Sugestões, Observações e Comentários - Liga NOS 2018/19

https://www.zerozero.pt/player.php?id=398178

Um gajo com os números destes a abandonar o futebol por problemas cardíacos...  :-\

Já ando a preparar um post sobre as sugestões deste ano, amanhã já o coloco aqui

Especialmente a nível de laterais esquerdos, do que vi, estamos muito bem apetrechados este ano
Têm-se reforçado bem, os clubes da nossa Liga.

Estou muito curioso para ver como se portam o Makaridze (GR, Rio Ave), Dôdô (DD, Guimarães), Maras (DC, Chaves), Jambor (MD, Rio Ave), Eduardo Henrique (MD/MC, Belenenses), Ljujic (MC, Belenenses), João Carlos Teixeira (n10, Guimarães), Correa (n10/ext, Marítimo), Tabata (ext, Portimonense) e Nakajima (2av, Portimonense).

Penso que neste lote estão jogadores com capacidade para jogar num grande. Apesar do Jambor dever ter dificuldade para ganhar o lugar ao Tarantini (capitão...) e o Dôdô (muito novo!) ao Victor Garcia.

Estou a descontar os do Braga porque António Salvador, mas aí há o talento que se conhece, com o Matheus Magalhães (gr), Ailton (de), Novais (mc), Horta (ex), Xadas (10) e Paulinho (av) para mim a terem condições para jogar num grande. Não é por acaso que o ano passado ficaram a menos de meia dúzia de pontos de nós.

PS - Depois há outros jogadores que podem supreender. O Nélson Monte poderá ter a sua grande época de afirmação este ano, com a saída do Marcelo. O Marcão está mais maduro e aquele pé esquerdo nenhum central cá o tem (fora dos grandes + Braga). O Wesley Decas é novíssimo e já ouvi dizer que o Nacional conta com ele para defesa-esquerdo, mas tem todas as valências para se tornar um grande central canhoto por estes lados. O meio-campo do Chaves com o Eustáquio e o João Teixeira lado a lado promete. Há muitos 10 de talento, o Palocevic que veio para o Nacional tem pinta, o Chaby finalmente fará uma época inteira num clube e com um treinador à sua medida, o Pedro Nuno e o Tiago Silva podem surpreender em clubes mais pequenos. O Guedes em Guimarães e o Yusupha no Bessa podem também revelar-se bons pontas-de-lança numa época que será decisiva para as suas carreiras, depois de um primeiro ano promissor na época passada.

Diz-me lá o que achas @valhalla1312  :great:

Estou muito curioso para ver como se portam o Makaridze (GR, Rio Ave), Dôdô (DD, Guimarães), Maras (DC, Chaves), Jambor (MD, Rio Ave), Eduardo Henrique (MD/MC, Belenenses), Ljujic (MC, Belenenses), João Carlos Teixeira (n10, Guimarães), Correa (n10/ext, Marítimo), Tabata (ext, Portimonense) e Nakajima (2av, Portimonense).

Penso que neste lote estão jogadores com capacidade para jogar num grande. Apesar do Jambor dever ter dificuldade para ganhar o lugar ao Tarantini (capitão...) e o Dôdô (muito novo!) ao Victor Garcia.

Estou a descontar os do Braga porque António Salvador, mas aí há o talento que se conhece, com o Matheus Magalhães (gr), Ailton (de), Novais (mc), Horta (ex), Xadas (10) e Paulinho (av) para mim a terem condições para jogar num grande. Não é por acaso que o ano passado ficaram a menos de meia dúzia de pontos de nós.

PS - Depois há outros jogadores que podem supreender. O Nélson Monte poderá ter a sua grande época de afirmação este ano, com a saída do Marcelo. O Marcão está mais maduro e aquele pé esquerdo nenhum central cá o tem (fora dos grandes + Braga). O Wesley Decas é novíssimo e já ouvi dizer que o Nacional conta com ele para defesa-esquerdo, mas tem todas as valências para se tornar um grande central canhoto por estes lados. O meio-campo do Chaves com o Eustáquio e o João Teixeira lado a lado promete. Há muitos 10 de talento, o Palocevic que veio para o Nacional tem pinta, o Chaby finalmente fará uma época inteira num clube e com um treinador à sua medida, o Pedro Nuno e o Tiago Silva podem surpreender em clubes mais pequenos. O Guedes em Guimarães e o Yusupha no Bessa podem também revelar-se bons pontas-de-lança numa época que será decisiva para as suas carreiras, depois de um primeiro ano promissor na época passada.

