10 anos de Wiki

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

A Wiki Sporting faz hoje 10 anos.  :beer: O projeto que nasceu em 2007 aqui no Fórum SCP tornando-se uma realidade depois de um ano de trabalho, ao ficar on-line no dia 8 de Outubro de 2008.

Os objetivos iniciais eram construir um repositório da rica história do Sporting Clube de Portugal com informação rigorosa e textos originais, mas hoje podemos dizer que fomos muito para além deles.

Atualmente a Wiki Sporting tem 17747 artigos, entre relatos das épocas das diversas modalidades, minibiografias, fichas de jogos, fichas de atletas, relatos dos grandes momentos desportivos, socais e políticos da vida do Clube, descrições históricas das várias modalidades praticadas, estatísticas e quadros informativos, entre outras abordagens versando as diversas áreas do universo leonino.

Sendo a Wiki Sporting um espaço dedicado à história do nosso Clube, não esquecemos que esta não pára no tempo e também acompanhamos a atualidade com as páginas de época das principais modalidades que são atualizadas em cima do acontecimento.

As principais modalidades praticadas no Clube tem uma página por cada época.

Neste momento temos 3714 fichas de jogos oficiais de Futebol e 926 de jogos particulares.

Minibiografias ou simples fichas de atletas, temos 875 de futebolistas, 993 de atletas, 348 de basquetebolistas, 240 de andebolistas, 225 de jogadores de futsal, isto só para falar das modalidades que estão mais desenvolvidas. No total devem ser entre 4 e 5 mil.

Temos ainda 965 fichas de jogadores formados na Academia Sporting desde a sua inauguração.

Todas as modalidades de combate têm página de época sempre que houve competição sénior. Todos os atletas que venceram um título nacional coletivo ou individual têm ficha.
 
Já começámos a fazer páginas de época para outras modalidades como a Natação e o Ténis.

No desporto feminino para além do Atletismo, Badminton e Ténis de Mesa que estão em conjunto com o masculino, temos o Futsal, o Basquetebol e o Futebol e estamos a tratar do Voleibol.

Temos também estatísticas várias (alguma delas dinâmicas que nos permitem ordenar em vários itens e perceber que muita da informação veiculada pela comunicação social assenta em obras desatualizadas e com muitos erros).

Neste momento está em curso uma revisão geral ao que foi feito que nos permite corrigir erros, acrescentar informação e criar novas páginas. Esse trabalho está feito até 1957, esperemos que daqui a 10 anos possamos dizer que está concluído apesar de ainda haver muito para fazer.
« Última modificação: Outubro 08, 2018, 16:44 pm por to-mane »
 Parabéns pelo excelente trabalho!  :clap:
Parabéns pessoal. Grande trabalho. Imenso mesmo
«Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida.» - Francisco Stromp
Muitos parabéns e muito obrigado por desenvolverem este projeto, que é sem dúvida, mas melhores contribuições para o Sporting.
"É um orgulho estar no Sporting. Quem não conhece o Sporting sabe muito pouco de futebol"  Tales  3-9-2010
Parabéns pelos 10 anos de dedicação ao Grande Sporting!  :venia:
Parabéns pelo excelente trabalho!
- "Basta que os homens de bem nada façam, para que o mal prevaleça"
- "Prefiro morrer de pé a viver ajoelhado"
- "Pior do que perder é não dar tudo para vencer"
Parabéns aos leões que têm feito esta magnífica obra. Quealquer coisa que diga, será pouco. Abraço a todos.
Um passado que regressa com a forma de futuro.

"Quem, ali do outro lado (Alvalade), tinha definido o ataque ao Benfica como principal instrumento da sua promoção individual, foi corrido pelos que achava serem seus. "
Kadafi, o clemente.
O trabalho feito tem sido fantástico...fantástico...
SPORTING ATÉ MORRER

Parabens a todos. Que trabalho fantastico e mal aproveitado pelo clube.

SL
Parabéns a todos os que contribuem para este magnífico projecto!
Parabéns a todos os que contribuem para a formidável Wiki Sporting. Não devem existir muitas Wikis de clubes com o rigor e organização da Wiki Sporting. Em Portugal penso mesmo que é caso único! :clap: :clap: :clap:
Fredeguico, Fredeguico....

Burros D'Ouro: @pimparel - 1 | @greenjam - 2 | @m1950 - 1
”Deixe-me fazer uma nota prévia, por ser o sentimento de toda a equipa: nós não temos memória curta e, independentemente das boas ou más acções das pessoas, só temos de dedicar esta vitória ao Presidente Bruno de Carvalho, que esteve sempre connosco e nos apoiou. Somos atletas, estamos sujeitos à crítica, temos de viver com elas, e resta-nos, em campo, dar tudo pelo nosso clube” - Capitão do Andebol do Sporting