Paulo Bento

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

http://www.ojogo.pt/23-173/artigo652173.asp
Citação de: O Jogo
Paulo Bento é o único 100 por cento vitorioso
Para além de ter conquistado o segundo título consecutivo no espaço de 75 dias, vencer a Supertaça Cândido de Oliveira permitiu a Paulo Bento somar outros triunfos dignos de registo. O técnico passa a ser a única figura do universo leonino a contabilizar por vitórias as suas participações na Supertaça, como jogador e treinador.

Na verdade, se o triunfo ante o FC Porto já lhe valeu igualar o lendário Manuel Fernandes – até agora o único a vencer aquela competição como jogador (1982/83) e treinador (2000/2001) – esta vitória eleva-o ainda a uma condição sem par na história leonina na Supertaça.

No seu currículo, com a camisola do Sporting, Paulo Bento soma duas participações, como jogador, na Supertaça (2000/2001;2002/2003), tendo vencido ambas, às quais junta a conquista do passado sábado, a sua primeira na condição de treinador. Um feito ímpar, que nem Manuel Fernandes logrou, uma vez que, como jogador, perdeu para o Benfica na primeira vez que o Sporting disputou a prova (1980/81).

Com apenas 38 anos – no que respeita à idade, apenas é superado por António Oliveira na conquista deste troféu, ainda que o antigo seleccionador nacional tenha vencido a prova (1982/83) na condição de treinador-jogador – Paulo Bento vai somando factos significativos como treinador do Sporting. Aos dois troféus já alcançados, Taça de Portugal e Supertaça, Paulo Bento tem ainda o mérito de liderar uma equipa que não perde fora há já 19 meses (a última derrota aconteceu em Braga, a 7 de Janeiro de 2006), que soma 25 jogos sem derrotas, e que venceu 50 partidas das 75 oficiais que foram disputadas sob a sua liderança.

Para um treinador que começou a carreira em 2004/2005, no comando técnico da equipa de juniores, pode dizer-se que está bem lançado na profissão. Mas não só. O nome de Paulo Bento, que entrou em Alvalade na época 2000/2001, oriundo do Oviedo, começa também a ficar ligado à história do clube. Isto porque, em sete épocas de verde e branco, conquistou um Campeonato, uma Taça de Portugal e duas Supertaças, como jogador, e ainda dois títulos de juniores (um deles a meias com Luís Martins), uma Taça de Portugal e uma Supertaça no papel de treinador. No total, oito títulos em sete épocas.
http://www.ojogo.pt/23-173/artigo652174.asp
Citação de: O Jogo
Títulos conquistados todas as temporadas
A carreira de Paulo Bento como treinador principal tem sido marcada pelos títulos, já que o antigo internacional português conquistou troféus em todas as temporadas. Nomeado como técnico principal da formação júnior em 2004/05, Paulo Bento conquistou o Campeonato Nacional da categoria no seu ano de estreia, feito que seria repetido na época seguinte, durante a qual a liderança foi partilhada com Luís Martins – a meio da temporada, Paulo Bento foi chamado a render José Peseiro no comando da equipa principal, enquanto o adjunto daquele tomava o seu lugar na formação, levando a equipa ao título. Em 2006/07 a época terminou com a saborosa conquista da Taça de Portugal e, no arranque da presente campanha, já levantou a Supertaça.
Paulo Bento e o maior !
Sporting,es a minha paixao.
Estarei sempre contigo ate morrer.
 Forca Sporting!
A propósito do losango de Paulo Bento e das críticas que recebe por ser inflexivelmente fiel a ele, eis uma reflexão interessante de Luis Sobral no Maisfutebol:

Citar
É estúpido discutir o Sporting a partir do losango

É estúpido discutir futebol a partir de sistemas tácticos.
Por exemplo, seria absurdo dizer que o Sporting ganhou ao F.C. Porto por ter jogado em losango. Como seria imbecil afirmar que perdeu com o Benfica por ter jogado em semelhante sistema táctico.
O futebol é mais complexo do que pedras num quadro preto durante uma prelecção.
Futebol é inspiração, como no caso de Izmailov. Mas também desatenção, como no golo que o Sporting consentiu ao Benfica e que lhe custou o Torneio Guadiana.
Mas futebol é sobretudo vontade e coerência. Princípios. E isso Paulo Bento tem conseguido impor em Alvalade.
Não lhe podem é pedir que convença até os que não sabem o que é ter princípios, apesar de passarem a vida a aparentar o contrário.
O treinador do Sporting merece aplausos pelo bom trabalho, pelos resultados e por ter conseguido, sem dar ares de estrela, ser respeitado por uma massa associativa difícil, convencida de que percebe muito de futebol e pouco tolerante para treinadores que ficam mal no banco, como Peseiro.
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=842277&div_id=1497
A resposta ao RS em relação à teimosia do losango de Paulo Bento foi soberba, face à maneira como o losango trabalha em campo face ao adversário.