Acho que está muito bom  :great:
Com vários jogadores que não conhecia, como o Jambor e, sobretudo, o Wesley Decas. É mais um a juntar à porrada de laterais esquerdos interessantes esta época.
E com a boa referência ao Tiago Silva, que a malta vai se esquecendo mas é um jogador do caraças !

Acho que está muito bom  :great:
Com vários jogadores que não conhecia, como o Jambor e, sobretudo, o Wesley Decas. É mais um a juntar à porrada de laterais esquerdos interessantes esta época.
E com a boa referência ao Tiago Silva, que a malta vai se esquecendo mas é um jogador do caraças !

O Wesley pelo que percebi no Nacional vai contar como defesa-esquerdo mas até aqui era sobretudo central. Parece-me que é aí que pode vingar, tem um físico do caraças e bons pézinhos.

Obrigado pá!
Dôdô vai ser a revelação da Liga NOS.

Que potencial!

"O Sporting tem os melhores adeptos do Mundo mas os piores sócios do Mundo porque são, constantemente, incapazes de decidir o melhor para o clube" PMR, 1/11/2018

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS! SPORTING SEMPRE!
Mais um emprestado... 6 jogadores do onze titular são emprestados/entulho dos tripeiros e lampiões.
Depois em vendas fazem pouco mais que nada...
Basicamente, do que vi até agora:

Guarda Redes:
Quentin Beunardeau:(Desportivo das Aves) É um miudo que prometia muito nos escalões mais jovens, contabilizando 41 internacionalizações pelos gauleses nesse nível. Gosto muito deste tipo de guarda-redes, não muito altos (185cm) mas mais ágeis, como é o caso do Beto. Parece-me excelente a nível técnico e numa equipa de autocarros, treinada pelo Zé Mota, terá oportunidades para mostrar a sua qualidade.
Amir Abedzadeh: (Marítimo) Já relativamente conhecido aos olhos de todos os foristas, espero mais uma época para ver do que o rapaz é feito. Acho muito interessante a forma como pretende ser líder de toda a linha defensiva, como tenta jogar sempre no pé e controlar a profundidade, é uma espécie de projeto de GR Moderno que ainda tem muito de evoluir.
João Lopes : (Santa Clara) Confesso que não conhecia, até porque o guarda-redes do escrete na fornada de 96 sempre foi o Jean, mas pelo que tenho lido parece ter potencial. Os vídeos não deram para ver muita coisa, mas sei que está a partir tudo na pré-época, inclusivamente fez um jogão contra o Braga.
Milton Raphael: (Vitória de Setúbal) Sempre foi um dos jogadores mais promissores do Botafogo, acabando por não confirmar as expetativas. Do que percebi, são lhes apontados alguma falta de profissionalismo e caráter. Futebolisticamente falando, do que conheço parece ser um guarda-redes com qualidade e com a excentricidade/impulsividade que é patente em alguns dos grandes guardiões.
Cláudio Ramos: (Tondela) Não há muito a dizer. Continuo a bater na tecla que, para mim, é o guarda-redes que consegue reunir menos defeitos, não é mau em nenhum dos aspectos de um GR, mesmo que não seja top em todas as vertentes. É muito completo. Será mais uma época para ver se algum clube acorda.
Curioso para ver a situação do Daniel Guimarães do Nacional.

Defesa-Direito:

Anthony D'Alberto: (Moreirense) Já o tinha referido no tópico da época passada, esperando que fosse colocado num clube da Primeira Liga. Tal não aconteceu, estranhamente pouco jogou e depois também não o conseguiu fazer no Charleroi. Abel via-o como uma espécie de Esgaio, quando orientava a equipa B, sendo o homem encarregado de dar a profundidade ao flanco direito todo, procurando sempre receber em profundidade. É o típico lateral de equipa grande, vaivém, a tentar desiquilibrar dentro ou fora, com uma capacidade de definição que gosto muito num lateral, ao contrário de laterais tipo Cédric que se dignam simplesmente a cruzar em todas as situações.

