Football Manager 2019

Malta, alguém me pode explicar porque é que os meus FM's 2014 e 2018 estão a atualizar? O 2019 ainda percebo, agora o 2014 e o 2018...
Recebi proposta irrecusável pelo mercenário do Bruno Fernandes.
Alguma sugestão de algum bicho para MC ofensivo (CJA)?

Vou rodando com alguns miúdos da Academia, mas preciso de um patrão para o imediato.

The past is now part of my future,the present is well out of hand Ian Curtis, Heart and Soul
Eu também "comprei" o fm 2019 há uns tempos, e comecei com o FC twente, um clube sem dinheiro e na 2 divisão holandesa, com o desafio de voltar a ser campeão.

Aqui é com o Coventry City  :mrgreen:. Sem dinheiro, sem jogadores (p.ex. sem extremos/pontas), situação directiva complicada e assinar contratos apenas até 2020. E eu sem tempo para estas coisas de jogos!  :lol:

Jogando com o Sporting e com o Derby, nunca consegui nenhum sistema que rentabilizasse essa posição, principalmente como CJA. MO ainda vá lá, por causa dos remates fora da área. Mas muito pouco.  :inde:
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Já sou heptacampeão. Tenho o meu melhor PL de sempre num FM, já marcou mais de 40 na liga em 32 jogos. Jogo em 4-2-4 com um avançado recuado e um PL fixo.

Exigência máxima rumo ao 7° lugar!

Vou rodando com alguns miúdos da Academia, mas preciso de um patrão para o imediato.

Tenta o empréstimo do F0den. Que máquina!
Já sou heptacampeão. Tenho o meu melhor PL de sempre num FM, já marcou mais de 40 na liga em 32 jogos. Jogo em 4-2-4 com um avançado recuado e um PL fixo.

Confirmas portanto que o futebol é fácil!?

Sent from my ONEPLUS A5000 using Tapatalk

Confirmas portanto que o futebol é fácil!?

Sent from my ONEPLUS A5000 using Tapatalk
Fácil, fácil. Acabei de ganhar a minha primeira Champions

Vou reanimar o tópico, que isto de duas semanas sem novo comentário não faz bem à saúde.

Comecei um novo save, numa espécie de "e se fosse eu em vez do Keizeiro". Logicamente, comecei o save nos primeiros jogos de Champions, não exatamente na altura que o Keizer assumiu funções, mas próximo da data das eleições.

Antes de pensar em formações e instruções, despachei B. César, Misic, Castaignos e outros, faturando pouco mais de 5M€ contando com objetivos. Ninharias, portanto, mas não faz grande diferença porque estavam a mais, simplesmente.

Comecei por usar uma formação típica, 433 com um Inside Forward / Advanced Playmaker em suporte num lado e um Extremo a atacar do outro, B. Fernandes como AP no meio a atacar ou defender dependendo do adversário, Wendel como B2B, Gudelj ou Battaglia como Defensive Mid/Anchor Man/Ball Winning Mid e na frente o Dost, que não serve para nenhum papel em específico mas fui utilizando como Advanced Forward, Target Man e Poacher.

Isto com uma versão bastardizada de Wing Play, ritmo baixo, passes mais curtos, overlap dos laterais, linha defensiva baixa e zona de pressão baixa também.

A primeira coisa que vi é que quando se usa um AP e um B2B ao mesmo tempo é que estes ficam sempre completamente separados do médio mais recuado. Reparei, mas não corrigi porque estava a marcar 2-3 golos por jogo em média, apesar de ter pouca posse de bola e poucas CCC. Continua a saga dos 30 remates 2 golos.

A segunda coisa que vi é que se tenho Extremo de um lado, ele nunca espera pelo lateral e portanto ter ou não ter lateral vai dar ao mesmo quando ataco. Assim que pega na bola é para correr com ela até à linha de fundo, talvez até para lá da linha de fundo. Nunca mais.

A certo ponto, depois de um empate com o Aves na Taça da Liga quase em janeiro, decidi experimentar Gegenpress. Voltei quase à estaca zero, 4231 ou 433 com IF de cada lado - Nani/Jovane/Acuña (sim, também funciona porque o génio que fez scouting para o FM decidiu que ele devia ter o PPM de cortar para dentro) à esquerda e Raphinha/Nani/Mané à direita.

Mudei os CWB para WB porque o Dost precisa de muitos cruzamentos e os CWB gostam de fintar meia equipa antes de cruzar. Continuo sem saber que instruções dar ao Dost, das pré-definidas. Agora jogam o Battaglia e o Sturaro a BWM e B2B, respetivamente - Wendel no banco, Gudelj também - e B. Fernandes como médio ofensivo.

Consegui começar o mês de janeiro com apenas dois empates no campeonato (porto fora, belenenses em casa) e acabar com a primeira derrota nas competições nacionais (benfica fora para uma eliminatória da Taça de Portugal), mais um empate no campeonato (nacional fora) e a Taça da Liga conquistada, curiosamente, tal como fora do FM - penalties contra o braga e penalties contra o benfica (viviano na baliza, reinan na bancada).

