Arbitragem 2017/2018 - Lances da Jornada

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

@HULK VERDE  , desculpa colocar este video aqui no teu tópico, mas é para que vejam o roubo, é que alguns acham que foi limpo e não foi, o Coates foi empurrado pelas costas pelo Gonçalo Paciência que assim ganhou posição de forma faltosa.

Octávio Machado tem razão, ainda temos muitos passarinhos, são ajudantes da corrupção só para ficarem bem na fotografia, mas felizmente as imagens não metem, empurrão clarinho como agua, portanto, falta nítida não marcada e por isso um ROUBO.

23-03-2013 O dia mais feliz da minha vida como sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
   Liga NOS 2017/2018 - 20.ª jornada
   
   Belenenses - SL Benfica [29.01.2018]   
   O árbitro Bruno Paixão fez uma arbitragem nada discreta e bastante tremida, alguns lapsos técnicos no 1.º tempo, de parte a parte, mas sempre a conseguir desemperrar o jogo mesmo que de forma titubeante. Começou no lance do 1.º remate da equipa de Belém, em que a bola parece ter sido conduzida por fora da linha lateral mas o jogo não parou, um fora-de-jogo a Jonas (37) que levantou dúvidas. Invariavelmente o critério foi largo - o jogo também não foi muito quezilento, apesar das muitas faltas cometidas a meio-campo e no último terço, errando algumas para ambos os lados, sem grandes consequências. Exibiu os dois primeiros cartões amarelos após um desaguisado entre Salvio e Diogo Viana, tentando controlar as picardias. A 2.ª parte trouxe mais situações polémicas, sendo os últimos minutos o culminar de uma arbitragem que começou imprecisa para se tornar débil e errática. Há um lance em que a bola é cortada no limite da grande-área da equipa da casa, sendo Cervi desarmado e depois tocado por Sasso (62), em que ficaram algumas dúvidas, mas nem o árbitro nem o vídeo-árbitro consideraram grande penalidade e analisaram como um corte limpo. O lance do penalti inequívoco cometido por Gonçalo Silva sobre Cervi (71), após o rasteirar quando se preparava para ser ultrapassado, foi assinalado, mas precedido de falta na sua origem, precisamente na recuperação da bola lá atrás, onde Jardel agarrou o braço de Fredy, e depois o derrubou, tirando-lhe a bola, sem que o VAR a considerasse. Os últimos minutos do jogo acabaram por ser os mais polémicos, pois com os descontos que se estenderam muito para lá dos 5 predefinidos aconteceu tudo e mais alguma coisa, desde o golo que deu a vantagem ao Belenenses, passando por um possível penalti cometido por André Almeida a Tiago Caeiro (90+3) na grande-área do Benfica, acabando em lances mal decididos que levaram a um livre directo correctamente assinalado que resultou com o golo do empate, com mais de 7 minutos de descontos decorridos. E a expulsão de Filipe Chaby, com o jogo terminado. Um derby-spaghetti...
   (arbitragem muito tremida, com tendência para o erro, bastante inócua disciplinarmente para a equipa visitante e a culminar com o seu empate, conseguido nos descontos de tempo para lá dos 5 minutos indicados, num final de jogo desastroso)



Lance de grande penalidade de André Almeida sobre Tiago Caeiro não sancionada pela equipa de arbitragem nem o vídeo-árbitro (90+3)

Bruno Paixão converteu um pontapé de baliza em pontapé de canto já no último minuto dos 5 concedidos de tempo extra


   Critério disciplinar muito parcial, apesar de não ter havido lances ríspidos. O único cartão a jogadores do Benfica foi exibido a Salvio (34), que com Diogo Viana, no mesmo lance, foram os únicos registados na 1.ª parte. Na 2.ª parte distribuiu 5 cartões pela equipa do Belenenses, num total de 6, inclusive um vermelho directo a Filipe Chaby após o final. Os cartões amarelos foram para Yebda (60), André Sousa (78), Fredy (90) e Sasso (90+9).

   Vídeo-árbitro: Rui Oliveira e o auxiliar Nélson Cunha corroboraram sempre todas as decisões de Bruno Paixão, mesmo com lances bastante dúbios nunca contrariaram a equipa de campo. Erraram e acertaram tanto quanto ela. Nem mais, nem menos. Não intervieram quando não foi caso disso, mas também não o fizeram quando o deviam ter feito, resultando em vários erros.

   Moreirense - FC Porto [30.01.2018]
   Luís Ferreira realizou uma arbitragem mediana, não isenta de erros, mas garantindo os serviços mínimos de forma razoável. Dois foras-de-jogo tirados ao ataque do Moreirense deixaram dúvidas, um em cada parte, assinalados a Edno (33) e Bilel (72). Algumas faltas por marcar, aqui e ali, mas nenhum lance dentro da área que justificasse qualquer marcação de grande penalidade, mesmo considerando a saída arriscada de Jhonatan no cabeceamento ao lado da baliza de Felipe. Um sururu no final com Tozé que foi ensaduíchado por Herrera e Felipe (87), mas que não valeu sanção disciplinar.
   (arbitragem suficiente, alguns erros menores e critério disciplinar mais apertado para a equipa da casa, mas cumprindo a sua missão)



   Dois cartões amarelos para Boubacar (48), por interceptar a bola antes do remate de Herrera à entrada da área e rasteirar Marega que saía para o contra-ataque (90+1), culminando no cartão vermelho; outro para Rúben Lima (64), por corte arriscado em tackle sobre Ricardo e o último para Jhonatan (90+4) por queimar tempo no pontapé-de-baliza. Waris (90+5) foi o único amarelado do lado do FC Porto, por protestar o fora-de-jogo no momento do passe de cabeça de Ricardo, bem assinalado, ele que abalroou o guarda-redes adversário no mesmo lance e o deixou estendido no chão pela segunda vez.

   Vídeo-árbitro: Manuel Oliveira e seu auxiliar Pedro Ribeiro não deram notícias que contrariassem as decisões da equipa de campo. A última, e mais decisiva, foi corroborar o fora-de-jogo de Waris (90+5) no último lance do jogo, em que introduziu a bola na baliza.

   Sporting CP - Vitória de Guimarães [31.01.2018]
   Luís Godinho realizou uma arbitragem q.b., a tender para o fraco, porém sem erros crassos com influência no resultado. Critério disciplinar muito contido, inexistente em lances de contacto mais duro, num jogo que foi disputado com correcção, apesar de uma ou outra excepção à regra. Por exemplo, num lance muito suspeito mas difícil de analisar, Bas Dost  (43) caiu dentro da área e sofreu contacto na zona lombar, e posteriormente mais vezes foi massacrado nessa zona - ele e não só sofreram bastante com contactos de adversários, uns mais que outros. Portanto, alguma excessiva contenção do árbitro na gestão dos cartões, que só saíram em faltas por agarrão, mas que permitiu algumas entradas mais duras, quer de Fábio Coentrão sobre João Aurélio e depois Raphinha (80) (quer de Rincón sobre Acuña (83) e Coentrão (93), todas sem punição disciplinar. Rúben Ribeiro foi ceifado por Rafael Miranda  (7), mas após indicar lei da vantagem, o árbitro não mais se lembrou que era falta para cartão amarelo. Jr Talló jogou por 3 vezes a bola com o braço (21, 34 e 35), sem qualquer amoestação, e também existiram dúvidas em alguns lances divididos, nomeadamente uma interceptação de Coates no exterior da grande área, com ressaltos difíceis de analisar, e no lance entre Mathieu e Hurtado (61), em que o peruano forçou a queda quando foi antecipado pelo central francês, sem falta. Num jogo com poucos foras-de-jogo, os 3 únicos lances de offside foram bem assinalados. De resto, erros na apreciação de 2 lançamentos laterais, um para cada lado: numa situação Battaglia parece ser o último a tocar na bola na disputa junto à linha (10) e no segundo caso ficam dúvidas se não tocou no defesa do Vitória de Guimarães antes de sair do outro lado do campo (39). Antes houve ainda um canto por assinalar após cruzamento do lateral esquerdo leonino que desviou num defesa vitoriano (37).
   (arbitragem não muito esclarecida, mas cumprindo os mínimos, apesar do critério disciplinar macio e alguns lances de dúvida, nomeadamente faltas por assinalar)



   Os únicos dois cartões exibidos cairam para o lado do Vitória de Guimarães: Wakaso (67) e Jubal (70), ambos por faltas anti-desportivas, impedindo transições de ruptura ofensiva. Folha limpa para o Sporting.

