Futsal - Época 2018/19 - CAMPEÃO EUROPEU!!

Os numeros desta secção e do seu treinador não deixam margem para duvidas. Iniciamos a epoca a vencer a supertaça, seguimos passando pela 3ª vez consecutiva à final four da UEFA Futsal Champions League e é o fim do mundo porque a taça da liga acabou sem gloria? Tudo posto em causa? O Nuno já não presta, o plantel já não presta e tudo foi mal feito? Tem de haver alguma ponderação na hora de analisar este resultado. Foi horrivel a prestação da equipa, que esteve ao nivel da arbitragem. Foi uma vergonha a derrota e humilhante para todos nós, mas....ainda ha muito para conquistar, muito para batalhar e no fim sim, fazemos contas. Quando iniciamos a ronda de elite da Champions, muitos já nos tinham feito o funeral, que o benfica estava mais forte e que era favorito. No final....passaram os mesmos de sempre e em breve lá estaremos na final four a tentar mais uma vez vencer uma competição que nos falta no museu.
O Sporting conta com uma estrutura profissional nas modalidades e é o primeiro clube em Portugal que o faz. O Miguel pela visão, rendimento e numeros que conseguiu no futsal, ja merecia ha muito a oportunidade de ter um papel mais abrangente no clube. Eu continuo a acreditar e muito no Nuno e ainda mais no Miguel!
Corajosos não são aqueles que não têm medo mas sim os que o vencem!
Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria!
Depois da anterior direcção ter deixado trabalho feito para a conquista do titulo europeu de Judo... chega o varandinhas e as Modalidades praticamente pioram todas.

fredericas tem o toque de godinho.

Deixaram o trabalho feito no judo e no futsal.

O plantel com o BdC, pelo menos depois do ataque e dos problemas financeiras que daí resultaram (SAD não ia investir no Ricardinho), ia ser este e o treinador este também.

Se o mérito da construção da equipa de judo é do Bruno, o demérito da construção do plantel do futsal é dele também.
Eu acho um bom plantel. Que neste momento está em subrendimento. Merlin, caso paradigmático.
Convém é colocar as coisas nos devidos lugares. Não houve aprovação do orçamento para esta época em Junho.

Foi uma escolha dos sócios, após ter sido uma escolha do seu representante.

A sorte é que o trabalho de casa estava feito, em todas as modalidades.

Também não o acho um mau plantel e concordo que pode e deve render mais, apesar de achar que pode ser melhor, mas as culpas desta época praticamente não são devido a escolhas do Varandas, tal como no judo os méritos na prática não são desta direção.

Quanto ao plantel, como já disse não o acho mau, mas temos feito um trabalho insuficiente no que toca aos formados localmente há várias épocas (embora reconheça que não seja fácil arranjar melhor), o Alex é uma escolha questionável (embora tenha sido uma segunda escolha devido aos problemas financeiras que a SAD enfrenta) e o Rocha, apesar do enorme potencial e de eu achar uma boa opção, não tem rendido o mesmo que o Fortino.

A questão do orçamento não teve influência nas escolhas para esta época no futsal, no futuro veremos o que acontece às modalidades.

Também eu estou de pé atrás (o futebol feminino, por exemplo, parece esquecido por esta direção), mas não me parece justo alguns porem as culpas da má época do futsal neste direção.
Depois da anterior direcção ter deixado trabalho feito para a conquista do titulo europeu de Judo... chega o varandinhas e as Modalidades praticamente pioram todas.

O plantel com o BdC, pelo menos depois do ataque e dos problemas financeiras que daí resultaram (SAD não ia investir no Ricardinho), ia ser este e o treinador este também.

Se o mérito da construção da equipa de judo é do Bruno, o demérito da construção do plantel do futsal é dele também.
Eu acho um bom plantel. Que neste momento está em subrendimento. Merlin, caso paradigmático.
Convém é colocar as coisas nos devidos lugares. Não houve aprovação do orçamento para esta época em Junho.

