Votação

Quais os teus ídolos do futebol do Sporting (máx: 11)?

Acosta
Albano
Amunike
André Cruz
António Oliveira
Balakov
Beto
Carlos Martins
Carlos Xavier
Cherbakov
Cristiano Ronaldo
De Franceschi
Douglas
Duscher
Figo
Hilário
Inácio
Iordanov
Jardel
Jesus Correia
João Moutinho
João Pinto
Jordão
Jorge Cadete
José Peseiro
Keita
Liedson
Luisinho
Manuel Fernandes
Miguel Veloso
Oceano
Paulo Bento
Pedro Barbosa
Peres
Peyroteo
Polga
Quaresma
Ricardo
Rochemback
Rui Jorge
Sá Pinto
Schmeichel
Travassos
Valckx
Vasques
Vítor Damas
Yazalde

"O meu maior ídolo de sempre" no futebol do Sporting

Para mim dos que vi jogar :

Manuel Fernandes
Jordao
Damas
Dos que nao vi , destaco especialmente Yazalde, apenas tenho uma vaga recordacao, lembro de ouvir um relato em que o sporting ganhou ao Montijo por 7, ou 8 , e ele marcou 5 golos !!
Provavelmente será porque temos a mesma idade e por sinal bom gosto  :clap:

Aquela dupla Manuel Fernades/Jordão, a melhor que alguma vi jogar no futebol portugês.

By the way tenho 32 anos  :beer:
Sem qualquer dúvida, Krassimir Balakov foi o melhor jogador que vi vestir a nossa camisola. A minha admiração era tal que quando ele saiu fiquei na dúvida se continuava a ser fã do Sporting ou se passava a ser do Estugarda. Apesar da sua saída ter sido uma das minhas maiores desilusões a escolha revelou-se fácil.. afinal era muito complicado acompanhar os jogos do Estugarda e do meu ídolo aqui em Portugal  :inde:
Sem dúvida, Jordão e Manuel Fernandes. No meio deles, qualquer jogador parecia craque (como um tal de Manoel, por exemplo). Depois deles, nenhum outro me deu tanto gozo de ver no Sporting quanto o Liedson (há qualquer coisa nele que me lembra o Jordão muitas vezes). Gostei muito do Balakov também, claro, mas tinha, para mim, uma desvantagem em relação a estes: geralmente, escondia-se nos jogos grandes (a não ser quando conseguiu marcar ao Benfica nos primeiros segundos de um jogo em Alvalade; de resto, quase não aparecia nos jogos decisivos). Não vi jogar o Yazalde, o Salif Keita ou o Juan Seminario sobre os quais ouço o meu pai contar maravilhas (especialmente, do Yazalde que deve ser o jogador que mais admirou na vida).

Concordo com o Angel Lion: algumas das figuras mais emblemáticas do Sporting estão no atletismo (Mamede e Lopes), no ciclismo (Agostinho) e no hóquei (Livramento, o melhor jogador da história da modalidade, enterrado com uma bandeira do clube; e toda a equipa-base da Taça dos Campeões de 1977). Infelizmente, extinguiu-se a secção de basquetebol, que funcionava em auto-gestão, quando o Sporting foi bi-campeão (aquela equipa voltou a ser campeã na época seguinte pelo Queluz!); se tem continuado, também o Carlos Lisboa -- que era um grande sportinguista -- seria hoje um símbolo do clube. Enfim...
« Última modificação: Agosto 23, 2007, 11:59 am por Stromp1906 »
O meu maior ídolo de sempre (que é a questão do tópico) é:

Jordão

Como eu admirava ver os golos do Jordão e a forma como os festejava! Quando era miúdo até o imitava quando marcava golos! Acho mesmo que foi o único ídolo propriamente dito, quanto a outros jogadores, admirava mas não considerava meus ídolos.
Hilário, Jordão e Oceano ficaram todos na história do Sporting, estão de boa saúde e tem de ser mencionados. Ainda hoje teriam os três lugar de caras na equipa e melhoraríamos como o caraças. Só imaginar um ataque Depenator-Jordão é de ir às lágrimas. O clube deveria utilizá-los de forma a não deixar morrer o Sportinguismo em África, especialmente nos seus países de origem.
«Vocês vão todos para o [Faz-bebés]!» A. Sobrinho, filósofo do associativismo
Não vi jogar:
Yazalde
Manuel Fernandes

Vi jogar:
Balackov
Pedro Barbosa
Sá Pinto
Vi jogar e serão eternos:

Yazalde
Manuel Fernandes
Beto Acosta
VITOR DAMAS
... e o meu menino de ouro (eu sei que há quem não gostasse, mas será sempre a minha enorme paixão) PEDRO BARBOSA.

Apesar dos meus 31 anos só comecei a ligar a sério à bola com o Euro 88, por culpa da magnífica Holanda.

Balakov foi sem dúvida o meu maior ídolo verde e branco até hoje... o esforço e profissionalismo que sempre demonstrou (mesmo perante as palhaçadas de queiroz), aquela vontade e classe que por vezes resolveu jogos em que mais ninguém jogou ponta de um corno... e os lances de génio que protagonizou. Muita pena tive quando o deixaram fugir por quesílias com o professor pardal, que teimava em querer açaimar-lhe o génio.

Aliás salvo erro foi o único jogador do sporting até hoje a constar da equipa ideal de um mundial de futebol.

Momentos inesquecíveis...