Liga Europa foi demasiado tremida para o meu gosto e estive dependente do Sevilla (que passou em 1º) ganhar ao U. Craiova ou empatar no último jogo da fase de grupos. Por sorte ganharam, 3-6, mas se tivessem empatado também passava por golos marcados. Incrível como empatei 2 vezes contra o Craiova, 1-1, ambos jogos em que dominei completamente a estatística (13 remates à baliza contra 2 deles no jogo fora e 10-2 no jogo em casa)

Calhou-me o AC Milan.  ^-^

Aberto o mercado, vendi o Jefferson e o Ristovski - o primeiro porque tinha o Acuña e o Lumor e porque foram 2M€, o Ristovski por parvoíce minha que decidi pedir 7.5M€ +2M€ e a proposta foi aceite imediatamente. Lá tive de ficar com o Gaspar a titular e o Thierry como backup. Também apareceu uma proposta pelo B. Fernandes, cerca de 30M€.

Por curiosidade fiz save-scum para ver até onde o Bayern esticava a corda pelo B. Fernandes, e mesmo depois de pedir 20M€ + 80M€ em prestações eles aceitaram. Óbvio que não tinha intenção nenhuma de vender o melhor jogador e Team Leader do plantel no mercado de inverno, independentemente do que me pagarem, sem ter qualquer alternativa credível, por isso voltei atrás no save (não é batota, juro).

Entretanto voltou o Alan Ruiz a dizer que sentia que já estava 'para lá do nível do clube' e queria 'dar o salto'. Acabou vendido por 10M€+3M€ em objetivos ao Young Boys.

Com o guito do mercado e com a folga no orçamento para salários, tentei ir buscar o Almirón (apareceu-me nos relatórios dos olheiros, vi que tinha cláusula de 7.25M€, 4*, no brainer) e o Brenner. O primeiro correu na perfeição. O segundo, para além de ter levado o mercado inteiro comigo a fazer pressão, acabou mal porque deleguei para o Director Desportivo. Para além de custar 12M€, como seria de esperar, o Viana fez m**** e ofereceu-lhe um contrato de 1.5M€ p/ano com mais uns quantos bónus, comissões de 3M€ ao todo e, para 'completar o ramalhete', estatuto de 'Key player'.

Porquê? Porque eu tinha delegado como 'Top Target'. Sabia lá eu que top target não era só para fazer comichão ao jogador para ele querer sair do clube. Depois de todas as minhas propostas de 500k, o Brenner já estava farto do São Paulo. Imagino eu que ele tenha tentado fazer aqueles ultimatos ao manager do clube, tipo "ah e tal, alguma vez vão oferecer mais do que 2M€ por mim? Se não aceitares a proposta de 500k do Sporting CP... faço birrinha!"

Enfim, como o Viana já tinha prometido o estatuto, não consegui alterar e cancelei a negociação. Nunca na vida ia ter dois 'Key Players' para a mesma posição, primeiro porque não faz sentido, segundo porque não faz sentido e terceiro porque para além de não fazer sentido ia dar problemas no balneário especialmente pelo salário alto. Já o Acuña e Raphinha tinham começado a barafustar porque recebem pouco quando ainda têm três anos de contrato, tive que acalmar a coisa e fazer-lhes a vontade - afinal, são titulares absolutos.

Então a única contratação que fiz foi o Almirón, para o caso do Bruno Fernandes se lesionar. Foi a meio de janeiro, ainda antes da final da Taça da Liga (p0-0 contra o benfica), para o ter já em condições para a semana da eliminatória contra o Milan, que só por acaso ficou intercalada por um fim-de-semana de jogo contra o porto, atual segundo classificado.

Como já seria de esperar do FM, Bruno Fernandes lesionou-se num jogo do campeonato, Almirón no jogo seguinte. Gudelj também no estaleiro, ficam disponíveis Wendel, Sturaro, Battaglia, Petrovic, R. Barbosa e D. Bragança. Ainda assim, as casas de apostas davam-me como favorito, talvez porque ainda não perdi para o campeonato. Ainda assim, na Liga Europa tinha até ao jogo com o Milan apenas 2 vitórias em 6 jogos, 9 golos marcados e 7 sofridos, um registo negativo apesar da qualificação.

Surpreendentemente, a alternativa que arranjei funcionou bem contra o Milan: Battaglia a BWM(d), Wendel a B2B e Sturaro a BWM(s), todos na mesma linha do meio campo. Acuña a IF à esquerda e Raphinha à direita.

Meio campo de combate, bloco baixo, passes curtos, jogar pelos flancos, um Gegenpress bastardizado a anular completamente o Milan na primeira parte, o suficiente para um 3º golo na 2ª parte matar o jogo e talvez até a eliminatória.

Talvez por sorte, talvez fruto de uma boa decisão, talvez porque o Gegenpress é OP quando se lhe junta um meio campo com índice de trabalho, velocidade, pulmão e agressividade (Sturaro e Battaglia):

3-0, um resultado perfeito para o que eu esperava, que seria sofrer golos e ver muitas defesas do Donnarumma, visto que senti dificuldades contra benfica, porto e Sevilla. Mas também é verdade que foi a primeira vez que experimentei jogar sem um playmaker e três tratores (o Wendel não tanto) no meio campo.

Fica então perfeitamente alcançável a próxima eliminatória da Liga Europa, o 1º classificado segue com 9 pontos de avanço para o embate em casa com o 2º classificado e já com um título conquistado.

Shoutout para os jogadores do plantel que eu não esperava que fossem grande coisa no FM: Lumor, Sturaro, Battaglia.

Lumor:

Para ser sincero, se visse um jogador com esses atributos num relatório de scouting, dispensava imediatamente, principalmente pelos atributos mentais (antecipação, compostura, decisões, concentração, posicionamento, trabalho de equipa baixos). Ao que parece, agressividade (16), bravura (15), índice de trabalho (14) e atributos físicos (15/16) compensam pela falta de outras competências no FM 2019.