Também não o acho um mau plantel e concordo que pode e deve render mais, apesar de achar que pode ser melhor, mas as culpas desta época praticamente não são devido a escolhas do Varandas, tal como no judo os méritos na prática não são desta direção.

Quanto ao plantel, como já disse não o acho mau, mas temos feito um trabalho insuficiente no que toca aos formados localmente há várias épocas (embora reconheça que não seja fácil arranjar melhor), o Alex é uma escolha questionável (embora tenha sido uma segunda escolha devido aos problemas financeiras que a SAD enfrenta) e o Rocha, apesar do enorme potencial e de eu achar uma boa opção, não tem rendido o mesmo que o Fortino.

A questão do orçamento não teve influência nas escolhas para esta época no futsal, no futuro veremos o que acontece às modalidades.

Também eu estou de pé atrás (o futebol feminino, por exemplo, parece esquecido por esta direção), mas não me parece justo alguns porem as culpas da má época do futsal neste direção.
O bloqueio da SAD teve repercussões a variadíssimos níveis.

Quanto ao plantel e intervenção de Varandas, de acordo.
o varandas vai durar ainda menos tempo do que pensava...

Sem dúvida. Os Sportinguistas não perdoam estar na FinalFour da Uefa e perder a FinalFour da Taça da Liga. É chato. Tão chato que nem me lembro quem é que ganhou a Taça da Liga o ano passado. Consegues lembrar-me?
És intelectualmente repelente.

É só para relembrar que nas modalidades viemos do melhor ano de sempre, portanto eu não exigo nada menos que os 4 titulos conquistados no ano passado.

Se isso não acontecer, o presidente que te paga para o vires defender, vai levar um "pontapé no rabo".
Vocês quiseram mudar o que estava bom, portanto tem de fazer mais que o antecessor.

Para já, está a começar muito mal.

Só eu acho delicioso que os brunecos tenham a estabilidade emocional de uma criança e não consigam começar ou acabar um post sem um insultozinho pessoal?  :)

É isso tudo, melhor ano de sempre, ainda ninguém me mostrou qual eram os outros melhores para comparar mas ok, mas sem a Taça da Liga de futsal o ano passado... este ano já conseguimos feitos inéditos na nossa história e no desporto nacional mas também não conseguimos a Taça da Liga por isso não sei como fica essa vossa contabilidade.

Péssimo, péssimo...
O Sporting está melhor que o ano passado?
Diz-me em quê, não me lembro...

Futebol?
Supertaças?
Modalidades?
Futebol feminino?
Formação?

Aconselho-te a dar uma olhadela às classificações das várias modalidades.
Mas...
1º titulo europeu inédito no Clube e no País no Judo.
1º passagem inédita da fase de grupos na Champions em Andebol.
Final Four da Uefa pela 3º vez consecutiva, inédito em Portugal.

Se perder o acesso às meia finais da Taça da Liga e as Supertaças é responsabilidade deste Direcção estes também o são.
Sinceramente acho q nem tu acreditas no que escreveste.
São 3feitos de relevo mas insuficientes face ao maior número de insucessos

São factos. As modalidades, e mesmo o futebol, continuam todas em posição de fazer excelentes temporadas e esta época já se conseguiu feitos históricos na história do Clube.

O plantel deixado no Futsal é bom.

Já hoje em dia, a gestão desse plantel, a "motivação" dada pelo fredericas e do ex-director da secção (hoje, director geral) é má. Culpa de quem mudou o que foi bem deixado.

A "motivação" dada quando se perde é má, quando se ganha já é pelo plantel deixado. :lol:
É óbvio que a época não foi preparada por Varandas e sus muchachos, é também evidente que estamos num ano de transição com muitas saídas e entradas e que isto também são dores de crescimento, com alguns atletas a virem de realidades bem diferentes.

