Daniel Bragança (Emp. Farense)

Acho o jogador determinante da equipa sub 23 , Talentoso , inteligente , recupera bolas , faz jogar….

Espero um grande futuro a este rapaz...dá gosto vê-lo jogar...
É dos jogadores que mais me incentiva a ver os sub23.
Devia ir integrando os A para começar a subir de rendimento e para o ano termos um 6 de jeito.
Estou em guerra contra os croquettes.
O Daniel e o Elves Baldé são, claramente, os melhores jogadores da equipa sub-23. Espero que comecem a ter minutos na equipa principal.
Find what you love and let it kill you.
O Daniel e o Elves Baldé são, claramente, os melhores jogadores da equipa sub-23. Espero que comecem a ter minutos na equipa principal.
A questão física no caso de Bragança pesa bastante em razão da posição onde melhor joga. Um 6 no futebol de hoje, tem de aliar qualidade técnica/tática que Bragança tem, a qualidades físicas que Bragança não tem, o rapaz tem 1,70m no máximo e deve pesar uns 60kg... Um 6 com estas carateristicas num futebol de alta roda é engolido. Eu acredito nas suas qualidades, tem sem dúvida técnica, conhecimentos táticos e capacidade de liderança para o colocar na A, mas talvez tenha de ser trabalhado para jogar mais subido no terreno a 8, como 6 não acredito. Eu no futebol atual olhando para os melhores só vejo dois 6 com as carateristicas físicas de Bragança, kanté e Verratti, mesmo estes têm outro tipo de constituição muscular, embora sejam mais velhos.
A questão física no caso de Bragança pesa bastante em razão da posição onde melhor joga. Um 6 no futebol de hoje, tem de aliar qualidade técnica/tática que Bragança tem, a qualidades físicas que Bragança não tem, o rapaz tem 1,70m no máximo e deve pesar uns 60kg... Um 6 com estas carateristicas num futebol de alta roda é engolido. Eu acredito nas suas qualidades, tem sem dúvida técnica, conhecimentos táticos e capacidade de liderança para o colocar na A, mas talvez tenha de ser trabalhado para jogar mais subido no terreno a 8, como 6 não acredito. Eu no futebol atual olhando para os melhores só vejo dois 6 com as carateristicas físicas de Bragança, kanté e Verratti, mesmo estes têm outro tipo de constituição muscular, embora sejam mais velhos.

Prefiro mil vezes um trinco fisicamente frágil mas inteligente e com técnica do que um mongo de 1.90m que não sabe o que fazer à bola. O físico resolve-se, o talento não.

Prefiro mil vezes um trinco fisicamente frágil mas inteligente e com técnica do que um mongo de 1.90m que não sabe o que fazer à bola. O físico resolve-se, o talento não.
O físico resolve-se não é bem assim... Bragança não vai ter mais altura do que tem hoje, pelo que me parece nem 1,70m tem (no zero zero diz 1,69m e 50kg de peso - está errado de certeza, deve ter uns 60kg), quanto à massa muscular também não me parece que consiga desenvolver muito mais. Para mim com o talento que tem podia ser melhor aproveitado se jogar um pouco mais subido no terreno, jogando como 8 ao estilo de J. Moutinho (até os acho parecidos na forma como jogam).

Vide o Makelelé.

Vide o Makelelé.
Kante.

Vide o Makelelé.
Kante.
Verratti

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Vide o Makelelé.
Kante.
O que não falta são exemplos. Há muito que digo que o típico nº 6 "armário" destrutivo e com dois tijolos nos pés já está mais que ultrapassado.

O modelo "perfeito" de futebol vive de dinâmica e velocidade. Independentemente de um jogador ter 1,90m ou 1,70.
Estamos mesmo a comparar o Kanté com o Bragança? É como comparar o Michael Jackson com o DiCaprio, não têm nada em comum exceptuando a posição e a altura. É que todos esses 6 que enumeram como sendo baixos (Makélélé, Kanté etc.) apesar da baixa estatura são fortíssimos fisicamente. Kanté é super cordenado, um equilíbrio e agilidade rídiculos, rápido, aguenta o choque... características que o permitem ter um raio de ação rídiculo... e são só algumas valências físicas, que ainda não falei nas técnicas, tácticas ou mentais, bem como o seu melhor atributo físico: resistência  capacidade aeróbia. O Dani nunca vai ter nenhuma destas capacidades físicas simplesmente porque não tem genética para isso. Agora, ele tem de recuperar essas "fragilidades" em algum outro sítio, caso contrário não estaria no Sporting, e recupera na vertente técnica e tática. Agora, sendo mais frágil fisicamente vai ser difícil começar logo a ser integrado pois é difícil para qualquer jovem jogar contra adultos, a maioria já completamente maturados e no seu prime... E na Liga Portuguesa o físico conta muito...
To you from failing hands we throw the torch. Be yours to hold it high.