Dodô (Vitória de Guimarães) Naturalmente, sendo uma jovem promessa emprestada pelo Shakhtar tem de estar aqui. Trata-se de um lateral que aos 17/18 anos já era titular no Brasileirão, sendo internacional sub-20 pelo escrete. Podemos apresentá-lo como o típico lateral sul-americano, agressivo e raçudo defensivamente e muito ofensivo. Já esteve na órbita dos orcs, pelo que pode ser sempre um alvo deles também. Acredito que será uma das revelações da época.

De resto, aqui estou curioso para ver a adaptação do Filipe Brigues (que o ano passado no Leiria fez uma época soberba) ao primeiro escalão, já tendo começado a roubar o lugar ao Paulinho, e dos putos Rui Silva (Santa Clara) Fahd Moufi (Tondela) e do Gustavo Cascardo (Vitória de Setúbal).

Defesa-Esquerdo: Nunca vi um ano tão pródigo em laterais-esquerdos como este ano, uma verdadeira fartura, e apetecível para um clube que de antemão já terá essa lacuna.

Zakaria Bergdich (Belenenses) Considero-o interessante simplesmente pelo facto de o conhecer como extremo, de movimentos curtos, capacidade física e de cruzamento. Teve uma carreira sólida, passando pelo Championship, 2ª Liga Espanhola, Serie A e Ligue 1. Ainda tem 29 anos, pelo que vou estar atento a este recuo para lateral.

Ailton Silva(Braga) É sobejamente já conhecido dos adeptos, com qualidades físicas e técnicas muito acima da média, mas só isso não chega para singrar ao mais alto nível. Veremos se em Braga consegue desenvolver atributos defensivos e capacidade competitiva.

Rafa Soares (Vitória de Guimarães) O Rafa é uma das vítimas da política de formação "à Sporting" que se instalou também no Porto. Com idade de Juvenil já era titular nos Juniores e parecia mais que preparado para ser a referência da formação dos azuis. Passaram várias épocas com o miúdo, apesar de partir tudo, continuar nos patamares de formação e subiu já tarde à B, encontrando-se completamente estagnado.
Todavia, um jogador com um pé esquerdo tão apetitoso será sempre de seguir e interessante perceber se consegue adquirir um boost competitivo e físico. Vai ter a díficil concorrência do Florent, que é outro lateral do caraças.

Matheus Reis (Rio Ave) Não conhecia este rapaz, apesar da época passada já andar pelo Moreirense. Teoricamente, o titular seria o nosso leão Afonso Figueiredo, no entanto foi com o Matheus que o cepo José Gomes começou a época, chamando-me à atenção na Liga Europa. Desde já, referir a compleixão física com que foi abençoado, com 1,84m e muita velocidade em passada larga (não tanto aceleração).
Lembra-me bastante o Alex Sandro, bastante forte nas tarefas defensivas, onde o físico ajuda muito e ofensivamente explora bastante a largura ou os slalons pela linha, tendo no cruzamento a sua principal mais valia.

João Lucas (Santa Clara) Vou ser sincero, não conheço muito bem o miúdo a não ser pelos videojogos, que sempre dão para ter alguma ideia do perfil do jogador. Do que vi em jogos a espaços e vídeos, tem um bom toque de bola, facilidade de aceleração e capacidade de dar profundidade ao jogo. Face ao facto de a sua concorrência ser quase nula, prevejo que jogue bastante e como tal, será sempre um nome a ter em conta. Ele e o Rui Silva, apesar do Patrick ter sido o maior destaque da pré-época dos açorianos.

