À procura de um onze

Paulo Bento afirmou recentemente que ainda estava longe das decisões finais em relação a um onze base, mas parece-me evidente que o esboço já está traçado até porque não saiu nenhum dos jogadores mais utilizados na temporada passada, restando apenas saber o que é que os reforços encontrados por Carlos Freitas vão acrescentar à equipa.

O 4x4x2 em losango continuará a ser o sistema escolhido e parece-me o mais adequado ao nosso plantel, mas na 2ª parte do jogo de Braga, Paulo Bento ensaiou um 4x3x3 a que poderá ter de recorrer em determinados jogos, embora não com as características deste, pelo que os resultados não foram animadores.

De qualquer forma poderemos já dizer que a defesa da temporada passada é para manter, embora Ronny tenha vindo a aproveitar os jogos da pré temporada para se mostrar como um candidato efectivo ao lugar de defesa esquerdo, ao ponto de Paulo Bento decidir que afinal já não precisa de mais um central porque Caneira será uma opção valida também para o centro da defesa.

No meio campo não faltam opções a começar pela posição mais recuada onde Paredes e Custódio nos dão todas as garantias, sendo que a hipótese de jogarem os dois simultaneamente só se porá circunstancialmente.

Para as posições de médios interiores Martins e Moutinho levam vantagem mas a concorrência será muito forte principalmente com Nani e ainda falta ver o sueco Farnerud.

Na posição 10 Romagnoli parece disposto a calar os amigos do Cáca, mas pelo menos Moutinho e Nani também podem fazer o lugar.

Na frente será Liedson e mais um. Deivid teima em não confirmar os seus créditos. Bueno é uma incógnita enquanto Djaló vai marcando pontos.

Há ainda Douala um jogador que pelas suas características impares neste plantel, poderá ser útil em determinados jogos quando for necessário alargar a frente de ataque, pelo que na minha opinião terá sempre um lugar nos 18 convocados, embora não seja opção para o onze inicial.

Pela sua continuidade, e atendendo à minha missão de sportinguista :lol: , gostaria que continuássemos a aprofundar esta reflexão sobre o onze base do Sporting. Concordo contigo to-mane mas falta acrescentar João Alves e Tello que, na minha opinião, têm qualidade mais que suficiente para se afirmarem. O J.Alves falta-lhe apenas minutos e espero que este ano dispute o lugar de interior direito, quanto ao Tello quando joga a interior é outra coisa, porque a sua maior arma são os passes verticais e os bons cruzamentos na linha. Creio que no meio campo a luta será muito renhida pois temos grandes jogadores e alguns reforços que poderão ajudar muito, enquanto no ataque Liedson e Deivid devem ser a dupla titular(infelizmente), com Djaló de olho num lugar, e caso fique no plantel creio que se irá afirmar progressivamente( relativamente ao Douala, creio que já devia ter sido despachado à muito tempo).
Na baliza, Ricardo é indiscutível mas o Tiago deve ser o suplente para a Taça.
Na defesa, creio que se deverá manter e a única posição em dúvida é mesmo a de Caneira pois Ronny está mesmo bem colocado para assegurar a titularidade. Na direita, Abel é de longe melhor que M.Garcia, para além de poder ainda melhorar mais esta época. No centro, Tonel e Polga devem manter-se e caso Veloso fique, creio que P.Bento vai lhe dar algumas oportunidades.
Finalmente, e quanto à táctica, creio que o 4x4x2 em losango é excelente, pois trata-se da táctica com menos falhas e mais moderna e por sinal, mais difícil de implementar claro e é preciso ter os jogadores certos com grande cultura táctica e qualidade(daí os Orcs não a terem conseguido assimilar).
Para finalizar, deixo apenas uma nota de preocupação e já aqui foi referido, que certos jogadores precisam de melhorar a sua musculatura para encaixarem na própria táctica, casos de Romagnoli e Moutinho por exemplo, que possuem uma envergadura física muito deficiente para aguentar 90 minutos em campo na Champions contra Vieiras, Emersons… internamente serve mas lá fora é preciso mais .

