Frederico Varandas - Presidente do Sporting Clube de Portugal

Vaam, adtsilva e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

(...)Até no momento em que o Sporting estava a ressurgir , depois de 2 campeonatos em três épocas em vez de deixarmos quem de direito trabalhar, que na altura até estavam a fazer coisas certas decidimos ameaçar dirigentes por contratarem o Mourinho, a história conta o resto, depois disso 17 anos sem ver 1 campeonato, boa decisão sem dúvida. 

"Deixarmos quem de direito"?

Quem de direito toma decisões. Não as tomaram porque não quiseram. Aquela trapalhada Inácio/Duque e Mourinho aos dirigentes se deve.

Fala-se de messianismos de terceiros e o diabo a quatro, mas depois e conforme as agendas, surpreendem-se e rasgam as vestes porque nem tudo corre bem e é bem feito, ou sacam orgasmos porque se escreve à Liga.

O Sporting cresceu a nivel patrimonial, financeiro e desportivo nos últimos 5 anos. E algumas vertentes, de forma brutal e com enorme sucesso.

A coisa ficou inacabada. Não é relevante agora apontar o dedo porque x ou y fizeram w e k. Mas ficou inacabada. Parámos um contexto de crescimento para entrarmos não sabemos muito bem em que. Vá, em algo mais compatível com os "valores" das nossas "elites". e fazedores de opinião. Repito, parámos um contexto de crescimento.

Isso das elites não sei o que é, mas se te referes a uma linhagem de Presidentes então foram os últimos a dar 1 campeonato ao clube.

Quanto à trapalhada foi mútua, os dirigentes porque não tiveram tomates para manter a decisão que era mais do que acertada apesar de polémica, e o tempo veio comprovar isso em grande peso, e os adeptos que após a quebra do jejum não souberam dar margem a quem de direito. Responsabilidades dos 2 lados, como disse, falta um líder à muito tempo.

Obra feita? Obra feita no Sporting é ser campeão, ponto. Em 5 épocas nem 1 campeonato, nada a assinalar no futebol, uma taça, uma super taça e uma taça da liga. Acabou com jogadores a rescindir, órgãos sociais que escolheu a abandonarem o barco, etc etc...uma maravilha não haja dúvida.

Lá está, quando as referências são estas no Sporting está muita coisa explicada.
Portanto o Nuno N a defender os primórdios do roquetismo. Dá para tudo, está visto.

Obra feita é criar capacidade para ganhar tudo em tudo. Quando havia capacidade para ganhar quase nada.

Que foi o BdC fez. Nalgumas coisas, poderia e deveria ter feito bem melhor, mas foi isso que tivemos. Um Sporting capaz de ganhar tudo. E ganhou quase tudo no ano que saiu.

A memória é de facto muito curta. E selectiva. BdC não apanhou um clube q somara 150M de prejuízos nos 4 anos anteriores, passivo quase nos 500M  em que a distância média para o primeiro lugar no futebol estava acima dos 20 pontos nos 4 anos anteriores, que lutava por coisa nenhuma desde 2006.

Olha, azar o nosso onde se bateu com Benficas e Portos a bater recordes pontuais e não a disputar o título com o Boavista num momento em que se vivia do dinheiro da banca e estávamos nas vésperas de ficar asfixiados financeiramente por uma geração.

Raio, mas onde é que defendi primórdios seja do que for?

Referi apenas factos, nessa fase fomos campeões, ponto.

Criar capacidade para ganhar sim já é ambíguo, qual é a medida de avaliação disso? Ganhar, e em 5 épocas não se ganhou. Se criou capacidade sem a concretizar vale de pouco, ou nada no fundo.

Foi bom o trabalho nas modalidades? Foi.

Trouxe entusiasmo? Trouxe.

Ganhou no futebol? Não.

E esta tem que ser a medida de avaliação, que quando o deixar de ser já nem a história nos vale.