"Se eu tiver 11 amendoins e mexer 1, ele come-o" qualquer coisa desse género. Espectáculo e diz tudo.
Eu gosto bastante do Paulo Bento, mas não devemos ser dogmáticos. Ele é bastante bom em termos globais, excelente em algumas coisas como a disciplina, rigor e justiça que impõe e na gestão psicológica de um plantel, mas ainda tem muito a melhorar como treinador jovem que é e que ainda está em formação.

E em relação a isso das tácticas não devemos ter pejo em admitir que se o Sporting tivesse capacidade para jogar em mais tácticas para além do losango, teria muito a ganhar. Uma equipa capaz de se adaptar a várias tácticas e sistemas de jogo está sempre mais preparada para reagir a tudo o que lhe aconteça que uma equipa presa a um único sistema táctico.

Por isso concordo com o que o Rui Santos disse em relação à falta de flexibilidade táctica do Sporting, mas também concordo com o que o Luís Sobral disse de não devermos dizer que quando as coisas correm mal a culpa é do losango ou que quando correm bem se prova que só o losango é muito bom.
O Paulo Bento em termos de curso de treinador não tem mais nada para tirar, atingiu o máximo, está o nivel de mourinho, fergusson, etc. Agora um treinador não se deixa de formar, estará sempre em formação, caso contrário não consegue estar ao mais alto nível consecutivamente.

Quanto ao sistema, percebo que não nos devemos singir a uma só tactica e trabalha-la o melhor possivel para contrariar os movimentos ofensivos e defensivos do adversários e sermos nós com os nossos movimentos a baralha-los e a tirar partido disso. Pelo plantel que temos penso que neste momento e pela rotina que se tem e vai tendo, está bem assim. Não imagino o Moutinho a Extremo, nem o Adrien, nem o Vuckevic por exemplo. Da mesma forma que não vejo o Vuckevic, Izmailov, Romagnoli a Médios Centros. A 1ª coisa que o treinador terá de fazer é conhecer as qualidades dos seus jogadores e depois sim adaptar uma tactica consoante a qualidade dos jogadores, o seu método e o adversário.

Nunca será perfeito, mas penso que ele tem conseguido muito bem nestas ultimas épocas fazer isso mesmo.
O Paulo Bento pôs o Sporting a defender como nunca tinha feito nos últimos 20 anos. A solidez defensiva do Sporting é já uma imagem de marca.
Não ha treinadores perfeitos( falta claramente uma alternativa tactica ao losango) mas o P.Bento tem vindo a fazer um excelente trabalho

Como sabe bem ganhar 2 trofeus num tão curto espaço de tempo ( infelizmente não tem sido nada habitual no nosso SCP)

por isso merece o apoio de todos nós

força Paulo
sócio nº 45 830
O Paulo Bento pôs o Sporting a defender como nunca tinha feito nos últimos 20 anos. A solidez defensiva do Sporting é já uma imagem de marca.
Grande Paulo Bento, até que enfim estabilizamos no treinador, antes era sempre a mudar e resultados nada...Construi o uma defesa de botão e um meeio campo explosivo :victory:
Grande Paulo Bento, até que enfim estabilizamos no treinador, antes era sempre a mudar e resultados nada...Construi o uma defesa de botão e um meeio campo explosivo :victory:


Li hoje que se o PB ficar até ao fim da época, passará a ser o 2º treinador que orientou o Sporting em mais jogos (oficiais, presumo)! Mesmo descontando o facto de agora se jogar pelo menos o dobro de jogos relativamente há 30-40 anos atrás, é um exemplo da má politica de treinadores que temos tido, e não é de agora!  :arrow:
Grande Paulo Bento, até que enfim estabilizamos no treinador, antes era sempre a mudar e resultados nada...Construi o uma defesa de botão e um meeio campo explosivo :victory:

e um ataque de camisa :P Lol ... betão :P
o SCP fez o mais dificil, conseguiu destruir uma defesa de betão. Com Caneira e Tello, era escusado estarmos a discutir Ronny ou Had, porque parece-me uma disussão sem fim e pouco proficua.