   Vídeo-árbitro: A dupla composta por Hugo Miguel e o auxiliar Paulo Brás não teve qualquer participação ou influência, num jogo sem casos grosseiros em que não houve necessidade da sua intervenção.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2018, 21:21 pm por HULK VERDE »
Ontem foram 3 roubos em apenas 5 minutos de desconto, penalti por marcar a favor do Belenenses, canto que não existiu e 7 minutos quando tinha dado 5.

Tugão corrupto que valente lodo.  :menos:
23-03-2013 O dia mais feliz da minha vida como sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
Ontem foram 3 roubos em apenas 5 minutos de desconto, penalti por marcar a favor do Belenenses, canto que não existiu e 7 minutos quando tinha dado 5.

Tugão corrupto que valente lodo.  :menos:

E ainda meteram o Chaby na rua. Que coincidencia! Mais um roubo às claras!
“Um grande clube, tão grande como os maiores da Europa.”
Eu acho inacreditável como é que esse Bruno rabolho Paixão ainda apita, é o pior árbitro que me lembro de ver a apitar juntamente com o Rui rabolho Costa que arbitrou a final da taça da liga.

@HULK VERDE excelente trabalho  :great: :great: :great: :clap: :clap: :clap:
"Se apenas vagamente vocês compreendessem o que é para mim aquela camisola, morreriam em campo hoje para me dar a vitória" - Miguel d'Almada
@HULK VERDE excelente análise, não escreveria melhor.
É engraçado o Chaby ter sido expulso "já com o jogo terminado". Deve ter dito poucas verdades...
SPORTING DESDE 1906 ATÉ SEMPRE
RS
Aqui fica a análise da jornada 20, em que todos os grandes tiveram dificuldades em vencer os seus encontros mas em que, felizmente, acabamos em 1º lugar da tabela classificativa  :victory: !

Comecemos pelo nosso clube:

SPORTING:
Pontos atuais: 50
Pontos reais: 50 ( tendo sido possivelmente prejudicado em :menos: dois pontos , contra o Moreirense, fora, na 7ª jornada )

Uma jornada sem polémicas, uma vitória justa, ainda que tenha sido uma arbitragem dúbia num momento ou outro. Nada de relevante.

Benfica, ou Rednecks
Pontos atuais: 47
Pontos reais: 39 (  devido ao favorecimento  :mais: em 1 ponto contra o Rio Ave (F) na 4ª jornada e contra o Feirense (C) em mais  :mais: 2 pontos na 10ª jornada, de modo efetivo. É ainda possível o favorecimento em 2 pontos frente ao Portimonense (C). Na 18ª frente ao Braga (F) foram favorecidos em dois pontos de modo efetivo. Na jornada 14ª, (C) frente ao Estoril, foram favorecidos, de modo efetivo, em 2 pontos. Foram beneficiados de modo efetivo em 1 ponto na jornada 20 (F) contra o Belenenses.)

Tirando o penalty bem assinalado, não fosse a Paixão do árbitro o Benfica perdia o jogo. Para além de um possível penalty cometido por André Almeida sobre Caeiro aos 93 ( possível, não estou a dizer que fosse ), o jogo era suposto ter ido até aos 95 e foi até aos 97. Ou seja, creio que há razões para considerar que foram beneficiados de modo efetivo. Puxa, já foram beneficiados em pelo menos 8 pontos  :rotfl: .

Porto, ou Fora-de-jogo

Pontos atuais:49 -  menos um jogo
Pontos reais:47 ( por favorecimento  :mais: real em dois pontos frente ao Belenenses (C), na 11ª jornada )

Não houveram lances polémicos tirando o golo do Waris. A questão é que ele não era fora-de-jogo. Isso foi bem claro.

De notar que, se as arbitragens fosses justas, estávamos em 1º, contra 3 pontos de vantagem para o segundo, e 11 para o Benfica. Desfasado da realidade, este campeonato.

Qualquer dúvida ou sugestão, falem comigo ou com o @HULK VERDE  .

Saudações Leoninas!
André
« Última modificação: Fevereiro 01, 2018, 19:45 pm por AndreCruzomago »
Citar
   Liga NOS - 20.ª jornada
   (números totais)

   * falta contabilizar o jogo Estoril-Praia - FC Porto

   Golos

   Sporting: 11 assinalados contra e a favor 43 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 1 por assinalar contra e a favor 1
   FC Porto: 10 assinalados contra e a favor 46 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 13 assinalados contra e a favor 47 / 0 mal assinalados contra e a favor 3 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   
   Penaltis

   Sporting: 3 assinalados contra e a favor 5 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 5
   FC Porto: 0 assinalados contra e a favor 2 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 2 por assinalar contra e a favor 5
   Benfica  : 1 assinalados contra e a favor 6 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 6 por assinalar contra e a favor 2

   Offsides

   Sporting: 45 assinalados contra e a favor 24 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 0 por assinalar contra e a favor 1
   FC Porto: 49 assinalados contra e a favor 19 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 41 assinalados contra e a favor 48 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 2 por assinalar contra e a favor 0

   Faltas

   Sporting: 299 faltas cometidas e sofridas 339 / 15,0 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 17,0
   FC Porto: 287 faltas cometidas e sofridas 297 / 15,1 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 15,6
   Benfica  : 326 faltas cometidas e sofridas 281 / 16,3 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 14,0

   Cartões

   Sporting: 32 (+0) atribuídos contra e a favor 44 (+1) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+0) por atribuir contra e a favor 0 (+2)
   FC Porto: 33 (+2) atribuídos contra e a favor 53 (+4) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+4) por atribuir contra e a favor 0 (+1)
   Benfica  : 33 (+1) atribuídos contra e a favor 39 (+3) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+8) por atribuir contra e a favor 0 (+2)

   Média de faltas por cartão dos adversários dos grandes

   Sporting: 339/44 = 1 cartão amarelo a cada 7,7 faltas dos adversários. (+1 vermelho por acumulação)
   FC Porto: 297/53 = 1 cartão amarelo a cada 5,6 faltas dos adversários. (+4 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 281/39 = 1 cartão amarelo a cada 7,2 faltas dos adversários. (+2 vermelhos directos + 1 vermelho por acumulação)

   Média de faltas por cartão dos grandes

   Sporting: 299/32 = 1 cartão amarelo a cada 9,3 faltas.
   FC Porto: 287/33 = 1 cartão amarelo a cada 8,7 faltas. (+2 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 326/33 = 1 cartão amarelo a cada 9,9 faltas. (+1 vermelho por acumulação)

   Folha Disciplinar

   Sporting: 2 folha limpa contra e a favor 4 / 6 1 amarelo contra e a favor 4 / 6 2 amarelos contra e a favor 2
                                                                             0 1 vermelho contra e a favor 1 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   FC Porto: 0 folha limpa contra e a favor 4 / 5 1 amarelo contra e a favor 3 / 4 2 amarelos contra e a favor 3
                                                                             2 1 vermelho contra e a favor 4 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   Benfica  : 3 folha limpa contra e a favor 5 / 4 1 amarelo contra e a favor 4 / 5 2 amarelos contra e a favor 6
                                                                             1 1 vermelho contra e a favor 2 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0

   Castigos / suspensões

   Sporting: 1 jogador
   n.º castigos (x1): Bruno César (x1)
   n.º de jogos (x1): Bruno César (x1)

   FC Porto: 4 jogadores [4 expulsões perdoadas: Maxi Pereira (x1) e Felipe (x3)]
   n.º castigos (x4): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera* (x1); Felipe (x1)
   n.º de jogos (x5): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera (x2); Felipe (x1)

   Benfica  : 4 jogadores [8 expulsões perdoadas: Eliseu (x2), Pizzi (x1), Luisão (x2), Salvio (x1), Jonas (x1), Fejsa (x1)]
   n.º castigos (x4): Zivkovic (x1); Samaris* (x1); Fejsa (x1); André Almeida (x1)
   n.º de jogos (x5): Zivkovic (x1); Samaris (x2); Fejsa (x1); André Almeida (x1)

   *castigados em jogos da Taça da Liga/CTT



   Liga NOS - 20.ª jornada
   (árbitros & VAR)