17 anos sem 1 campeonato, Bruno de Carvalho contribuío para 5, os outros para os restantes, com diferenças óbvias entre eles? Claro, Bruno de Carvalho foi o melhor nestes 17 anos? Foi sim senhor, mas estão todos abaixo de zero, como estará o Varandas se contribuir para o jejum, 1 ano já vai contribuir pelo menos é todos os que se lhe seguirem e não forem campeões.
2013/14: equipa de maurícios, gersons magrões, capeis, wilsons eduardos, andré martins (orçamento de 20M ou lá o que foi) ficou-se em 2º tendo sido roubados em vários jogos (Mota dos talhos e Vitória de Setúbal fora to name a few), um milagre do Jardim num ano de um Benfica muito forte.
2014/15: Primeiro ano do Marco Silva, nome consensual num contexto em que o Jardim saiu inesperadamente. continuou o baixo orçamento, Benfica também bastante forte e Porto com alto orçamento.
2015/16: Primeiro ano do Jesus, em que os reforços para o 11 foram escassos e o campeonato foi perdido da maneira que todos vimos (se calhar és daqueles para quem as malas, emails etc é tudo uma cavala e aquele jogo do panelas no marítimo não foi comprado)
2016/17: Rotundo falhanço de Jorge Jesus e compras más devido ao poder dado ao treinador, época muito abaixo do exigível.
2017/18: Acerto nas contratações Sporting bem encaminhado para ser campeão, o treinador faz m**** e a equipa começa a perder pontos, no fim da época oferecem o 2º lugar ao Benfica depois de reuniões do treinador com o presidente do carnide.

Ou seja nestas todas eu só vejo uma em que dá para apontar culpas ao presidente que é a 16/17 e os erros foram emendados no ano seguinte, em que o que se passou é claramente culpa do boi do Jesus. E tu estás a falar em 5 anos sem ganhar? Isto leva tudo pela mesma medida?

Eu acho que o que escrevo é minimamente claro pelo menos.  :mrgreen:

Quando é que eu disse que não fomos roubados de 1 campeonato com o Bruno de Carvalho? Fui claro, fomos roubados de 1 campeonato sim.

Quanto ao resto...pá no final de contas sim, vale o mesmo. Não ganhou como os outros não ganharam, foi roubado como outros foram roubados, passaram 5 épocas e foram mais 5 para somar ao jejum, ponto. Os moldes são irrelevantes quando os resultados são os mesmos, e o Sporting desde os anos 80 que é roubado à descarada, não começou à 5 anos e isso lá está faz parte do problema. Falta de poder, de engenho, de astúcia. Consequência de 40 anos disto? Falta de identidade e de cultura.

Com o Varandas aparenta ser igual, no final da segunda época já dará para ter certezas, e o que se seguir a mesma coisa...que não se vê ninguém no universo Sportinguista com estaleca para isto e isso sim, é preocupante.

Analisar época a época para quê? O resultado tem sido invariavelmente o mesmo, ou incompetência a todo o nível ou até conseguimos ser competentes dentro de campo, nos últimos largos anos duas vezes, e somos gamados, de golos com a mão a rivais a ganharem jogos seguidos com uma “facilidade “ tremenda.

A enviar SMS a apelar a compra de bilhetes para o jogo de amanhã.. Enviam tudo e mais alguma coisa.. Ontem tambem enviaram mail por causa da gamebox...

Leões batem recorde de vendas de gameboxes de segunda volta
Adeptos têm aderido

O Sporting bateu o recorde de vendas de gameboxes para a segunda volta do campeonato.

Este tipo de gamebox surgiu em 2003 e a versão desta época inclui o jogo do próximo sábado com o FC Porto. Recorde-se que os leões já haviam tido vendas recorde da loja verde na quadra natalícia.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/leoes-batem-recorde-de-vendas-de-gameboxes-de-segunda-volta?ref=Sporting_BucketDestaquesPrincipais

Essa "notícia" diz quantas foram vendidas na 1a volta e quantas ainda sobravam em Janeiro para venda? Fazendo o comparativo com outras épocas?

Só para a malta perceber que tipo de record foi batido...

É que se ainda havia muitas por vender, é normal que se vendam mais do que em épocas onde já não havia gamebox disponível por esta altura.

Não sei, digo eu.

Era interessante, informação que acredito seja disponibilizada no Jornal Sporting lá mais para a frente.

Esta época é sabido que está abaixo dos últimos 3 anos, aqui o interessante é comparar com épocas semelhantes em termos de envolvimento sportinguista, como as que apresentam assistências semelhantes, como com Leonardo Jardim e Marco Silva. Se foi batido um recorde foi batido o número dessas épocas. Ou seja, há um maior envolvimento esta época que nessas, para um Sporting desunido... não está mal. :)

Onde é que vem na notícia que é suposto fazer o comparativo com as piores épocas da anterior direcção?

