R&C Anual Sporting SAD 2017/2018: 20M de prejuizo

Destituíram o presidente que em 5 anos só deu mais lucro ao clube.
Mais património.
Mais sócios.
Mais títulos.
Enfim. Este relatório só será uma surpresa para os leigos que alinharam no assalto.

Isto é e sempre foi o Sporting.
Fizeram a folha ao Rocha e agora o mesmo ao Carvalho.

Desculpem o desabafo e só me vou referir a uma minoria, que foi o que vimos até nestas "eleições" de sábado.
Temos alguns adeptos/sócios de m****.
Não estou a ofender ninguém em particular, mas se a carapuça servir, fiquem com ela.

Que clube este.
Que povo.
Que país de mansos.
"Uma academia com cabeça, membros e pernas... err, troncos e per..."
"Ontem deitei, dormi, e depois acordei."
"Faltam 45m... err a segunda parte, triumminutos."
Neste RC não vem reflectido ainda, naturalmente, a saída do Jesus, Doumbia, RP, William e Gelson. Apesar das contratações e dos “regressos”, os custos com pessoal, só aqui, levam um rombo para aí de 15M€, entre entradas e saídas. Se calhar até mais.
Seja de que maneira for: tenho a certeza absoluta que Marcel Keizer não vai ser treinador do Sporting para a época desportiva 2019/2020.

Aliás, vou já meter esta frase na assinatura para poder ser quotado mais tarde.
Boa noite,

Findo que está o mandato do BdC, coloco aqui alguns dados financeiros da Sporting SAD, para mais tarde recordar...

Evolução do Balanço

BdC encontrou uma SAD com um activo total de EUR 139 Mios e um passivo de EUR 259 (o que se traduzia em capitais próprios negativos de cerca de EUR 120 Mios), e no final do mandato o activo aumentou para EUR 269 Mios (+ EUR 130 Mios) enquanto que o passivo aumentou para EUR 283 Mios (+ EUR 24 Mios).

O Capital Próprio é agora de cerca de EUR 13 Mios negativos, fortemente impactado pelo final de época atribulado e pela entrada da Comissão de Gestão na SAD.

Desde 2004/2005 a SAD apenas apresentou capitais próprios positivos em 2 anos, ambos durante o mandato de BdC.

Resultados Líquidos por Época e por Mandato

Os números falam por si... Depois de 2 mandatos em que se acumularam EUR 160 Mios de prejuízos, BdC tentou manter as contas equilibradas, e apresenta um saldo global de EUR 1,6 Mios negativos.

Proveitos Operacionais

Até 2013/2014 os resultados operacionais do Sporting andavam na ordem dos EUR 30-45 Mios. Nos últimos 4 anos verificou-se um crescimento das receitas operacionais para os EUR 91,7 Mios (e sempre em crescendo).

Custos Operacionais

Para mim, uma das grandes falhas de BdC foi o descontrolo que se verificou na rubrica custos com pessoal, que atingiu números insustentáveis, com resultados desportivos questionáveis (no futebol). Até ao final da 2 época conseguiu apresentar custos operacionais relativamente baixos, inferiores aos dos 3 anos anteriores, e foi com a entrada de JJ que a rubrica custos com pessoal escalou dos EUR 25 Mios / época para uns incríveis EUR 74 Mios / época.

Resultados Operacionais, Amortizações, Mais ou Menos Valias e Resultados Financeiros

No final da 2ª época o SCP apresentou um resultado operacional positivo (algo que não acontecia desde a gestão de Filipe Soares Franco), tendo posteriormente apresentado prejuízos operacionais de EUR 10, 17 e 19 milhões, mas ainda longe dos paupérrimos valores apresentados por Godinho Lopes, em 2011/2012 e 2012/2013.

Em termos de mais valias com a venda de jogadores, não há comparação possível com qualquer outro presidente no passado. Atingiu um total de mais valias de cerca de EUR 149 Milhões em 5 anos, praticamente o dobro do conseguido pelos 3 presidentes anteriores, juntos, num período de 8 anos).