   Liga NOS -   1.ª jornada [Desportivo das Aves 0-2 Sporting CP / FC Porto 4-0 Estoril-Praia / Benfica 3-1 Braga]
                                             Tiago Martins & João Pinheiro / Hugo Miguel & Luís Ferreira / Carlos Xistra & Fábio Veríssimo

   Liga NOS -   2.ª jornada [Sporting CP 1-0 Vitória de Setúbal / Tondela 0-1 FC Porto / Chaves 0-1 Benfica]
                                 Bruno Paixão & Hugo Miguel / Fábio Veríssimo & Hélder Malheiro / Jorge Sousa & Tiago Martins

   Liga NOS -   3.ª jornada [Vitória de Guimarães 0-5 Sporting CP / Benfica 5-0 Belenenses / FC Porto 3-0 Moreirense]
                                                         Hugo Miguel & Jorge Sousa / Rui Costa & Vasco Santos / Manuel Oliveira & Tiago Martins

   Liga NOS -   4.ª jornada [Rio Ave 1-1 Benfica / Sporting CP 2-1 Estoril-Praia / Braga 0-1 FC Porto]
                            Hugo Miguel & Fábio Veríssimo / Luís Godinho & Tiago Martins / Carlos Xistra & Bruno Esteves

   Liga NOS -   5.ª jornada [Feirense 2-3 Sporting CP / Benfica 2-1 Portimonense / FC Porto 3-0 Chaves]
                    Artur Soares Dias & Tiago Martins / Gonçalo Martins & Fábio Veríssimo / Rui Oliveira  & Hugo Miguel

   Liga NOS -   6.ª jornada [Sporting CP 2-0 Tondela / Boavista 2-1 Benfica / Rio Ave 1-2 FC Porto]
                    Manuel Oliveira & Tiago Martins / Artur Soares Dias & Bruno Esteves / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   7.ª jornada [FC Porto 5-2 Portimonense / Moreirense 1-1 Sporting CP / Benfica 2-0 Paços de Ferreira]
                                      Luís Ferreira & Jorge Sousa / Luís Godinho & João Pinheiro / Carlos Xistra & Hugo Miguel

   Liga NOS -   8.ª jornada [Sporting CP 0-0 FC Porto / Marítimo 1-1 Benfica]
                                    Carlos Xistra & Hugo Miguel / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   9.ª jornada [FC Porto 6-1 Paços de Ferreira / Desportivo das Aves 1-3 Benfica / Sporting CP 5-1 Chaves]
                                 Manuel Oliveira & Fábio Veríssimo / Nuno Almeida & Vítor Ferreira / Rui Costa & Bruno Esteves

   Liga NOS - 10.ª jornada [Benfica 1-0 Feirense / Rio Ave 0-1 Sporting CP / Boavista 0-3 FC Porto]
                    Luis Godinho & Carlos Xistra / Jorge Sousa & João Capela / Hugo Miguel & Tiago Martins

   Liga NOS - 11.ª jornada [FC Porto 2-0 Belenenses / Vitória de Guimarães 1-3 Benfica / Sporting CP 2-2 Braga]
                   Fábio Veríssimo & Luis Ferreira / Artur Soares Dias & Hélder Malheiro / Carlos Xistra & Rui Costa
   
   Liga NOS - 12.ª jornada [Desportivo das Aves 1-1 FC Porto / Paços de Ferreira 1-2 Sporting CP / Benfica 6-0 Vitória de Setúbal]
                                                         Rui Costa & Bruno Esteves / Tiago Martins & Carlos Xistra / Luís Godinho & João Pinheiro

   Liga NOS - 13.ª jornada [Sporting CP 1-0 Belenenses / FC Porto 0-0 Benfica]
                                      Nuno Almeida & Luís Godinho / Jorge Sousa & Hugo Miguel

   Liga NOS - 14.ª jornada [Benfica 3-1 Estoril-Praia / Boavista 1-3 Sporting CP / Vitória de Setúbal 0-5 FC Porto]
                     João Pinheiro & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Vasco Santos / Tiago Martins & Rui Oliveira

   Liga NOS - 15.ª jornada [Sporting CP 2-0 Portimonense / Tondela 1-5 Benfica / FC Porto - Marítimo]
                                 João Capela & Carlos Xistra / Tiago Martins & Hélder Malheiro / Manuel Mota & António Nobre

   Liga NOS - 16.ª jornada [Feirense 1-2 FC Porto / Benfica 1-1 Sporting CP]
                       Fábio Veríssimo & Bruno Paixão / Hugo Miguel & Tiago Martins
   
   Liga NOS - 17.ª jornada [Moreirense 0-2 Benfica / Sporting CP 5-0 Marítimo / FC Porto 4-2 Vitória de Guimarães]
                          Manuel Mota & Luís Godinho / Carlos Xistra & Bruno Esteves / Artur Soares Dias & António Nobre

   Liga NOS - 18.ª jornada [Braga 1-3 Benfica / Sporting CP 3-0 Desportivo das Aves / Estoril 1-0 FC Porto*]
                    Artur Soares Dias & Luís Godinho / João Pinheiro & Jorge Sousa / Vasco Santos & Luís Ferreira

   Liga NOS - 19.ª jornada [Vitória de Setúbal 1-1 Sporting CP / FC Porto 1-0 Tondela / Benfica 3-0 Chaves]
                              Fábio Veríssimo & António Nobre / Luís Godinho & Artur Soares Dias / Bruno Esteves & Vasco Santos
   
   Liga NOS - 20.ª jornada [Belenenses 1-1 Benfica / Moreirense 0-0 FC PortoSporting CP 1-0 Vitória de Guimarães]
                           Bruno Paixão & Rui Oliveira / Luís Ferreira & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Hugo Miguel
 
          * resultado ao intervalo

   @AndreCruzomago bom carnaval! Agora é até à Primavera... :mrgreen: :arrow:
« Última modificação: Fevereiro 01, 2018, 21:37 pm por HULK VERDE »
 Bom carnaval @HULK VERDE ! Estou a pensar mascarar-me deste senhor, mas só que com uma camisola de presidiário.




Escolho uma camisola laranja ou às riscas pretas e brancas ?
   Liga NOS 2017/2018 - 21.ª jornada
   
   SL Benfica - Rio Ave [03.02.2018]   
   O árbitro Manuel Oliveira desde muito cedo mostrou inconsistência, com algumas decisões dúbias a sucederem-se, numa arbitragem bastante contestada. Perdoou vários cartões amarelos em entradas de carrinho perigosas ao longo da 1.ª parte, como por exemplo a entrada de Bruno Teles sobre André Almeida (12), ou a de Zivkovic (44), mas também na 2.ª, onde Rafa sofreu falta de Leandrinho (69), prosseguindo o jogo por aplicação de lei da vantagem, sem posterior admoestação. Os amarelos que ficaram por mostrar foram pelo menos tantos como os que exibiu ao longo do jogo, cortando-os por metade. Apesar de muito contida a nível disciplinar, não permitiu que o jogo azedasse e se tornasse quezilento. Os árbitros auxiliares estiveram de forma geral atentos e as suas decisões foram adequadas e acertadas. Além disso, ficaram  dúvidas em alguns lances mais polémicos, na grande-área do Rio Ave, sempre com o guarda-redes Cássio envolvido: primeiro com Jonas (21), com muitas queixas da equipa da casa, depois Zivkovic (28), com menos contestação - e sem qualquer falta.
   (desempenho fraco numa arbitragem inconsistente, oscilante a nível disciplinar)



   Critério disciplinar muito contido, por vezes permissivo, poupando alguns jogadores a punição disciplinar. O único cartão a jogadores do Benfica foi exibido a Jonas (59), por entrada a pés juntos de carrinho, já na 2.ª metade. Para o Rio Ave saíram 2 cartões, 1 em cada parte: Bruno Teles (44) e Nélson Monte (76).

   Vídeo-árbitro: Vítor Ferreira e o auxiliar Valdemar Maia foram sempre concordantes com Manuel Oliveira e seus auxiliares, nomeadamente no lance entre Cássio e Jonas (21), que deixou dúvidas, sem que fosse assinalada grande penalidade. No mais, pouco acrescentaram.