Mas continuamos a gozar?

Está lá preto no branco: recorde. Sem mais nada. Ponto final.

Ou eu na 2a volta vejo o estádio à pinha como nunca antes, ou concluo que o Sporting anda a enganar os sócios.

Racionalmente deve ser feito o comparativo com épocas de envolvimento semelhante, porque o que se está a falar não é de GBs total mas venda de GB 2ª volta. Numa época de grande afluência vendes 30mil, depois é natural que em 2ª volta só vendas, por exemplo, mil. Agora em épocas como as que referi e esta em que vendes umas 25 mil, depois podes conseguir, por exemplo, umas 5mil. Bates o recorde de GB 2ª volta. Portanto, aqui o interessante e lógico é comparar com épocas de envolvimento semelhante. Chega-se à conclusão que o envolvimento esta época é maior que nessas épocas, portanto, como digo, para um Sporting desunido como gostam de dizer não está mal.

A enviar SMS a apelar a compra de bilhetes para o jogo de amanhã.. Enviam tudo e mais alguma coisa.. Ontem tambem enviaram mail por causa da gamebox...

Adeptos têm aderido

O Sporting bateu o recorde de vendas de gameboxes para a segunda volta do campeonato.

Este tipo de gamebox surgiu em 2003 e a versão desta época inclui o jogo do próximo sábado com o FC Porto. Recorde-se que os leões já haviam tido vendas recorde da loja verde na quadra natalícia.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/leoes-batem-recorde-de-vendas-de-gameboxes-de-segunda-volta?ref=Sporting_BucketDestaquesPrincipais

Assistências descem.. E então as gamebox e merchandising sobem como?
Come menos gelados com a testa

Não percebo, dizes que não param de mandar comunicações e não achas que isso depois se traduz em resultados?

Como também não percebo as dúvidas no aumento do merchandising, não abriam mais pontos de venda? Não se inovou em relação ao passado e meteu artigos de época natalícia também com uma forte publicidade?

Normal. Mais normal quando se pensa que a base de recrutamento do marketing e comercial agora é com base nas provas dadas no mercado e não na performance a degustar o calypso.

Ah sim, comigo da ca um resultado... :lol:

E acreditas que é uma sms/ mail muda as coisas de um momento pro outro??

De um momento para o outro como? Eu não sei o que vão mandando porque eu tenho a minha GB já comprada desde o Verão, mas no outro dia apareceu aqui um forista a dizer que nunca tinha visto uma campanha para a GB 2ª volta tão presente, tu dizes que mandam mail e sms... e depois não acreditas que haja resultados de um marketing agressivo?  :inde:

Qual, o @JoséGR ??  :rotfl:

Não te esqueças é de vir cá na segunda volta para concluir que o Sporting anda a enganar os sócios com as assistências.

Não, o Valala.

https://www.forumscp.com/index.php?topic=70130.msg5631826#msg5631826

As assistências são as reais. O Sporting anunciou 43 mil bilhetes já vendidos, com esta Direcção vão contar os que entram mesmo no Estádio que podem ser menos que 43 mil. Com a anterior estes 43 mil já estavam garantidos como assistência.

Voltamos a discutir assistências lá mais para a frente. Por enquanto o 3º lugar em número de assistências e as assistências médias são baixíssimas em relação aos outros dois. E há muito tempo que não via nada assim. A última vez que vi algo assim foi no tempo do senhor que está no meu avatar.
«A aposta em José Peseiro foi minha. O Sporting precisava de um treinador ganhador e conhecedor do futebol português»
«Dei a Peseiro tudo o que ele pediu. Ele fazia a leitura dos jogadores, mas perdia muito tempo a analisar… Na escolha dos jogadores houve muita indecisão. Sim, depois não, depois sim, depois não, talvez… Foram demasiados se calhar. Temos um bom plantel, mas com menos indecisão podia ser melhor»
«O do Paok, que marcou ao benfica (Prijovic), teve tudo acertado connosco, mas depois o Peseiro disse que nem para o banco iria. E ficou a faltar um avançado…»
«Como identificámos os jogadores? Tenho um amigo, o dr. Pedro Pires, que conhece tudo do futebol. É uma enciclopédia! Sabe a história do Sporting ao pormenor e conhece jogadores. Trocava impressões comigo e com o Peseiro, mas houve muitas hesitações e perdemos dois ou três jogadores. E eu também queria que ele apostasse na prata da casa…»
«Miguel Veloso e Fábio Coentrão não vieram porque Peseiro não quis»

Adeptos têm aderido

Essa "notícia" diz quantas foram vendidas na 1a volta e quantas ainda sobravam em Janeiro para venda? Fazendo o comparativo com outras épocas?

