Alexandre Santos - Treinador dos Sub-23

ALEXANDRE SANTOS É O TREINADOR DOS SUB-23
Por Sporting CP
13 Dez, 2018
SUB-23
Técnico quer preparar jovens jogadores para a equipa principal

Alexandre Santos foi apresentado, esta quinta-feira, como o novo treinador da equipa sub-23 do Sporting, sucedendo a Tiago Fernandes. Em declarações ao Jornal Sporting e à Sporting TV, o antigo técnico do Estoril-Praia revelou ser este um momento de "grande orgulho e satisfação".

"É um enorme orgulho receber o interesse do Presidente Frederico Varandas e de toda a estrutura que sustenta este grande Clube. Fiquei muito lisonjeado com este convite de um dos maiores clubes português e mundial. Uma referência no que diz respeito ao futebol de formação, afirmou o treinador de 42 anos.

Sobre o projecto que vai agarrar, Alexandre Santos garantiu que o objectivo do seu trabalho é "preparar os jovens jogadores do Sporting para os desafios da equipa principal."

"Venho com o objectivo claro de melhorar as capacidades individuais e colectivas desta equipa de sub-23 do Sporting", atirou Alexandre Santos, que conta com passagens por FC Porto e Sp. Braga como adjunto.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/sub-23/2018-12-13/alexandre-santos-e-o-treinador-dos-sub-23
Nunca ouvi falar. É bom?
Antes de mais, desejar boa sorte ao novo treinador dos sub23. Espero que a sua vinda permita que se pratique um futebol semelhante ao da equipa A, uma aposta mais efectiva nos jogadores com mais margem de evolução, e que haja menos medo de lançar os melhores juniores que o clube tenha, de forma a terem um patamar competitivo mais estimulante para evoluírem.

Em Janeiro espero uma certa "limpeza" no plantel, que é excessivamente grande e tem muita malta sem futuro no clube. E a nível individual, quero ver Brás, Bernardo Sousa, Vaza e Rodrigo Fernandes a jogarem mais neste nível e menos pelos juniores.
Antes de mais, desejar boa sorte ao novo treinador dos sub23. Espero que a sua vinda permita que se pratique um futebol semelhante ao da equipa A, uma aposta mais efectiva nos jogadores com mais margem de evolução, e que haja menos medo de lançar os melhores juniores que o clube tenha, de forma a terem um patamar competitivo mais estimulante para evoluírem.

Em Janeiro espero uma certa "limpeza" no plantel, que é excessivamente grande e tem muita malta sem futuro no clube. E a nível individual, quero ver Brás, Bernardo Sousa, Vaza e Rodrigo Fernandes a jogarem mais neste nível e menos pelos juniores.

Já eu prefiro que consigam fazer 3/4 jogadores dos melhores para um patamar acima, para poderem mostrar o que valem em contextos de maior exigência.

Bruno Paz e Miguel Luís, caso não sejam para apostar na equipa principal, podem sair por empréstimo. Mas há mais um ou dois que poderia beneficiar disso.

João Queirós (para o podermos avaliar no futebol sénior e verificar se vale a pena, ou não, partir para a sua aquisição), Kiki (porque o seu tempo para isto já passou e convém colocar no mercado para ceder em definitivo no fim da época), Pedro Empis (chegou a hora de mostrar, de uma vez por todas, se pode singrar no futebol sénior).

Para além, claro, da necessidade de recolocação do Rafael Barbosa em algum clube da Liga, se possível, ou do estrangeiro.
Campo Grande paga a traidores.

O Vaza é outro miúdo com potencial, certo? Jogador inteligente, que pode fazer várias posições e funções. É isto, não é?
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark

O Vaza é outro miúdo com potencial, certo? Jogador inteligente, que pode fazer várias posições e funções. É isto, não é?
Sim, eu gosto bastante, tanto pode jogar a central com a médio defensivo (gosto mais de o ver a central), acho que até já jogou a lateral direito. Central de qualidade, joga de cabeça levantada, que gosta de ter bola e sair a jogar, é rápido e tem um jogo controlado (algo que falta ao Djaló, que se empolga com facilidade e começa a cometer erros).

Sim, eu gosto bastante, tanto pode jogar a central com a médio defensivo (gosto mais de o ver a central), acho que até já jogou a lateral direito. Central de qualidade, joga de cabeça levantada, que gosta de ter bola e sair a jogar, é rápido e tem um jogo controlado (algo que falta ao Djaló, que se empolga com facilidade e começa a cometer erros).
 :arrow: :arrow: :arrow:
Boa escolha (tal como nos A), bom treinador. Fica a faltar arranjar um bom treinador de júniores para a próxima época, para esta o Lima é uma opção aceitável.