SL,

Excelente análise. :clap:

O ponto negativo do reinado de BdC que referes - os custos com pessoal - entroncam, na minha opinião, na grande pecha que foi o amadorismo na vertente do futebol profissional. Muitos jogadores comprados incorrectamente avaliados quer para as necessidades do clube quer para os próprios desejos do treinador, imensa dificuldade em ter uma máquina oleada que articulasse com os empresários e clubes diferentes formas de colocar/vender jogadores.
Neste RC não vem reflectido ainda, naturalmente, a saída do Jesus, Doumbia, RP, William e Gelson. Apesar das contratações e dos “regressos”, os custos com pessoal, só aqui, levam um rombo para aí de 15M€, entre entradas e saídas. Se calhar até mais.

A troca da equipa técnica e de Doumbia por Diaby sim, acredito que provoque uma diminuição das contas.

O ex-1 por Viviano, o ex-14 por Gudelj e o ex-77 por Nani já me custa a acreditar que se traduza numa redução considerável em vencimentos anuais.
Campo Grande paga a traidores.
Estou expectante para ver a tal transparência que este varandas falava, e vermos os vencimentos de todos os que lá estão agora, para podemos comparar aos anteriores.
Será que este varandas vai, pelo menos, iniciar com o mesmo ordenado que o Bruno iniciou?
"Uma academia com cabeça, membros e pernas... err, troncos e per..."
"Ontem deitei, dormi, e depois acordei."
"Faltam 45m... err a segunda parte, triumminutos."
Boa noite,

Findo que está o mandato do BdC, coloco aqui alguns dados financeiros da Sporting SAD, para mais tarde recordar...

Evolução do Balanço

BdC encontrou uma SAD com um activo total de EUR 139 Mios e um passivo de EUR 259 (o que se traduzia em capitais próprios negativos de cerca de EUR 120 Mios), e no final do mandato o activo aumentou para EUR 269 Mios (+ EUR 130 Mios) enquanto que o passivo aumentou para EUR 283 Mios (+ EUR 24 Mios).

O Capital Próprio é agora de cerca de EUR 13 Mios negativos, fortemente impactado pelo final de época atribulado e pela entrada da Comissão de Gestão na SAD.

Desde 2004/2005 a SAD apenas apresentou capitais próprios positivos em 2 anos, ambos durante o mandato de BdC.

Resultados Líquidos por Época e por Mandato

Os números falam por si... Depois de 2 mandatos em que se acumularam EUR 160 Mios de prejuízos, BdC tentou manter as contas equilibradas, e apresenta um saldo global de EUR 1,6 Mios negativos.

Proveitos Operacionais

Até 2013/2014 os resultados operacionais do Sporting andavam na ordem dos EUR 30-45 Mios. Nos últimos 4 anos verificou-se um crescimento das receitas operacionais para os EUR 91,7 Mios (e sempre em crescendo).

Custos Operacionais

Para mim, uma das grandes falhas de BdC foi o descontrolo que se verificou na rubrica custos com pessoal, que atingiu números insustentáveis, com resultados desportivos questionáveis (no futebol). Até ao final da 2 época conseguiu apresentar custos operacionais relativamente baixos, inferiores aos dos 3 anos anteriores, e foi com a entrada de JJ que a rubrica custos com pessoal escalou dos EUR 25 Mios / época para uns incríveis EUR 74 Mios / época.

Resultados Operacionais, Amortizações, Mais ou Menos Valias e Resultados Financeiros

No final da 2ª época o SCP apresentou um resultado operacional positivo (algo que não acontecia desde a gestão de Filipe Soares Franco), tendo posteriormente apresentado prejuízos operacionais de EUR 10, 17 e 19 milhões, mas ainda longe dos paupérrimos valores apresentados por Godinho Lopes, em 2011/2012 e 2012/2013.

Em termos de mais valias com a venda de jogadores, não há comparação possível com qualquer outro presidente no passado. Atingiu um total de mais valias de cerca de EUR 149 Milhões em 5 anos, praticamente o dobro do conseguido pelos 3 presidentes anteriores, juntos, num período de 8 anos).