João Reis (Tondela) Este é totalmente o oposto. Já o sigo há uns 7 anos quando o Figo o tentou vir sacar ao Louletano para o Inter e na época anterior, tinha aparecido numa lista da FIFA dos jovens mais promissores do Mundo, ao lado de ... Wilshere, Coutinho, Neymar e por aí fora  :lol:
Creio que é um mistério, como depois de tantas boas épocas na Segunda Liga só agora, aos 26 anos, chega ao principal escalão. Tem um pé esquerdo ao nível dos melhores, o problema esteve sempre na falta de mentalidade competitividade ou intensidade.
Curioso para ver esta versão de lateral, tem tudo para, finalmente, ser dos melhores.

Seguirei também o Wesly Decas do Nacional, por indicação do @Gonçalo Carvalho.

Defesa-Centro:

Raphael Silva (Boavista) Não conheço a fundo o jogador, mas sei que tem agradado aos responsáveis do Bessa. Ser nomeado em 2 épocas o melhor defesa da Série B Brasileira, é sempre um excelente indicador, assim como as características físicas reveladas e com a particularidade de ser ambidestro.
Nos axadrezados, também irei seguir o Sparagna.

Jorge Felipe (Aves) Para mim, na época passada foi uma das surpresas da Segunda Volta, em particular, com aquela exibição monstruosa na estreia no Galinheiro.
Defensivamente é simplesmente imperial, seja pelo ar, na profundidade ou pelo chão.
Em termos técnicos, gosta de sair em condução e jogar sempre "limpinho" e acredito, perfeitamente, que se fosse bem estimulado seria ainda melhor na saída de bola.

Zainadine Júnior (Marítimo) Já é largamente conhecido dos adeptos a sua qualidade. Ainda assim, não posso deixar de o referir. Uma saída de bola ao nível dos melhores, poder de antecipação, velocidade e agressividade nos momentos defensivos. Uma espécie de "Otamendi dos pobres" que, provavelmente, passará ao lado de uma grande carreira por ainda existirem preconceitos da altura num defesa central.
No mesmo clube, atento para o Marcão, que deverá ser o substituto do Pablo Santos.

Nikola Maras e Marcão (Chaves) O sérvio parecia ter já, para muitos, o destino traçado como um dos grandes, vindo para Chaves apenas como ponte. A verdade é acabou por não fazer a época esperada. No entanto, acho que tem um potencial enorme e admito que tenho de o conhecer melhor.
Defensivamente é muito bom, em termos técnicos ainda não o consegui avaliar.
Caso distinto é o brasileiro, que foi um destaques do Rio Ave de Miguel Cardoso. É díficil encontrar no Futebol Europeu, um jovem central esquerdino com as suas características físicas e técnicas.
Rápido, com bastante técnica que lhe permite jogar noutros terrenos, agressivo, terá de evoluir sobretudo no último cômputo. Terá de transformar esta impetuosidade numa agressividade positiva, já que viu muitos cartões por entradas despropositadas.

Jonathan Buatu (Rio Ave) Talento cru. É o que me ocorre quando penso nele. Como muitos jogadores africanos, tem as faculdades físicas e técnicas para ser um central de eleição, mas precisa de um treinador/estrutura que lhe incuta as noções e os posicionamentos defensivos básicos. Impressionante como um jogador que passou pela formação do Fulham, Genk ou Standard de Liége, ainda revele alguns erros básicos.
 Duvido seriamente que o José Gomes seja o homem certo, aliás se tivesse vindo a época passada, com o Miguel Cardoso já estaria noutro patamar. Espero que seja ao menos estimulado para sair mais em condução ou explorar passes verticais.

Flávio Ramos e António Briseño Começando pelo Brasileiro, provavelmente foi uma das surpresas da época passada. Apesar de não ser dos meus centrais de eleição, pois não vejo nele o potencial técnico necessário para um central de equipa grande, devo admitir que nas missões defensivas é intratável, seja no jogo áereo ou em recuperar as costas.
Quanto ao Briseño, já referi aqui que em tempos foi um dos meus jovens fetiches (cheguei a sugeri-lo para a nossa B há 4/5 anos), quando o seguia naquela geração fantástica mexicana que foi campeã do Mundo de sub-17, onde mais que propriamente o Carlos Fierro, era o Briseño que me chamava à atenção.
Teve uma época intermitente, mas mantém intactas a qualidade de passe, velocidade, leitura de jogo, desarme e liderança. Espero que este ano expluda finalmente na Europa, ficava contentíssimo por ele.