   Moreirense - FC Porto [03.02.2018]
   Hugo Miguel realizou uma arbitragem aceitável, não isenta de falhas, mas cumprindo na maior parte das intervenções, sem ser protagonista nem perturbar o jogo. Bem auxiliado, as dúvidas maiores prendem-se em dois lances de possível grande penalidade, que não foram assinaladas a favor do FC Porto, na 1.ª parte, e do SC Braga, na 2.ª.
   (arbitragem minimamente correcta, sem grandes intervenções e deixando jogar, apesar de alguns lapsos e dúvidas em alguns lances de eventual falta para penalti, um para cada equipa)



   Dois cartões amarelos para Braga, um em cada tempo: Paulinho (41) e Danilo (80). O último da partida, e o único a sair para o FC Porto, foi exibido a Herrera (84).

   Vídeo-árbitro: Nuno Almeida e seu auxiliar Paulo Ramos não consideraram que nenhum dos lances decididos por Hugo Miguel merecesse correcção, inclusive o lance que envolveu Jefferson e Corona (35) junto à linha de fundo, na grande-área do Braga. Houve ainda um lance em que Ricardo Esgaio executou o cruzamento para a grande-área e a bola embateu no braço esticado de um jogador do FC Porto (71), sem que a jogada fosse reobservada e analisada ponderadamente.

   Estoril-Praia - Sporting CP [04.02.2018]
   Manuel Mota teve um desempenho à sua imagem, em mais um jogo do Sporting, desta feita no Estádio António Coimbra da Mota. O seu critério disciplinar, bastante poupado no 1.º tempo, onde não penalizou qualquer equipa, alterou-se no 2.º tempo, com três cartões amarelos para os verde-e-brancos, mas nenhum para a equipa da casa. Em lances de fora-de-jogo, os seus auxiliares cometeram erros, que foram porém corrigidos pela equipa de VAR. Outros lances mais complicados, como o corte sobre a bola de Coates (39), dentro da sua grande-área, foram também eles escrutinados pelo VAR, desta vez para confirmar a decisão correcta da equipa de campo. Além da permissividade e complacência para com as faltas da equipa canarinha (fez mais sete, mas não foi penalizada com cartões em nenhuma), deixou passar algumas faltas por marcar, e teve uma gestão do tempo de jogo muito desleixada, culminando com várias paragens de jogo (incluindo para recurso ao VAR), anti-jogo do adversário (jogadores deitados no relvado vezes sem conta, ou a saírem de campo à velocidade do caracol), que não foram devidamente compensadas nos descontos de tempo.
   (arbitragem desleixada, com falhas dos árbitros auxiliares em lances de fora-de-jogo, mas que com o auxílio do VAR, foi impedida de descambar e se manteve apenas frouxa, tal como o critério disciplinar)



   Manuel Mota apenas exibiu cartões à equipa do Sporting, três, todos na 2.ª parte: Coentrão (59), por tackle a travar saída para o contra-ataque de William Carvalho (72), por pisar André Claro, e Acuña (87). Folha limpa para o Estoril-Praia.

   Vídeo-árbitro: A dupla composta por Luís Ferreira e o auxiliar Inácio Pereira fez 3 intervenções decisivas e todas elas em lances de golo, primeiro validando o golo de Ewandro (30), que não estava fora-de-jogo no momento do passe que o isolou perante Rui Patrício, depois anulando bem o golo de André Claro (69) por fora-de-jogo de Ewandro, e já no fim do jogo a invalidar o golo de Fredy Montero (90+5), que estava offside. Uma contribuição determinante para o desenrolar dos acontecimentos, e a contribuir para corrigir erros de análise da equipa de campo, ainda que sob escrutínio último do vídeo-árbitro. Todas as outras análises foram de encontro às da equipa de campo.
« Última modificação: Fevereiro 05, 2018, 19:07 pm por HULK VERDE »
Citar
   Liga NOS - 21.ª jornada
   (números totais)

   * falta contabilizar o jogo Estoril-Praia - FC Porto

   Golos

   Sporting: 13 assinalados contra e a favor 43 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 1 por assinalar contra e a favor 1
   FC Porto: 11 assinalados contra e a favor 49 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 14 assinalados contra e a favor 52 / 0 mal assinalados contra e a favor 3 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   
   Penaltis

   Sporting: 3 assinalados contra e a favor 5 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 5
   FC Porto: 0 assinalados contra e a favor 2 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 2 por assinalar contra e a favor 5
   Benfica  : 1 assinalados contra e a favor 6 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 6 por assinalar contra e a favor 2

   Offsides

   Sporting: 49 assinalados contra e a favor 25 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 0 por assinalar contra e a favor 1
   FC Porto: 52 assinalados contra e a favor 20 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 45 assinalados contra e a favor 51 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 2 por assinalar contra e a favor 0

   Faltas

   Sporting: 310 faltas cometidas e sofridas 358 / 14,8 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 17,0
   FC Porto: 313 faltas cometidas e sofridas 308 / 15,7 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 15,4
   Benfica  : 340 faltas cometidas e sofridas 295 / 16,2 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 14,0

   Cartões

   Sporting: 35 (+0) atribuídos contra e a favor 44 (+1) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+0) por atribuir contra e a favor 0 (+2)
   FC Porto: 34 (+2) atribuídos contra e a favor 55 (+4) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+4) por atribuir contra e a favor 0 (+1)
   Benfica  : 34 (+1) atribuídos contra e a favor 41 (+3) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+8) por atribuir contra e a favor 0 (+2)

   Média de faltas por cartão dos adversários dos grandes

   Sporting: 358/44 = 1 cartão amarelo a cada 8,1 faltas dos adversários. (+1 vermelho por acumulação)
   FC Porto: 308/55 = 1 cartão amarelo a cada 5,6 faltas dos adversários. (+4 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 295/41 = 1 cartão amarelo a cada 7,2 faltas dos adversários. (+2 vermelhos directos + 1 vermelho por acumulação)

   Média de faltas por cartão dos grandes

   Sporting: 310/35 = 1 cartão amarelo a cada 8,9 faltas.
   FC Porto: 313/34 = 1 cartão amarelo a cada 9,2 faltas. (+2 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 340/34 = 1 cartão amarelo a cada 10,0 faltas. (+1 vermelho por acumulação)

   Folha Disciplinar

   Sporting: 3 folha limpa contra e a favor 4 / 6 1 amarelo contra e a favor 4 / 6 2 amarelos contra e a favor 2
                                                                             0 1 vermelho contra e a favor 1 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   FC Porto: 0 folha limpa contra e a favor 4 / 6 1 amarelo contra e a favor 3 / 4 2 amarelos contra e a favor 4
                                                                             2 1 vermelho contra e a favor 4 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   Benfica  : 3 folha limpa contra e a favor 5 / 5 1 amarelo contra e a favor 4 / 5 2 amarelos contra e a favor 7
                                                                             1 1 vermelho contra e a favor 2 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0

   Castigos / suspensões

   Sporting: 2 jogadores
   n.º castigos (x2): Bruno César (x1); Fábio Coentrão (x1)
   n.º de jogos (x2): Bruno César (x1); Fábio Coentrão (x1)

   FC Porto: 4 jogadores [4 expulsões perdoadas: Maxi Pereira (x1) e Felipe (x3)]
   n.º castigos (x4): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera* (x1); Felipe (x1)
   n.º de jogos (x5): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera (x2); Felipe (x1)

   Benfica  : 4 jogadores [8 expulsões perdoadas: Eliseu (x2), Pizzi (x1), Luisão (x2), Salvio (x1), Jonas (x1), Fejsa (x1)]
   n.º castigos (x4): Zivkovic (x1); Samaris* (x1); Fejsa (x1); André Almeida (x1)
   n.º de jogos (x5): Zivkovic (x1); Samaris (x2); Fejsa (x1); André Almeida (x1)

   *castigados em jogos da Taça da Liga/CTT



   Liga NOS - 21.ª jornada
   (árbitros & VAR)


   Liga NOS -   1.ª jornada [Desportivo das Aves 0-2 Sporting CP / FC Porto 4-0 Estoril-Praia / Benfica 3-1 Braga]
                                             Tiago Martins & João Pinheiro / Hugo Miguel & Luís Ferreira / Carlos Xistra & Fábio Veríssimo

   Liga NOS -   2.ª jornada [Sporting CP 1-0 Vitória de Setúbal / Tondela 0-1 FC Porto / Chaves 0-1 Benfica]
                                 Bruno Paixão & Hugo Miguel / Fábio Veríssimo & Hélder Malheiro / Jorge Sousa & Tiago Martins

   Liga NOS -   3.ª jornada [Vitória de Guimarães 0-5 Sporting CP / Benfica 5-0 Belenenses / FC Porto 3-0 Moreirense]
                                                         Hugo Miguel & Jorge Sousa / Rui Costa & Vasco Santos / Manuel Oliveira & Tiago Martins