SL,

Mto fixe, os números são realmente mto bonitos, mas de que nos serve isso se ele posta mto no Facebook e tem o Correio da Manhã a falar mal dele todos os dias?
Destituíram o presidente que em 5 anos só deu mais lucro ao clube.
Mais património.
Mais sócios.
Mais títulos.
Enfim. Este relatório só será uma surpresa para os leigos que alinharam no assalto.

Isto é e sempre foi o Sporting.
Fizeram a folha ao Rocha e agora o mesmo ao Carvalho.

Desculpem o desabafo e só me vou referir a uma minoria, que foi o que vimos até nestas "eleições" de sábado.
Temos alguns adeptos/sócios de m****.
Não estou a ofender ninguém em particular, mas se a carapuça servir, fiquem com ela.

Que clube este.
Que povo.
Que país de mansos.

:arrow:

Mto fixe, os números são realmente mto bonitos, mas de que nos serve isso se ele posta mto no Facebook e tem o Correio da Manhã a falar mal dele todos os dias?

Na parte do Facebook (e não só) BdC falhou bastante, a sua estratégia comunicacional (ou a ausência desta) era péssima... e infelizmente não aprendeu com os erros cometidos ao longo do tempo.

Depois claro... havia interesses externos (é só lembrarmo-nos das incríveis 21 capas seguidas sobre BdC publicadas pelo CM) e internos (panfletos e outdoors espalhados pela cidade de Lisboa) na sua saída no menor prazo possível... afinal ele estava a desafiar os poderes instalados (SLB e FCP) e a força de super agentes...

Descansem, agora já somos todos amigos e até vamos ter outra vez negociatas com o super agente, que tanto nos ajudou no passado.

É por isso que acho que estes dados financeiros devem ser recordados e quiçá comparados com os dos próximos anos. Espero que a estratégia não passe por ter capitais próprios ainda mais negativos para chegar a um ponto em que a "única salvação" seja a venda de parte da SAD a investidores estrangeiros ou a venda da academia / terrenos em Alcochete para revenda com lucro caso por "coincidência" venham a eleger aquela zona para a construção do novo aeroporto...

SL,

Na parte do Facebook (e não só) BdC falhou bastante, a sua estratégia comunicacional (ou a ausência desta) era péssima... e infelizmente não aprendeu com os erros cometidos ao longo do tempo.

Depois claro... havia interesses externos (é só lembrarmo-nos das incríveis 21 capas seguidas sobre BdC publicadas pelo CM) e internos (panfletos e outdoors espalhados pela cidade de Lisboa) na sua saída no menor prazo possível... afinal ele estava a desafiar os poderes instalados (SLB e FCP) e a força de super agentes...

Descansem, agora já somos todos amigos e até vamos ter outra vez negociatas com o super agente, que tanto nos ajudou no passado.

É por isso que acho que estes dados financeiros devem ser recordados e quiçá comparados com os dos próximos anos. Espero que a estratégia não passe por ter capitais próprios ainda mais negativos para chegar a um ponto em que a "única salvação" seja a venda de parte da SAD a investidores estrangeiros ou a venda da academia / terrenos em Alcochete para revenda com lucro caso por "coincidência" venham a eleger aquela zona para a construção do novo aeroporto...

SL,

Well, ele não posta no FB desde a 4 dias para aí.

Deve estar a refletir e a pensar na vida, espero que a ida ao Hospital seja um abre-olhos.
Agora que foi eleito novo Presidente, fazer um pequeno balanço do que foram os anos da gestão no período BdC parece-me justo, até porque este R&C reflete em grande medida trabalho deixado por esse CD.

O ex-Presidente herdou um clube que tinha um volume de negócios na casa do 47 ME. Vou repetir. A SAD do Sporting que BdC herdou de GL gerava uns ridículos 47 ME! Nos últimos quatro anos a média situa-se nos 116 ME.

Neste momento a actividade Futebol representa valores na casa dos 120 ME. Ou seja neste 5 anos o clube consegue gerar receitas para pagar aquela que a sua principal actividade que é 2,5x superior ao volume de negócios em 2012.

