Passivo do Sporting.

"Sporting: Conselho Leonino deu parecer favorável ao relatório e contas de 2006/07

O Conselho Leonino reuniu-se nesta terça-feira para dar um parecer favorável ao relatório e contas de 2006/07, que apresenta um resultado líquido positivo que ronda os três milhões de euros. O relatório será apresentado aos sócios na quinta-feira.

«É um bom resultado apresentado pelo Sporting e sobretudo coloca o Sporting numa rota que é a fundamental: abater o seu passivo, baixar o valor da dívida e consumir menos recursos no pagamento da dívida», referiu o presidente do órgão, Rogério Alves, em declarações reproduzidas pela Lusa.

O Sporting continua com um passivo a rondar os 240 milhões de euros: «O Sporting tem um longo caminho a percorrer para que se aproxime de um valor que não o transforme num consumidor de recursos. O Sporting quer baixar esse passivo para libertar o clube deste encargo muito violento.»

«Foi dada a informação sobre o projecto de loteamento dos terrenos, aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Lisboa. Foram também informados os passos que irão ser dados relativamente à questão do interface e dos restantes 29 mil metros quadrados, que são um direito do Sporting. Irá ser agora debatido no quadro do acordo feito com a Câmara no âmbito do tribunal arbitral», rematou Rogério Alves."

In Record

Fiquei admirado com o valor apresentado. 240 milhões de euros?!

O Sporting recebeu cerca de 50 milhões pela venda do património (menos as comissões), 25,5 milhões do Nani (aliás, 20 a pronto, 5,5 virão no próximo ano). Gastaram cerca de 8 milhões em reforços. Portanto, contava que tivessem reduzido o passivo em cerca de 60 milhões de euros, mas aparentemente o passivo foi reduzido em apenas 37 milhões.

Pergunto, o que se passa?

« Última modificação: Novembro 07, 2007, 08:57 am por Paracelsus »
Pois, mas que passivo estamos a falar?
Eu também li essa noticia, agora é preciso ver a que se reporta ess valor de passivo.
Vamos supor que o Sporting ainda não pagou metade do passe do Puro (custou 2M) e do Vuk (custou mais 2M). Deve portanto aos seus antigos clubes 1M+1M...isso é considerado passivo (dividas a terceiros), agora tem por contrapartida os seus passes que fazem parte do activo...
Eu não me importava nada que o Sporting tivesse um passivo de 400M, tendo de activos 800M...
Desses 240M quanto é que corresponde de emprestimos contraidos com a banca? isso é que é preciso saber...

Nota: É bom as pessoas não misturarem conceitos quando ouvirem para ai dizer que a venda de património n desportivo rendeu qq coisa como 10 ou 15M.
Receita da venda do património=qq coisa como 50/55M
Quanto custou o imobilizado= fala-se em cerca de 35M, se juntarmos os juros da quota parte de emprestimo para pagar a edificação deve atirar quase para os 37.5M
« Última modificação: Setembro 26, 2007, 15:04 pm por Márinho »
Sempre Sporting!
Fiquei admirado com o valor apresentado. 240 milhões de euros?!

O Sporting recebeu cerca de 50 milhões pela venda do património (menos as comissões), 25,5 milhões do Nani (aliás, 20 a pronto, 5,5 virão no próximo ano). Gastaram cerca de 8 milhões em reforços. Portanto, contava que tivessem reduzido o passivo em cerca de 60 milhões de euros, mas aparentemente o passivo foi reduzido em apenas 37 milhões.

Pergunto, o que se passa?
Tb fiquei surpreendido com esta noticia. Alias fiquei muito preocupado. Se alguem puder explicar agradeço.
E que se com os 75M€ encaixados apenas abatemos 37M€ algo de estranho se passa. O que eu percebi da visao do Soares Franco era que esse dinheiro iria todo para abater o passivo de maneira a deixar-mos de ter de pagar 16M€ por ano em juros. Concordo com essa ideia e espero que os dirigentes tenham cumprido o prometido. Agora onde estao os outros 40M€? Se nao foram para abater o passivo onde estao? E preciso transparencia, espero que os dirigentes se expliquem rapidamente. E pena nao estar em Lisboa senao tentaria ir a Assembleia geral de amanha.
Espero que seja apenas ma interpretaçao da minha parte porque senao nem em 20 anos a vender os melhores jogadores abatemos o passivo... Muito preocupante mesmo... Inimaginavel e digno da maior das revoltas dos adeptos.

Socio do SCP desde 1993!
Os créditos sobre terceiros ascendem a 92,7 milhões de euros, dos quais,
33% referem-se a dívidas de clientes (transferências de jogadores) e 67% a
operações realizadas com empresas do universo Sporting. Muito embora se
tenha verificado no presente exercício uma redução dos créditos sobre as
empresas do Grupo, na ordem dos 6 M€, o Conselho entende ser necessário
reduzir a exposição existente, estando actualmente a estudar a
implementação de medidas que possam pôr termo a esta situação que teve
origem nas operações de recapitalização da Sociedade ocorridas no
exercício de 2005...