Só comecei a usá-lo como titular mais tarde porque o Jefferson e o Acuña eram melhores opções pelos atributos técnicos e mentais/tácticos, agora arrependo-me de não o ter feito mais cedo. Lumor = futuro da lateral esquerda assegurado.

Sturaro:

Alguns atributos mentais excepcionais (agressividade, bravura, índice de trabalho, trabalho de equipa, determinação), outros menos impressionantes (pouca concentração) e muito sólido fisicamente (destaque para resistência e força a 16). Não há muito mais a dizer, porque domina completamente o meio campo como B2B ou BWM. Infelizmente não o vou conseguir manter.

Battaglia:

Basicamente é um Sturaro um pouco menos sólido fisicamente mas superior em quase tudo o resto. Tal como o Sturaro, é imprescindível no meio campo pelo menos um deles jogar, porque para além de serem máquinas destruidoras de jogo dão uma perninha a reciclar a posse de bola e de vez em quando marcam golos.

Como observação, o treino está completamente diferente (para melhor) este ano, as dinâmicas de balneário estão excelentes (já vem de versões anteriores) e Tactical Induction aos estilos de jogo pré-definidos foi uma boa aposta para ajudar o pessoal que não sabe muito bem o que escolher ao começar. O jogo dá cada vez mais informação e detalhe e isso é positivo sobretudo pela maneira como a informação é apresentada - muita da informação essencial é quase de leitura obrigatória pelo design, enquanto a informação aprofundade fica guardada e pronta para ser explorada pelos entusiastas. Continuo a achar aborrecido ver 10 remates à baliza  produzirem apenas 1 golo em muitos jogos. O Dost raramente marca golos em cruzamentos (boa parte são de penalty), mas olhando para época do holandês fora do FM não me posso queixar de falta de realismo :lol:.

Para terminar, os prints da época até agora:

« Última modificação: Fevereiro 18, 2019, 03:52 am por aldo118800 »
Dost num gegenpress é muito fraquinho. O pior é que é complicado despachá-lo na primeira época.
Não sei bem que gajos contratar. Mas também não tenho muito tempo para explorar. Isto é mais uma brincadeira com um amigo que me emprestou o jogo e pediu para tratar das correcções à BD e da artilharia toda do jogo: gráficos, database, foto do treinador, nomes de equipas e ligas, etc. :lol:

Adquiri uma porrada de jogadores, mas a esmagadora maioria para a B (sim, criei equipa B, até por causa de uns boatos sobre a sub23). Para a A apenas o Xadas (que até tem passado mais tempo a jogar pelas reservas que na A), o Polenta (substituto do Mathieu) e o Lucas Lima emprestado, mas nem era necessário que o Jefferson só sai em Janeiro e já tenho lateral para esse dia (Ayrton Lucas). Na B destacaram-se o Gnoukouri (entretanto emprestado ao Moreirense no último dia, onde até tem jogador bem), o Germán Ferreyra (que a continuar assim ainda me vai valer umas massas, tem muitos interessados na 1ª Liga), Ruan Café e Douglas (ambos avançados).   Jogadores que aconselho a quem queira começar com uma equipa de baixo da tabela.

No jogo, em 4231, os melhores são o Acuña (o melhor até agora), Wendel, Gudelj e Mathieu. O B. Fernandes não joga um cu e só da ares de jogador quando passo para 4141. Dost, Nani e Raphinha não estão grande coisa. Aliás, acho que isto é mesmo desafiante, provavelmente pelos treinos, que demoro a dominar. A minha equipa domina os jogos, tem média de remates/jogo acima dos 20, 60% média de acerto na baliza e o meu resultado mais habitual é 2-1. A seguir é o 1-0. Só por 3 vezes ganhei por 2 ou mias de diferença.

na equipa técnica fui buscar o Wouters para adjunto, Bergkamp, Irrera e Leitão para preparadores, Chanov para treinador de GR, que das duas uma: ou é muito fraquinho ou não faz milagres, que eu sofro golos muito estúpidos. Viviano, Coates, Sturaro e Jovane só serão opções lá para Novembro, não jogaram ainda.

Em vendas, um absurdo: Marcelo 7 milhões (Jiangsu, fica até Janeiro), Bruno César 2,1 milhões (Guingamp), Jefferson 2 milhões (Newcastle, fica até Janeiro), Petrovic 1,9 milhões (Al-Ahli) e Castaignos 0,45 milhões+objectivos (Ipswich).

A sub23 anda muito mal, não percebo as escolhas do José Lima, chegaram a estar em 13º e a 14 pontos do 1º!  MAs na verdade também não arranjo grande coisa melhor. Provavelmente terá que ver com um erro que não corrigi, as suas preferências quanto a cargos. Não tem lógica ter preferência como treinador tão baixa e isso pode afectar a sua capacidade. Se bem que não mudaremos, porque na realidade as coisas também não carburam. Lá está, o Max nunca joga, está sempre no banco.  :inde:

Como criaste uma equipa B no Sporting? Já tentei encontrar algo que permitisse isso e não consegui..
Nós somos da raça que nunca se vergará.
Não sei bem que gajos contratar. Mas também não tenho muito tempo para explorar. Isto é mais uma brincadeira com um amigo que me emprestou o jogo e pediu para tratar das correcções à BD e da artilharia toda do jogo: gráficos, database, foto do treinador, nomes de equipas e ligas, etc. :lol:

Adquiri uma porrada de jogadores, mas a esmagadora maioria para a B (sim, criei equipa B, até por causa de uns boatos sobre a sub23). Para a A apenas o Xadas (que até tem passado mais tempo a jogar pelas reservas que na A), o Polenta (substituto do Mathieu) e o Lucas Lima emprestado, mas nem era necessário que o Jefferson só sai em Janeiro e já tenho lateral para esse dia (Ayrton Lucas). Na B destacaram-se o Gnoukouri (entretanto emprestado ao Moreirense no último dia, onde até tem jogador bem), o Germán Ferreyra (que a continuar assim ainda me vai valer umas massas, tem muitos interessados na 1ª Liga), Ruan Café e Douglas (ambos avançados).   Jogadores que aconselho a quem queira começar com uma equipa de baixo da tabela.

No jogo, em 4231, os melhores são o Acuña (o melhor até agora), Wendel, Gudelj e Mathieu. O B. Fernandes não joga um cu e só da ares de jogador quando passo para 4141. Dost, Nani e Raphinha não estão grande coisa. Aliás, acho que isto é mesmo desafiante, provavelmente pelos treinos, que demoro a dominar. A minha equipa domina os jogos, tem média de remates/jogo acima dos 20, 60% média de acerto na baliza e o meu resultado mais habitual é 2-1. A seguir é o 1-0. Só por 3 vezes ganhei por 2 ou mias de diferença.

na equipa técnica fui buscar o Wouters para adjunto, Bergkamp, Irrera e Leitão para preparadores, Chanov para treinador de GR, que das duas uma: ou é muito fraquinho ou não faz milagres, que eu sofro golos muito estúpidos. Viviano, Coates, Sturaro e Jovane só serão opções lá para Novembro, não jogaram ainda.

Em vendas, um absurdo: Marcelo 7 milhões (Jiangsu, fica até Janeiro), Bruno César 2,1 milhões (Guingamp), Jefferson 2 milhões (Newcastle, fica até Janeiro), Petrovic 1,9 milhões (Al-Ahli) e Castaignos 0,45 milhões+objectivos (Ipswich).

A sub23 anda muito mal, não percebo as escolhas do José Lima, chegaram a estar em 13º e a 14 pontos do 1º!  MAs na verdade também não arranjo grande coisa melhor. Provavelmente terá que ver com um erro que não corrigi, as suas preferências quanto a cargos. Não tem lógica ter preferência como treinador tão baixa e isso pode afectar a sua capacidade. Se bem que não mudaremos, porque na realidade as coisas também não carburam. Lá está, o Max nunca joga, está sempre no banco.  :inde:

Como criaste uma equipa B no Sporting? Já tentei encontrar algo que permitisse isso e não consegui..
Tens PM
"Eu posso não ter escrito SPORTINGUISTA na testa mas tenho no coração"

Lloris; Pavard, Varane, Umtiti, Hernández; Kanté, Pogba, Matuidi; Mbappé, Griezmann, Giroud; Tolisso, N'Zonzi, Fekir - Merci (15/07/2018, Moscou)
Caminho para a quinta temporada. Depois de duas épocas a seco (ganhei apenas a Taça da Liga nos dois primeiros anos), lá ganhei o campeonato. Na terceira temporada foi com 4 pontos de avanço sobre os lampiões, nesta última temporada já foi mais renhido e acabei com 88 pontos, os mesmos que o porto (venci 1-3 no dragão e empatei 1-1 em casa).

Na Champions consegui chegar aos quartos de final. Nos oitavos arrumei o Napoles (1-1 lá, 1-0 em Alvalade) e depois calhou-me o Barcelona. Ganho 3-0 em casa e consigo ir perder 4-0 a Camp Nou. :inde:

A minha de momento: Gudiño, Bustos, Djalo, Kherer, Marcelo, Bragança, Gravenberch, Neres, Xadas, Marin, Brenner

Na baliza tenho o Gudino e um regen que será monstruoso. Tem 20 anos, já joga pela seleção sérvia, mais jogo menos jogo e assume no onze titular.

Na direita, o Bustos é simplesmente fenomenal. Das melhores contratações que fiz. Está por cá há 3 anos e melhora época após época. Ainda neste temporada conseguiu bater o recorde de pontuação média que havia no clube. Para suplente tenho o Tierry (que tem a vantagem de jogar nos dois lados) e um regen que está a crescer nos júniores/sub23.

No centro da defesa, tenho o Djalo que é cobiçado por meio mundo (11 golos que fez este ano!) e o Kherer que está cá no segundo ano (este a época passada emprestado e agora fui buscá-lo em definitivo por 14M€). Uma dupla muito boa mesmo. Para suplentes, tenho o Rego que é formado no clube e um regen que também promete muito.

Na esquerda, depois de ter vendido o Biraghi (excelente lateral), fui buscar o Marcelo. Estava na lista de dispensas do Real Madrid e vi ali uma boa oportunidade para ter um jogador que tivesse impacto imediato. É o jogador que recebe mais no clube e já tenho índices físicos que deixam um pouco a desejar mas serve, até porque o suplente é também um regen que está muito verdinho.

No meio, Gravenberch, Bragança, Ghedouzi (emprestado mas vou contratá-lo agora a custo 0) e um regen são o meu quarteto. Vendi o Wendel por 60M€ para o Tottenham e fui buscar o Gravenberch por 11M€. Que máquina! Com 19 anos já tem um perfil/rendimento assustador.