De facto o nosso plantel ainda tem muitas duvidas,o que é sempre bom para a competitividade da equipa.Nas primeiras jornadas do campeonato nao me parece que o Paulo Bento faza alteraçoes em relaçao ao ano passado.

Eu proprio ainda nao sei bem o futuro do nosso meio campo e espero por este torneio para ver como esta de facto a forma fisica de cada um dos jogadores numa altura em que nos aproximamos do principio da epoca.No entanto se fosse neste momento o principio de campeonato eu optava por esta equipa titular.

Na baliza Ricardo indescutivel,penso que cada vez mais tem mais motivaçao e mais confiança e é um dos grandes suportes para a defesa.

Na defesa optava por Abel,apesar de ter d perder alguns quilos,mantinha a mesma dupla de centrais e escolhia o Ronny num jogo contra uma equipa como o boavista,onde ele consegue fazer transiçoes bem feitas para o ataque.

No meio campo que é a zona com mais incertezas neste plantel,optava pelo Custódio pois esta a mostrar melhor forma fisica e desde que é capitão que esta com melhores exibiçoes.Nas alas Carlos Martins e Nanni e atras dos avançados Romagnoli.Excluo o Moutinho pois nao tem ainda uma forma fisica aceitavel e rentavel para a equipa.

No ataque quem neste momento tem mais capacidades de jogar ao lado de Liedson é o miudo Djalo mas penso que Paulo Bento nao ira optar nele.

Na baliza Ricardo, apesar de ter ficado muito agradado com Patrício, na defesa Abel, Polga, Tonel e Ronny, no meio campo optaria por Paredes, João Moutinho, Nani e Carlos Martins e no ataque o “depena galinhas” Liedson e Djaló. Já agora não vos parece que o miudo Fábio Paim poderia estar pelo menos a fazer a pré-época :?:

O Fabio Paim ainda está a recupear de uma intervenção cirurgica efectuada durante o final da temporada passada.

Pessoalmente cá fica a minha opinião:

Na baliza parece-me claro que Ricardo será o dono e senhor da mesma ficando Tiago e Patrício como alternativas, embora confesse que Tiago a mim nunca me inspirou muita confiança.

Na defesa parece claro que Abel, Tonel e Polga têm lugar assegurado assim como Caneira, embora este possa ser relegado para o banco quando aparecerem equipas mais defensivas e seja necessário flanquear mais o jogo. Aí Ronny assume papel preponderante.

No meio campo defensivo vejo um Carlos Paredes ainda em baixo das suas capacidades e um Custódio melhor que o paraguaio. Sou no entanto da opinião, que se Paredes estiver bem, Custódio nem sequer deve ouvir falar em titularidade.

O trio do meio campo ofensivo deverá ser composto por Carlos Martins, Romagnoli e João Moutinho embora este último esteja muito abaixo daquilo que pode e sabe fazer. Neste caso, Nani seria a solução mais credível ao lugar. Farnerud, João Alves e Tello deverão lutar por um lugar, tendo que mostrar muito mas muito mais (excepto o sueco que não conheço) do que os outros principais candidatos.

Na frente e pelo que tenho visto, apostava em Liedson e Bueno. Parece-me claro que esta época, PB vai apostar em Liedson numa função mais livre, tipo vagabundo na frente tendo outro ponta de lança como referência. Neste aspecto e ainda não conhecendo bem Bueno, mas olhando às potencialidades dos outros, apostava no uruguaio. Yannick Djaló deve continuar a progredir e deve actuar quando for Liedson o ponta de lança mais fixo. Aí sim, tem que ser Djaló a escolha ou então… Douala!
Quanto a Deivid, parece-me que pela atitude que tem demonstrado, terá as suas chances na Taça de Portugal ou como alternativa principal se as coisas eventualmente começarem a correr mal em algum jogo.