Não referi os centrais do Braga e do Vitória de Guimarães, pois para além de serem já bem conhecidos, alguns deles já estão cotados demais para aquilo que nos potencialmente interessa, jogadores capazes de acrescentarem qualidade nas 2ªs linhas defensivas.

Creio que não fui eu que falei do Wesley do Nacional, embora me pareça um jogador muito interessante!
O D’Alberto tem tudo o que um lateral precisa (um pouco semelhante ao Ailton do Braga). Ataca muito bem, cruza com critério, é rápido, tecnicamente evoluído, fisicamente é forte (o que começa a ser importante num lateral). A defender é que, por vezes, não aborda os lances da melhor forma.
Mas de resto, gostei da lista.

Vou tentar fazer uma (“mais resumida”), quando tiver mais tempo para tal!
O Daniel do Nacional é um excelente GR, para mim já é uma certeza
"O Sporting não é o clube do tass bem", Paulo Freitas
@valhalla1312 bom trabalho. :clap:

Então e o resto? :mrgreen:
Como deixámos o Ailton ir parar ao Braga quando estamos a precisar de um defesa esquerdo?

Tudo o que é bom valor da liga que escape aos grandes vai lá parar, assim têm sempre um plantel de qualidade elevada e homogéneo.
Boa malha esse post, muito jogador que não conhecia e vou ficar de olho

Nesse lote só acrescentava o Romain Correia, adorei vê-lo jogar no euro, hoje se tiver tempo partilho aqui um vídeo com lances dele nessa competição.

De resto, tenho achado piada a esta adaptação do Diogo Viana a lateral / ala, especialmente dado o quão azeiteiro e convencido ele sempre foi  :lol: . O Belém também foi buscar o Luis Silva ao Stoke, ex lamp, é aquele género de no nonsense centreback uma beca duro de rins mas intratável nos duelos (admira-me que não tenho feito carreira no UK). Fora estes, quero ver se o Sparagna e o Hackman evoluem mais, o ano passado não estiveram mal mas tinha expectativas mais altas para ambos
Creio que não fui eu que falei do Wesley do Nacional, embora me pareça um jogador muito interessante!

Tens razão, foi o @Ehrmantraut que agora já não é Gonçalo C.  :great:

Vai sair ainda esta semana  :lol: Está lixado que tenho ido passar alguns dias ao norte, mas até sexta meto aqui  :beer:

Nesse lote só acrescentava o Romain Correia, adorei vê-lo jogar no euro, hoje se tiver tempo partilho aqui um vídeo com lances dele nessa competição.

De resto, tenho achado piada a esta adaptação do Diogo Viana a lateral / ala, especialmente dado o quão azeiteiro e convencido ele sempre foi  :lol: . O Belém também foi buscar o Luis Silva ao Stoke, ex lamp, é aquele género de no nonsense centreback uma beca duro de rins mas intratável nos duelos (admira-me que não tenho feito carreira no UK). Fora estes, quero ver se o Sparagna e o Hackman evoluem mais, o ano passado não estiveram mal mas tinha expectativas mais altas para ambos

Verdade, esqueci-me desse puto, que tu tão bem falaste no tópico ao lado. Dantes era habituê ver esse tipo de competições, mas agora que foi confirmado a teoria que eu tinha (e que era chamado de maluquinho), de que as convocatórias eram para alimentar o lobby do seixal, caguei completamente nas seleções jovens.
Também há um puto ainda Júnior que vai fazer parte do plantel do Boavista, igualmente central.

Quanto ao Luís Silva, conheço relativamente bem e sei que foi capitão nas várias camadas do Benfica. No entanto, não sei se vai jogar tal como aconteceu com outros putos ex-formação dos Grandes, que o Belém tem ido buscar ao longo dos anos, como o Luís Cortez, Rafael Floro, Tiago Duque, Rafael Veloso etc... Mas como o treinador é o grande Silas, pode ser que o ciclo se inverta.
O Hackman acho bastante interessante, mas com algumas lacunas defensivas.