Que tal se tmb falarmos disto?

Posso deixar mais umas notas...só relativo à SAD

Resultado financeiro a 30 Junho 2007 = ( 1 614)
Resultado financeiro a 30 Junho 2007 =( 2 342)  o parênteses significa negativo

Isto significa que só a SAD em custos e perdas financeiras (sendo 95% juros) larga mais de 2M / ano...
« Última modificação: Setembro 26, 2007, 15:46 pm por Márinho »
Sempre Sporting!
Presumo que ainda não tenhamos recebido a totalidade mas apenas algumas parcelas da transferência do Nani e da venda do património. Não creio que estivesse estipulado recebermos nesses dois casos logo tudo a pronto pagamento.

Mas se recebemos a pronto pagamento e as contas são essas, então é mais do que obrigatório averiguar o que aconteceu para as contas estarem assim.
Vai ser complicado, pelo menos para mim, conseguir saber tudo, pois o que se tem acesso é a contas da SAD.
E aviso já, que lá não está contemplado o estádio e o resto do imobilizado que foi alienado...isso só vendo as contas, julgo eu de que, da empresa Sporting Património e Mktg ou em ultima análise na SGPS.

Se forem ver a rúbrica Imobilizado estão lá contemplados uns meros Milhão e 300 mil...

Já se sabe quanto é que o ppl de topo limpou no ano transacto...nada mais nada menos do que 411.000€, isto o que foi declarado...
Sempre Sporting!
"Sporting: Conselho Leonino deu parecer favorável ao relatório e contas de 2006/07

O Conselho Leonino reuniu-se nesta terça-feira para dar um parecer favorável ao relatório e contas de 2006/07, que apresenta um resultado líquido positivo que ronda os três milhões de euros. O relatório será apresentado aos sócios na quinta-feira.

...

O Sporting continua com um passivo a rondar os 240 milhões de euros: «O Sporting tem um longo caminho a percorrer para que se aproxime de um valor que não o transforme num consumidor de recursos. O Sporting quer baixar esse passivo para libertar o clube deste encargo muito violento.»

...

In Record

...

Esta notícia parece ter algumas imprecisões gritantes. A começar pelo valor do resultado líquido que é, na verdade, de cerca de 15 milhões de euros, ou seja, 3 milhões de contos e não de euros.

Por outro lado, o que foi apresentado foi o relatório de contas da SAD. O passivo de 240 milhões de euros, a ser real, terá de ser o passivo consolidado do grupo Sporting. Neste aspecto, a informação disponivel é escassa e seria bom que nos locais próprios, ou seja, nas Assembleias Gerais de Sócios do Sporting, se exigissem informações claras e globais à direcção acerca deste assunto. Já tentei procurar na net informação financeira acerca do grupo Sporting e não encontrei nada. Nos jornais, normalmente, não vale a pena. Quando começam a falar disto misturam tudo e estão sempre a comparar alhos com bugalhos.
Exacto.
A só as contas da SAD é que estão disponiveis (até no site do clube)...dava jeito saber, como tu referes, o "grupo" todo.

Agora, para que eu, comum dos mortais, tenha acesso a um relatório desses devia ser bonito...
Sempre Sporting!
O passivo total do Grupo Sporting era, pelas informações oficiais, de 277 milhões de euros.

A venda do património não desportivo rendeu 50.972.944,00€, tendo sido pagos 1.809.459,00€ pelos serviços de mediação da Silfiducia e pelos "estudos de mercado" da esposa do Sr. Lima de Carvalho (dos quais 800.000,00€ foram pagos, não em dinheiro, mas em acções da SAD). A operação terá rendido então 49.963.485,00€.

Temos pois 277.000.000,00€ - 49.963.485,00€ = 227.036.515,00€

Salvo outra amortização desconhecida, este será actualmente o valor aproximado do passivo, o que significa já uma diferença de 13 milhões face aos 240 milhões de que fala a notícia.

Sucede que a administração da SAD propôs aos accionistas que, do resultado positivo da sociedade, 13.754.094,34€ sejam transferidos para os resultados transitados, o que, após a mais que certa aprovação em AG, implicará uma redução do passivo da SAD (logo do Grupo Sporting) nesse exacto valor.

Teremos pois 227.036.515,00€ - 13.754.094,34€ = 213.282.420,66€

Deverá ser este, grosso modo, o valor do passivo consolidado do Grupo, após aprovação da aplicação dos resultados da SAD.

As razões para a discrepância com a notícia não as conheço, mas a verdade é que esses 240 milhões não são referidos em discurso directo por nenhum responsável, e podem ser apenas o resultado das contas de mercearia de um qualquer ignorante da redacção do pasquim II.
Obrigado pelos valores e pela elucidação definitiva :clap:
é a isso que eu não tenho acesso  :-[
Sempre Sporting!
Eu tenho ideia de ter lido em qualquer parte que depois da MDC pagar acho que 27 milhões, o passivo ficaria a rondar os 190 milhões o que vai de enconto ás contas do FLL
Obrigado pelos valores e pela elucidação definitiva :clap:
é a isso que eu não tenho acesso  :-[

Aí é que te enganas, eu não tenho acesso a nenhum tipo de informação financeira reservada.

