NAS - Home Cloud, Backup, etc: quem tem e que modelos recomendam?

Modelos de 2 baías lançados este ano, de preferência.

Até 250€ e sem discos, que recomendam?

Parece-me que a QNAP e a Synology dominam o mercado e continuam a expremer modelos de 2014 e 2015. Até agora só têm renovado a gama alta porque a malta continua a comprar em força os mesmos modelos em processo de obsolescência (faz lembrar os anos de estagnação em que a Radeon não oferecia nada novo e a Nvidia esteve quase 3 anos a vender a GeForce 8800!).
Tenho um Synology DS212j já velhinho com dois WDs de 2 terabytes cada. Pelo que percebi, o equivalente actual é o Synology DS216j.

Zero problemas, fácil de usar, de instalar apps, de fazer backups, de fazer stream na TV dos conteúdos que lá estão, de fazer stream inclusivamente de discos rígidos portáteis ligadas ao NAS por USB.
RAID 1? E que modelos da WD? Os Red estão na moda mas há quem diga que até com Greens se faz a festa. (Aparentemente os Red são Greens com firmware diferente, "NAS ready", fazendo menos paragens para poupar energia).
Isto interessa-me :-) Mas confesso que pouco sei sobre o assunto...

É possível aceder aos conteúdos fora de casa?

Há algum custo extra, serviços etc?
"Good judgment comes from experience, and experience comes from bad judgment." - Barry LePatner
RAID 1? E que modelos da WD? Os Red estão na moda mas há quem diga que até com Greens se faz a festa. (Aparentemente os Red são Greens com firmware diferente, "NAS ready", fazendo menos paragens para poupar energia).

Tenho WD Green Caviar, exactamente porque estava com receio que os Red dessem demasiado consumo energético... mas já li um artigo em que fizeram a experiência e o aumento de consumo é tipo 1 ou 2€ por ano (e mais uns pozinhos no momento da compra) a troco de muito maior rapidez a sair automaticamente de modo de standby e maior performance no read/write... portanto recomendo que vas para os Red.

RAID é 1 claro, a ideia é não perder a info. ;D

Com o Plex, sim.

Acho que a HP faz uns NAS jeitosos. Podem também montar um PC barato e instalar o FreeNAS, deve ficar mais em conta.

Com o Plex, sim.

Acho que a HP faz uns NAS jeitosos. Podem também montar um PC barato e instalar o FreeNAS, deve ficar mais em conta.
Plex?

Epah, não me considero nada "info-excluído", mas aqui estou mesmo à nora...
"Good judgment comes from experience, and experience comes from bad judgment." - Barry LePatner

Com o Plex, sim.

Plex?

https://www.plex.tv/

Podes criar o teu servidor com os teus conteúdos e vê-los localmente ou remotamente em dispositivos que suportem a aplicação, que são quase todos  :mrgreen:

Com o Plex, sim.

Plex?

Podes criar o teu servidor com os teus conteúdos e vê-los localmente ou remotamente em dispositivos que suportem a aplicação, que são quase todos  :mrgreen:
E isso tem algum custo extra?

Com o Plex, sim.

Plex?

E isso tem algum custo extra?
Nop, é free. Tens um plano de subscrição mas nem sei para que serve.

Com o Synology tens várias apps que te permitem aceder aos conteúdos fora de casa, em qualquer lado, por 3G se for preciso. Consegues fazer stream, mostrar fotos, aceder a ficheiros, whatever (até ligares uma câmara de vigilância consegues com stream a partir de qualquer lado ou gravação em disco, há uma app para isso... eu até consigo fazer backup das fotos do meu mobile para o NAS na Suécia estando em Portugal sentado no café). O NAS tem é de estar sempre ligado em casa.

E é tudo gratuito claro.

https://www.synology.com/products/DS216j
Sim, RAID 0 é das coisas mais horríveis, só serve mesmo para discos pequenos onde esteja montado apenas o sistema operativo.

Para guardar dados pessoais é não mesmo. A performance (5 a 10%) que se ganha (quase só na escrita) não compensa o risco exponencial de falhar um disco e perder-se tudo. É totalmente o inverso do conceito de backup.

Mas já agora fica aqui umas estatísticas interessantes. Actualmente mantenham uma distância segura dos Seagate.
Uma pergunta:

Tendo eu um router da NOS com porta usb, que me permite ligar um disco externo e aceder-lhe via wifi, não é possível aceder pelo exterior, via web?
Uma pergunta:

Tendo eu um router da NOS com porta usb, que me permite ligar um disco externo e aceder-lhe via wifi, não é possível aceder pelo exterior, via web?

Com um router moderno consegues. Tens o método FTP ou VPN, mas tens de saber fazer o setup disso (que nos NASes é peaners). Depois tens de te lembrar que os controladores das portas USB dos routers não costumam permitir velocidades loucas (ou pelo menos não tão elevadas como a das portas de ethernet) enquanto que os dos NASes costumam, portanto não contes com streaming HD 100% perfeito em caso de um disco USB ligado ao router.
Uma pergunta:

Com um router moderno consegues. Tens o método FTP ou VPN, mas tens de saber fazer o setup disso (que nos NASes é peaners). Depois tens de te lembrar que os controladores das portas USB dos routers não costumam permitir velocidades loucas (ou pelo menos não tão elevadas como a das portas de ethernet) enquanto que os dos NASes costumam, portanto não contes com streaming HD 100% perfeito em caso de um disco USB ligado ao router.
E é facil configurar um NAS?
Também tenho um synology, o 211 (ano de 2011) e estou  muito satisfeito até hoje. O que eu gosto na synology é que tendo eu um produto de 2011 ainda recebi o update do último dsm (SO das meninas), o que é fantástico.

Recomendo, para além do storage permitem uma porrada de funções fruto das apps que possui.

Não tive nunca um qnap nas mãos, mas deve ser ela por ela.

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

A continuidade e a sua credibilidade trouxeram-nos a esta triste realidade. Basta!

Uma pergunta:

E é facil configurar um NAS?

Nos Synology é extremamente simples, as únicas dificuldades que tive até hoje nem foram propriamente no NAS, mas sim na configuracão de portas no router (necessário para que algumas funcões do Synology funcionassem).

Mas nada como experimentares, vai aqui: https://www.synology.com/en-us/dsm/live_demo
@Zambrot, esse NAS dá para criar um sv vpn?

Neste momento tenho um fixo antigo a fazer múltiplas coisas, entre elas nas e vpn, num dmz do router.
Mas tenho de mudar aquilo, pelos consumos eléctricos, espaço que ocupa e barulho :)
@Zambrot, esse NAS dá para criar um sv vpn?

Neste momento tenho um fixo antigo a fazer múltiplas coisas, entre elas nas e vpn, num dmz do router.
Mas tenho de mudar aquilo, pelos consumos eléctricos, espaço que ocupa e barulho :)

https://www.synology.com/en-global/knowledgebase/DSM/help/DSM/AdminCenter/connection_network_vpnclient