Mas é história que nos diz, que esta linhagem, que havia sido afastada do clube, transporta comodismo, facilitismo, derrotismo, corno mansismo, nacional porreirismo, jobs, etc. Tenho para mim, suportado por esse passado, que isto gradualmente se alastrará a todos os sectores do clube.

Nem acho que seja, nesta altura, o futsal, por tudo o que escrevi no primeiro parágrafo, o melhor barómetro disso mesmo mas, infelizmente, duvido que este tipo de coisas não comece progressivamente a ser a realidade de todo um clube. E não falo de investimento, a falta deste será, eventualmente, uma consequência de tudo o resto, mas de todo um modo de viver o clube visto e revisto e que bem se espressa no "levantar a cabeça".

Enviado do telele

Um passado que regressa com a forma de futuro.

Mais vale cair com estrondo (antes da final) na taça da liga do que no playoff do campeonato. As exibições tem ficado muito aquém do esperado é bem verdade, mas temos qualidade para dar a volta.
A maioria dos jogadores desta equipa são tricampeões, e não foi à toa que lá chegaram. Embora fique no ar a sensação que só vamos ganhar a supertaça, é preciso aguardar e apoiar porque falta muito. Os outros que já dão como muito provável serem campeões até pode ser uma motivação extra para chegarmos ao tetra.
Muita gente aqui tem criticado o Alex e estão no seu direito, agora para quem seja rigoroso e criterioso nas suas análises quem está muito aquém até agora é o Alex Merlim.

O bloqueio da SAD teve repercussões a variadíssimos níveis.

Indiscutivelmente verdade. Tal como, já agora, também a perda de receitas da SAD com a derrota na Madeira teve influências aqui. Nomeadamente num investimento acrescido que se preparava para o futsal para dotar a secção da melhor equipa do mundo (e bastava um jogador somar-se a este grupo para o fazer).
Enquanto não melhorarmos os nossos formados localmente fica tudo mais difícil, contudo também ou os vamos buscar aos lamps ou pouca escolha temos (Ricardinho e pouco mais).

Depois precisamos de um ala esquerdo superior ao Cavinato e ao Alex, é necessário um Merlim.

Já digo isto desde o ano passado. Continuem a dizer que o Tiago Brito, Cecilio , etc não têm lugar cá, continuem...
Ja em 2017 andava eu aqui ja a falar dos formados localmente e o famoso gustavo e outro que anda para aí a chamarem-me de burro a torto e a direito. Ai tá. É um juntar de factores que fazem isto tudo

Como se ia ganhando, tinhamos que estar calados. Mas o tempo passa e a realidade aparece.

Ainda ontem estive a ver os dois jogos (Modicus x Leões e Fundão x Braga) e nas 4 equipas (menos no Braga) há jogadores superiores ao FL que temos no Sporting.

Pauleta
Marcio (já indicado por mim e por muitos outros há anos)
Fabio Lima (neste momento jogava fácil no Sporting)
João Abreu
Tiago Fernandes
Ricardinho (ontem não jogou, está lesionado)
Danny (ex junior nosso)
Oscar (jogador fotocopia do João Matos, mas com mais qualidade ofensiva)
O Fabio Lima esta num nivel muito bom, nao sei ate que ponto não calçava cá. Esta mais solto.

O Brito e o Coelho tinham de ter vindo para cá, perdemos aí o comboio.

Mas mesmo assim, dessa lista acho que para os nossos objetivos a qualidade não é suficiente. Corremos o risco de passar pelo que os lamps passaram durante 5 6 7 anos até aparecer outra geração.

Temos de aproveitar a nossa formação mas ainda vai demorar, só há o Erick em ponto rebuçado.

