Equipa Sub23 - 2018/19

O Vitória mereceu ganhar. Mostrou uma ideia de jogo, o que já não é mau.

Mas resultado enganador. Antes do 0-2 o Sporting falhou n oportunidades, mais que suficientes para estar em vantagem. Depois do segundo golo sofrido, perto do fim, a equipa cagou para o jogo.

Isto. A atitude (falta dela) depois do 0-2 não pode ser esquecida nem ignorada, mas o nosso desempenho até esse golo e a grande prestação do guarda-redes adversário também não pode ser ignorada.

Também já tínhamos dado goleadas nesta Liga antes e não vi aqui grandes comentários...

Esta Liga está com mais competitividade do que eu esperava. É um bom espaço de evolução a júniores que não precisam de jogar em algumas partidas do campeonato sub-19 que são bater em mortos, podem oscilar entre as duas equipas. Também não é uma má antecâmara para o futebol profissional se apostarmos nos miúdos com 17, 18, 19 anos.

Fica a faltar um espaço de evolução entre esta Liga e a primeira equipa, um espaço que foi importante para jogadores como William Carvalho, Cédric Soares e Adrien Silva evoluírem. Pode ser a Equipa B mas não tem de ser a Equipa B, podem também ser protocolos como o que fizemos com o Cercle Brugge em tempos. A formação não perdeu por isso.
Fica sempre a faltar um espaço de evolução. Quando havia equipa B era um empréstimo na primeira liga. Depois de um empréstimo na primeira liga era um empréstimo para outra equipa da primeira liga. Depois era outro empréstimo para outro lado qualquer.

Essa m**** do falta um espaço é treta. Não faltou espaço para um Ronaldo, para um Quaresma ou para um Nani. Dá mesma maneira que não faltou espaço para um Moutinho, Veloso ou Viana. Tal qual não faltou espaço para o Jovane que na equipa Bera mediano, mas que casa vez que entra na equipa principal mexe com o jogo.

Falta uma aposta séria neste tipo de jogadores, sem rodeios e sem que se ande a contratar jogadores de m**** e entulho.

Enviado do meu Redmi Note 5 através do Tapatalk

Mas resultado enganador. Antes do 0-2 o Sporting falhou n oportunidades, mais que suficientes para estar em vantagem. Depois do segundo golo sofrido, perto do fim, a equipa cagou para o jogo.

Isto. A atitude (falta dela) depois do 0-2 não pode ser esquecida nem ignorada, mas o nosso desempenho até esse golo e a grande prestação do guarda-redes adversário também não pode ser ignorada.

Também já tínhamos dado goleadas nesta Liga antes e não vi aqui grandes comentários...

Esta Liga está com mais competitividade do que eu esperava. É um bom espaço de evolução a júniores que não precisam de jogar em algumas partidas do campeonato sub-19 que são bater em mortos, podem oscilar entre as duas equipas. Também não é uma má antecâmara para o futebol profissional se apostarmos nos miúdos com 17, 18, 19 anos.

Fica a faltar um espaço de evolução entre esta Liga e a primeira equipa, um espaço que foi importante para jogadores como William Carvalho, Cédric Soares e Adrien Silva evoluírem. Pode ser a Equipa B mas não tem de ser a Equipa B, podem também ser protocolos como o que fizemos com o Cercle Brugge em tempos. A formação não perdeu por isso.
Fica sempre a faltar um espaço de evolução. Quando havia equipa B era um empréstimo na primeira liga. Depois de um empréstimo na primeira liga era um empréstimo para outra equipa da primeira liga. Depois era outro empréstimo para outro lado qualquer.

Essa m**** do falta um espaço é treta. Não faltou espaço para um Ronaldo, para um Quaresma ou para um Nani. Dá mesma maneira que não faltou espaço para um Moutinho, Veloso ou Viana. Tal qual não faltou espaço para o Jovane que na equipa Bera mediano, mas que casa vez que entra na equipa principal mexe com o jogo.

Falta uma aposta séria neste tipo de jogadores, sem rodeios e sem que se ande a contratar jogadores de m**** e entulho.

Este é o grande problema. Há sempre o chavão "ainda não estão preparados para jogar na equipa principal do Sporting", mas depois acabámos por contratar jogadores que ainda são piores, estrangeiros e que saem muito mais caros. Não faltam exemplos o ano passado, ou há dois anos, ou há três anos e podia continuar. Assim como não faltam exemplos este ano.

O facto de acabarmos com a equipa B, para mim, foi um erro grosseiro, no entanto, a equipa B estava longe de ser bem gerida e estes sub23 parece que seguem o mesmo rumo (apesar de não andar muito atento aos destinos desta equipa, falo apenas do que vou lendo).

