Votação

Quem foi para ti o melhor em campo?

Romain Salin
2 (1.4%)
Stefan Ristovski
0 (0%)
André Pinto
0 (0%)
Tobias Figueiredo
0 (0%)
Bruno César
0 (0%)
Radosav Petrović
0 (0%)
Rodrigo Battaglia
2 (1.4%)
Bryan Ruiz
0 (0%)
Iuri Medeiros
0 (0%)
Alan Ruiz
2 (1.4%)
Seydou Doumbia
81 (57.4%)
Gelson Martins
54 (38.3%)
Daniel Podence
0 (0%)
Marcos Acuña
0 (0%)

Votos totais: 137

Taça de Portugal 2017-18 [Oitavos de Final] Sporting CP 4-0 Vilaverdense [13/12]

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Citar
Onze factos rápidos sobre o Sporting-Vilaverdense

O hat-trick de Doumbia, os golos de Gelson e o regresso de Bryan Ruiz à titularidade
- O Sporting está nos quartos de final da Taça de Portugal depois de ter goleado o Vilaverdense por 4-0 e já igualou o que fez na temporada passada, superando a campanha do primeiro ano de Jorge Jesus. Em 2016/17, os leões foram eliminados nos 'quartos' pelo GD Chaves, equipa que já não está na prova. Carlos Ponck, aos 87', marcou o golo que resolveu a questão.

- Depois de passar por três eliminatórias da Taça de Portugal, afastando até o primodivisionário Boavista, o Vilaverdense sai de cena nos oitavos de final da Taça de Portugal. Foi a terceira derrota da temporada para os minhotos, que já haviam perdido dois jogos para o campeonato, e o segundo em que não marcaram golos, depois do empate a zero com o FC Vizela em setembro.

- Rodrigo Battaglia é o jogador do Sporting com mais partidas em 2017/18, somando 25 jogos em 26 possíveis. Segue-se Gelson Martins, com 24, no segundo lugar, enquanto o terceiro (23 jogos disputados) é partilhado por Rui Patrício, Bas Dost e Bruno Fernandes. Apesar de Battaglia ser o líder de jogos, Patrício é o jogador com mais minutos (2070), seguido de Coates (1980 em 22 jogos) e Gelson Martins (1927).

- A última vez que o Sporting foi eliminado da Taça de Portugal por uma equipa de divisões inferiores foi em 2003/04, quando o Vitória de Setúbal (equipa da Segunda Liga nesse ano) foi ao Estádio José Alvalade vencer por 1-0, golo de Orestes. Os leões, orientados por Fernando Santos, apresentaram uma equipa com João Vieira Pinto, Pedro Barbosa, Paulo Bento e Liedson no onze inicial, mas os sadinos de Carlos Carvalhal, com Meyong no ataque, foram mais fortes. Desde então, o Sporting conseguiu sempre superar as formações de outros escalões na prova rainha.

- As equipas do terceiro escalão não costumam sair de Alvalade sem sofrer muitos golos. O jogo com o Vilaverdense foi a sétima receção consecutiva do Sporting a formações que atuam no Campeonato de Portugal (ou equivalente anterior) que terminou com o conjunto verde e branco a marcar, pelo menos, quatro golos: Louletano, 4-0 (2007/08); GD Lagoa, 4-0 (2007/08); GD Mafra, 4-3 (2009/10); Alba, 8-1 (2013/14); FC Famalicão, 4-0 (2014/15); Praiense, 5-1 (2016/17); Vilaverdense, 4-0 (2017/18).

- Gelson Martins marcou o sétimo golo da temporada, igualando os registos de 2015/16 (42 jogos) e 2016/17 (44 jogos). O internacional português faturou o mesmo número de vezes que nas duas últimas temporadas em pouco mais de metade dos jogos (24), o que torna muito provável que Gelson estabeleça um novo recorde na carreira - para isso, precisa apenas de marcar mais um golo até ao fim da época

- Desde 2011 que Seydou Doumbia não marcava um hat-trick. Foi a 28 de outubro, para a Liga Russa, quando o CSKA Moscovo recebeu e bateu o Spartak Nalchik por 4-0, e o avançado fez três golos nos últimos dez minutos, assegurando os três pontos e somando golos àquela que foi a melhor temporada da carreira, com 33 tentos. Foi também a estreia de Doumbia a marcar no Estádio José Alvalade.

- O hat-trick de Doumbia foi o primeiro de um jogador do Sporting na Taça de Portugal desde 2013, quando Fredy Montero fez o mesmo na goleada por 8-1 ante o Alba, na terceira eliminatória. Nesse jogo, foram titulares pelo Sporting nomes como Marcos Rojo, Rinaudo, Vítor Silva ou Gérson Magrão e, a poucos minutos dos 90', um avançado estreou-se a marcar de leão ao peito: Islam Slimani.

- Jorge Jesus tem tido como hábito a gestão da equipa na Taça de Portugal em 2017/18, pelo que foram vários os jogadores que já tiveram minutos na prova, mas há três que se destacam por terem sido titulares nas três eliminatórias já disputadas pelo Sporting: Ristovski, Petrovic e Bruno César.

- Depois de ter regressado ao plantel e ao ativo, Bryan Ruiz foi titular pela primeira vez desde maio, quando esteve no onze inicial da derrota com o Belenenses na 33ª jornada da Liga em 2016/17. Afastado da equipa no início da temporada, o costa-riquenho voltou a ser opção para Jesus, que tem contado com ele nas últimas partidas.

- Doumbia ultrapassou Bas Dost no que diz respeito a minutos necessários para fazer um golo. O holandês tem um golo marcado a cada 115 minutos esta época, enquanto o ex-FC Basileia passou a faturar a cada 99 minutos. Contudo, à frente dos dois avançados estão dois jovens leões. João Palhinha aparece na segunda posição com um golo a cada 65 minutos e Rafael Leão, ainda júnior, é o líder, com um golo a cada 20 minutos. Ainda assim, a estatística é algo enganadora, dado que Palhinha apenas realizou três jogos em 2017/18 (tendo marcado dois golos contra a ARC Oleiros) e Rafael Leão somou precisamente 20 minutos pela equipa principal, tendo sido o suficiente para marcar um golo (também contra a ARC Oleiros).

Bancada
Os jogadores não comemoraram os golos.
Alguém sabe qual o motivo?

Acho que não havia Prémio de Jogo para os jogadores do Sporting!
Estou a brincar, mas o CMlixo é capaz de usar a minha dica para fazerem amanhã capaz do jornal.

Talvez tenha sido por estarem a jogar com uma equipa de um divisão menor, do estilo, é quase obrigação ganharmos e marcarmos golos!
O melhor vídeo da CMTVlixo: "https://openload.co/embed/K0Spc2tTk0E/" :venia:

André, B.César, Coates, Mathieu, Piccini, Risto, Misic, Lumor, Montero, Doumbia, Wendel, Petrovic, Salin (nenhum formado na Academia) e o único > Palhinha, ...  Nenhum foi Oportunista! A única forma dos empresários não ganharem é Bruno de Carvalho ficar!
 
Os jogadores não comemoraram os golos.
Alguém sabe qual o motivo?

Acho que não havia Prémio de Jogo para os jogadores do Sporting!
Estou a brincar, mas o CMlixo é capaz de usar a minha dica para fazerem amanhã capaz do jornal.

Talvez tenha sido por estarem a jogar com uma equipa de um divisão menor, do estilo, é quase obrigação ganharmos e marcarmos golos!

 ;D

Também acho que foi por aí.