   Liga NOS -   4.ª jornada [Rio Ave 1-1 Benfica / Sporting CP 2-1 Estoril-Praia / Braga 0-1 FC Porto]
                            Hugo Miguel & Fábio Veríssimo / Luís Godinho & Tiago Martins / Carlos Xistra & Bruno Esteves

   Liga NOS -   5.ª jornada [Feirense 2-3 Sporting CP / Benfica 2-1 Portimonense / FC Porto 3-0 Chaves]
                    Artur Soares Dias & Tiago Martins / Gonçalo Martins & Fábio Veríssimo / Rui Oliveira  & Hugo Miguel

   Liga NOS -   6.ª jornada [Sporting CP 2-0 Tondela / Boavista 2-1 Benfica / Rio Ave 1-2 FC Porto]
                    Manuel Oliveira & Tiago Martins / Artur Soares Dias & Bruno Esteves / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   7.ª jornada [FC Porto 5-2 Portimonense / Moreirense 1-1 Sporting CP / Benfica 2-0 Paços de Ferreira]
                                      Luís Ferreira & Jorge Sousa / Luís Godinho & João Pinheiro / Carlos Xistra & Hugo Miguel

   Liga NOS -   8.ª jornada [Sporting CP 0-0 FC Porto / Marítimo 1-1 Benfica]
                                    Carlos Xistra & Hugo Miguel / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   9.ª jornada [FC Porto 6-1 Paços de Ferreira / Desportivo das Aves 1-3 Benfica / Sporting CP 5-1 Chaves]
                                 Manuel Oliveira & Fábio Veríssimo / Nuno Almeida & Vítor Ferreira / Rui Costa & Bruno Esteves

   Liga NOS - 10.ª jornada [Benfica 1-0 Feirense / Rio Ave 0-1 Sporting CP / Boavista 0-3 FC Porto]
                    Luis Godinho & Carlos Xistra / Jorge Sousa & João Capela / Hugo Miguel & Tiago Martins

   Liga NOS - 11.ª jornada [FC Porto 2-0 Belenenses / Vitória de Guimarães 1-3 Benfica / Sporting CP 2-2 Braga]
                   Fábio Veríssimo & Luis Ferreira / Artur Soares Dias & Hélder Malheiro / Carlos Xistra & Rui Costa
   
   Liga NOS - 12.ª jornada [Desportivo das Aves 1-1 FC Porto / Paços de Ferreira 1-2 Sporting CP / Benfica 6-0 Vitória de Setúbal]
                                                         Rui Costa & Bruno Esteves / Tiago Martins & Carlos Xistra / Luís Godinho & João Pinheiro

   Liga NOS - 13.ª jornada [Sporting CP 1-0 Belenenses / FC Porto 0-0 Benfica]
                                      Nuno Almeida & Luís Godinho / Jorge Sousa & Hugo Miguel

   Liga NOS - 14.ª jornada [Benfica 3-1 Estoril-Praia / Boavista 1-3 Sporting CP / Vitória de Setúbal 0-5 FC Porto]
                     João Pinheiro & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Vasco Santos / Tiago Martins & Rui Oliveira

   Liga NOS - 15.ª jornada [Sporting CP 2-0 Portimonense / Tondela 1-5 Benfica / FC Porto - Marítimo]
                                 João Capela & Carlos Xistra / Tiago Martins & Hélder Malheiro / Manuel Mota & António Nobre

   Liga NOS - 16.ª jornada [Feirense 1-2 FC Porto / Benfica 1-1 Sporting CP]
                       Fábio Veríssimo & Bruno Paixão / Hugo Miguel & Tiago Martins
   
   Liga NOS - 17.ª jornada [Moreirense 0-2 Benfica / Sporting CP 5-0 Marítimo / FC Porto 4-2 Vitória de Guimarães]
                          Manuel Mota & Luís Godinho / Carlos Xistra & Bruno Esteves / Artur Soares Dias & António Nobre

   Liga NOS - 18.ª jornada [Braga 1-3 Benfica / Sporting CP 3-0 Desportivo das Aves / Estoril 1-0 FC Porto*]
                    Artur Soares Dias & Luís Godinho / João Pinheiro & Jorge Sousa / Vasco Santos & Luís Ferreira

   Liga NOS - 19.ª jornada [Vitória de Setúbal 1-1 Sporting CP / FC Porto 1-0 Tondela / Benfica 3-0 Chaves]
                              Fábio Veríssimo & António Nobre / Luís Godinho & Artur Soares Dias / Bruno Esteves & Vasco Santos
   
   Liga NOS - 20.ª jornada [Belenenses 1-1 Benfica / Moreirense 0-0 FC PortoSporting CP 1-0 Vitória de Guimarães]
                           Bruno Paixão & Rui Oliveira / Luís Ferreira & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Hugo Miguel

   Liga NOS - 21.ª jornada [Benfica 5-1 Rio Ave / FC Porto 3-1 Braga / Estoril-Praia 2-0 Sporting CP]
                   Manuel Oliveira & Vítor Ferreira / Hugo Miguel & Nuno Almeida / Manuel Mota & Luís Ferreira
 
          * resultado ao intervalo
Não vou dizer que o árbitro teve influência no resultado, mas que condicionou claramente o jogo isso foi notório.

A dualidade de critérios foi gritante, e muitos cartões amarelos claros ficaram por mostrar ao porto.

É inexplicável como este árbitro foi escolhido para este jogo, o árbitro recordo que mais comprometido ficou no caso dos e-mails.

O porto retirou hoje claramente divendos do caso benficagate.

O Sporting que não se cale quanto a esta situação, é preciso apontar os casos deste jogo e recordar o envolvimento deste árbitro nos e-mails.
"With your mind power, your determination, your instinct, and the experience as well, you can fly very high." - Ayrton Senna
Já alguém conseguiu perceber este gesto do árbitro? Wtf?!??


Sent from my iPhone using Tapatalk
E o Sporting é o nosso grande amor!
   Taça de Portugal/Placard 2017/2018 - 1/2 final - 1.ª mão

   FC Porto - Sporting [07.02.2018]
   João Pinheiro começou cedo por se coibir de marcar algumas faltas cometidas pela equipa da casa, como a de Soares (3), dentro da sua própria grande-área, e que se arrastou até fora da mesma, com o jogo a seguir. Logo aí também se tornou evidente que os auxiliares seriam sempre pelo menos tão tímidos como o árbitro principal no que tocasse a sancionar faltas contra o FC Porto, com o VAR a não destoar na timidez. Depois outros episódios caricatos, no fim de cada uma das partes do jogo, por exemplo. Na 1.ª assinalou falta de Felipe sobre Gélson Martins (45+1), mas antes que fosse batida, apitou para o intervalo. No fim do jogo, apitou para o final e cerrou ambos os punhos, talvez pensando ter feito o seu melhor. Mas esteve muito longe de ser uma arbitragem imparcial a nível dos critérios aplicados a uma e outra equipa, penalizando mais uma vez o Sporting e protegendo o FC Porto.
   (arbitragem desequilibrada, dualidade no critério disciplinar, mais permissivo para a equipa azul e branca e a favorecê-la com faltas determinantes por marcar)


Estádio do Dragão
Taça de Portugal - 1/2 Final - 1ª Mão
07-02-2018 20:15
Árbitro: João Pinheiro (AF Braga)
Árbitros Assistentes: Rui Licínio e Nuno Eiras
Vídeo Árbitro: Carlos Xistra e Jorge Cruz
4º árbitro: Jorge Sousa
32855 espectadores

     Dois cartões amarelos para jogadores do FC Porto, um em cada parte: Felipe (25), por se envolver com Fábio Coentrão, num lance em que o português também foi admoestado "salomonicamente" e Hernâni (86), por simulação. O triplo dos cartões amarelos para jogadores do Sporting, contando com o de Fábio Coentrão (25) e o de Piccini (27) por rasteirar Marega, ambos na 1.ª parte e os de Battaglia (43), por impedir a desmarcação de Marega, Coates (54) e Acuña (67 e 90), que foi expulso por acumulação.