No que toca à formação, precisamos de uma revolução enorme para podermos voltar a lutar taco a taco com os rivais.
Se para o ano quiserem re-activar a equipa B, ela pode ser inserida no CNS, ou terá de começar no fundo da "cadeia alimentar" do Tugão?
A poucos dias na Sporting TV, veio falar penso eu o diretor da Academia Polo EUL e este referiu que aquele sitio anda abandonado a anos pelos dirigentes que passaram pelo nosso clube e elogiou o Varandas por lá ter aparecido e pela Sporting tv ter la aparecido para entrevistar os miudos, etc

Como ele disse é ali que tudo começa e se onde tudo começa é deixado ao abandono , então a nossa formação nasce logo torta.

O trabalho da nossa formação actual não é culpa exclusiva de BdC, começou antes, mas este não conseguiu reverter o caminho que estava a seguir.

Por exemplo, que sentido faz irmos para a europa falar em melhor formação do mundo e depois na Youth League nos ultimos anos apanharmos goleadas de 5-0 6-0 de algumas equipas e não ter prestações fortes?
Não vai mudar do dia para a noite, mas ao menos é bom saber que existe um maior interesse por parte de quem manda agora em saber do local "onde tudo começa".

Mas aconteceu por exemplo com Cedric, William e Adrien... e muitos mais.

Não estou a falar dos craques mas dos jogadores que, não o sendo, podem evoluir e vir a integrar um plantel do Sporting.

No próprio rival aqui ao lado, têm tido cuidado de mesmo quando lançam miúdos de 18 ou 19 anos, esses miúdos já terem experiência competitiva interessante no futebol sénior (nomeadamente jogos na II Liga). Nós perdemos essa antecâmara competitiva (onde os jogadores podem estar com 17 ou 18 anos, só lhes faz bem, chegando aos A aos 19, 20...) e temos de arranjar alguma, seja equipa b seja empréstimos fora do país (porque a Liga limitou os empréstimos dentro de portas complicando a coisa).

Ps - tenho ideia que desses, pelo menos o Veloso chegou a rodar antes de ser aposta.

Não estou a falar dos craques mas dos jogadores que, não o sendo, podem evoluir e vir a integrar um plantel do Sporting.

No próprio rival aqui ao lado, têm tido cuidado de mesmo quando lançam miúdos de 18 ou 19 anos, esses miúdos já terem experiência competitiva interessante no futebol sénior (nomeadamente jogos na II Liga). Nós perdemos essa antecâmara competitiva (onde os jogadores podem estar com 17 ou 18 anos, só lhes faz bem, chegando aos A aos 19, 20...) e temos de arranjar alguma, seja equipa b seja empréstimos fora do país (porque a Liga limitou os empréstimos dentro de portas complicando a coisa).

Ps - tenho ideia que desses, pelo menos o Veloso chegou a rodar antes de ser aposta.
Que muitos mais são esses? O Adrien se serve de exemplo é para a má gestão dos jogadores que saem da formação. Começou a ser aposta e depois de ser aposta vai parar a Israel. Não é exemplo para ninguém. Os empréstimos sucessivos dos jogadores do Sporting CP só têm demonstrado a incapacidade do Sporting em lançar os seus próprios talentos.

O Veloso foi emprestado à um satélite do actual CNS. É o equivalente a deixar o jogador a rodar na B ou nos sub-23

Que vergonha de derrota. Dá vontade de chorar saber que outros têm equipa B e nós com isto.
Mas tu querias que estes jogadores jogassem numa liga profissional?

O lugar deles é o CdP. Muito fracos e cheios de peneiras.

Urge dar um banho de humildade a esta gente toda. Não jogam.nada e têm quase 0 possibilidade de chegar à AA

Hoje o Encada riu-se.

A dura realidade.

Que muitos mais são esses? O Adrien se serve de exemplo é para a má gestão dos jogadores que saem da formação. Começou a ser aposta e depois de ser aposta vai parar a Israel. Não é exemplo para ninguém. Os empréstimos sucessivos dos jogadores do Sporting CP só têm demonstrado a incapacidade do Sporting em lançar os seus próprios talentos.

O Veloso foi emprestado à um satélite do actual CNS. É o equivalente a deixar o jogador a rodar na B ou nos sub-23

O Veloso esteve emprestado ao Olivais e Moscavide, equipa que subiu nesse ano à 2ª Liga.
Que vergonha de derrota. Dá vontade de chorar saber que outros têm equipa B e nós com isto.
Mas tu querias que estes jogadores jogassem numa liga profissional?

O lugar deles é o CdP. Muito fracos e cheios de peneiras.

Urge dar um banho de humildade a esta gente toda. Não jogam.nada e têm quase 0 possibilidade de chegar à AA

Hoje o Encada riu-se.

A dura realidade.
Infelizmente.
Alguém fica :) com o que se está a passar?

Agora, leio desde início que isto era uma liga desinteressante e depois o que se vê são resultados que em nada o confirmam.

E mesmo o argumento de que os resultados não interessam - que eu nunca compraria por estarmos a falar de jogadores profissionais - cai logo por terra quando se ve 10min seguidos.

