacionais, satisfazendo-lhes as vontades e mordomias. Quem acha que tais coisas não sucedem em Lisboa, seguramente que imagina que em Lisboa também não existem respeitáveis estabelecimentos como o Calor da Noite. É preciso demonstrar, pois, que o tratamento dado pelo FC Porto a este árbitro foi a excepção e não a regra. Desconfio que há muita e insuspeita gente, entre a qual extremosos pais de família e dirigentes desportivos, a quem tal investigação não convirá por aí além.

Ou seja eles já admitem que estas coisas acontecem, mas agora generalizam, afinal o exclusivo não é do FCP, tiveram foi azar de serem apanhados. :shock:

Portanto o Roquete tinha toda a razão quando definiu o “sistema” como “um conjunto de maus hábitos que estavam enraizados no nosso futebol e do qual tinham de ser erradicados”

Depois vem aquilo que o mesmo MST chama de “nexo casualidade” ou seja o facto do pessoal do FCP arranjar umas putas para entreter os árbitros antes dos seus jogos, não demonstra que estes tenham beneficiado aquele clube. E em relação ao jogo que está em investigação agarram-se ao facto de até nem ter sido preciso a intervenção do Paixão e seus compinchas que terão feito nesse jogo um trabalho perfeitamente normal.

Já com o Calheiros foi a mesma coisa, o Porto pagou-lhe uma viagem ao Brasil mas isso não demonstrava que ele tenha cometido erros arbitrais intencionalmente, por causa da gentil oferta.

Entretanto o “velho” Marinho Neves regressa com o seu “Golpe de Estádio” e faz interessantes revelações no que diz respeito ao Sporting

Marinho Neves, ex-jornalista e autor do livro ‘Golpe de Estádio’, que versa sobre a temática da corrupção no futebol português, revelou ontem ter trabalhado secretamente durante seis anos para o Sporting, tendo sido contratado em 2000 pelo antigo presidente Dias da Cunha, para o manter informado sobre os jogos de bastidores da modalidade. O tal ‘sistema’ de que tanto falou. Durante a cerimónia de relançamento do livro (ver caixa), Marinho Neves explicou que a sua colaboração terminou quando Dias da Cunha se demitiu, “devido às guerras internas no clube, instigadas por pessoas que ainda lá estão”. Segundo fez saber, os relatórios confidenciais por si elaborados e destinados ao antigo presidente já estavam a chegar, em determinado momento, “a pessoas do Norte”.

Sem mencionar nomes, explicou como as coisas se passavam: “Com duas semanas de antecedência, eu sabia quem eram os árbitros desig-nados para certos jogos. Sabia também quais os jogadores do Sporting que iriam ser enervados pelos árbitros, no sentido de reagirem e assim acabarem expulsos, para enfraquecer a equipa. Fazia relatórios e enviava-os a Dias da Cunha. Mas essas informações acabavam por não chegar ao técnico José Peseiro, que assim não podia avisar antecipadamente os jogadores no sentido de não reagirem às provocações”.

O jornalista disse ainda que Dias da Cunha, com base na informação recolhida por ele, Marinho Neves, tentou a regeneração do futebol através de uma aliança com Luís Filipe Vieira, “mas logo aí houve anticorpos dentro do clube, contrários a essa aproximação”.

Confrontado com o teor destas afirmações, Miguel Salema Garção, director de Comunicação do Sporting, confirmou ter existido uma colaboração entre Marinho Neves e o clube e deu a conhecer a posição dos actuais dirigentes: “O dr. Dias da Cunha sempre recebeu total solidariedade dos dirigentes que ainda estão no Sporting na sua luta pela regeneração do futebol português. O actual presidente entendeu cessar essa colaboração porque escolheu outras formas de lutar por essa regeneração, nomeadamente com uma participação activa na Direcção da Liga.”

Ora aqui está “mel” para a “sopa” dos amigos do Cáca. :stuck_out_tongue: e diga-se de passagem que a serem verdadeiras as acusações deste Neves polivalente, o caso é gravissímo pelo que merece pelo menos alguma atenção da parte dos actuais responsáveis pelo Sporting.

De resto a actual estratégia do Sporting parece-me a mais adequada, porque finalmente parecem estar reunidas condições para a mudança e a limpeza que há tanto tempo reclamamos, isto em contraponto com as disparatadas alianças contranatura do DC, sim porque ao contrário do que este Marinho parece acreditar, o Vieira não é melhor do que o Costa

porque finalmente parecem estar reunidas condições para a mudança e a limpeza que há tanto tempo reclamamos

Que condições?

mas apressou-se a dizer que NENHUM clube se podia pôr fora do prato

E no seguimento desafiou DF para assumir “culpas” passadas… e que respondeu DF?

porque finalmente parecem estar reunidas condições para a mudança e a limpeza que há tanto tempo reclamamos
Que condições?