Privilege. Not a right.
Estamos mesmo a comparar o Kanté com o Bragança? É como comparar o Michael Jackson com o DiCaprio, não têm nada em comum exceptuando a posição e a altura. É que todos esses 6 que enumeram como sendo baixos (Makélélé, Kanté etc.) apesar da baixa estatura são fortíssimos fisicamente. Kanté é super cordenado, um equilíbrio e agilidade rídiculos, rápido, aguenta o choque... características que o permitem ter um raio de ação rídiculo... e são só algumas valências físicas, que ainda não falei nas técnicas, tácticas ou mentais, bem como o seu melhor atributo físico: resistência  capacidade aeróbia. O Dani nunca vai ter nenhuma destas capacidades físicas simplesmente porque não tem genética para isso. Agora, ele tem de recuperar essas "fragilidades" em algum outro sítio, caso contrário não estaria no Sporting, e recupera na vertente técnica e tática. Agora, sendo mais frágil fisicamente vai ser difícil começar logo a ser integrado pois é difícil para qualquer jovem jogar contra adultos, a maioria já completamente maturados e no seu prime... E na Liga Portuguesa o físico conta muito...
Nem mais nem menos!
O Kanté não se compara, mas facilmente se pode fazer um paralelismo com o Verratti ou até com o Pirlo. O físico é secundário, na minha opinião.
A partir do momento em que se diz que Kanté e Makelele não são fisicamente fortes já vale tudo.

Vão ver a relação altura/massa desses jogadores. Perto de 1,70 e com 70 kg de peso. Ou seja, para a sua altura são jogadores com muita massa muscular.

São cavalões? Não. Têm muita força? Sem dúvida. E a isso aliam uma resistência inacreditável.

Já o Daniel Bragança, mesmo tendo a mesma altura, mas é mais leve, assim por alto diria que tem entre menos 5 a 10 kg de massa muscular face aos 2 exemplos acima referidos, sem falar da diferença natural da genética.

Pode jogar a 8? Claro que pode e deve, mas precisa de mais trabalho em cima, não basta ter técnica, tem de aliar melhor capacidade defensiva e de luta a meio campo.
“Um grande clube, tão grande como os maiores da Europa.”
O Kanté não se compara, mas facilmente se pode fazer um paralelismo com o Verratti ou até com o Pirlo. O físico é secundário, na minha opinião.
Há 3 posições no campo onde o físico dita leis, GR, DC e Médio Defensivo (vulgo 6), claro que não adianta ter 1,90m se o jogador não tiver qualidade tática e técnica. Agora um GR baixo (menos de 1,80/1,85m) pode ter uns reflexos do outro mundo, pode ter elasticidade, pode... esquece nunca vai ser GR de topo (pode haver exceções mas é 1 em 1 milhão).
Para mim não faz sentido perder tempo em apostar em Bragança para 6 (no futebol sénior de alta roda nunca irá resultar), quando podemos apostar nele para 8 onde poderá ser um jogador diferenciado. Tem tudo para resultar nessa posição, basta ganhar rotinas, de resto está lá tudo!   
Epá o Kante também, se bem me recordo, só despontou a sério numa primeira liga com 22 ou 23 anos. Especialmente atendendo à posição do campo, é preciso ter mais paciência porque não é a estatura média que esses jogadores têm. É preciso saber orientar muito bem o Daniel e ter a certeza se ele está disposto a lutar por ser um 6 de topo, com tudo o que isso significa. O que o SMFSC diz tem algum sentido pelo tempo e dinheiro que se gasta em formar jogadores, e eu até tenho o Makelelé e o Pirlo como 6s preferidos e de eleição (bem gostaria que o Pirlo tivesse vindo aqui terminar a carreira). Se calhar mais vale levá-lo a ser um 8 de eleição com características diferenciadas dos outros.