A 10 tenho o Xadas e o Lee Kangin que fui buscar ao Valência. Depois de uma época que tive o F0den emprestado a partir tudo, estes dois ficam um pouco aquém, o que acaba por ser natural.

A avançado interior do lado direito tenho o Neres e um regen que será um dos melhores do jogo, certamente. O Neres é fantástico e marca imenso golos (quase todos de fora da área).

Na esquerda, Marin e Rodrygo emprestado pelo Real Madrid. O Marin tem imenso potencial (e é super barato) mas oscila bastante. Tanto faz grandes jogos como tem jogas da treta. O Rodrygo era mais regular. Ainda assim, foram alternando durante a época. Tenho também o Diogo Brás que passou a temporada lesionado. Engraçado que aceitei uma proposta de 40M€ por ele do Southampton e ele rejeitou.  :inde:

Por fim, na frente de ataque tenho o Brenner, Piatek e um regen a crescer. O Brenner fez, finalmente, uma temporada como se exigia. Marcou quase 50 golos, melhor marcador da Champions e do Campeonato, ganhou a Bota de Ouro e tem imensas equipas atrás. O Piatek pouco jogou e, naturalmente, pediu para sair.

Algumas curiosidades:
- Bruno Fernandes vendi-o para o Liverpool por 65M€ mais uns objetivos que podem dar 80M€.
- Raphinha vendi-o na terceira temporada para o Leipzig e na época a seguir foi para o PSG por 60M€.
- O Stones foi do City para o Real Madrid pela "módica" quantia de 218M€!!! O Isco para o United por 138M€, o Dybala para o City por 150M€, enfim. É cada negócio maluco. Já me apercebi que devo pedir sempre imenso dinheiro a equipas inglesas (Rúben Dias, Grimaldo, Felix, Bruno Fernandes, Wendel, tudo jogadores que estão no United e no Liverpool e foram todos contratados por preços altíssimos) e aos dois grandes de Espanha.
- Tentei contratar o CR a custo zero mas acabou por rejeitar o salário. Queria vir mas pedia 3M€ por mês e eu só podia dar 1M€, mesmo oferecendo 14M€ de prémio de assinatura (e ele só pedia 10M€). Depois disso, acabou por renovar com a Juve.

Vou agora para a quinta época que terá a particularidade do Mundial no Qatar que irá influenciar no natural decorrer da época. Pelo que já li, a segunda metade da época é praticamente toda disputada de 3 em 3 dias e convém ter um plantel extenso.

EDIT: para além do Ghendouzi, também vou buscar o Rashford e o Alena a custo zero.
« Última modificação: Fevereiro 20, 2019, 22:38 pm por Pedro Gomes »
Não tenho jogado, mas tenho que partilhar um screenshot do meu actual PL. Nunca tive um PL tão bom como aquele, é ridiculo.
Boas!

Estou a meio da 5ª época, e este é o meu resumo. Principais transferências, títulos e curiosidades.
Continua a ser fácil fazer grandes planteís. Uma boa técnica é investir em jovens promessas e emprestar. Basicamente os valores de empréstimos pagam a compra (ou grande parte) do jogador e depois ainda pode-se vender caro. E o campeonato nacional continua a ser razoavelmente fácil de limpar. Agora cheguei a uma altura em que não está a dar-me grande pica (comecei outro save desempregado). Talvez seja do ataque que tenho  :lol:.

Melhor compra: Pietro Pellegri. Máquina! Máquina! Máquina! Se continuar a jogar este save deverá dominar tudo.

Tácticas: 424, 4132 e 4123.
Títulos (4,5 épocas): 4 Campeonatos, 3 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga, 4 SuperTaças e Finalista da Champions.

Para quem tiver curiosidade, aqui vai testamento!  ;D

- ÉPOCA 2018|2019 -
Compras Total 17M
Nelson Monte (Rio Ave) 1,5M | D. Valente (Estoril) 850m | Driussi (Zenit) 16,25M + Montero + Misic | Mário Ferreira (Vitória G.) 500m | Gabriel Barbosa (Inter) Emp. | Chicharito (West Ham) Emp | Juan Mata (Manchester) Emp

Vendas Total 64M
Castaignos (Monarcas) 750m | André Pinto (Wolves) 5M | Bruno César (Nantes) 2,1M | Jefferson (Bordeaux) 1,7M | Montero (Zenit) | Misic (Zenit) | Petrovic (Chongqing) 1,8M | Bas Dost (Arsenal) 60M

Titulos
Vencedor Campeonato | Vencedor Taça Portugal

Curiosidades
Vencedor Liga Revelação | Jovane (Golden Boy 2018)

- ÉPOCA 2019|2020 -
Compras Total 75M
André Pereira (Man Utd) Free | Cosimo Da Graça (Palermo) 1,5M | Rajkovic (Maccabi) 3,5M | Nakajima (Portimonense) 5,5M | Brenner (São Paulo) 8,5M | Livakovic (Dinamo Zagreb) 2,1M | Luiz Filipe (Lazio) 22,5M | Edouard (Celtic) 22,5M | Pietro Pellegri (Monaco) 17M | Kurzawa (PSG) Emp

Vendas Total 44,5M
Alan Ruiz (west Ham) 7M | Diaby (Rubin Kazan) 4,5M | J. Silva (Frosinone) 4,3M | Mattheus Oliveira (Granada) 3,7M | Carlos Mané (Koln) 4,8M | Mathieu (Seattle) 1,6M | Marcelo (Aston Villa) 12,5M | Lumor (Hertha) 5M | Viviano (Cagliari) 1,4M | Palhinha (Betis) Emp 225m/mês