   Vídeo-árbitro: Carlos Xistra e Jorge Cruz, tal como o árbitro principal e o auxiliar, deixaram passar em claro a grande penalidade evidente cometida por Soares (62) sobre Ristovski, logo a abrir o jogo. Erro clamoroso, onde a falta começa dentro da grande-área e acaba fora. Na outra decisão determinante no desenrolar do jogo decidiram pela validação do golo, após revisão do lance do tento de Soares (60), apesar de uma eventual falta de Sérgio Oliveira sobre Bruno Fernandes na origem do ataque que não foi considerada.
« Última modificação: Abril 23, 2018, 19:33 pm por HULK VERDE »
O que eu tenho pena é que não há tanta revolta entre sportinguistas quando fomos impunemente roubados pelo Porco no curral deles. Até já vi um user dizer que era natural e que nos devíamos habituar. Enfim.
Boa tarde a todos,
Estou de volta e peço, antes de mais, desculpas, pela demora em colocar aqui a análise da última jornada. Acontece que, como é comum nas nossas vidas, passei por uma altura com mais coisas a fazer e resolver, o que me afastou da maioria dos meus hobbies e, infelizmente, também do nosso Sporting. Este facto até me deixou algo incomodado, distanciar-me do Sporting numa fase tão importante e crítica.
Depois claro que, se me afastei do Sporting, me afastei do fórum e desta rubrica, sendo que, a princípio, não se deve repetir muitas mais vezes. Mas mais vale tarde do que nunca e aqui fica a análise da jornada 21, começando pelo nosso clube!

SPORTING:
Pontos atuais:50
Pontos reais:50( tendo sido possivelmente prejudicado em :menos: dois pontos , contra o Moreirense, fora, na 7ª jornada )

A arbitragem desfavoreceu-nos ligeiramente, mas, infelizmente, perdemos, e foi de forma relativamente justa.

PORTO ou PortoLab
Pontos atuais:52( menos um jogo )
Pontos reais:50( por favorecimento  :mais: real em dois pontos frente ao Belenenses (C), na 11ª jornada )

Jogo bem arbitrado, eu acho. Há quem diga que há possíveis penalty's para uns e outros, mas não me parece ( e pelos vistos, ao @HULK VERDE também não ) nada de sério.

BENFICA, ou Amigos do PS
Pontos atuais:50
Pontos reais: 42   devido ao favorecimento  :mais: em 1 ponto contra o Rio Ave (F) na 4ª jornada e contra o Feirense (C) em mais  :mais: 2 pontos na 10ª jornada, de modo efetivo. É ainda possível o favorecimento em 2 pontos frente ao Portimonense (C). Na 18ª frente ao Braga (F) foram favorecidos em dois pontos de modo efetivo. Na jornada 14ª, (C) frente ao Estoril, foram favorecidos, de modo efetivo, em 2 pontos. Foram beneficiados de modo efetivo em 1 ponto na jornada 20 (F) contra o Belenenses. Ufa, que lista longa  :twisted: !!!)

Não foi um jogo muito bem arbitrado, mas é óbvio que num 5-1 ( ainda que seja um 5-1 estranho, até as casas de apostas o acharam, só os media não acharam estranho ) a vitória não iria mudar de lado ou virar empate, só pela arbitragem.


Foi um jornada, ao nível da arbitragem, pacata, no entanto infelizmente correu-nos mal. Agora é dar a volta  :great: ! Não se esqueçam que qualquer dúvida ou sugestão, podem comunicar a mim ou ao @HULK VERDE !

Saudações Leoninas a todos,
André.




   Portimonense - SL Benfica [10.02.2018]   
   O árbitro Carlos Xistra e seus auxiliares começaram cedo a deixar algumas faltas por assinalar, como por exemplo a de Fejsa (3), que não só travou a saída para o ataque como recuperou a bola. Rúben agarrou a cabeça de Fabricio (27), mas o 1.º cartão amarelo saiu para Pedro Sá (30), após sucessivas faltas e uma entrada dura. Também Pizzi (41) foi admoestado antes do intervalo. Se na 1.ª parte não houve lances duvidosos a destacar, já na 2.ª metade, mais disputada, sucederam-se dois lances numa e noutra grande-área, protagonizados por Fabrício (57), que foi empurrado desde fora até dentro da grande-área por Jardel, mas estava fora-de-jogo, sem que nada fosse assinalado, e depois na sequência, um contra-ataque que culminou com Rafa a cair do outro lado, em lance dividido com Macedo. Depois de uma análise pelo VAR, o jogo prosseguiu com a marcação de pontapé de baliza favorável ao Portimonense, inicialmente decidida por Carlos Xistra. Mal auxiliado pelos assistentes de linha, ficaram ainda 2 lances de fora-de-jogo mal assinalados a Shoya Nakajima (61 e 69),
   (arbitragem oscilante com lapsos evitáveis e alguma irregularidade e dualidade nos critérios)




    Para o Portimonense saíram 3 cartões amarelos, a Pedro Sá (31) ainda no 1.º tempo, e no 2.º a Tabata (48) e a Possignolo (61). Dois cartões exibidos a jogadores do Benfica, um em cada parte: Pizzi (41) e Grimaldo (83).

   Vídeo-árbitro: Rui Oliveira e o auxiliar Paulo Vieira foram pouco interventivos, sem que o árbitro principal tenha necessitado do seu auxílio apesar de um ou outro erro da equipa de campo. Nos lances sucessivos em que se reclamou duas grandes penalidades, primeiro sobre Fabricio, em fora-de-jogo, depois sobre Rafa (57), foi de encontro à decisão da equipa de campo que não assinalou qualquer infracção.

   Chaves - FC Porto [11.02.2018]
   Artur Soares Dias, da AF Porto, cometeu vários erros logo a abrir e , beneficiando o FC Porto. Maxi Pereira derrubou Djavan na grande-área (5), lance que passou em claro, tal como a falta de Alex Telles logo a seguir. Mas não se pense que se resumiu a má arbitragem a um minuto, pois faltas por assinalar contra a equipa visitante foram uma constante durante toda a 1.ª parte. O golo inaugural da partida resulta de um corte de Otávio nas costas do defesa central do Chaves (14), que ficou a reclamar falta, tendo o jogo prosseguido. Maxi Pereira voltou a fazer falta, desta vez sobre Davidson e no limite da grande-área (20), lance que valeu o primeiro cartão amarelo, mas a Matheus Pereira, por protestar com a equipa de arbitragem. Também Marega fez falta sobre Djavan (22),para impedir que se adiantasse junto à linha lateral, sem que nada fosse assinalado. Qualquer lance dividido, quase sempre foi decidido contra a equipa da casa. Se na 1.º parte não admoestou qualquer jogador azul e branco, na 2.º parte inverteu a toada e apertou o critério disciplinar sobre a equipa forasteira, mostrando 4 cartões amarelos. Apesar do maior rigor, ficou ainda assim um ou outro lance de falta por marcar, para uma e outra equipa. Os poucos lances de fora-de-jogo foram correctamente assinalados pelos auxiliares.
   (arbitragem com vários lances mal decididos, sobretudo na 1.ª metade, quase sempre a favorecer o FC Porto, um pouco mais precisa e rigorosa na 2.ª parte)




   Dois cartões amarelos para o Desportivo de Chaves, ainda no 1.º tempo: Matheus Pereira (20), por protestos, e Renan Bressan (43), por corte em carrinho a travar o contra-ataque. Quatro cartões saíram para o FC Porto já na 2.ª parte, exibidos a Otávio (48) e Maxi Pereira (55), por faltas duras sobre os adversários, Waris por travar Matheus Pereira (63) e Corona por travar Djavan (64), junto à linha, logo a seguir.

   Vídeo-árbitro: Manuel Mota e seu auxiliar Jorge Oliveira não consideraram que nenhum dos lances decididos por Artur Soares Dias merecesse correcção, ficando várias faltas a favor do Chaves por assinalar, algumas em cima ou dentro da grande-área do adversário, como as que Maxi Pereira cometeu (5, 20). Muito pouco interventivos e sempre complacentes com as decisões da equipa de campo.