Essencialmente duas:

Os homens fortes do sistema estão pela primeira vez em perigo, e mesmo que não sejam condenados já perderam muito espaço.

O Sporting pela primeira vez desde que me recordo ocupa uma posição forte nos bastidores do nosso futebol, espero que a usem para fazer a tal limpeza e não em proveito próprio embora esteja convencido que uma coisa leva à outra

mas apressou-se a dizer que NENHUM clube se podia pôr fora do prato
E no seguimento desafiou DF para assumir "culpas" passadas... e que respondeu DF?

Uma explicação de quem conhece a história do nosso futebol e que vai de encontro às minhas leituras dessa história.

O Sporting sempre foi um Clube de elites, pelo que era natural que no tempo da “outra senhora” fosse conotado com o regime. É famosa aquela história do Góis Mota, um dirigente que chegou a ser Presidente do Sporting e que era da PIDE, ter entrado de arma em punho no balneário dos árbitros ao intervalo de um jogo que a nossa equipa perdia.

Portanto aquilo que o Dias Ferreira disse faz todo o sentido, naquela altura nem era preciso oferecer fruta, bastava franzir o sobrolho que eles tinham medo.

Depois veio a Guerra colonial e o Salazar precisava de entreter o povo com as vitórias do clube da populaça que ele mantinha na ignorância. As histórias do rapto do Eusébio que vinha para o Sporting e do Salazar o ter proibido de ir para Itália também são tão conhecidas como as dos calabotes, o que interessava era um Benfica a ganhar.

Nesse tempo parece que o FCP tinha razões de queixa, dizia-se que bastava atravessar a ponte para estar a perder.

Entretanto veio o 25 de Abril, o poder económico subiu ao norte, o Sporting ficou à deriva, pois esse foi um tempo pouco propicio ás elites, era mais “o povo é quem mais ordena” e apareceram dois homens inteligentes e conhecedores do nosso futebol, como Pinto da Costa e Pedroto, que montaram uma máquina que foi sendo oleada e aperfeiçoada, da qual muitos comeram e aprenderam, mas sempre beijando a mão ao “papa”.

Só que o Benfica nunca perdeu as suas áreas de influencia, o Clube tinha atingido uma dimensão tal que não era possível abafá-lo, eles sempre tiveram os “seus” árbitros e os seus homens na Federação. Todos se lembram de, Vitor Vasques, João Rodrigues, Carlos Valente, João Mesquita, Porfírio Alves, António Rola e outros que a memória já não me ajuda a nomear. O Benfica só perdeu as suas infuências no tempo do “vale tudo” mas com o enfraquecimento do PC e as alianças com o major entretanto elevado à condição de “todo poderoso” o Vieira conseguiu ficar com tudo na mão, mas o tempos são outros e o homem nunca passará dum aprendiz pelo que não durou muito o seu reinado

Quem realmente mostrou uma postura diferente foram os dirigentes do chamado “Projecto Roquete” com destaque para o homem que deu o nome ao mesmo e para Dias da Cunha, se bem que principalmente este tenha sido muitas vezes ingénuo, tentando com alianças contranatura chegar aonde assim era impossível, pois quer o PC quer o seu aprendiz que agora preside ao glorigozo, são o tipo de gente em quem não se pode confiar, quanto mais servir para alianças estratégicas contra um “sistema” que os alimenta.

Penso que cada vez mais se aproxima o tempo da mudança, embora mas ainda há muito caminho para desbravar e muito lixo para limpar

Porque é que quem sabe dos meandros sujo do nosso futebol não abre a boca de uma vez … ?

Enfim, a lenha está acessa mas ninguém se aquece com ela!

Isto nunca vai mudar. :arrow:

Uns porque também têm as mãos sujas, outros porque não se querem chatear principalmente com pessoas que conhecem e sabem poderosas, e finalmente há a tal questão das provas, até porque um bom advogado dá a volta a certas questões com a facilidade que todos conhecem, veja-se a que é que a defesa do major se tem agarrado, a inconstitucionalidade das escutas

Quem realmente mostrou uma postura diferente foram os dirigentes do chamado "Projecto Roquete" com destaque para o homem que deu o nome ao mesmo e para Dias da Cunha

Eu pessoalmente nunca o neguei e sempre o referi. Devo até dizer que mais que Roquette, que lá fez o que veio ao futebol fazer, o DdC foi o veradeiro paladino de um futebol “limpo”, e se eu o considero o pior presidente da historia do Sporting (volto a dizer que o consulado do Bigodes, pela brevidade, nunca o considerei), também sempre o defendi (e defenderei) por esta sua atitude.