O Danny este ano contra nós nao nos ia lixando? Posso estar enganado
«Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida.» - Francisco Stromp

Nuno Dias revoltado com árbitros
Treinador do Sporting agastado após eliminação

Nuno Dias estava desiludido e falou de uma má exibição leonina. "Não fizemos um jogo dentro daquilo que valemos e temos obrigação de fazer. A todos os níveis. Mérito do Eléctrico, pela forma como nos dificultou a vida, mas muito demérito nosso pela forma como abordámos muitos lances", começou por referir o técnico leonino, antes de apontar o dedo à equipa de arbitragem. "O futsal português precisa de refletir sobre muita coisa. O segundo e o terceiro golos do Eléctrico... é uma questão de analisarem. Somos tricampeões, temos ganho tanto e isso começa a chatear muita gente. Mas longe de mim justificar com isso aquilo que não fizemos bem", destacou, apontando um "segundo amarelo ridículo" a Merlim.

No lado do Eléctrico, Kitó Ferreira estava radiante. "É difícil descrever o momento. Há que realçar a forma como os nossos jogadores estiveram em campo e aquilo que vimos fazendo nos últimas 14 semanas", destacou.

Record
Enquanto não melhorarmos os nossos formados localmente fica tudo mais difícil, contudo também ou os vamos buscar aos lamps ou pouca escolha temos (Ricardinho e pouco mais).

Depois precisamos de um ala esquerdo superior ao Cavinato e ao Alex, é necessário um Merlim.

Já digo isto desde o ano passado. Continuem a dizer que o Tiago Brito, Cecilio , etc não têm lugar cá, continuem...
Ja em 2017 andava eu aqui ja a falar dos formados localmente e o famoso gustavo e outro que anda para aí a chamarem-me de burro a torto e a direito. Ai tá. É um juntar de factores que fazem isto tudo

Como se ia ganhando, tinhamos que estar calados. Mas o tempo passa e a realidade aparece.

Ainda ontem estive a ver os dois jogos (Modicus x Leões e Fundão x Braga) e nas 4 equipas (menos no Braga) há jogadores superiores ao FL que temos no Sporting.

Pauleta
Marcio (já indicado por mim e por muitos outros há anos)
Fabio Lima (neste momento jogava fácil no Sporting)
João Abreu
Tiago Fernandes
Ricardinho (ontem não jogou, está lesionado)
Danny (ex junior nosso)
Oscar (jogador fotocopia do João Matos, mas com mais qualidade ofensiva)
O Fabio Lima esta num nivel muito bom, nao sei ate que ponto não calçava cá. Esta mais solto.

O Brito e o Coelho tinham de ter vindo para cá, perdemos aí o comboio.

Mas mesmo assim, dessa lista acho que para os nossos objetivos a qualidade não é suficiente. Corremos o risco de passar pelo que os lamps passaram durante 5 6 7 anos até aparecer outra geração.

Temos de aproveitar a nossa formação mas ainda vai demorar, só há o Erick em ponto rebuçado.

O Danny este ano contra nós nao nos ia lixando? Posso estar enganado
Pessoalmente ia buscar o Márcio e o Pauleta
"O Sporting não é o clube do tass bem", Paulo Freitas
O pior braguilha dos últimos anos, limpa os alentejanos por 4-1..

Mais elucidativo q isto, meu deus. Foi a pior Taça da Liga deste Sporting e uma das piores prestações q me lembro em qualquer competição
Our culture is not for sale..! Sporting Sempre
Márcio seria no mínimo útil.
"Aqueles sentimentos que trouxemos para o Cazaquistão foram hoje absolutamente indispensáveis para este triunfo. Todo o espírito de equipa, toda a união, toda a garra, toda a solidariedade, toda a união, a confiança que hoje demonstrámos em todos os momentos do jogo e a forma como nos unimos quando estávamos em dificuldades, foram decisivos, porque o Kairat é uma excelente equipa e criou-nos muitas dificuldades. Acabámos por ser felizes mas também merecemos toda a felicidade."
Os portugueses que jogam em equipas menores, também iriam melhorar com melhores treinadores e melhores condições de trabalho

Não podemos ter esse preconceito com o jogador português. Muito menos quando existe a regra dos FL
O pior braguilha dos últimos anos, limpa os alentejanos por 4-1..