E daí, no fim, tanto faz que há sistemas com duplo pivot de dois 8s assim como o Daniel. No fim vai ser a qualidade individual do Daniel e o seu esforço que o vão levar ao patamar de excelência, sem isso é irrelevante a posição de campo.
Dizer que não é preciso ter dimensão física para jogar a 6 é lirismo. Mesmo os jogadores baixos e magricelas têm outras qualidades que os fazem parecer maiores do que o que são (o stamina e a capacidade de choque de um Kanté, a agressividade nos duelos de um Ascacibar, etc). Qualquer equipa, mesmo que passe a maior parte do tempo a atacar, precisa de um 6 que dê garantias quando for preciso defender, senão jogar sempre com o credo na boca.

De qualquer forma, para mim o Bragança é um interior, tem-se visto nos sub23 que quando sobe no terreno uns metros a equipa parece outra. Acho mal aproveitado para jogar à frente da defesa
 É muito mais fácil potenciar, desenvolver e adaptar, fisicamente um atleta à posição, que trabalhar o intelecto para jogar em determinada posição. O Daniel é um jovem jogador, com margem de progressão física grande e será fácil trabalhar com o mesmo para ganhar massa muscular, capacidade de choque e agilidade física. Continuando também a desenvolver o talento natural que possui com bola. Nós estamos a investir no desenvolvimento físico dos atletas.
“We have to be compact, close together tactically, and if you are close then you have options to play with. You don't always have to try the most risky ball if you are compact. You have to run, to fight, until the moment, and then ... bang, you take it.”

Jurgen Klopp
«Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida.» - Francisco Stromp
A partir do momento em que se diz que Kanté e Makelele não são fisicamente fortes já vale tudo.

Vão ver a relação altura/massa desses jogadores. Perto de 1,70 e com 70 kg de peso. Ou seja, para a sua altura são jogadores com muita massa muscular.

São cavalões? Não. Têm muita força? Sem dúvida. E a isso aliam uma resistência inacreditável.

Já o Daniel Bragança, mesmo tendo a mesma altura, mas é mais leve, assim por alto diria que tem entre menos 5 a 10 kg de massa muscular face aos 2 exemplos acima referidos, sem falar da diferença natural da genética.

Pode jogar a 8? Claro que pode e deve, mas precisa de mais trabalho em cima, não basta ter técnica, tem de aliar melhor capacidade defensiva e de luta a meio campo.

A altura não se desenvolve, mas o físico sim. O Daniel Bragança pode desenvolver o seu físico, basta que queira. A resistência idem. A agressividade é uma questão mental.

Não obstante, o Verratti não tem propriamente nenhuma dessas e, ainda assim, não será por isso que não é um dos melhores jogadores na sua posição.

A altura não se desenvolve, mas o físico sim. O Daniel Bragança pode desenvolver o seu físico, basta que queira. A resistência idem. A agressividade é uma questão mental.

Não obstante, o Verratti não tem propriamente nenhuma dessas e, ainda assim, não será por isso que não é um dos melhores jogadores na sua posição.

O Verratti estagnou muito, hoje em dia é mais hype que outra coisa. Joga praticamente o que jogava há 6/7 anos atrás, a diferença é que o que joga hoje em dia era soberbo para um miúdo de 19 anos, o que joga hoje em dia é aceitável para um homem de 26 anos.

Podemos argumentar que jogar numa Liga que não lhe dá competitividade lhe tirou intensidade, afinal, quem é que em França faz pressão alta sobre o PSG?

Para um médio, intensidade é tudo, a menos que sejamos um Barça ou um City que consegue ter 70 a 80% de posse de bola e consegue cortar toda a luta dividida a meio campo  ;)

E concordo que o Daniel Bragança ainda vai a tempo de evoluir o físico, mas infelizmente Portugal ainda está muitos passos atrás no desenvolvimento físico dos atletas em comparação com outros Países. Exemplos? Futre, Figo, Rui Costa, Sérgio Conceição, Cristiano, Nani, até o Cedric!!! Tudo o que vai lá para fora consegue meter kgs e mais kgs de massa muscular sem perder agilidade e velocidade.

Basta ver como nós não conseguimos fazer isso com jogadores como André Martins, Adrien, Geraldes...até o William não conseguia ganhar músculo caramba, e tem genética que permitiria isso facilmente...
“Um grande clube, tão grande como os maiores da Europa.”