O Rafael Furlan, que foi muito falado por vocês a época passada até ser assolado por questões físicas, foi para o Estoril.
Penso que devia-se criar um tópico do género para a segunda liga.
Atenção a este Damien Furtado do Rio Ave...
"O Sporting não é o clube do tass bem", Paulo Freitas

Tens razão, foi o @Ehrmantraut que agora já não é Gonçalo C.  :great:

Vai sair ainda esta semana  :lol: Está lixado que tenho ido passar alguns dias ao norte, mas até sexta meto aqui  :beer:

Verdade, esqueci-me desse puto, que tu tão bem falaste no tópico ao lado. Dantes era habituê ver esse tipo de competições, mas agora que foi confirmado a teoria que eu tinha (e que era chamado de maluquinho), de que as convocatórias eram para alimentar o lobby do seixal, caguei completamente nas seleções jovens.
Também há um puto ainda Júnior que vai fazer parte do plantel do Boavista, igualmente central.

Quanto ao Luís Silva, conheço relativamente bem e sei que foi capitão nas várias camadas do Benfica. No entanto, não sei se vai jogar tal como aconteceu com outros putos ex-formação dos Grandes, que o Belém tem ido buscar ao longo dos anos, como o Luís Cortez, Rafael Floro, Tiago Duque, Rafael Veloso etc... Mas como o treinador é o grande Silas, pode ser que o ciclo se inverta.
O Hackman acho bastante interessante, mas com algumas lacunas defensivas.

O Rafael Furlan, que foi muito falado por vocês a época passada até ser assolado por questões físicas, foi para o Estoril.
Penso que devia-se criar um tópico do género para a segunda liga.

Voltei a ser Ehrmantraut (bons velhos tempos).

Belos nomes, pá!

Eu se tivesse que fazer uma lista de convocados de jogadores a seguir seria assim:

Matheus M., Dôdô, Maras, Marcão, Ailton, Jambor, Novais, R. Horta, Correa, Nakajima, Paulinho

Makaridze, Rafa S., Y. Osorio, M. Ljujic, J. C. Teixeira, B. Tabata, Yusupha/A. Guedes
« Última modificação: Agosto 08, 2018, 01:21 am por Ehrmantraut »
Quem aqui indicou como bom prospect o Rafa Soares do Guimarães, ex-Porto, que veja o mimo de jogo que fez ontem. Foi completamente violentado pelo Sálvio, de tal forma, que este até parecia um grande extremo. Parecia algo como o André Marques a tentar parar o Mbappe...
Que enrabanço, porra !
0 Ídolos ! O nome na frente da camisola é infinitamente mais importante que o detrás ! Um verdadeiro leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo que traz ao peito !
Este ano vejo menos qualidade extra-grandes, sinceramente. As coisas podem mudar, logicamente, mas serão menos os jogadores que irei seguir esta época em comparação com a época anterior.

Chaves: Eustáquio;
Portimonense: Bruno Tabata;
braga: Bruno Xadas.

Num patamar inferior, com menos esperanças mas mais a longo prazo:

Santa Clara: João Lopes;
Marítimo: Correa;
Estoril: Dadashov (sendo II Liga, faz sentido acompanhar, face ao potencial que lhe é reconhecido).
Campo Grande paga a traidores.
E este Henrique Almeida (http://www.zerozero.pt/player.php?id=89450) totalmente perdido no Belenenses.
Em 2011, ganhou o campeonato de sub-20 pelo Brasil a titular no meio de Coutinho, Casemiro, Oscar, William José, entre outros, e em 2018 é suplente no Belenenses.
O futebol é lixado.
Este Loum do Moreirense está a dar excelentes indicações. É pena o seu passe pertencer ao Braga.
Find what you love and let it kill you.
Este Loum do Moreirense está a dar excelentes indicações. É pena o seu passe pertencer ao Braga.

pena porque ? nos agora somos amigos do braga
"...Quem nunca desiste, nunca pode ser vencido..."