Votação

Quais os teus ídolos do futebol do Sporting (máx: 11)?

Acosta
Albano
Amunike
André Cruz
António Oliveira
Balakov
Beto
Carlos Martins
Carlos Xavier
Cherbakov
Cristiano Ronaldo
De Franceschi
Douglas
Duscher
Figo
Hilário
Inácio
Iordanov
Jardel
Jesus Correia
João Moutinho
João Pinto
Jordão
Jorge Cadete
José Peseiro
Keita
Liedson
Luisinho
Manuel Fernandes
Miguel Veloso
Oceano
Paulo Bento
Pedro Barbosa
Peres
Peyroteo
Polga
Quaresma
Ricardo
Rochemback
Rui Jorge
Sá Pinto
Schmeichel
Travassos
Valckx
Vasques
Vítor Damas
Yazalde

"O meu maior ídolo de sempre" no futebol do Sporting

Desculpem lá qualquer coisinha, respeito a opinião de todos mas acho ridiculo o Figo estar a frente de jogadores como Oceano,Jordão entre outros  que deram muito mais ao clube.
Figo saiu do Sporting em litígio por tuta e meia, não ganhou nenhum campeonato e ainda festeja golos contra nós.
Se me responderem que foi pela carreira que ele construiu, então eu peço ao dmalmeida que coloque ai também o Frank Rijkaard.  :wall:
Desculpem lá qualquer coisinha, respeito a opinião de todos mas acho ridiculo o Figo estar a frente de jogadores como Oceano,Jordão entre outros  que deram muito mais ao clube.
Figo saiu do Sporting em litígio por tuta e meia, não ganhou nenhum campeonato e ainda festeja golos contra nós.
Se me responderem que foi pela carreira que ele construiu, então eu peço ao dmalmeida que coloque ai também o Frank Rijkaard.  :wall:

Provavelmente os votantes têm menos de 30 anos!
Neste momento com 43 votantes, a classificação dos 5 primeiros é a seguinte:

Balakov - 24
Yazalde - 21
Manuel Fernandes - 19
Acosta - 16
Schmeichel - 16

Com 15 votos, neste momento temos André Cruz, João Moutinho, Pedro Barbosa e Vítor Damas.
É uma vergonha, Peyroteo não aparecer! Este homem para mim foi o melhor jogador de futebol que vestiu a camisola verde e branca!
É uma vergonha, Peyroteo não aparecer! Este homem para mim foi o melhor jogador de futebol que vestiu a camisola verde e branca!
Com mais 3 votos, chega ao top 5. Mas eu disse incialmente que este tipo de votação pode ser um pouco injusta para jogadores mais antigos. Isto é uma votação para os ídolos de cada um de nós. Eu nunca vi o Peyroteo jogar. Portanto, ele nunca poderia ser um ídolo para mim. Ele jogou nas décadas de 30 e 40 do século passado. Portanto, para que alguém o visse a jogar tinha de ir ao estádio, já que a televisão só apareceu em 1957. Sendo assim, só pessoas com mais de 65 anos é que podem considerá-lo um ídolo. Nenhum dos outros o viu jogar - não sei se alguém o viu nalguma gravação vídeo, mas mesmo que exista alguma ou algumas, nunca serão as suficientes para formar a opinião de maneira a que seja um ídolo.
Portanto, a não ser que tenhamos aqui muitos utilizadores com mais de 65 anos, até me parece um pouco discutível termos tantos votos do Peyroteo.

Portanto, a não ser que tenhamos aqui muitos utilizadores com mais de 65 anos, até me parece um pouco discutível termos tantos votos do Peyroteo.

Essa agora! Quando se fala em ídolo de sempre está a falar-se de história, História do Sporting. Com certeza que quem votou no Peyroteu (como foi o meu caso) já ouviu ou já leu muito sobre as suas façanhas (estatísticas, crónicas, etc.). Era o mesmo que numa votação para escolher os melhores lamps de sempre estar a impedir as rosas de votar no eusébio, ou para escolher o maior portuga não deixar votar no Vasco da Gama.
Essa agora! Quando se fala em ídolo de sempre está a falar-se de história, História do Sporting. Com certeza que quem votou no Peyroteu (como foi o meu caso) já ouviu ou já leu muito sobre as suas façanhas (estatísticas, crónicas, etc.). Era o mesmo que numa votação para escolher os melhores lamps de sempre estar a impedir as rosas de votar no eusébio, ou para escolher o maior portuga não deixar votar no Vasco da Gama.
O tópico não é para votar no(s) melhor(es) jogador(es) de sempre do Sporting, mas sim nos nossos ídolos.
Claro que no primeiro caso o Peyroteo estaria na minha votação. No segundo caso, como expliquei no post anterior, não faz sentido eu votar no Peyroteo. Para além de que um ídolo não é propriamente sinónimo de melhor jogador. Alguns dos jogadores em que votei não eram os melhores da lista nas suas posições, mas eram aqueles com quem eu mais me identificava.