Só para a malta perceber que tipo de record foi batido...

É que se ainda havia muitas por vender, é normal que se vendam mais do que em épocas onde já não havia gamebox disponível por esta altura.

Não sei, digo eu.

Era interessante, informação que acredito seja disponibilizada no Jornal Sporting lá mais para a frente.

Esta época é sabido que está abaixo dos últimos 3 anos, aqui o interessante é comparar com épocas semelhantes em termos de envolvimento sportinguista, como as que apresentam assistências semelhantes, como com Leonardo Jardim e Marco Silva. Se foi batido um recorde foi batido o número dessas épocas. Ou seja, há um maior envolvimento esta época que nessas, para um Sporting desunido... não está mal. :)

Onde é que vem na notícia que é suposto fazer o comparativo com as piores épocas da anterior direcção?

Mas continuamos a gozar?

Está lá preto no branco: recorde. Sem mais nada. Ponto final.

Ou eu na 2a volta vejo o estádio à pinha como nunca antes, ou concluo que o Sporting anda a enganar os sócios.

Adeptos têm aderido

Assistências descem.. E então as gamebox e merchandising sobem como?
Come menos gelados com a testa

Não percebo, dizes que não param de mandar comunicações e não achas que isso depois se traduz em resultados?

Como também não percebo as dúvidas no aumento do merchandising, não abriam mais pontos de venda? Não se inovou em relação ao passado e meteu artigos de época natalícia também com uma forte publicidade?

Normal. Mais normal quando se pensa que a base de recrutamento do marketing e comercial agora é com base nas provas dadas no mercado e não na performance a degustar o calypso.

Ah sim, comigo da ca um resultado...

E acreditas que é uma sms/ mail muda as coisas de um momento pro outro??

De um momento para o outro como? Eu não sei o que vão mandando porque eu tenho a minha GB já comprada desde o Verão, mas no outro dia apareceu aqui um forista a dizer que nunca tinha visto uma campanha para a GB 2ª volta tão presente, tu dizes que mandam mail e sms... e depois não acreditas que haja resultados de um marketing agressivo?  :inde:

Qual, o @JoséGR ??  :rotfl:

Não te esqueças é de vir cá na segunda volta para concluir que o Sporting anda a enganar os sócios com as assistências.

Não, o Valala.

https://www.forumscp.com/index.php?topic=70130.msg5631826#msg5631826

As assistências são as reais. O Sporting anunciou 43 mil bilhetes já vendidos, com esta Direcção vão contar os que entram mesmo no Estádio que podem ser menos que 43 mil. Com a anterior estes 43 mil já estavam garantidos como assistência.
Massas e massas de adeptos que só este político vê.

Por ti contra tudo e todos!
És desonesto, @Dakine. Assim não dá. Parva sou eu em tentar argumentar.

Época A = Existem 100 GB disponíveis. Sporting vende 90 na 1a volta. 5 na 2a (e vamos partir do princípio que houve GB 2a volta, o que até nem é verdade)

Época B = Existem 100 GB disponíveis. Sporting vende 50 na 1a volta e 15 na 2a.

Matemática: 15 > 5.
Portanto, recorde da Época B.  :victory:

Isto é enganar as pessoas e foi isso que foi feito.

Época A = Existem 100 GB disponíveis. Sporting vende 90 na 1a volta. 5 na 2a (e vamos partir do princípio que houve GB 2a volta, o que até nem é verdade)

Já me esquecia que os brunecos normalmente tomam os Sportinguistas por burros.

O recorde é em relação às vendas de GB 2ª volta. Como o merchandising foi recorde em época natalícia.

Uma pessoa inteligente, como a maioria dos Sportinguistas é, percebe que isto são indicadores positivos mas bastante específicos. A única coisa que vos chateia é que contraria a vossa narrativa de "desunião".

