No dia em que descentralizarem as universidades a sério.
no dia em que quiserem descentralizar as empresas, depois dêem um toque (ou façam knock knock no meu caixão)
... e até dou um exemplo, se consultarem todas as pessoas de A a Z, a maioria irá dizer que mais do que 30 kms de Lisboa é mato.
portanto nem um raio de 30 kms se consegue combater quando mais querer a descentralização para os outros distritos
Enviado do meu Redmi Note 3 através do Tapatalk
Exato; pelo que se ouve, parece que a Consituição não garante apenas o direito a
- educação
- trabalho
- habitação
Mas também o direito a ter isso tudo mesmo ao pé de onde nasci e ai de quem sugira mudar para 30 kms ao lado! Sem esquecer:
- educação grátis
- trabalho bem pago, mas com poucas horas diárias e muitas férias
- habitação onde quero mas com preço "justo" (ou seja ao custo da uva mijona)
Vamos a ver a realidade:
- educação cada vez mais elitista, começando no primário e, secundário, para quem pode viver ao pé de escolas boas, ou para quem pode pagar colégios privados
- trabalho cada vez mais separado entre funções de topo bem compensadas, e trabalho precário, mal pago, em que as pessoas são tratadas como coisas descartáveis
- habitação também cada vez mais segmentada, em que o mercado mais ativo é o do alto luxo, e o resto cada um que se amanhe.
Como deveria ser:
- educação grátis com iguais oportunidades para todos
- trabalho digno, que permita toda a gente viver, mas que para além disso a competência e/ou esforço são bem recompensados
- habitação... deixem-se lá disso, não cabe no centro de Lisboa toda a gente que lá quer viver. Mora em Lisboa quem pode, e vai continuar a ser assim. Ou isso ou construímos uns quantos Rossios na Rua da Betesga (ou seja, arranha céus em Alfama)