Um bom onze, no meu ver, seria algo parecido a isto:

GR: Ricardo (SUB: Tiago)
DE: Ronny (SUB: André Marques)
DC: Anderson Polga (SUB: Miguel Veloso)
DC: Caneira (SUB: Tonel)
DD: Abel (SUB: Miguel Garcia)
MDC: Custódio (SUB: João Alves)
MD: Romagnoli (SUB: Douala)
ME: Nani (SUB: Tello)
MAC: Moutinho (SUB: Farnerud)
PL: Liédson (SUB: Djaló)
PL: Deivid (SUB: Carlos Bueno)

Como vêem, temos dois plantéis de altíssima qualidade. :slight_smile:

Caneira a central consegue ser pior que o Hugo dos maus dias…

E nao te teras esquecido de Paredes? :wink:

E o CArlos Martins??..foi vendido??? :wink: :wink: :wink:

Ricardo
Abel Tonel Polga Caneira
Paredes
Carlos Martins Joao Moutinho
Romagnoli
Liedson Djalo

Concordo contigo to-mane mas falta acrescentar João Alves e Tello que, na minha opinião, têm qualidade mais que suficiente para se afirmarem.
:shock:
Concordo contigo to-mane mas falta acrescentar João Alves e Tello que, na minha opinião, têm qualidade mais que suficiente para se afirmarem.
:shock:

:shock: :shock:

Ricardo Abel Tonel Polga Caneira Paredes Carlos Martins Joao Moutinho Romagnoli Liedson Djalo

Subscrevo o meu 11!
Mas com Nani à espreita do lugar do Romagnoli…

Ricardo
Abel-Tonel-Polga-Ronny (tem pé esquerdo e não inventa)
Paredes
Martins-Moutinho-Nani
Romagnoli
Liedson

4-5-1

Tiago
Garcia-Caneira*-Veloso-Tello
Custódio
Alves-sueco
Djaló-Bueno-Duala

4-3-3

• Não considero Caneira um grande jogador…é tacticamente algo disciplinado mas muito limitado técnicamente e como central um desastre…continuo a achar que temos um plantel de recurso e algo limitado no banco…

Deivid para mim é um jogador claramente a necessitar de terapia combativa…tem medo e não tem confiança alguma…embora demonstre em alguns momentos ser jogador de bola…

Mas tu estas em portugal? :?

Tonel no banco com Caneira e Polga a centrais,so se for para levarmos uma bela dose de golos que nem o Ricardo nos salva.

Romagnoli a médio direito?será que nao é obvio que a posiçao dele e medio ofensivo e neste momento esta em melhor forma que Joao Moutinho.

Consideras o Deivid um jogador de qualidade para o Sporting? :shock:

Ricardo Abel Tonel Polga Caneira Paredes Carlos Martins Joao Moutinho Romagnoli Liedson Djalo
A unica mudança era djalo por douala. estou com um pressentimento positivo em relação ao douala este ano

Assim sendo metia o Tonel. Não me esqueci do Paredes, não. Só penso que há melhores para o seu lugar.

E o CArlos Martins??..foi vendido??? :wink: :wink: :wink:

Neste esquema táctico penso que o Carlos Martins não tem lugar.

Ora vê bem:

GR
        DD         DC         DC       DE

MDC

MD                                  ME

MAC

PL              PL</blockquote>

Onde é que o metias? :slight_smile:

Tiro o Djalo e meto o Bueno 8)

Para já alinho com a seguinte equipa:

Ricardo,
Abel, Tonel, Polga, Ronny,
Custódio, J.Moutinho, C.Martins, Roma
Liedson e Djalo

Apesar da boa pré-época que o Djalo está a fazer continuo a achar que para além de ainda estar ‘verde’ não tem as caracteristicas que o SCP precisava. Vou continuar a aguardar pelo C.Bueno e espero que ele mereça o lugar. Quanto ao Deivid é para esquecer. (Espero que queime a língua).

Para os jogos em que temos que ter uma maior segurança defensiva, isto é, jogos da LC, optava por jogar assim:

Ricardo,
Abel, Tonel, Polga, Caneira,
Custódio, Paredes, J.Moutinho, C.Martins
Roma, Liedson