Prospecção de Treinadores

Tópico para debater sobre treinadores. Quais os que valem a pena acompanhar, analisar tendências e debater para futuras soluções para o comando técnico do Sporting, caso venha a existir essa necessidade. Análises técnico-tácticas de trabalhos que acham interessantes podem perfeitamente partilhar, tudo o que possa promover o debate, é bem-vindo.
“We have to be compact, close together tactically, and if you are close then you have options to play with. You don't always have to try the most risky ball if you are compact. You have to run, to fight, until the moment, and then ... bang, you take it.”

Jurgen Klopp
 @Vylela, ora cá está o tópico que falavas.  :great:

Com que então temos o ex-Pep Guardiola do Belém na Udinese. Interessante a escolha. 
“We have to be compact, close together tactically, and if you are close then you have options to play with. You don't always have to try the most risky ball if you are compact. You have to run, to fight, until the moment, and then ... bang, you take it.”

Jurgen Klopp
Bom tópico! Já fazia falta.

O Razvan Lucescu, treinador do paok e filho do Mircea, parece-me interessente. Fez-me lembrar o Belenenses do Silas.

Outro que gostava de acompanhar é o Marco Rose do Salzburg... e o italiano Marco Rossi. É pupilo do Bielsa e seguidor do Guardiola. Foi campeão na Hungria pelo Budapest Honved. Assinou pela seleção da Hungria neste Verão e também passou pelo FC DAC 1904 da Eslováquia.
 @Vylela, ora cá está o tópico que falavas.  :great:

Com que então temos o ex-Pep Guardiola do Belém na Udinese. Interessante a escolha.
 :great: não sei porque foi bloqueado, mas talvez tenha sido sensato, com a instabilidade que se sentia (lol) aquilo era um atirar nomes como barro à parede, e as páginas iam passando com pouco ou nada que interessasse ler.

Quanto ao tópico em questão, diria que em Portugal vale a pena seguir o Silas, aliás acredito que o tenhamos +- reservado. É sportinguista, tem mostrado competência, valoriza o bom futebol e os bons executantes, e contrariamente a esta escola pseudo guardioliana monta uma equipa aguerrida e focada no resultado. Quando o Peseiro der para o torto (é certo, dúvida é saber se será antes do Natal ou não), será a escolha mais óbvia.

O outro treinador em Portugal que me desperta muita curiosidade é Luis Freire, que fez coisas fantásticas nos clubes do Oeste e chega agora ao Estoril para um projecto 'à Vitor Oliveira' na segunda liga. Pelo que li (nomeadamente um post do @jl17 no fórum, que está sempre bem informado) este inicio dele aqui no clube da terrinha tem sido auspicioso e um regalo de ver, vou ver se arranjo tempo para ir à Amoreira ver um jogo.

Lá fora tenho acompanhado pouco, mas destaco dois nomes para já: o já muito citado Almeyda, com o qual não vou massacrar mais  :mrgreen: ; e o treinador do Levante, Paco Lopez. Já 50 anos, carreira pouco mediática (até chegar ao Levante treinou equipas B e de divisões secundárias, mas o que ele tem feito no Levante tem sido simplesmente incrível. A sua entrada em Janeiro de 2018 foi de tal forma fulgurante que se apenas contassem os pontos ganhos desde o Natal em diante, o Levante seria terceiro classificado. Futebol fluido, dinâmico, o que os ingleses chamam liquid, e com resultados de estrondo, entre os quais os 5-4 ao Barça. Quem pensava que foi sol de pouca dura pelos vistos enganou-se porque entrou na nova época a dar 3-0 ao Betis fora.

Atenção, isto numa equipa sem grandes nomes. Alguns belos jogadores (principalmente Morales e Bardhi), mas nenhum ET, e a ter de retirar muito rendimento de tipos como o Emmanuel Boateng ex Moreirense (9 golos na La Liga do ano passado). Vale a pena ficar atento ao seu trabalho!
Estive a ver com atenção o jogo dos rabolhos ontem e gostei imenso da organização do PAOK. Treinador jovem com ideias vincadas, jogo apoiado, agressivos na pressão alta, calma na construção, chutão para a frente só quando necessário... só não conseguiu um resultado melhor porque não tem jogadores para isso.

Gostei!
Eh eh eh... .este ano começa cedo!

É mais sobre prospecção de uma forma generalizada, ao invés de estar já propor soluções para o comando técnico do Sporting. O outro tópico acabou por ficar inflamado porque decidiram somente escrever nomes, um pouco à toa, contribuindo em nada para a troca de ideias.