Todas estas informações são públicas, constam do R&C da SAD e de comunicações oficiais citadas em posts deste fórum. Com jeitinho e vontade, as coisas que se encontram por essa net fora... ;)

Eu tenho ideia de ter lido em qualquer parte que depois da MDC pagar acho que 27 milhões, o passivo ficaria a rondar os 190 milhões o que vai de enconto ás contas do FLL

Eu tenho ideia que a tranche em falta da MDC era de 35 milhões.
Daqui a quantos anos deve estar o passivo amortizado? Uns 15, não?
Sporting Clube de Portugal.
Eu tenho ideia que a tranche em falta da MDC era de 35 milhões.

Exactamente, mas o Sporting só recebe os tais 27,5 quando eles forem autorizados a construir, recebendo o resto no fim, julgo que será mais ou menos assim
Aí é que te enganas, eu não tenho acesso a nenhum tipo de informação financeira reservada.

Todas estas informações são públicas, constam do R&C da SAD e de comunicações oficiais citadas em posts deste fórum. Com jeitinho e vontade, as coisas que se encontram por essa net fora... ;)

Estranho  :think: eu vasculhei o relatório de contas da sad e não vi lá essas referencias à venda de patrimonio e ao valor do passivo...deve-me ter escapado  :-[ :-[ :-[
Sempre Sporting!
Daqui a quantos anos deve estar o passivo amortizado? Uns 15, não?

Rabiu = 50 milhoes ; Veloso = 30 milhoes ; Paez = 30 milhoes ; Adrien = 30 milhoes ;  Carriço = 25 milhoes

É rápido  :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

e claro depois destas vendas, temos no plantel: Patrício - Abel - Polga - Tonel - Caneira - Amado - Moutinho - Vukcevic - Celsinho - Liedson - Zigic  :rotfl:

----

Agora a sério ... nunca vai ser amortizado  :wall:

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!!
Estranho  :think: eu vasculhei o relatório de contas da sad e não vi lá essas referencias à venda de patrimonio e ao valor do passivo...deve-me ter escapado  :-[ :-[ :-[

No R&C está a proposta de aplicação dos resultados. Os 277 milhões de passivo estão em várias peças do tempo das eleições, e os detalhes da venda do património não desportivo estão aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=6332.0
preocupante o valor em questao
O passivo total do Grupo Sporting era, pelas informações oficiais, de 277 milhões de euros.

A venda do património não desportivo rendeu 50.972.944,00€, tendo sido pagos 1.809.459,00€ pelos serviços de mediação da Silfiducia e pelos "estudos de mercado" da esposa do Sr. Lima de Carvalho (dos quais 800.000,00€ foram pagos, não em dinheiro, mas em acções da SAD). A operação terá rendido então 49.963.485,00€.

Temos pois 277.000.000,00€ - 49.963.485,00€ = 227.036.515,00€

Salvo outra amortização desconhecida, este será actualmente o valor aproximado do passivo, o que significa já uma diferença de 13 milhões face aos 240 milhões de que fala a notícia.

Sucede que a administração da SAD propôs aos accionistas que, do resultado positivo da sociedade, 13.754.094,34€ sejam transferidos para os resultados transitados, o que, após a mais que certa aprovação em AG, implicará uma redução do passivo da SAD (logo do Grupo Sporting) nesse exacto valor.

Teremos pois 227.036.515,00€ - 13.754.094,34€ = 213.282.420,66€

Deverá ser este, grosso modo, o valor do passivo consolidado do Grupo, após aprovação da aplicação dos resultados da SAD.

As razões para a discrepância com a notícia não as conheço, mas a verdade é que esses 240 milhões não são referidos em discurso directo por nenhum responsável, e podem ser apenas o resultado das contas de mercearia de um qualquer ignorante da redacção do pasquim II.

Obrigado pelo esclarecimento. Também tinha esses valores em mente, mas nunca vi qualquer confirmação.
É verdade que, tempos a tempos, alguém responsável dispara um valor "oficial" do passivo global. Mas, dado os avultados valores em causa e a complexidade do grupo empresarial, acho que seria exigível um relatório público, anual pelo menos, que permitisse aos sócios aferir da gestão global do clube.

Bem sei que podem dizer que há as assembleias gerais do clube. Mas, para além de duvidar que alguém consiga analisar nessas alturas o que quer que seja, julgo que nessas alturas apresentam apenas as contas do clube, não do Grupo, nem tão pouco das diversas empresas que o compõe. Corrijam-me se estiver errado, por favor.

É que, não havendo esta informação pública (e de fácil acesso e compreensão), pode sempre haver quem caia na tentação de jogadas menos claras. São muitos os milhões envolvidos, pelo que tem de ser tudo muito claro.