:arrow:

Concordo com isto tudo.
Com mais 3 votos, chega ao top 5. Mas eu disse incialmente que este tipo de votação pode ser um pouco injusta para jogadores mais antigos. Isto é uma votação para os ídolos de cada um de nós. Eu nunca vi o Peyroteo jogar. Portanto, ele nunca poderia ser um ídolo para mim. Ele jogou nas décadas de 30 e 40 do século passado. Portanto, para que alguém o visse a jogar tinha de ir ao estádio, já que a televisão só apareceu em 1957. Sendo assim, só pessoas com mais de 65 anos é que podem considerá-lo um ídolo. Nenhum dos outros o viu jogar - não sei se alguém o viu nalguma gravação vídeo, mas mesmo que exista alguma ou algumas, nunca serão as suficientes para formar a opinião de maneira a que seja um ídolo.

Eu com 32 anos, não preciso de ter visto o Peyroteo jogar para perceber a grandeza que ele teve no nosso clube. Se fôssemos por esse prisma nem valia lá teres posto muitos dos nomes, ou até por exemplo podia-se ter posto o Francisco Stromp, nunca se sabe se anda por aí algum velhinho de 100 anos. Se queres que te diga da era Manuel Fernandes para cá, apenas votei num nome, no de Balacov. Se existiu alguém que dignificou a camisola e muito a honrou, Peyroteo foi um desses homens basta informares-te sobre a sua história, Jesus Correia, Albano, Travassos, Vasques, Alvaro Cardoso,Azevedo, Carvalho, Manuel Pedro Gomes, João Morais e tantos outros mais, não foi preciso ver para saber que eles elevaram bem alto o nome do Sporting, não é Figos nem outros que constam da lista que pouco mais de uma época fizeram no Sporting, senão teria de se formular a pergunta doutra forma: Quem foi o maior idolo que viste jogar no Sporting? e não Qual o maior idolo de sempre
... só que "sempre" também é relativo, tal como "melhor", tal como "ídolo", e esqueceste uma palavra importante na tua frase "Qual o maior idolo de sempre" : "meu". Não vamos agora inventar definições normativas. Esta votação é apenas e só uma medida aproximativa do que vai na alma dos membros do fórum, não façamos dela mais do que realmente é.

ps : afinal, não sou o único a ter colocado José Peseiro no lote dos meus ídolos.   :D

ps : afinal, não sou o único a ter colocado José Peseiro no lote dos meus ídolos.   :D
Miguel,
pessoalmente nao considero o José Peseiro como um idolo, mas tb nao sou anti-peseiro, alias na altura era contra a sua saida, tal como fui contra a saida de Robson ou de Augusto Inacio.
O Peseiro "quase" conseguiu vencer tudo com a equipa a jogar um futebol de ataque, um futebol à antiga, um pouco romantico.
Nesse ano o Sporting marcou em todas as competiçoes o dobro dos golos do FCP!!!!! No entanto nao ganhou nada!!!!
O Peseiro conseguiu levar o Sporting a uma final de uma competiçao europeia, coisa que a maioria de nos nunca tinha visto e de que nos vamos recordar sempre. Fui de Paris a Lisboa de proposito para ver a final e festejar pelas ruas... e perdemos... A equipa e os adeptos ficaram traumatisados pelos fracassos desse final de época. Se conjugares esse traumatismo a saida de Rochemback no fecho de mercado (Rochemback era entao o patrao da equipa) com o campeonato ja a decorrer, entao teras encontrado 95% das razoes pelas quais o Peseiro saiu...
Se Peseiro tivesse ganho, hoje seria um dos maiores idolos dos sportinguistas. Faltaram as vitorias...
Ele nao teve culpa do Benfica ter sido levado ao colo pelo sistema. Sem essa ajuda, o Sporting teria sido campeao e teria jogado a final da UEFA em condiçoes psicologicas favoraveis, aumentando assim as probabilidades de vencer!
Tb nao teve culpa do Rochemback sair... Ai culpo mais os nossos dirigentes!
A era Peseiro foi sem duvida uma daquelas que mais mecheu com as minhas emoçoes. No entanto, o tal traumatismo faz com que nao o veja como um idolo.
Socio do SCP desde 1993!
O tópico não sobre o melhor 11, mas sim sobre "O meu maior ídolo de sempre" no futebol do Sporting. O objectivo não criar um 11, mas sim saber quem eram os jogadores mais queridos dos foristas. Se o Pedro Gomes fizer parte dos teus 11 ídolos, podemos acrescentá-lo. No entanto, nada te impede nesta votação (uma vez que não está restrita a uma determinada táctica ou posição no terreno) de escolher 3 guarda-redes, 2 trincos e 5 pontas de lança. Nem sequer é obrigatório que escolhas 11 jogadores - aliás, nem estão só jogadores, estão lá 3 técnicos. Se quiseres até só escolher 1 dessas pessoas, ninguém te impede.

