Um amigo que vive no Porto pediu-me ajuda para compra dum equipamento Qtek S200 usado, que segundo ele é difícil encontrar sem ser na zona de Lisboa.
Alguém me dá dicas?
(É que não percebo peva do assunto. Pela primeira vez na vida tenho um telefone meu, um Nokia que comprei à empresa por 25€ quando terminou o contrato, o que diz bem da minha experiência com telefones portáteis e suas extensões, para além de fazer e receber chamadas...)
Só vi agora as vossas questões. Qtek S200? Bem...já existem equipamentos melhores que esse, mas se é esse que ele pretende sugiro que ele pesquise no miau.pt ou no leiloes.net, pois lá costumavam ter esse tipo de equipamentos à venda.
Bem, cá vá mais uma pergunta complicada - só sei fazer dessas! 
Para um telemóvel que tem leitor de MP3s e Bluetooth. Li que um utilizador descarregou novos toques via Bluetooth. As minhas perguntas são:
- se o telemóvel tem um leitor de MP3s, isso significa necessariamente que suporta toques reais?
- como se pode fazer o "upload" de toques? Sei que há serviços desses pagos às operadoras. Mas se eu, tendo um PC com Bluetooth (nem que seja através de adaptador) e um MP3 que queira usar como toque, posso (o software do telemóvel normalmente permite isso) enviar o toque do PC para o telemóvel?
Desculpem a expressão rudimentar da terminologia, estou muito longe de ser sequer um iniciado em telemóveis. Fico agradecido por qualquer resposta, se precisarem de mais dados para responder apitem. 
- Não necessariamente. É possível um equipamento ler MP3, mas não permitir que o mesmo seja utilizado como toque. Além disso "toque real" e "mp3" são distintos. Sugiro-te que informes directamente na loja, pois lá podem informar-te que equipamentos suportam o quê.
- Sim, em princípio podes. Ou seja... se o telemóvel em causa permitir a leitura de MP3 como toque, podes fazê-lo sem problema. No entanto se adquirires o toque num desses sites/operadoras, poderás não conseguir pô-lo a funcionar por causa das licenças. Normalmente os toques/mp3's vendidos são acompanhados por licenças e ao serem transferidos para outro telemóvel, não funcionam nesse outro equipamento.
Espero ter esclarecido dentro do possível!