Treinador já o temos e por um ano. Aqui vamos debatendo sobre outros treinadores que eventualmente possam no futuro ter uma oportunidade cá, sem que isso seja para já o maior motivo para debater. Claro que se está nesta secção, pode vir a ter esse enquadramento, mas é mais que isso.

Jurgen Klopp
Na minha opinião, este tópico deveria estar sempre aberto. Não acho que sirva propriamente para sugerir um novo treinador para nós, mas sim para acompanhar o que há de interessante por aí.

Estou a gostar do Luís Freire, do Estoril, e do Silas.
Find what you love and let it kill you.
Tenho grande interesse no Nagelsman e no Tedesco mas sei que nenhum deles é para o nosso bico (o Nagelsman até já está reservado pela Red Bull).

Adoro a escola alemã com a utilização forte de tecnologia e um futebol de pressão total.
Sim, o Luís Freire parece ser o projecto mais interessante de treinador em Portugal. Pelo menos dos que conheço embora ainda tenha visto muito pouco dele. Mas tal como era o objectivo primordial deste tópico, vale a pena acompanhar de muito perto.

Outro nome muitíssimo interessante e do qual já se falou muito ainda no tempo em que andava pela terceira divisão: De Zerbi. Finalmente à frente de um projecto estável e sustentável, com um plantel recheado de talento e de jovens com margem para evoluírem. Neste fim-de-semana fizeram frente ao Inter de Spaletti com uma vitória por 1-0 num jogo onde na primeira parte tiveram um domínio superior.

Deixo aqui um post que fiz sobre ele:
https://omeiocampo.wordpress.com/2018/08/21/de-zerbi-promete-uma-epoca-muito-interessante-em-sassuolo/

Deixo também aqui este post onde falei de várias equipas que vale a pena acompanhar por uma ou por outra coisa.
https://omeiocampo.wordpress.com/2018/08/08/semana-de-futebol-o-que-ver-algumas-sugestoes-fora-do-comum/

Sim, o Luís Freire parece ser o projecto mais interessante de treinador em Portugal. Pelo menos dos que conheço embora ainda tenha visto muito pouco dele. Mas tal como era o objectivo primordial deste tópico, vale a pena acompanhar de muito perto.

Outro nome muitíssimo interessante e do qual já se falou muito ainda no tempo em que andava pela terceira divisão: De Zerbi. Finalmente à frente de um projecto estável e sustentável, com um plantel recheado de talento e de jovens com margem para evoluírem. Neste fim-de-semana fizeram frente ao Inter de Spaletti com uma vitória por 1-0 num jogo onde na primeira parte tiveram um domínio superior.

https://omeiocampo.wordpress.com/2018/08/21/de-zerbi-promete-uma-epoca-muito-interessante-em-sassuolo/

Deixo também aqui este post onde falei de várias equipas que vale a pena acompanhar por uma ou por outra coisa.
https://omeiocampo.wordpress.com/2018/08/08/semana-de-futebol-o-que-ver-algumas-sugestoes-fora-do-comum/
o Luís Freire tem um trajecto muito muito bom.
apesar de ser num patamar "inferior", o que fez nos clubes do concelho de Mafra e Sintra não é para todos.

Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

Sempre Sporting!
Gosto muito do Silas!

Veremos como se porta esta época, para ver se poderá ser considerado para nosso futuro treinador!

o Luís Freire tem um trajecto muito muito bom.
apesar de ser num patamar "inferior", o que fez nos clubes do concelho de Mafra e Sintra não é para todos.

Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk

Sim, não conhecia muito bem o seu trajeto mas o que tenho visto/lido/ouvido indica tudo no sentido de ser um treinador com imenso potencial, boas ideias, confiante e convicto.
Está sem clube o Jorge Almiron, sugeri-o várias vezes quando Jorge Jesus saiu. Fico expectante para ver se finalmente vem provar o seu valor para a Europa.

https://www.atlnacional.com.co/noticias/jorge-almiron-deja-la-direccion-tecnica-de-atletico-nacional/
2 derrotas e 1 empate para o tanto aqui amado Miguel Cardoso. Que treinador brilhante.

Antes o Pezero  :lol:
2 derrotas e 1 empate para o tanto aqui amado Miguel Cardoso. Que treinador brilhante.

O Luís Castro na época passada começou bem pior.

Quando chegar lá o Rúben Ribeiro salva aquilo.
Sugiro o Claudio Ranieri.
Sugiro o Claudio Ranieri.

E sugeres bem. O Madeira "nenuco" Rodrigues teve o mesmo pensamento :lol:
 O tópico é sobre prospecção de treinadores, meras sugestões certamente ficam para outro tópico.

Jurgen Klopp