De resto resumiste em poucas palavras o que foi/é o futebol português, incluindo o que foi o papel dos dirigentes do Sporting nesse cenário. Há uns tempos “discuti” com alguém esta questão precisamente (creio até que foi contigo), sublinhando que a actuação dos dirigentes leoninos ao longo da historia tinha sido sempre mais ou menos a mesma que a dos dirigentes dos outros clubes, salvo a partir da entrada do projecto Roq.

E como sempre disse, cá estarei no dia em que finalmente quem prevaricou for “lá para dentro”, para dar os parabéns a esta luta a quem a fizer chegar ao fim… só não será é aos que a iniciaram, que já lá não andam. E a estratégia, tudo o indica, já mudou outra vez!! :wink:

Porque é que quem sabe dos meandros sujo do nosso futebol não abre a boca de uma vez ... ?

Porque o sistema estava montado de maneira a que ninguém tivesse maneira a que não houvesse possibilidade de fuga.

O Valentim chegou a fazer ameaças públicas quando o atacaram.

Como é que o senhor jornalista que escreveu o livro se sabe quem eram os arbitros e que jogadores eram “picados” para depois serem expulsos e tal não é aborado pela Procuradoria ou pela PJ e não se chiba com nomes de pessoas … ?

O LFV tb tem muito por onde se lhe pegue mas a verdade é que ninguem lhe faz mal nenhum tal como o Veiga …

O Marinho neves teve apenas que fugir para Angola quanto escreveu o primeiro livro, queriam limpar-lhe o sebo.

É gira esta história que o homem conta, gira e reveladora dos podres internos. Não sei se vou logo pelo Cácá Freitas, é mais óbvio, doente do Porto, com muitos amigos e poucos escrupulos, mas há no Sporting mais gente que deve ter proximidades com quem não deve e a quem interessa o futebol podre que temos.

A mim preocupa-me mais enquanto Sportinguista que Dias da Cunha, se é tão sério como se diz, e tão sportinguista como penso que seja apesar de não gostar dele, não ponha tudo em pratos limpos sobre o que se passa no Sporting, quem o traiu, porquê e com que intentos. Eu penso que não o faz porque também não tem a folha limpa, pois seja por motivos mais pesados (proximidades com o sistema que protagonizou) seja por mais ridículos (negócios de saias), parece-me que também se podia queimar se abrisse o bico.

Isto faz-me lembrar aquele título de um filme: ninguem sai ileso. E quem se lixa? O URSO (aka sócio do Sporting CP).

Agora a camara municipal esta a ser investigada pela PJ na sequencia de terrenos cedidos a braga parque!!
So gostaria de saber porque razao nao investigam tambem os terrenos do estadio da luz, e a rapidez com que este projecto foi feito, e concluido, nao sera isto tambem parte do (sistema), ou sera que tambem alguem deveria de investigar a judiciaria!!
Este sempre foi um tema que nunca vi bem esclarecido, o PDM foi alterado para o clube do compadrio, pronto tudo se calou!!
Onde e que para a judiciaria neste caso?

"i

Sem mencionar nomes, explicou como as coisas se passavam: “Com duas semanas de antecedência, eu sabia quem eram os árbitros desig-nados para certos jogos. Sabia também quais os jogadores do Sporting que iriam ser enervados pelos árbitros, no sentido de reagirem e assim acabarem expulsos, para enfraquecer a equipa. Fazia relatórios e enviava-os a Dias da Cunha. Mas essas informações acabavam por não chegar ao técnico José Peseiro, que assim não podia avisar antecipadamente os jogadores no sentido de não reagirem às provocações[/i]”.

:shock:
Não vou questionar a integridade do sr. DC.
Mas sendo verdade o que assinalei em negrito, será que é só impressão minha que o homem, passe a expressão, foi manifestamente negligente na defesa dos interesses do Sporting?

A não ser que haja qualquer coisa por trás disso que foge à minha compreensão… :roll: … mas, sinceramente, não estou a ver…

Agora a camara municipal esta a ser investigada pela PJ na sequencia de terrenos cedidos a braga parque!! So gostaria de saber porque razao nao investigam tambem os terrenos do estadio da luz, e a rapidez com que este projecto foi feito, e concluido, nao sera isto tambem parte do (sistema), ou sera que tambem alguem deveria de investigar a judiciaria!! Este sempre foi um tema que nunca vi bem esclarecido, o PDM foi alterado para o clube do compadrio, pronto tudo se calou!! Onde e que para a judiciaria neste caso?