Lembram-se quando a CdG entrou em funções e desatou-se a gritar fogo e default por todos os lados. Lembram-se das capas dos jornais sobre a gravíssima crise financeira no clube. Recordam-se do discurso miserável do Ricciardi ao longo de toda da campanha? Pois bem José de Sousa Cintra escreve isto neste R&C:

"É convicção do CA da Sporting SAD que já após o presente exercício, estão reunidas as condições necessários para a emissão de um ou mais empréstimos obrigacionistas até ao montante de 60 ME, tal como aprovado pela AG desta sociedade".

Relembro que quem assinou esta frase foi Sousa Cintra, por isso ou ele merece o Nobel da Economia porque conseguiu em semanas (este relatório fecha contas no final Julho)  resolver os graves problemas da SAD, ou o trabalho que foi feito nos últimos anos tem mérito na recuperação financeira do Sporting e não pode ser esquecido. Acredito mais nesta ultima.

Além disso este R&C apresenta um saldo negativo porque, como também é referido nas notas que a Administração liderada por Sousa Cintra deixa, as rescisões dos jogadores tiveram um impacto negativo nas contas, mas está em aberto o clube ser ressarcido em vária dezenas de milhões euros, fruto dos processo que prosseguem na via judicial cível e desportiva.

Por fim a média de comissões pagas aos agentes desportivos nas contratações cifrou-se nos 10%, valor que me parece muito razoável tendo o que se verificava nos tempos de Duque e Carlos Freitas...

Concluo dizendo que o Frederico Varandas tem a felicidade de encontrar um clube que contrasta quase radicalmente do Sporting que BdC herdou na frente financeira, associados, património, e recursos humanos. Por isso a base de trabalho permiti-lhe, se tiver esse engenho, apresentar um Sporting ainda mais forte quando daqui a quatro anos prestar contas aos sócios.

O aumento das receitas de 17/18 em comparação com 16/17 é equivalente ao aumento dos gastos com o pessoal nos mesmos períodos!
Bastava uma venda em Junho de 20 M de um jogador, ou de jogadores em valor equivalente, o Patricio eram 18M lembram-se? e o resultado líquido era positivo, como foi tudo em Julho já vai aparecer nas contas deste ano ou seja para o ano saberemos... Ou até a performance de Adrien, J Mário e Slimani ter sido melhor que os objetivos extra seriam cumpridos e quase que dá esse valor por exemplo...
Sem justa causa nos jogadores é o que menciona o R&C... Afinal qual é o problema da banca?
A dívida de longo prazo até baixou em cerca de 10M... O adiantamento de receitas futuras foi idêntico ao ano anterior.
Vitória sport club, Raphinha passivo não corrente ou seja de prazo superior a um ano... Mais uma mentira lançada... Tudo a ser cumprido nos prazos devidos... E mais haveria para comentar acerca das mentiras... Próximos capítulos.
O único problema é mesmo transformar dívida de curto prazo em medio/longo prazo nada de anormal, isto nem comparando com os outros que aí eles são campeões nos adiantamentos de receitas futuras e na dívida de longo prazo. Mesmo tendo eles receitas operacionais superiores, tendo em conta que as quotizações no SCP são do clube (por enquanto?) e não da SAD ao contrário dos rivais.
Os nossos contratos são melhores do que os dos rivais com a NOS/Altice, não vejo grande problema... Ainda temos os jogadores já vendidos em Julho e a questão das indeminizações/acordos relativos aos restantes que rescindiram, na melhor das hipóteses cerca de 200M e no ativo corrente têm uma avaliação praticamente nula visto que são da formação e/ou baixo custo no caso de Rúben Ribeiro.
Está aqui explicado resumidamente o nosso problema de curto de prazo, que como em qualquer empresa terá que passar por reestruturar dívida de curto em médio longo prazo, tendo em conta que o nosso ativo não corrente é superior em cerca de 140 M ao passivo não corrente. Não vejo qualquer problema em se conseguir empréstimos obrigacionistas, a banca não precisa de garantir quaisquer empréstimo obrigacionista, será apenas um intermediário e ganha a sua comissão, não necessita de garantir a totalidade da operação, se se pedir 60 M é aguardar que seja totalmente subscrito e aí logo se vê, estão a preparar o caminho para mais VMOCs e para transformar em capital aquelas que se vencem em 2026?
Quando Bruno de Carvalho chegou tínhamos que passes de jogadores? %s ridículas? Ativo não corrente práticamente inexistente e nas receitas estava 75% das quotizações!
Bruno de Carvalho o meu Presidente!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
Sócio desde 1994!
Quando se sabe os custos relativos aos regressados (prémios, melhorias salariais) ?