Muito mau.
A formação do Sporting a nível técnico e táctico não é má. O que falta é uma aposta forte nos componentes físicos e mentais. Acompanho frequentemente o meu filho de 13 anos nas competições jovens e por varias vezes já nos cruzamos com os clubes grandes da região de Lisboa. Jogar contra um Sporting muito técnico e táctico ou contra um Benfica Fisicamente e mentalmente forte é muito diferente. Isso depois reflecte-se na passagem a sénior.

Uma outra dificuldade é a falta de restrições na formação dos planteis das equipas seniores em Portugal. Para melhorar a formação em Portugal temos de restringir as compras exteriores para ganhar lugares para os jovens e para fomentar os negócios internos entre equipas portuguesas. Quando vejo equipas do CNP com mais estrangeiros do que jogadores Portugueses dou razão à fraca aposta nas equipas formadoras em Portugal. Para que formar se depois não temos sitio para os colocar. Se houve-se rentabilidade, haveria mais aposta no jogador Português.

No caso do Sporting, se houve-se cotas para restringir estrangeiros, provavelmente não teríamos cá Petrovic e Misic mas sim Palhinha. Provavelmente Bruno César o tapa buracos, daria o seu lugar a um jovem da formação. São alguns exemplos de lugares vedados à nossa formação. É mais fácil comprar um produto feito do que construir esse produto.

Este ano temos Joavane. Teve sorte porque não apareceu nenhum Campbell para lhe tirar o lugar. Não acho de imediato que Joavane seja um titular ou um reserva mas sim um jovem promissor que merece ser no mínimo um terceiro elemento para uma posição. Com os anos, Joavane vai crescer num contexto equipa A e depois logo se vê se tem unhas para um Sporting, um Guimarães, um Tondela ou uma equipa de segunda liga. Formar, usar e vender.

Para finalizar, acho que deveria haver uma quota para jogadores estrangeiros que sejam mais valias, jogadores portugueses dos 23 anos aos 35 anos e jovens promessas dos 17 anos aos 22 anos. Provavelmente nos primeiros anos seriamos menos competitivos nas competições internacionais mas dentro de poucos anos teríamos valores Portugueses com melhor qualidade do que esses estrangeiros que só ocupam vagas no nosso futebol. Portugal tem qualidades imensas para a pratica de desporto e tem grandes valores que simplesmente desistem por falta de oportunidades. Dar condições aos jovens para a pratica do futebol como uma profissão que não é um nicho restrito só para uns poucos.
Na minha óptica, o maior motivo para não haver uma aposta clara nos miúdos da formação é apenas um.

Os miúdos da formação, só dão comissões quando são vendidos...ao contrario dos jogadores contratados que rendem comissões 2x.

Agora entendam da maneira que quiserem entender.

Já à muito tempo defendo que deviam haver regras mais rígidas na própria liga para o uso de jogadores estrangeiros.
Como por exemplo:
  • Aumentar o numero obrigatório de jogadores formados no clube e no pais em cada convocatória de jogos da liga
  • Aumentar os valores de compensação pago aos clubes com jogadores nas selecções jovens e selecção principal
Entre outros...

Dou o exemplo da Alemanha. Quando perceberam que a celebre frase: "São 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha" já não fazia sentido, a própria federação de futebol implementou uma série de medidas para melhoras a aposta na formação de novos jogadores, e passados poucos anos, foram Campeões de Mundo e da Europa.
#Sporting #Sub-23 #RenovaçãoTierryCorreia!
Grande Fornada de 1999, outros se seguirão, 12 atletas no plantel de grande nivel que já jogam vários anos juntos.
SL
« Última modificação: Setembro 21, 2018, 11:47 am por scouting »
O Elves Baldé está a tornar-se previsível. Faz sempre o mesmo movimento para dentro a partir da esquerda.

De resto, só dá para rir com o Agostinho Cá. Bem feita. Para ti e, principalmente, para o teu empresário.
Joga-se pouco à bola. Ligeiro ascendente do Sporting, mas poucas oportunidades de golo.
A informação que me chegou é que esta é a minha assinatura. Vale o que vale...
Porque o Ronaldo Tavares está a jogar  no adversário?

Ainda é nosso, espero?
O Sporting precisa de alma outra vez.
Gosto do Paulinho. É um jogador bastante interessante.
Porque o Ronaldo Tavares está a jogar  no adversário?

Ainda é nosso, espero?

Sim!
”Deixe-me fazer uma nota prévia, por ser o sentimento de toda a equipa: nós não temos memória curta e, independentemente das boas ou más acções das pessoas, só temos de dedicar esta vitória ao Presidente Bruno de Carvalho, que esteve sempre connosco e nos apoiou. Somos atletas, estamos sujeitos à crítica, temos de viver com elas, e resta-nos, em campo, dar tudo pelo nosso clube” - Capitão do Andebol do Sporting
O Sporting precisa de alma outra vez.
O Mitrovski também tem muita qualidade.

Diria que Elves, Mitrovski, Paulinho são os mais interessantes.

Depois há o Bragança mas não o vejo com a intensidade necessária para entrar na equipa principal.