nao me canso de bater na mesma tecla...é vergonhoso o SCP nao ter conseguido segurar estes dois jogadores. O pessoal está mt excitado pela conquista do troféu, mas estão-se a esquecer das provas longas que aí vêm.
KICK ASS!!!
Super liedson,que é que queres fazer?!?! O Caneira nao era nosso por isso nao há nada a apontar a ninguém.
Já com o Tello a história é outra...demoraram demais para lhe renovar o contrato e quando  o fizeram nao acharam que ele merecesse ganhar mais que um Farnerud ou um Paredes...era fácil de substituir diziam muitos e agora ve-se ...Ronny e Had tem muito que aprender até chegarem aos calcanhares de um jogador que poderiamos ter actualmente no plantel :( :(
Mais um sobre o Paulo Bento  :inde:
Ver aqui pessoal ainda a lamentar Tello  :rotfl: :rotfl:

Oh meus amigos, Caneira, tudo bem, agora o estropicio? Ganhem juizo, qualquer um dos laterais que está no clube neste momento é superior ao chileno... Quanto mais não seja, porque é mesmo lateral...

Quanto a Paulo Bento e sendo eu um defensor que as equipas se constroem a partir de trás, ainda que também considere que precisa de trabalhar alguns pontos, como por exemplo, implementar o 4-3-3, só tenho a dizer que espero que fique por cá bom tempo, seria um optimo sinal...
"Recordo o que disse numa AG no mandato anterior. Estou disposto a dar o meu tempo, vida e alma ao Sporting, mas têm de estar comigo. Nos últimos dois anos tive duas hipóteses: ou me juntava aos interesses ou a vocês. Escolhi juntar-me a vocês."
Bruno de Carvalho, 17 de Fevereiro de 2018
Mais um sobre o Paulo Bento  :inde:
A nível de organização do fórum, julgo que deverá existir sempre um tópico com o nome do técnico/jogador/dirigente, para que não necessites de fazer essa observação. O post que fiz não tinha nada a haver com anteriores tópicos. Existindo um tópico com o nome de cada elemento passa a existir um espaço suficientemente amplo para poder conter a grande maioria de posts sobre esse elemento. Se reparares, não precisei de criar um tópico chamado "Marat Izmailov", já que ele já existia e pude fazer o meu post sobre ele nesse tópico.
Talvez assim se evite a criação de inúmeros tópicos sobre a mesma pessoa, só porque o assunto é ligeiramente diferente.
Ver aqui pessoal ainda a lamentar Tello  :rotfl: :rotfl:

Oh meus amigos, Caneira, tudo bem, agora o estropicio? Ganhem juizo, qualquer um dos laterais que está no clube neste momento é superior ao chileno... Quanto mais não seja, porque é mesmo lateral...

Quanto a Paulo Bento e sendo eu um defensor que as equipas se constroem a partir de trás, ainda que também considere que precisa de trabalhar alguns pontos, como por exemplo, implementar o 4-3-3, só tenho a dizer que espero que fique por cá bom tempo, seria um optimo sinal...

A realidade é que se há um lugar onde o Sporting está pior do que estava na temporada passada é o de lateral esquerdo
Super liedson,que é que queres fazer?!?! O Caneira nao era nosso por isso nao há nada a apontar a ninguém.
Já com o Tello a história é outra...demoraram demais para lhe renovar o contrato e quando  o fizeram nao acharam que ele merecesse ganhar mais que um Farnerud ou um Paredes...era fácil de substituir diziam muitos e agora ve-se ...Ronny e Had tem muito que aprender até chegarem aos calcanhares de um jogador que poderiamos ter actualmente no plantel :( :(

o valencia queria massa, o SCP só tinha de negociar. O retorno desportivo compensava o investimento alto.

o caso do Tello é outra má gestão. Andaram meses no "só te dou 25m€", quando o jogador queria 35m€. Será que não valia a pena? Claro que valia, até porque os supostos substitutos fáceis de arranjar ainda não chegaram cá.

Ahh, e se o SCP quer uma equipa competitiva sem gastar dinheiro (ou gastá-lo mal), o melhor mesmo é esquecer, iremos lutar eternamente pelo titulo.
KICK ASS!!!