Mais elucidativo q isto, meu deus. Foi a pior Taça da Liga deste Sporting e uma das piores prestações q me lembro em qualquer competição

Óptimo, óptimo. Assim amanhã podem dedicar-se ao seu desporto favorito. Abrir o cu aos lampiões. E ainda pagam a vaselina...
‘Gigante’ Eléctrico contraria todas as previsões e afasta Sporting da Taça da Liga

por André Borges
11 Janeiro, 2019

O Eléctrico é o terceiro semifinalista da presente edição da Taça da Liga de Futsal, estatuto que garantiu depois de ter derrotado o Sporting,  no desempate das grandes penalidades, em partida realizada esta sexta-feira, em Sines. Os estreantes na prova estiveram quase sempre na frente do marcador, deixando-se empatar a três bolas já no último minuto.

Esperava-se um jogo com sinal mais para os tricampeões nacionais, que partiam como favoritos para este encontro, mas na antevisão Kitó Ferreira, técnico do conjunto que viajou de Ponte de Sor havia garantido que a sua equipa ia entrar em campo para ganhar. Promessa feita, promessa cumprida.

Numa primeira parte equilibrada, as duas equipas imprimiram uma excelente dinâmica desde o apito inicial. Logo no primeiro minuto, na primeira vez que tocou na bola, Rocha acertou no poste. Na resposta, Rafael Bocum testou a atenção do guarda-redes Guitta. Era o aviso para o que viria a seguir, com o Eléctrico a inaugurar o marcador. Wendell criou o desequilíbrio no corredor direito antes de entregar de bandeja para Renan Fuzo, que não se fez rogado e balançou as redes pela primeira vez esta tarde.

Em desvantagem, o Sporting viu-se obrigado a reagir e não tardou muito em chegar ao empate, numa bela triangulação do seu ataque, com conclusão de Érick Mendonça, internacional português que esta época regressou a Alvalade após empréstimo ao Fundão.

Colocando em prática uma estratégia arrojada, o Eléctrico encarou o seu adversário olhos nos olhos, exercendo uma forte pressão na primeira linha, que foi criando dificuldades aos leões. E foi mesmo o conjunto alentejano a dispor de várias ocasiões para voltar à liderança no marcador, com destaque para a enorme perdida de Rafael Bocum, que errou o alvo com a baliza escancarada depois de um desentendimento entre Dieguinho e Guitta. O guarda-redes do Sporting era nesta fase mais vezes chamado a intervir em comparação com o seu colega de posto do Eléctrico. E quando não chegava para suster os remates dos adversários, era o ferro que surgia no caminho da bola. Exemplo disso foi a ‘bomba’ de Wendell que fez estremecer o poste direito da baliza leonina.

O critério muito apertado da dupla de arbitragem, que viajou do distrito de Aveiro, condicionou muito cedo as duas equipas, que acumularam a quinta falta ainda antes dos últimos cinco minutos da primeira parte. Consequentemente o ritmo baixou, havendo mais espaços e tempo para pensar e executar. Munido de mais qualidade individual no seu plantel, o Sporting aproveitou para tomar conta do jogo, acercando-se cada vez com mais com perigo da baliza contrária, recorrendo muitas vezes ao jogo de pivot, com Rocha a garantir profundidade ao seu ataque. O guarda-redes Diogo Basílio foi importante para manter a sua baliza inviolada nesta fase, pelo que o resultado não sofreu mais alterações até ao intervalo.

A segunda parte trouxe um Eléctrico mais encolhido. A variação do jogo do Sporting com as subidas de Guitta também assim o obrigaram. Os leões dispuseram muito cedo de uma ocasião de golo flagrante para passar pela primeira vez para a frente do marcador, mas o remate de Alex encontrou o caminho do ferro. O mesmo destino teve o pontapé de Merlim após de uma excelente iniciativa individual.