O meu ídolo de infância era o Sá Pinto.

Depois mais tarde foi o Beto pelo sportinguismo.

E Pedro Barbosa que mesmo não se mexendo conseguia partir uma defesa inteira. Aliás um brasileiro que conheço, quando chegou cá a Portugal e conheceu o futebol português eu perguntei-lhe qual o jogador em Portugal que ele mais gostava e ele indicou o Pedro Barbosa. Disse-me que nem no Brasil se lembrava de ver um jogador molengão com aquela capacidade de segurar a bola e de a ter colada ao pé.
O Balakov foi sem dúvida o jogador que mais me marcou ao serviço do Sporting. Jogador "Genial, Mágico".  Pena não ter no seu palmarés uma conquista do campeonato nacional.

Também tenho excelentes lembranças dos golos do Cadete.
Cumprimentos
Flávio Morais
Na sequência do tópico "O meu maior ídolo de sempre" no futebol do Sporting, fiz um levantamento de todos os elementos (jogadores e treinadores) do futebol do Sporting que foram colocados pelos foristas no referido tópico.
Como é óbvio uma votação deste tipo não implica nada no valor destas pessoas e é natural que os mais recentes tenham mais votos que os mais antigos. Portanto, se virmos o "Albano" dos saudosos "5 violinos" com poucos votos, não mete em causa o seu grande valor como futebolista.
As pessoas que foram acrescentadas à lista, foram-nas apenas e só porque foram referidas pelos foristas, independentemente de eu concordar ou não com esses nomes.
Costumam dizer que nao amor igual ao primeiro, portanto a minha escolha vai para o BALAKOV, o meu primeiro idolo no Sporting!
Socio do SCP desde 1993!
Aqui vai a minha votação: (baseada só no futebol do sporting que acompanhei com frequência, e me recordo bem... Desde 99/00)

Acosta  ;  André Cruz  ;  Cristiano Ronaldo  ;  Jardel  ;  João Moutinho ;  João Pinto  ;   Liedson ;   Miguel Veloso  ;  Pedro Barbosa  ;  Quaresma  ;  Sá Pinto
Acosta ou Sá Pinto (isto apesar de não ser muito dado a "idolatrices"), com menção especial para o fantástico Tony Sealy, ponta de lança de nomeada que brilhou na época em que comecei a ligar mais ao Sporting.  :whistle:
E votar no dream team de sempre do Sporting? Não há lugares que cheguem na frente, mas de resto deve ser um exercício interessante.
E votar no dream team de sempre do Sporting? Não há lugares que cheguem na frente, mas de resto deve ser um exercício interessante.
Concordo totalmente. No entanto, até devido às diferentes tácticas que o Sporting teve ao longo dos tempos, é uma coisa que tem de ser feita com algum cuidado e tem que se decidir em primeiro lugar quais os lugares em que iremos votar: será que temos de escolher um trinco? - durante muitos anos o Sporting (e os outros grandes portugueses) actuou sem trincos - as equipas adversárias pura e simplesmente actuavam no primeiro terço do terreno.
Se escolhermos como táctica um 4-4-2, em losango ou sem ser em losango, por exemplo o Miguel Veloso tem pouca concorrência já que durante muitos anos não actuamos neste sistema.
Não querendo ser negativo em relação a este tópico, já existe um outro onde se colocava o melhor plantel de sempre do SCP:
http://www.forumscp.com/index.php?topic=6793.0

De qualquer modo, e tendo em conta o que escrevi no tópico citado, agradecia que incluísses pelo menos o defesa direito Pedro Gomes à lista para votos (acho que não tens lá nenhum defesa direito  :whistle:)

O meu onze:

Damas

P. Gomes    Luisinho              André Cruz        Hilário

Travassos     Balakov              Douglas            Albano

Yazalde               Peyroteo

Banco:

- GR: Carvalho
- D: Valckx
- M: Oliveira
- M: Ronaldo                 
- A: Manuel Fernandes

EDIT: Esquece! Está lá o Carlos Xavier, mas mesmo assim prefiro votar no Pedro Gomes. Quando editares a lista faço o meu voto ;)
« Última modificação: Agosto 24, 2007, 01:22 am por Spittelau »
SPORTING SEMPRE!

Uma paixão para além da verde e branca:

O tópico não sobre o melhor 11, mas sim sobre "O meu maior ídolo de sempre" no futebol do Sporting. O objectivo não criar um 11, mas sim saber quem eram os jogadores mais queridos dos foristas. Se o Pedro Gomes fizer parte dos teus 11 ídolos, podemos acrescentá-lo. No entanto, nada te impede nesta votação (uma vez que não está restrita a uma determinada táctica ou posição no terreno) de escolher 3 guarda-redes, 2 trincos e 5 pontas de lança. Nem sequer é obrigatório que escolhas 11 jogadores - aliás, nem estão só jogadores, estão lá 3 técnicos. Se quiseres até só escolher 1 dessas pessoas, ninguém te impede.
Até agora o Balakov está na frente, com 21 votos em 36 pessoas a votar. É provável que ele acabe em primeiro. Mas também a votação ainda vai muito no início.
Não se esqueçam que podem votar até 11 personalidades ligadas ao futebol do Sporting. O objectivo não é formar uma equipa mas sim escolher os maiores ídolos. Podem escolher até 11, mas se quiserem podem votar apenas numa dessas personalidades ou em 2,3, 6 ou 9. Vocês escolhem.