Essa é uma questão deveras pertinente.
A alteração a um PDM, mesmo que de âmbito simplificado, é um processo longo. E olhem que falo por experiência própria.
Já agora, quando refiro, ou melhor, suscito essa “preocupação” a um lamparina, a resposta surge invariavelmente no sentido do manifesto interesse da Câmara em que o benfas fizesse o seu estádio, como se isso fosse razão suficiente para qualuer eventual atropelo da lei.
Mas sabem como são as lamparinas, não?..

Essa é que é essa.
Como é possivel o benfica ter sido o motivo ou factor principal na mudança de um plano de ordenamento violando todo o esquema hierárquico dos vários planos de ordenamento territorial. Isto é, todos sabemos que a administração central é quem elabora o programa nacional de politicas de ordenamento do território e o plano regional de ordenamento de territorio que por sua vez define o quadro estratégico em que os planos municipais devem desenvolver nos seus planos, entre eles os PDM´s. Agora eu pergunto como pode o factor “benfica” constituir uma síntese da estratégia de desenvolvimento e ordenamento local, integrando as opções do âmbito nacional e regional…

Estamos entregues à bicharada.

Eu gostava era de ver o Marinho Neves ir ter com Drª Morgado com esses relatorios todos e explicar, muito bem explicadinho como é que as coisas de processam, porque da forma que ele fala ( e não duvido do que diz ) deve ser das pessoas neste país que mais sabe sobre como se vencem campeonatos e taças fora do campo.

Fico a aguardar por esse dia.

Ve-se muita azafama, o que é bom(ha uns meses atras ninguem queria fazer nada!) mas denota-se muita confusâo(será esse o objectivo?) e manobras esquisitas, como por exemplo:

• Valentim que até já admite ser julgado/castigado pela FPF, na esperança de assim fugir à justiça civil(penso eu)
  • FPF a abir inqueritos a arbitros por corrupçâo passiva mas, pelos vistos, nâo quer saber quem sâo os corruptores activos. Quer dizer, só ha corrompidos, nâo ha corruptores :?
"[i](...)

Sem mencionar nomes, explicou como as coisas se passavam: “Com duas semanas de antecedência, eu sabia quem eram os árbitros desig-nados para certos jogos. Sabia também quais os jogadores do Sporting que iriam ser enervados pelos árbitros, no sentido de reagirem e assim acabarem expulsos, para enfraquecer a equipa. Fazia relatórios e enviava-os a Dias da Cunha. Mas essas informações acabavam por não chegar ao técnico José Peseiro, que assim não podia avisar antecipadamente os jogadores no sentido de não reagirem às provocações[/i]”.

:shock:
Não vou questionar a integridade do sr. DC.
Mas sendo verdade o que assinalei em negrito, será que é só impressão minha que o homem, passe a expressão, foi manifestamente negligente na defesa dos interesses do Sporting?

A não ser que haja qualquer coisa por trás disso que foge à minha compreensão… :roll: … mas, sinceramente, não estou a ver…

Aí entra a (única) parte em que faz sentido relacionar Freitas. Quem já mandava com Peseiro era Freitas, era este que geria questões de balneário. Todos já perceberam que Freitas lixou Peseiro como pode, essa foi apenas mais uma faceta, resta saber se apenas para lixar o choramingas ou porque o sucesso desportivo do Sporting é coisa que não o aquece nem arrefece.

Gostava de saber o que pensarão os jogadores amigos de Freitas perante esta revelação, sobretudo os que tenham sido prejudicados por isto, gostam tanto dele.

E este Marinho Neves o que fazia na altura no Sporting? Qual era a função dele pa fazer estes relatórios?

Penso que seria como consultor ou algo parecido.

Gostava de saber se o Boloni e o Fernando Santos tiveram acesso a esses relatorios, ou se o Peseiro foi o unico “entalado”.

Se tiveram, então o Boloni era o unico que os lia e com muita atenção, já que foi o unico a ganhar algum titulos durante este periodo.

Penso que seria como consultor ou algo parecido.

Gostava de saber se o Boloni e o Fernando Santos tiveram acesso a esses relatorios, ou se o Peseiro foi o unico “entalado”.

Se tiveram, então o Boloni era o unico que os lia e com muita atenção, já que foi o unico a ganhar algum titulos durante este periodo.

Não me admirava nada, o homem tinha alguma cabeça.