Aos 27 minutos, o Sporting sofreu uma grande contrariedade com a expulsão de Merlim. O internacional italiano viu o segundo cartão amarelo após um ‘chega para lá’ em Nem, numa decisão muito contestada pelos responsáveis leoninos. O Eléctrico aproveitou a superioridade numérica para adiantar-se de novo no marcador, num lance infeliz de Pany Varela, que introduziu a bola na sua própria baliza.

A equipa de Nuno Dias via-se novamente obrigada a correr atrás do prejuízo e tomou de assalto a baliza contrária, onde se encontrava um inspirado Diogo Basílio. Fica na retina a defesa fantástica do jovem guarda-redes a remate de Érick Mendonça. Era um período de sufoco para os alentejanos face à enorme pressão exercida pelo conjunto verde e branco. Mas foi contra a corrente do jogo que o Eléctrico chegou ao 3-1, com Wendell a aproveitar um erro na saída para o ataque do Sporting para ‘fuzilar’ Guitta.

O cenário parecia complicar-se para os tricampeões nacionais, mas rapidamente Alex encurtou para a diferença mínima, ao dar a melhor sequência a um passe na paralela de Dieguinho, dando o mote para uma ponta final de partida carregada de emoções.

Na tentativa de chegar ao empate, o Sporting pressionava, assumindo mais riscos. Mas isso abria espaço para o contra-ataque do Eléctrico que também dispôs de algumas boas situações para ampliar o marcador. A menos de três minutos do final, Nuno Dias avançou com a estratégia do 5×4+GR, com Alex a assumir o papel de guarda-redes volante. E foi Deo a salvar a sua equipa da derrota no tempo regulamentar, através de um remate muito colocado, a 45 segundos do fim, restabelecendo a igualdade que adiou a decisão para as grandes penalidades.

Gonçalo Portugal, que se tornou especialista na defesa dos penáltis foi chamado para a baliza leonina, mas o herói acabou por ser Diogo Basílio, que defendeu duas grandes penalidades, permitindo à sua equipa um apuramento histórico.

Futsal Global
Benfica vai agradecendo a Taça da Liga.

2 consecutiva que lhes oferecemos...

6-1 ao Modicus.

Limpem o cu de peneiras e pode ser que não sejam enrabados em toda a linha pelas galinhas.
"O Sporting tem os melhores adeptos do Mundo mas os piores sócios do Mundo porque são, constantemente, incapazes de decidir o melhor para o clube" PMR, 1/11/2018

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS! SPORTING SEMPRE!
Estamos na pior fase dos últimos 4-5 anos. A equipa está a jogar pouco e a defender muito mal. Há vários jogadores numa forma deplorável!!!

Ao melhoramos muito ou os lampiões limpam tudo!!!
Sporting até morrer! Obrigada por me teres dado uma das maiores alegrias da minha vida, Campeão 1999/2000.
chega uma altura em q um ciclo termina e outro começa...será que, depois de varios anos, chegou esse momento? put-a de fim de semana!!!! :arrow: :arrow: :arrow:
I'm an atheist, but God willing, someday I'll change.

HATTRICK GAME and DAYZ are vicious!!

"LET THE FEVER RISE "
chega uma altura em q um ciclo termina e outro começa...será que, depois de varios anos, chegou esse momento? put-a de fim de semana!!!! :arrow: :arrow: :arrow:
Não sei se vai ser neste ano, mas o que referiste é perfeitamente normal. Nota-se algum desgaste no Nuno Dias e nos jogadores, provavelmente estão naquela fase em que já começam a ficar fartos uns dos outros porque estão há vários anos juntos.

Vamos ver o que vai acontecer daqui para a frente, mas desta humilhação já ninguém nos salva.
"Esforço, Dedicação, Devoção e Glória"