Adeptos têm aderido

Notícias plantadas para o adepto sportinguista lampião que come gelados com a testa e consome cmtvs à pazada.
- "Basta que os homens de bem nada façam, para que o mal prevaleça"
- "Prefiro morrer de pé a viver ajoelhado"
- "Pior do que perder é não dar tudo para vencer"
GB segunda volta são 10 jogos, incluindo Porto, SLB, Braga, e Vilareal. Desde €73.
Fica muito em conta, de facto.

O recorde é em relação às vendas de GB 2ª volta. Como o merchandising foi recorde em época natalícia.

Uma pessoa inteligente, como a maioria dos Sportinguistas é, percebe que isto são indicadores positivos mas bastante específicos. A única coisa que vos chateia é que contraria a vossa narrativa de "desunião".
Estas só a ser aldrabão e a tentar enganar as Varandetes.

É normal que se nas outras épocas o Sporting vendeu mais na primeira volta, logo iria sempre vender menos na segunda volta.

Era um sinal de saúde a nível de assistências que agora não existe.

Prova disso, é o marketing agressivo na venda das gamebox para a segunda volta tal como tu admitiste que existiu.

#SomosTodosBurros
Por ti contra tudo e todos!

É. Agora já não são recordes. São indicadores específicos.

Isto é tipo entrar no Guinness com o recorde mundial de quem ficou mais tempo sem respirar mergulhado numa pipa de vinho e marshmallows.

Recorde!  :victory:

Depois vamos a ver e é a única pessoa do mundo inteiro que se prestou a suster a respiração numa pipa de vinho e marshmallows.

Burros! Brunecos! Indicadores específicos! Recorde!  :victory:
Atenta a série de jogos que aí vem, joga-se muita coisa nas próximas semanas. Embate contra o primeiro classificado no qual se joga a possibilidade de o Sporting CP conquistar o título. Jogo da Taça de Portugal no qual se joga a continuidade do Sporting CP no troféu salva épocas. Jogo na Taça da Liga.

Entretanto, os resultados desportivos no futebol inverteram-se e as boas exibições foram à vida. Não há contratações.

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

O título é uma miragem @CaptainCharisma . Não temos equipas nem estrutura para isso.

Apesar de tudo o 2º lugar ainda é alcançável e em termos práticos é um balão de oxigénio enorme em termos financeiros. Racionalmente este tem de ser o nosso foco sempre tentando ganhar todos os jogos em disputa. O problema nos nossos desaires não se justifica apenas com uma questão organizacional mas também de atitude. Se igualássemos a atitude e a vontade de triunfar dos nossos adversários, certamente estaríamos mais perto das vitórias.
É uma miragem, mas deixam de poder vender a ideia de que o Sporting CP ainda está na luta em todas as competições. A verdade é que ganhando ao Porto, ficamos a 5 pontos deles e jogamos com eles na última jornada. Ou seja, é uma ideia vendável.

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Nao tenho qualquer duvida que somos capazes de vencer o porto nesta jornada. A duvida que tenho é outra, é que tenhamos a capacidade de manter a forma, a pressao, e a competencia, de modo a chegarmos á ultima jornada, quiça, a 2 ou 3 pontos do porto.

A duvida nao é o resultado do classico, mas quando, nos os proximos 3 meses de jogos, a equipa vai quebrar e deixar de mostrar a dedicacao necessaria para vencer uma maratona.

Tendo em conta as últimas exibições, tenho sérias dúvidas de que consigamos ganhar ao Porto nesta jornada. Aliás, tenho sérias dúvidas de que consigamos sequer empatar o jogo.

Se o Sporting CP perder esta semana (ou mesmo que empate) acabam-se as possibilidades de ganhar o título e de usar isso como bandeira. É verdade que se passa a vender a ideia da champions. Mas uma coisa é a ideia da champions e outra coisa é a ideia de ganhar o campeonato.
Tendo em conta as últimas exibições, tenho sérias dúvidas de que consigamos ganhar ao Porto nesta jornada. Aliás, tenho sérias dúvidas de que consigamos sequer empatar o jogo.

Se o Sporting CP perder esta semana (ou mesmo que empate) acabam-se as possibilidades de ganhar o título e de usar isso como bandeira. É verdade que se passa a vender a ideia da champions. Mas uma coisa é a ideia da champions e outra coisa é a ideia de ganhar o campeonato.