   Sporting CP - Feirense [11.02.2018]
   Luís Ferreira conseguiu desde cedo dar a impressão que o jogo ia ser atribulado, e começou muito cedo a não assinalar lances de falta, deixando seguir, ou perdoando cartões amarelos por faltas mais duras, acabando por mostrar o primeiro cartão amarelo do desafio a Babanco (9) culminando uma sucessão de faltas nos primeiros 10 minutos da equipa visitante, como as que sofreu Gélson Martins de Luís Machado (1) e Luís Aurélio (5). Depois foi a vez de Gélson Martins a fazer falta sobre Luís Aurélio (11). Tirando algumas atribulações iniciais, os lances que marcaram a arbitragem e foram submetidos a escrutíneo exaustivo prenderam-se com o golo anulado a Doumbia (18), por uma falta precedente de Bruno Fernandes que só o VAR detectou muito depois, e também o lance de possível grande penalidade por corte com o braço de Tiago Silva na área do Feirense (29), que ia originando golo contra o Sporting no contra-ataque e não foi assinalado nem com recurso ao vídeo-árbitro, numa decisão muito duvidosa. Ao todo, perderam-se mais de 7 minutos só com as paragens para consulta de vídeo-árbitro, fora o tempo de jogo queimado pela equipa visitante. Dos 5 minutos de descontos dados pelo árbitro, muito aquém do tempo perdido na 1.ª parte, que só começaram a ser jogados por volta dos 45+3, ainda resultaram alguns lances discutíveis. Na 2.ª parte a arbitragem estabilizou e conseguiu não ser tão tremida, mostrando um critério disciplinar mais apertado e equilibrado e não permitindo anti-jogo ou faltas anti-desportivas, apesar de alguns lapsos, melhorando o desempenho pouco esclarecido. Alguns outros lances de faltas cometidas por ambas as equipas escaparam a sanção disciplinar, como a de Luís Machado sobre Bryan Ruiz (36), Kakuba (60), por fazer falta sobre Gélson Martins, ou a de Bruno Fernandes sobre Tiago Silva (79).
   (arbitragem atribulada, demasiados sobressaltos e complicações com decisões duvidosas ora por intervenções do VAR, ora da equipa de campo, com um critério disciplinar rigoroso, apesar de algumas falhas)




   Luís Ferreira exibiu três cartões à equipa do Sporting, todos na 2.ª parte: Piccini (49), por falta sobre Luís Machado, William Carvalho (64), por falta sobre Tiago Silva, e Rui Patrício (87), por demorar a bater o pontapé de baliza. O Feirense foi admoestado com 7 cartões amarelos, muitos deles por conduta ou faltas anti-desportivas, desde a 1.ª parte: Babanco (9) por falta sobre Bruno Fernandes, Jean Sony (34), o guarda-redes Caio Secco (35) por demora a executar o pontapé de baliza, e depois na 2.ª parte Tiago Silva (57) por agarrar Bruno Fernandes, Luís Machado (67), por afastar a bola, Edson Farias (75) por travar Bruno Fernandes, e Luís Aurélio (76), por travar saída de Doumbia para o contra-ataque.

   Vídeo-árbitro: A dupla composta por Manuel Oliveira e o auxiliar Tiago Leandro esteve às avessas com a equipa de campo no golo anulado a Doumbia (19), descortinando uma falta de Bruno Fernandes muito atrás e ainda antes da origem do lance, mas não viram também o penalti cometido por corte com o braço de Tiago Silva (29), que quase originou golo no contra-ataque do Feirense. Depois estiveram bem ao avisar Luís Ferreira que o penalti que assinalou a Flávio Ramos (42) por corte com o braço e o cartão amarelo subsequente não se justificaram, sendo revertidas as decisões, e correctamente neste caso. No geral, fica uma prestação controversa e atribulada.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2018, 02:30 am por HULK VERDE »
Citar
   Liga NOS - 22.ª jornada
   (números totais)

   * falta contabilizar o jogo Estoril-Praia - FC Porto

   Golos

   Sporting: 13 assinalados contra e a favor 45 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 1 por assinalar contra e a favor 2
   FC Porto: 11 assinalados contra e a favor 53 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 15 assinalados contra e a favor 55 / 0 mal assinalados contra e a favor 3 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   
   Penaltis

   Sporting: 3 assinalados contra e a favor 5 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 6
   FC Porto: 0 assinalados contra e a favor 2 / 0 mal assinalados contra e a favor 0 / 3 por assinalar contra e a favor 5
   Benfica  : 1 assinalados contra e a favor 6 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 6 por assinalar contra e a favor 2

   Offsides

   Sporting: 50 assinalados contra e a favor 25 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 0 por assinalar contra e a favor 1
   FC Porto: 53 assinalados contra e a favor 20 / 1 mal assinalados contra e a favor 0 / 0 por assinalar contra e a favor 0
   Benfica  : 46 assinalados contra e a favor 56 / 0 mal assinalados contra e a favor 2 / 2 por assinalar contra e a favor 0

   Faltas

   Sporting: 323 faltas cometidas e sofridas 383 / 14,7 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 17,4
   FC Porto: 336 faltas cometidas e sofridas 316 / 16,0 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 15,1
   Benfica  : 359 faltas cometidas e sofridas 311 / 16,3 média de faltas por jogo cometidas e sofridas 14,1

   Cartões

   Sporting: 38 (+0) atribuídos contra e a favor 51 (+1) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+0) por atribuir contra e a favor 0 (+2)
   FC Porto: 38 (+2) atribuídos contra e a favor 57 (+4) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+4) por atribuir contra e a favor 0 (+1)
   Benfica  : 36 (+1) atribuídos contra e a favor 44 (+3) / 0 (+0) mal atribuídos contra e a favor 0 (+0) / 0 (+8) por atribuir contra e a favor 0 (+2)

   Média de faltas por cartão dos adversários dos grandes

   Sporting: 383/51 = 1 cartão amarelo a cada 7,5 faltas dos adversários. (+1 vermelho por acumulação)
   FC Porto: 316/57 = 1 cartão amarelo a cada 5,5 faltas dos adversários. (+4 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 311/44 = 1 cartão amarelo a cada 7,1 faltas dos adversários. (+2 vermelhos directos + 1 vermelho por acumulação)

   Média de faltas por cartão dos grandes

   Sporting: 323/38 = 1 cartão amarelo a cada 8,5 faltas.
   FC Porto: 336/38 = 1 cartão amarelo a cada 8,8 faltas. (+2 vermelhos por acumulação)
   Benfica  : 359/36 = 1 cartão amarelo a cada 10,0 faltas. (+1 vermelho por acumulação)

   Folha Disciplinar

   Sporting: 3 folha limpa contra e a favor 4 / 6 1 amarelo contra e a favor 4 / 6 2 amarelos contra e a favor 2
                                                                             0 1 vermelho contra e a favor 1 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   FC Porto: 0 folha limpa contra e a favor 4 / 6 1 amarelo contra e a favor 3 / 4 2 amarelos contra e a favor 5
                                                                             2 1 vermelho contra e a favor 4 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0
   Benfica  : 3 folha limpa contra e a favor 5 / 5 1 amarelo contra e a favor 4 / 6 2 amarelos contra e a favor 7
                                                                             1 1 vermelho contra e a favor 2 / 0 2 vermelhos contra e a favor 0

   Castigos / suspensões

   Sporting: 3 jogadores
   n.º castigos (x2): Bruno César (x1); Fábio Coentrão (x2); Acuña** (x1)
   n.º de jogos (x2): Bruno César (x1); Fábio Coentrão (x2); Acuña (x1)

   FC Porto: 4 jogadores [4 expulsões perdoadas: Maxi Pereira (x1) e Felipe (x3)]
   n.º castigos (x4): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera* (x1); Felipe (x1)
   n.º de jogos (x5): Danilo (x1); Corona (x1); Herrera (x2); Felipe (x1)

   Benfica  : 4 jogadores [8 expulsões perdoadas: Eliseu (x2), Pizzi (x1), Luisão (x2), Salvio (x1), Jonas (x1), Fejsa (x1)]
   n.º castigos (x4): Zivkovic (x1); Samaris* (x1); Fejsa (x1); André Almeida (x1)
   n.º de jogos (x5): Zivkovic (x1); Samaris (x2); Fejsa (x1); André Almeida (x1)

   *castigados em jogos da Taça da Liga/CTT
  **castigados em jogos da Taça de Portugal/Placard



   Liga NOS - 22.ª jornada
   (árbitros & VAR)


   Liga NOS -   1.ª jornada [Desportivo das Aves 0-2 Sporting CP / FC Porto 4-0 Estoril-Praia / Benfica 3-1 Braga]
                                             Tiago Martins & João Pinheiro / Hugo Miguel & Luís Ferreira / Carlos Xistra & Fábio Veríssimo