Titulos
Vencedor Campeonato | Vencedor Taça Portugal | Vencedor Supertaça | Finalista Taça Liga

Curiosidades
Vencedor Liga Jovem UEFA | Pellegri (FIFA Best U21 Player)

- ÉPOCA 2020|2021 -
Compras Total 61M
Rafa Soares (Vitória G.) 6,5M | Pione Sisto (Celta) 17M | Serge Aurier (Tottenham) 18M | Rojo (Man Utd) Emp | Matic (Man Utd) Emp | Matheus Henrique (Grémio) 8M | Shepelev (D. Kiev) 18,5M

Vendas Total 99M
Bruno Gaspar (West Ham) 15,25M | Geraldes (Bologna) 9,5M | Gelson Dala (Werder Bremen) 8,5M | Nani (Fenerb) 6,25M | Palhinha (Lyon) 9,5M | Nelson Monte (Frankfurt) 5,25M | Brenner (Bologna) Emp 250m/mês | D. Duarte (Werder Bremen) 5M | Iuri (Stuttgart) 19,25M | Battaglia (Monterrey) 25M

Titulos
Vencedor Campeonato | Finalista Champions | Vencedor Taça Portugal | Vencedor Supertaça | Vencedor Taça Liga

Curiosidades
Vencedor Sub19 | Pellegri (FIFA Best U21 Player) | Pellegri (Golden Boy 2020)

- ÉPOCA 2021|2022 -
Compras Total 129M
Rojo (Man Utd) Free | Lainez  (América) 8,5M | Luiz Henrique (Grémio) 14M | Cucin (Partisan) 1,3M | Julian Weigl (Man City) 18M | Sergio Rico (Sevilla) 22,5M | (Regen) Quiñones (Colo-colo) 3,8M | Mitryushkin (Sion) 7M | Saúl (PSG) Emp | Julian Draxler (PSG) 36,5M | João Mário (Inter) Emp

Vendas Total 175M
Shepelev (Fulham) 30,5M | Livakovic (West Brom) 30,5M | André Pereira (Fiorentina) 30M | Brenner (Rio Ave) Emp 250m/mês | Driussi (Inter) 60M | Rajkovic (Espanyol) Emp 250m/mês | Matheus Pereira (Deportivo) Emp 250m/mês | João Queirós (Leipzig) 15M | Marco Túlio (Reims) 4,1M | Mário Ferreira (Cagliari) Emp 250m/mês | Cucin (Schalke) Emp 250m/mês | Diogo Brás (Leverkusen) Emp 250m/mês | Sisto (Espanyol) Emp 250m/mês

Titulos
Vencedor Campeonato | Finalista Taça Portugal | Vencedor Supertaça

Curiosidades
Vencedor Liga Revelação | Vencedor Sub19 | Pellegri (FIFA Best U21 Player) | Pellegri (FIFA Team of The Year) | Pellegri (Golden Boy 2021)

- ÉPOCA 2022|2023 (a 3 de janeiro) -
Compras Total 202M
(Regen) Gountelitsas (Olympiakos) 10,75M | (Regen) Patric Roca (Stade Rennais) 27M | Exequiel Palacios (PSG) 17,5M | Ajer (Bayern) 38M | Sehovic (Partizan) 1,5M | Martial 65M | Gabriel Jesus 60M

Vendas Total 220M
Sisto (Espanyol) 26,5M | Matheus Henrique (Altético Madrid) 27M | Pedro Marques (Leicester) 10,5M | Miguel Luis (Augsburg) 5,75M | Brenner (FC Union) Emp 250m/mês | Ristovki (Sion) 8,5M | Rojo (Espanyol) 3,9M | Acuña (Watford) 20M | Pedro Ferreira (Barnsley) 3,9M | Lainez (Chelsea) 40M | Bruno Paz (Atalanta) 2,8M | Edouard (Schalke) 45M | Nakajima (Lazio) 30M | Rajkovic (Cagliari) Emp 250m/mês | Mario Ferreira (Freiburg) Emp 250m/mês | Diogo Brás (Mainz) Emp 300m/mês

Titulos
Vencedor Supertaça

Curiosidades
Equipa Tipo Atual:
Sergio Rico, Serge Aurier, Coates, Luiz Filipe, Rafa Soares, Julian Weigl, Wendel, Bruno Fernandes, Draxler, Martial, Gabriel Jesus.
Banco: Mitryushkin, Ajer, Bragança, Palacios, Raphinha, Mitrovski, Pellegri

Finanças Atuais
102M (Global / 50M (Trans) / 8,9M (salários)

Ranking UEFFA 11º
Dost num gegenpress é muito fraquinho. O pior é que é complicado despachá-lo na primeira época.

Decidi pô-lo como Target Man e esteve bastante bem na 2ª metade da época,  na Liga Europa então:

-1G vs Milan (casa, 3-0)
-2G vs Milan (fora, 3-3)
-1A vs Monaco (casa, 2-0)
-0G vs Monaco (fora, 0-1)
-2G vs Rennes (fora, 1-3)
-1G 2A vs Rennes (casa, 4-0)
-0G vs Leipzig (fora, 1-1)
-1G vs Leipzig (casa, 2-0)
-2G vs Chelsea, 1 de penalty (final, derrota por 4-2)

Uma Liga Europa quase perfeita, sem golos sofridos em casa nas rondas a eliminar! Alvalade é uma fortaleza.