Ok, como estava num tópico à parte e deste 11 hipóteses de voto, fui induzido que o novo tópico era para o melhor 11 de sempre. Confesso que não li com grande atenção os posts que já exisitiam  :-[ e passei directamente à eleição do 11.
Very well
SPORTING SEMPRE!

Uma paixão para além da verde e branca:

A era Peseiro foi sem duvida uma daquelas que mais mecheu com as minhas emoçoes. No entanto, o tal traumatismo faz com que nao o veja como um idolo.
... e tens todo o direito  :)

Aquele aspecto "romântico" a que te referes faz parte daquele Sporting de que gosto. O Sporting, afinal, tem aquele jeito de "bourgeois bohême" (no bom sentido, o do séc. XIX ou o do Charles Aznavour quando fala "de ce temps que les moins de 20 ans ne peuvent pas connaître", não aquele bo-bo de que se fala muito ultimamente em Paris), algo de poético e de dramático até nas derrotas finais* que os rivais não têm e que ainda apareceu no ano passado quando, apesar da eliminação na LDC, putos rebeldes vieram "dizer" aos gigantes do Inter que em Lisboa quem manda é o Sporting. :)

Enfim, nada de totalmente racional. Mas também nunca soube o porquê dos meus amores.

* derrotas que lamento : não vão agora dizer nem pensar que gosto de perder. :naughty:
DMALMEIDA, parece-me que a contagem dos votos não está correcta! :naughty:

Edit: Já percebi, aquele total refere-se ao membros que já votaram e não à soma dos votos.
« Última modificação: Agosto 24, 2007, 10:42 am por Judas »
DMALMEIDA

Acrescenta o Carvalho à Lista sff!
SPORTING SEMPRE!

A minha lista resume-se a 9 nomes:

António Oliveira
Cristiano Ronaldo
Figo
Jordão
Luisinho
Manuel Fernandes
Peyroteo
Travassos
Vítor Damas

Mas também teria votado no Carvalho se a opção estivesse disponível de início. ^-^
Saudades do futuro.
Mas também teria votado no Carvalho se a opção estivesse disponível de início. ^-^

Eu já removi o meu voto e agora aguardo que o Carvalho seja colocado para votar outra vez ;)
SPORTING SEMPRE!

... e tens todo o direito  :)

Aquele aspecto "romântico" a que te referes faz parte daquele Sporting de que gosto. O Sporting, afinal, tem aquele jeito de "bourgeois bohême" (no bom sentido, o do séc. XIX ou o do Charles Aznavour quando fala "de ce temps que les moins de 20 ans ne peuvent pas connaître", não aquele bo-bo de que se fala muito ultimamente em Paris), algo de poético e de dramático até nas derrotas finais* que os rivais não têm e que ainda apareceu no ano passado quando, apesar da eliminação na LDC, putos rebeldes vieram "dizer" aos gigantes do Inter que em Lisboa quem manda é o Sporting. :)

Enfim, nada de totalmente racional. Mas também nunca soube o porquê dos meus amores.

* derrotas que lamento : não vão agora dizer nem pensar que gosto de perder. :naughty:
Concordo, o Sporting e o sportinguistas sabem ser GRANDES até nos momentos de derrota.
No fim da final da UEFA, apesar de ter perdido, todo o estadio ficou de pé a aplaudir a equipa!
No fim do ultimo campeonato, no jogo com o Belenenses, os adeptos que assistiam ao vivo ao jogo, apesar de saberem que o Porto era campeao, acabaram o jogo cantado durante largos minutos "Até morrer Sporting olé!". Esses mometos demonstram a grandeza, o desportivismo, o amor a camisola, enfim a classe do sportinguistas. Sao momentos que apesar da derrota, nos trazem arrepios de prazer.
E por isso e pelas vitorias que tenho orgulho em ser do GRANDE SPORTING!
Socio do SCP desde 1993!
É curioso que Yazalde, Peyroteu e Travassos recebam tantos votos (eu também votei neles  ;) ), apesar de a maioria de nós nunca os ter visto jogar.

Para ser mais correcto, não deveria ter votado neles. São 3 grandes referências do Sporting e sem dúvida alguma 3 dos maiores jogadores de sempre do Sporting (não pode haver dúvidas a esse respeito), mas se eu nunca os vi jogar, jamais poderiam ser "o meu maior ídolo de sempre no futebol do Sporting".

Fica a idéia...
se eu nunca os vi jogar, jamais poderiam ser "o meu maior ídolo de sempre no futebol do Sporting".

Fica a idéia...

Logo, se isto fosse aplicado ao Glórias, nenhum lamp com menos de 35 anos deveria votar no Eusébio como ídolo?
Saudades do futuro.