   Liga NOS -   2.ª jornada [Sporting CP 1-0 Vitória de Setúbal / Tondela 0-1 FC Porto / Chaves 0-1 Benfica]
                                 Bruno Paixão & Hugo Miguel / Fábio Veríssimo & Hélder Malheiro / Jorge Sousa & Tiago Martins

   Liga NOS -   3.ª jornada [Vitória de Guimarães 0-5 Sporting CP / Benfica 5-0 Belenenses / FC Porto 3-0 Moreirense]
                                                         Hugo Miguel & Jorge Sousa / Rui Costa & Vasco Santos / Manuel Oliveira & Tiago Martins

   Liga NOS -   4.ª jornada [Rio Ave 1-1 Benfica / Sporting CP 2-1 Estoril-Praia / Braga 0-1 FC Porto]
                            Hugo Miguel & Fábio Veríssimo / Luís Godinho & Tiago Martins / Carlos Xistra & Bruno Esteves

   Liga NOS -   5.ª jornada [Feirense 2-3 Sporting CP / Benfica 2-1 Portimonense / FC Porto 3-0 Chaves]
                    Artur Soares Dias & Tiago Martins / Gonçalo Martins & Fábio Veríssimo / Rui Oliveira  & Hugo Miguel

   Liga NOS -   6.ª jornada [Sporting CP 2-0 Tondela / Boavista 2-1 Benfica / Rio Ave 1-2 FC Porto]
                    Manuel Oliveira & Tiago Martins / Artur Soares Dias & Bruno Esteves / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   7.ª jornada [FC Porto 5-2 Portimonense / Moreirense 1-1 Sporting CP / Benfica 2-0 Paços de Ferreira]
                                      Luís Ferreira & Jorge Sousa / Luís Godinho & João Pinheiro / Carlos Xistra & Hugo Miguel

   Liga NOS -   8.ª jornada [Sporting CP 0-0 FC Porto / Marítimo 1-1 Benfica]
                                    Carlos Xistra & Hugo Miguel / Jorge Sousa & Luís Godinho

   Liga NOS -   9.ª jornada [FC Porto 6-1 Paços de Ferreira / Desportivo das Aves 1-3 Benfica / Sporting CP 5-1 Chaves]
                                 Manuel Oliveira & Fábio Veríssimo / Nuno Almeida & Vítor Ferreira / Rui Costa & Bruno Esteves

   Liga NOS - 10.ª jornada [Benfica 1-0 Feirense / Rio Ave 0-1 Sporting CP / Boavista 0-3 FC Porto]
                    Luis Godinho & Carlos Xistra / Jorge Sousa & João Capela / Hugo Miguel & Tiago Martins

   Liga NOS - 11.ª jornada [FC Porto 2-0 Belenenses / Vitória de Guimarães 1-3 Benfica / Sporting CP 2-2 Braga]
                   Fábio Veríssimo & Luis Ferreira / Artur Soares Dias & Hélder Malheiro / Carlos Xistra & Rui Costa
   
   Liga NOS - 12.ª jornada [Desportivo das Aves 1-1 FC Porto / Paços de Ferreira 1-2 Sporting CP / Benfica 6-0 Vitória de Setúbal]
                                                         Rui Costa & Bruno Esteves / Tiago Martins & Carlos Xistra / Luís Godinho & João Pinheiro

   Liga NOS - 13.ª jornada [Sporting CP 1-0 Belenenses / FC Porto 0-0 Benfica]
                                      Nuno Almeida & Luís Godinho / Jorge Sousa & Hugo Miguel

   Liga NOS - 14.ª jornada [Benfica 3-1 Estoril-Praia / Boavista 1-3 Sporting CP / Vitória de Setúbal 0-5 FC Porto]
                     João Pinheiro & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Vasco Santos / Tiago Martins & Rui Oliveira

   Liga NOS - 15.ª jornada [Sporting CP 2-0 Portimonense / Tondela 1-5 Benfica / FC Porto - Marítimo]
                                 João Capela & Carlos Xistra / Tiago Martins & Hélder Malheiro / Manuel Mota & António Nobre

   Liga NOS - 16.ª jornada [Feirense 1-2 FC Porto / Benfica 1-1 Sporting CP]
                       Fábio Veríssimo & Bruno Paixão / Hugo Miguel & Tiago Martins
   
   Liga NOS - 17.ª jornada [Moreirense 0-2 Benfica / Sporting CP 5-0 Marítimo / FC Porto 4-2 Vitória de Guimarães]
                          Manuel Mota & Luís Godinho / Carlos Xistra & Bruno Esteves / Artur Soares Dias & António Nobre

   Liga NOS - 18.ª jornada [Braga 1-3 Benfica / Sporting CP 3-0 Desportivo das Aves / Estoril 1-0 FC Porto*]
                    Artur Soares Dias & Luís Godinho / João Pinheiro & Jorge Sousa / Vasco Santos & Luís Ferreira

   Liga NOS - 19.ª jornada [Vitória de Setúbal 1-1 Sporting CP / FC Porto 1-0 Tondela / Benfica 3-0 Chaves]
                              Fábio Veríssimo & António Nobre / Luís Godinho & Artur Soares Dias / Bruno Esteves & Vasco Santos
   
   Liga NOS - 20.ª jornada [Belenenses 1-1 Benfica / Moreirense 0-0 FC PortoSporting CP 1-0 Vitória de Guimarães]
                           Bruno Paixão & Rui Oliveira / Luís Ferreira & Manuel Oliveira / Luís Godinho & Hugo Miguel

   Liga NOS - 21.ª jornada [Benfica 5-1 Rio Ave / FC Porto 3-1 Braga / Estoril-Praia 2-0 Sporting CP]
                   Manuel Oliveira & Vítor Ferreira / Hugo Miguel & Nuno Almeida / Manuel Mota & Luís Ferreira

   Liga NOS - 22.ª jornada [Portimonense 1-3 Benfica / Chaves 0-4 FC Porto / Sporting CP 2-0 Feirense]
                        Carlos Xistra & Rui Oliveira / Artur Soares Dias & Manuel Mota / Luís Ferreira & Manuel Oliveira
 
          * resultado ao intervalo
« Última modificação: Fevereiro 15, 2018, 20:55 pm por HULK VERDE »
Boa tarde e bom Carnaval aos mais entusiastas com estas festividades! Mais um jornada se passou e aqui fica a sua análise, começando pelo nosso Sporting, que mesmo tendo sido roubado regressou às vitórias e realizou uma magnífica exibição !

SPORTING
Pontos atuais:53
Pontos reais:53 (tendo sido possivelmente prejudicado em  dois pontos , contra o Moreirense, fora, na 7ª jornada)

Fomos fortemente prejudicados neste jogo, o que é unânime no fórum, obviamente. Desde golos mal anulados, a penaltys não marcados, ou mesmo a descontos que deveriam ser o triplo ou que não foram jogados, há muito por onde escolher ... Felizmente, jogamos muito bem e ganhámos, ainda que com um sofrimento desnecessário.


BENFICA, ou Benfiquistão:
Pontos atuais:53
Pontos reais:45 ( devido ao favorecimento   em 1 ponto contra o Rio Ave (F) na 4ª jornada e contra o Feirense (C) em mais   2 pontos na 10ª jornada, de modo efetivo. É ainda possível o favorecimento em 2 pontos frente ao Portimonense (C). Na 18ª frente ao Braga (F) foram favorecidos em dois pontos de modo efetivo. Na jornada 14ª, (C) frente ao Estoril, foram favorecidos, de modo efetivo, em 2 pontos. Foram beneficiados de modo efetivo em 1 ponto na jornada 20 (F) contra o Belenenses.)

O árbitro esteve bem no jogo do Benfiquistão! Coisa rara, mas esteve ... Por isso nada a dizer, tanto para um lado como para o outro.

Porto, ou Buordou
Pontos atuais:55  ( menos um jogo )
Pontos reais:53( por favorecimento   real em dois pontos frente ao Belenenses (C), na 11ª jornada. Na jornada 22 (F) contra o Chaves foram possivelmente beneficiados em 2 pontos )
Sucede-se que ficou um penalty por marcar para o Chaves quanto estava 1-0 e o golo inagural é possivelmente precedido de falta. Tudo isto poderia ter alterado o resultado, por isso, possivelmente favorecidos em 2 pontos ( o Porto ).



Qualquer dúvida ou sugestão, falem comigo ou com o @HULK VERDE ! Bom Carnaval!


« Última modificação: Fevereiro 13, 2018, 19:45 pm por AndreCruzomago »