Os 26.5M€ são na verdade 26.5M€ + 8M€ por objetivos.

Acabei em 1º, com menos de 2 golos marcados por jogo (1.82) e menos de 0.5 golos sofridos (0.44), 28 vitórias e 5 empates (89 pts). Principalmente porque o porto se foi abaixo e a partir daí a pressão era quase nenhuma, podia rodar a equipa sem problemas e ganhar na Europa e no campeonato semana após semana.

O nacional foi a única equipa a conseguir vencer-me, mesmo antes do jogo contra o slb que foi também três dias antes da final da Liga Europa (obrigado FPF).

Resto das transferências até agora após final da época:

Escondidos estão o empréstimo do Kiki para o Famalicão, venda do André Geraldes para o Guimarães por 850m€ + 350m€ de objetivos, empréstimo do Demiral para o Marítimo com verba mensal de 40m€ e Ivanildo Fernandes para o Belenenses.

Vou ter 260m€ a entrar mensalmente pelos empréstimos.

Tenho um plantel enorme, o que vai ser um problema.

GR: Viviano, Pedro Silva, Max

Aqui faz pouca diferença, porque a bola nem sequer chega perto da baliza 8)

DE: Acuña, Lumor, P. Empis

O Lumor e o Acuña dividem minutos (Acuña dá perninha a extremo), Empis está lá só porque tem 3* no potencial. Estou a tentar livrar-me do Acuña, mas como o Empis ainda é fraquito, vou fazer mais uma temporada com Acuña e Lumor.

DC: Coates, Mathieu, A. Pinto, Marcelo, Domingos Duarte

O Coates quer sair e fez birra quando rejeitei uma proposta de 20M€ por ele (20M€ é o valor que a aparece no perfil dele, portanto sendo também o melhor central e Team Leader, obrigado mas não vendo).

O Mathieu está a perder qualidade a pique, tanto que esta época já deve ser a última (nem para suplente vai servir daqui a um ano, com 8 de aceleração e velocidade :sick: ). A. Pinto e Marcelo são bons suplentes, mas só.

O objetivo é manter o A. Pinto e o Marcelo mais um ano e a esperança é que o Domingos, Demiral e Ivanildo cresçam o suficiente para serem primeiras opções na época seguinte.

DD: Bruno Gaspar, Thierry Correia, Mama Baldé

Duas opções razoáveis (Gaspar e Baldé), uma com futuro (3/4* de potencial, não sendo uma medida absoluta é um bom indicador). Até vendia já o B. Gaspar se aparecesse uma boa proposta, visto que o Baldé tem melhores atributos físicos e ainda vai a tempo de melhorar um pouco.

MD: Matheus Fernandes, Wendel

Apenas o Matheus Fernandes é médio defensivo. A formação também não conta com médios defensivos, mas o backup é o 4-1-4-1 DM Wide (o 4-3-3 com médio defensivo), portanto dá jeito ter dois jogadores que façam a posição.

MC: B. Fernandes, Almirón, Geraldes, Gauld, R. Barbosa

5 opções para 2 posições. Falta-me músculo no meio campo (vendi o Battaglia, Sturaro não aceitou baixar o salário para 3.5M€ mas depois assinou pelo Celta a ganhar 2.3M€ anuais, Gudelj estava com 20M€ de valor de mercado :lol:), os únicos com bons atributos físicos e mentais (índice de trabalho, agressividade, bravura, força e resistência) são o B. Fernandes, Wendel e Matheus Fernandes, que serão os titulares habituais por isso mesmo, mas ainda assim muito abaixo do que havia com Sturaro e Battaglia.

O R. Barbosa também tem alguns atributos razoáveis, mas falta-lhe a força. Ao Almirón falta força, agressividade e bravura. Ao Geraldes falta tudo. O Gauld tem só um pouco mais que o Geraldes em tudo, mas também não chega.

Idealmente, queria manter Matheus Fernandes, Wendel, B. Fernandes. Os restantes são para vender assim que atinjam o potencial.

EE: Nani, Jovane, Mané
ED: Raphinha, Iuri, M. Pereira

Não há muito a dizer. Desses 6, o que vai ser melhor jogador, pelo equilíbrio entre atributos físicos, técnicos e mentais, é o Jovane. O Matheus tem uma imensa falta de bons atributos mentais. O Iuri fisicamente é fraco. O Mané vale pela velocidade e um ou outro atributo mental (agressividade, índice de trabalho, sem bola e imprevisibilidade a 14/15), está no plantel mais para fazer número e algum dinheiro no final da época.

Vou tentar manter destes definitivamente o Raphinha e o Jovane. O Nani sai no final da época, o Iuri talvez saia dependendo daquilo que render visto que os atributos não são os melhores para o Gegenpress, o Mané sai se houver proposta perto do valor dele e o Matheus sai dependendo da evolução dos atributos mentais.

PL: Gélson Dala, Pedro Marques

Facilmente a posição mais carenciada, mas é também uma posição com dois jogadores com muito potencial. No entanto, preciso de um terceiro jogador, provavelmente será o Pedro Mendes. Fica uma frente de ataque medíocre, mas entretanto também já não há pressão para ser campeão e o Dala vai desenvolver mais rapidamente sendo titular. E com os atributos que tem (aceleração, agilidade e velocidade nos 16/15, antecipação, drible, técnica e sem bola nos 14/15, finalização, compostura e primeiro toque nos 13) não sei se não vai marcar uns golitos a mais do que seria de esperar para quem tem 2.5* de CA. Olhando para o PA de 3.5*, basta três ou quatro atributos subirem um ou dois pontitos e fica um bom avançado.

