1133 minutos na 2ª liga o ano passado o João Felix. Será isto decisivo na sua carreira? o Rafael Barbosa fez 3034... vê-se em que isso se traduziu.
Mas estás a comprar jogadores ou estás a falar de os bons chegam à equipa principal sem rodar na 2ª liga e por mérito próprio.
E ainda estou para perceber essa do mérito próprio. Os jogadores que rodam e depois integram a equipa principal têm cunha? ganham um free pass na 2ª liga que podem usar depois?
Grande Ravanelli, apenas questiono se minutos na 2ª liga é assim tão essencial no percurso de um jogador.
Não queria ser tão polémico, apenas referir que neste momento os jogadores que saem da academia do Sporting são fracos.
Quem acompanhou a carreira do Cristiano Ronaldo e do Quaresma quando estes ainda era adolescentes sabe muito bem que quando chegaram à equipa principal acrescentaram logo algo mais, eram melhores que os outros. Erravam algumas vezes, é verdade, mas partiam os adversários. Neste momento os que chegam têm de ser protegidos, ter espaço para crescer, ganhar experiência...todos os argumentos são válidos para não ver o essencial, estão muito longe de estarem preparados para serem titulares no Sporting.
Não digo que todos os jogadores chegarão à equipa principal directamente das camadas jovens. Há jogadores que amadurecem mais cedo, outros mais tarde e muitos que nunca atingem o nível mínimo.
Quando olhamos para os últimos anos, alguém se lembra de algum craque que tenha sido formado no Sporting?
Eu não, e não me venham com William Carvalho, João Mário, Miguel Veloso e outros, são bons jogadores mas apenas isso.
A maioria perde-se pelo caminho Chaby, Rafael Barbosa, Fokobo, Mica Pinto, Tobias Figueiredo, Zezinho, Ponde, Riquicho...
Vejo a equipa de Portugal campeã sub 19 e infelizmente os melhores jogadores não jogam no Sporting, e isso é preocupante.
Com isto não quero dizer que a culpa é do presidente A ou do presidente B, o problema é mais fundo.