Só no R&C do próximo ano ou então no semestral ?

Pelos vistos... as perdas com doumbia já foram contabilizadas neste relatório, agravando o resultado negativo, diminuindo o Activo tb.

Bastava William + Piccini terem rendido 44 milhões em vez dos 24 que rendeu e já não tinha dado prejuízo...

Não.
Nem era preciso isso.
Bastava era terem sido vendidos em Junho.
Como foram vendidos mais tarde, as suas vendas nem contaram para estas contas.
Ou seja, contando, nem prejuízo tínhamos tido mesmo no meio da tempestade...

E continuo a achar que, mais cedo ou mais tarde, vai chover dinheiro gordo (bem acima dos 100ME) das rescisões sem justa causa.
Portanto, quem vier tem todas as condições para fazer um bom trabalho.
É só resolver os problemas de liquidez que temos por causa do adiamento do empréstimo obrigacionista.

@Strikerr estou com saudades de uma das tus analises aos RCs.
Em terra de olho, quem tem cego... Errei!
Agradeçam este resultado a quem decidiu andar a brincar aos presidentes: Jaime Marta Soares. Único responsável por tudo o que posteriormente aconteceu..

Quanto as comissões, nada de novo. O Sr. José de Sousa Cintra já no mandato dele era o melhor amigo de tudo e todos, e depois viu se. Agradeço lhe o tempo dispendido ao clube nesta fase dificil, mas peço lhe que se deixe estar no cadeirão e não se intrometa mais na vida do SCP..
Relativamente ao famoso adiantamento de receitas, existem 29.620M de factoring (em 2017 existia 29.955M). Valor normal e longe dos tais 60M, uma vez que é prática corrente qualquer empresa recorrer ao factoring para se financiar.

Fora de facciosimos e teorias da conspiração então de onde vem a história dos 60M de factoring e do contrato da NOS já estar todo usado para o próximo ano, etc, etc?

Por essas contas o factoring é de 30M, igual ao ano passado.  Será que o Ricciardi referia-se a isso pq o factoring já foi feito depois destas contas pela CG? ou é pura e simples mentira?

é que sinceramente, custa-me a acreditar q mintam descaradamente numa questão que é facilmente desmascarada nas contas do clube... mas já não digo nada. Pelo R&C parece-me mentira completa, estou a ver mal? há algum sítio onde isso pode estar 'oculto' ?!?

estes 60M preocupam-me bastante, quer sejam da CG ou do BdC e até agora há 0 de esclarecimentos...
A 30 de junho eram 30M, depois disso ninguém sabe.
Quer queiramos ou não, temos que reconhecer que BdC fez um excelente trabalho, ao reduzir divida de 311M para 283M. E divida bancaria para 88M.

O post mais importante escrito hoje. E espero que fique registado para referência futura porque vai ser preciso. Oh se vai....

Não podemos ser desonestos neste aspeto. As contas assim o demonstram. Pena o resultado global ser negativo..
Explica lá essa do resultado global ser negativo sff.
Estou disposto a dar o meu tempo, vida e alma ao Sporting Clube de Portugal, mas têm de estar comigo. Nos últimos dois anos tive duas hipóteses: ou me juntava aos interesses ou a vocês. Escolhi juntar-me a vocês. Agora têm de estar comigo, caso contrário os interesses acabam comigo num instante. - BdC 02/2018