O Pedro Marques tem o potencial a 3/4*, portanto deve chegar ao nível do Aboubakar e Soares - atributos bem distribuídos, praticamente sem pontos fracos.
Vou para a minha quarta temporada e a minha estratégia tem sido cada vez mais apostar nos meninos da formação e recorrer cada vez menos a compras. Como é obvio nem todos estão prontos para assumir a titularidade portanto vou lançando-os aos poucos e recorrendo a empréstimos para que eles cresçam.

------------------------------------------------------

ÉPOCA 2018|2019

Compras
Xadas (2M), Dejan Joveljic (900m), Assane Gnoukouri (livre), Dominik Livakovic (4M), Francisco Trincão (1.2M), Stephen Eustáquio (4.5M), Kasper Dolberg (18,75M), Nicolás Fernandez (8M)
Total - 39,5M

Vendas
Romain Salin (1.5M), Jefferson (2.8M), Radosav Petrovic (2.9M), Luc Castaignos (625m), Bruno Cesar (2.5M), Jatobá (5m), Fredy Montero (1.9M), Josip Misic (3.2M), Marcos Acuña (28M), Carlos Mané (10.25M)
Total 54M

Titulos
Vencedor Campeonato
Vencedor Taça Portugal
Vencedor Taça da Liga

ÉPOCA 2019|2020

Compras
Pedro (16.5M), Riqui Puig (10M)
Total - 26.5M

Vendas
Marcelo (7.5M), Jonathan Silva (2.9M), Emiliano Viviano (575m), André Geraldes (1.3M), Nani (18M), André Pinto (15M com possibilidade de chegar a 19.5M), Fabrice Fokobo (15.25m), Assane Gnoukouri (525m), Wallyson (38.5m), Zacarias Faour (11m)
Total - 46M

Titulos
Vencedor Supertaça
Vencedor Campeonato
Vencedor Taça Portugal

ÉPOCA 2020|2021

Compras
Calum Chambers (8.75M), Rob Holding (10M)
Total - 18.75M

Vendas
Leonardo Ruiz (975m), Matheus Oliveira (3M), Alan Ruiz (3M), Diaby (3.2M), Mees de Wit (25,5m), Stefan Ristovski (18M), Jovane Cabral (45M + 30% futura venda), João Palhinha (15M), Sebastian Coates (empréstimo com valor obrigatório de 34M)
Total - 88M

Titulos
Vencedor Supertaça
Vencedor Campeonato
Vencedor Taça Portugal
Vencedor Taça da Liga

As stats no final desta época são as seguintes:

« Última modificação: Fevereiro 21, 2019, 15:07 pm por gonzalini »
"Para mim , o Sporting é como uma mulher que se ama logo à primeira vista. Um homem pode conhecer várias mulheres , mas há sempre ‘aquela’, a especial. Independentemente de ficarmos com ela ou não, lembramo-nos dela para sempre!" - Ivone De Franceschi
Pergunta de nabo.
Qual a diferença do touch para o “normal” ? Instalei, tenho dois logotipos. O branco que é o touch e da para abrir e o outro que é roxo e não abre.
8 de janeiro de 2023, assinalou-se o regresso de Cristiano Ronaldo ao clube! :mrgreen:

Tentei no ano anterior, mas acabou por rejeitar a proposta contractual e renovou pela Juve. Passado um ano, assinou mesmo. Nem quis esperar pelo fim da temporada e comprei-o logo por 4M€ para colmatar a saída do Brenner por 50M€ para o Borussia Dortmund.

Despachei também o Rashford para o Schalke. Eram os dois jogadores com o salário mais elevado (cerca de 1M€ por mês). O CR está a ganhar 1.7M€ mensais, mas vale a pena. Acredito que fará esta metade de época que falta e a próxima completa.
Alguém está disponível para partilhar o fm ou então vender por um preço razoável?

Estou farto de jogar a versão “cigana” sem o patch com actualizações. O motor de jogo mete nojo  >:D
Agora até à saída do novo jogo, irei treinar em Portugal. Já fiz um save parecido, numa equipa com mais estatuto, mas infelizmente acabei por sair, depois de os levar à primeira liga e ao 3 lugar na mesma, para o Braga, no seu ano centenário, tendo sido campeão lá. Estraguei o save.

Já joguei em todas as ligas possíveis e imaginárias, mas por causa do Varandas nunca treinei o Sporting Clube de Portugal, pois custa-me ser confrontado com perguntas sobre o nosso relacionamento e eu não quero fazer o mesmo que o JJ.

O ideal era treinar o Sporting Clube de Portugal, mas o @reaction acabou de assinar com o Sporting ideal. :lol:

Clube sem história, nunca ganhou um campeonato, subindo sempre de "empurrão", e agora irei fazer do Sporting, não é o de Portugal, mas sim o ideal  :lol:, um Clube de referência e um projeto para animar aqui a mala.

A única coisa que começei foi com a licença internacional ( é uma seca tirar licenças) e experiência de futebolista amador.

Caso será para dizer, fazer do Sporting, mas o ideal, GRANDE PELA PRIMEIRA VEZ!  :rotfl:

( Aguardem pelos próximos episódios, que ainda saem hoje ;) )