Vais vender é a ideia de ir à Liga Europa ... porque até essa acho um calvário para lá chegar.

Este ano vais lutar pelo 4º lugar, o 1º, o 2º e o 3º já estão entregues.
Isto é tipo entrar no Guinness com o recorde mundial de quem ficou mais tempo sem respirar mergulhado numa pipa de vinho e marshmallows.
ja foi tentado: https://www.dailymail.co.uk/news/article-2775455/Woman-dies-falling-giant-vat-wine-industrial-cellar-overcome-fumes-loses-balance.html  :inde: :inde: :inde:
Em terra de olho, quem tem cego... Errei!
ja foi tentado: https://www.dailymail.co.uk/news/article-2775455/Woman-dies-falling-giant-vat-wine-industrial-cellar-overcome-fumes-loses-balance.html  :inde: :inde: :inde:

:lol: :lol: :lol:

E os marshmallows, pá?  :naughty:
Os unicos recordes que vejo batidos sao: os de comissões ao mendes, pontos perdidos no campeonato, perca de sócios e croquetes na tribuna. O novo Sporting a bater estes recordes é ímpar.
Tudo o resto é tanga vindo da CMSporting TV da FivelasTV e do LPM. Come quem quer.
"You would just come after her"
Joel- The Last of Us

Exactamente. Os marshmallows é que dão a especificidade à coisa.  :mrgreen:
GB segunda volta são 10 jogos, incluindo Porto, SLB, Braga, e Vilareal. Desde €73.
Fica muito em conta, de facto.

True, não me surpreende por esse facto.
Mesmo eu, que tenho a opinião que tenho em relação a esta direcção e tendo em conta o momento da equipa, se vivesse em Lisboa compraria de certeza.
Além disso, também é seguro de assumir que as vendas de gameboxes este ano foram significativamente mais  baixas em relação aos anteriores, o que deixa espaço para pessoas que habitualmente compravam gamebox comprarem a da segunda volta, que de facto compensa.

Curioso é que o artista do costume entra por aqui dentro a disparar foguetes e tal, "esquece-se" de contextualizar as coisas e ainda aproveita para usar a notícia para suportar a sua narrativa quando sabe perfeitamente que o significado disto é nenhum.

A isto meus senhores, chamemos honestidade.

Nem é a mesma coisa :mrgreen:

Estas só a ser aldrabão e a tentar enganar as Varandetes.

É normal que se nas outras épocas o Sporting vendeu mais na primeira volta, logo iria sempre vender menos na segunda volta.

Era um sinal de saúde a nível de assistências que agora não existe.

Prova disso, é o marketing agressivo na venda das gamebox para a segunda volta tal como tu admitiste que existiu.

#SomosTodosBurros

Bem, isso é o que estou a explicar à lacrymea.

O interessante é comparar com épocas de envolvimento semelhante.

O único dado palpável que os brunecos têm para cavalgar a narrativa da "desunião" são as assistências no Estádio. Então vamos lá comparar as assistências no tempo do Bruninho. E o que vemos é que nas épocas com Leonardo Jardim e Marco Silva as assistências foram semelhantes. Sendo semelhante já antes da 2ª volta, sem qualquer jogo Grande, é natural que as GB vendidas sejam igualmente parecidas. Ora, se agora há um recorde de 2ª volta é porque foram superiores a essas épocas e o envolvimento esta época é superior.

Indo pela narrativa da desunião o que se pode concluir é que o clube está hoje mais unido que nas épocas com Leonardo Jardim e Marco Silva. :lol:

Ou então podemos ir pela racionalidade e perceber as flutuações naturais nas assistências em todos os clubes ao longo das épocas pela vertente desportiva. O que os Sportinguistas estão fartos é de desilusões, de acreditar e ficar sempre a chorar. Isso é que pesa nas assistências, não é x ou y na Direcção.

Nem é a mesma coisa :mrgreen:

"Man, every one, is a critic!" ou como diria o bagandas "Is, every one man, a critic?"
Em terra de olho, quem tem cego... Errei!
Acabo de receber um email porque estão há venda os últimos 25000 bilhetes para sábado...

fixed!!  :great: :great: :great: :)