«Apostar mais nos jogadores portugueses» (Caneira)

O internacional português Marco Caneira fala sobre a actual situação desportiva do Sporting, diz que a qualidade do trabalho de Paulo Bento não pode ser posta em causa e que se deve apostar mais em jogadores portugueses no futebol nacional. Marco Caneira

«Não se pode colocar em questão a qualidade do mister Paulo Bento pela forma como chegou, pelo trabalho que fez e por aquilo que conseguiu», refere Caneira em entrevista à Antena 1, lembrando que o Sporting tem «um projecto com grande dimensão, onde vários jogadores da formação saíram para a Europa».

O defesa do Valência, que actuou em Alvalade nas duas últimas épocas por empréstimo, pensa que a aposta na formação «é importante, também devido àquilo que a Federação está a fazer». Caneira considera que se deve «apostar mais nos jogadores portugueses da formação e não em jogadores que vêm do estrangeiro, alguns sem a qualidade com que vêm referenciados».

Quanto a reforços de Inverno, Caneira indica que «só fazem falta os jogadores que estão. As coisas não estão a correr bem, porque também houve uma grande mudança de jogadores». «É preciso tempo e paciência, algo que por vezes as pessoas não têm. Chegaram alguns jovens com qualidade, mas terão que ter o seu tempo de adaptação para conseguir outro entrosamento e poderem mostrar todo o seu valor», conclui.

Concordo plenamente com ele :clap:

Sei que é uma utopia pensar numa equipa 100% vinda das escolas.

Mas pergunto eu, se não temos jovens melhores do que alguns reforços que vieram e que custaram alguns milhoes de euros?
marian had/ronny são melhores que o tiago pinto/andre marques?

paredes/farnereud são melhores que adrien silva/celestino?

purovic é melhor que paez ou saleiro?

São alguns exemplos…

Também concordo com o Caneira … agora, temos de pensar que o Sporting não tem (pelo menos para já) capacidade de retenção dos jogadores da sua formação por muitos tempo.

Se é para apostar em jogadores portugueses, talvez a melhor aposta seria em valores que tem mostrado valia noutros clubes que tenham já um boa experiência de 1ª liga (tipo Tonel ou Abel) que depois possam ser mais valias no plantel.

Talvez vendo quem é que esteja a sobressair nos clubes de segunda linha (tipo Braga, Belenenses, Marítimo, Vitórias, etc.) mas claro que não sejam caros … porque é habitual pedirem muito dinheiro ao Sporting.

Acho que talvez, comprando 30% do passe, com opção para comprar o resto se o jogador mostrar valor no clube.

É que estamos escaldados com casos tipo João Alves.

O problema é q nao temos uma cultura/habito de confiança, um sentimento q envolva o clube/jogadores e adeptos!
E tmb nao é com esta direçao q a vamos ter!Soares Franco e Freitas nao gozam da simpatia dos adeptos e o PBarbosa esta ha pouco tempo como director. além de nunca ter sido um bem amado pelas bancadas de Alvalade!
Houve uma esperança q esse impeto fosse ganho quando estavam em Alvalade Ribeiro Telles/Bettencourt/Torcato/Vidal mas, nao sei se pelo anno horribilis do Jardel/JPinto, desapareceram e nao houve mais quem lhes ocupasse o lugar!
Adorava ver uma equipa com base na formaçao com 5/6 estrangeiros de qualidade (tipo Liedson/Polga/Roca)!Mas penso q isso seja utopico!

Falam hoje na bola que Celestino e Carriço podem entrar no plantel em Janeiro…

Vamos lá ver no que vai dar.

O ano passado a titulares tinhamos uma base de 7/8 jogadores portugueses, sendo a maioria das escolas do SCP. Aquando da constituição do plantel para este anos, muitos foristas referiram essa invasão de jogadores estrangueiros como contraproducente.

Parece-me que a borla anda a dar tiros para o ar a ver se acerta em alguma coisa.

Segundo eles Paulo Renato poderá ser emprestado, o que me parece lógico pois afinal ainda nem tocou na “chicha” e raramente é convocado, poderia ser então substituído por Carriço que pouco tem jogado em Olhão, sobre isso é que já tenho as minhas dúvidas, mas como toda a gente diz que o rapaz é muito bom e o Paulo Bento conhece-o bem, até pode ser.

Depois fala-se na possibilidade de Paredes e Farnerud saírem abrindo-se duas vagas uma para Celestino que tem jogado sempre e até feito alguns golos no Estoril e outra para um reforço experiente que só falta dizer que será o Rochemback.

Para além disso fala-se nas anunciadas contratações de um defesa esquerdo e de um avançado. No pasquim ranhord já surge o nome de Gustavo Nery que se diz disponível e tudo. Só falta mesmo o nome do avançado e a hipotética dispensa de um dos laterais esquerdos para a remodelação do plantel ficar concluída de acordo com a maioria das expectativas que aqui se adivinham.

Mas como ainda estamos no princípio de Dezembro vai ser necessário ter muita paciência para aguentar o ror de notícias destas e outros palpites, a que vamos ser diariamente sujeitos até à chegada dos novos craques, prevista para Janeiro

Carriço e Celestino são mil vezes preferíveis a P. Renato e Farnerud e volto a acrescentar que Marques e Adrien deveriam ocupar os lugares de Ronny e Paredes no plantel, pois não se perderia nada (pelo contrário). Quem lê estas threads e respectivas queixas acerca dos nomes apresentados por alguns membros do fórum irá pensar que (pelo menos desde o início deste século) estamos habituados a carninha do peito quando Cacá y su pandilla mais não fazem do que servir asas de franganote…