Fotos dos primórdios do clube

Esta foto e uma que já coloquei anteriormente, têm uma curiosade:

Há fotografias dos lampiões fotografadas nos mesmos locais.

No caso destas, tiradas no mesmo dia.

Edit: Já vi fotografias de outras equipas tiradas neste mesmo local. Devia ser o portão de entrada de um campo.
« Última modificação: Maio 25, 2019, 10:44 am por SANGUEDELEAO »
Este video é uma reliquia que muitos já viram, mas acredito que muitos não.

Podia ver este video cada segundo da minha vida que nunca me iria cansar.

Eu ainda acredito que hoje em dia ainda haja alguma Stromp deste tempo, perdida ai algures.

A equipa dessa altura:

« Última modificação: Maio 25, 2019, 10:46 am por SANGUEDELEAO »
Quando desgraçadamente sabemos quem é a “gente de bem” do Sporting, eu vou querer estar sempre no lado da “gente de mal” - @chirola
Quando desgraçadamente sabemos quem é a “gente de bem” do Sporting, eu vou querer estar sempre no lado da “gente de mal” - @chirola

Mais uma prova que os campeonatos de Portugal contam como campeonatos nacionais!
A comitiva portuguesa que participou nos Jogos Olimpicos de 1912, em Estocolmo

Podemos ver o António Stromp, em cima do lado direito.

« Última modificação: Maio 25, 2019, 10:59 am por SANGUEDELEAO »
1925-26
Antes de um derby de Infantis com o slb.

Lindo equipamento alternativo !

« Última modificação: Maio 25, 2019, 11:01 am por SANGUEDELEAO »
Francisco dos Santos que, para quem não sabe, foi o escultor da estátua do Marquês de Pombal.

E foi também o primeiro capitão estrangeiro da Lazio.

E o segundo a contar da esquerda em baixo é salvo erro o Francisco Lázaro, atleta do Benfica, que faleceu na prova da maratona.

E o segundo a contar da esquerda em baixo é salvo erro o Francisco Lázaro, atleta do Benfica, que faleceu na prova da maratona.

Certíssimo!
Fds, adoro este tópico!
Essa pic do Stromp é um espectáculo!
Um dos primeiros jogos do Sporting em que há registo fotográfico.

29-03-1908 - Campeonato de Lisboa

« Última modificação: Maio 25, 2019, 11:02 am por SANGUEDELEAO »

Mais uma prova que os campeonatos de Portugal contam como campeonatos nacionais!

Exacto!
Só por má-vontade e interesse nacional-lampiónico é que não é assim...
Aqui na primeira foto com o equipamento original - as camisas brancas com o debruado (existe uma no Museu ao lado de uma Stromp, logo à entrada) - e nas fotos seguintes com a Stromp. Campeonato de 1907-08.

Inclui referência à entrevista de Francisco Gavazzo ao Record, onde se aborda a questão das "dessidências" que conduziram à fundação do Sporting Club(e) de Portugal.

Por acaso, no fórum dos pombos têm lá um tópico que está muito bem conseguido e até tem muita história do Sporting, porque é inevitável...A história dos 2 clubes cruza-se...

https://serbenfiquista.com/forum/memorias/decifrando-imagens-do-passado/
A página seguinte.

O jogo em 1907 foi com a equipa do Sport Lisboa!  :lol:

« Última modificação: Setembro 17, 2017, 22:37 pm por jskerry »
Aqui na primeira foto com o equipamento original - as camisas brancas com o debruado (existe uma no Museu ao lado de uma Stromp, logo à entrada) - e nas fotos seguintes com a Stromp. Campeonato de 1907-08.

Inclui referência à entrevista de Francisco Gavazzo ao Record, onde se aborda a questão das "dessidências" que conduziram à fundação do Sporting Club(e) de Portugal.

Sou fascinado por isso.

Amava que existisse um video do José Alvalade a falar do Sporting, do Francisco Stromp...
Amava que existisse videos deles, nem que fossem sem som.
Amava que houvesse entrevistas deles, nem que fossem em jornais.
Amava que tivessemos uma Stromp original da época na posse do Sporting. Eu tenho a certeza que andam por ai as originais, perdidas algures.

Ambas réplicas.

A camisa branca que está no museu não tem nada a ver com as originais. NADINHA!

As originais eram de flanela, a que está no museu é de um tecido totalmente diferente.

Eu pergunto-me: Será que não temos nenhuma camisola dessa altura? Já nem falo das Stromp (Embora elas tenham sido usam em várias modalidas, até na tracção à corda e ciclismo), mas as de atletismo, como vemos em fotos do Salazar carreira e do António Stromp, as primeiras camisolas listadas, as listadas da década de 30...Tanto património....Coisas que enriqueceriam imenso o nosso espólio.

Ambas réplicas.

As originais eram de flanela, a que está no museu é de um tecido totalmente diferente.

Eu pergunto-me: Será que não temos nenhuma camisola dessa altura? Já nem falo das Stromp (Embora elas tenham sido usam em várias modalidas, até na tracção à corda e ciclismo), mas as de atletismo, como vemos em fotos do Salazar carreira e do António Stromp, as primeiras camisolas listadas, as listadas da década de 30...Tanto património....Coisas que enriqueceriam imenso o nosso espólio.

Obrigado pela correcção.  :beer:
Parecem antigas. Quando fui ao museu estava tão impressionado com tudo que nem reparei que seriam réplicas. Devida à má qualidade da foto que apresentei, a camisa branca parecia igual.
É muita pena de facto que se tenha perdido todo esse espólio...

Ambas réplicas.

Obrigado pela correcção.  :beer:
Parecem antigas. Quando fui ao museu estava tão impressionado com tudo que nem reparei que seriam réplicas. Devida à má qualidade da foto que apresentei, a camisa branca parecia igual.
É muita pena de facto que se tenha perdido todo esse espólio...

Já a Stromp está uma réplica muito bem feita, mas se fosse original, o verde já estaria todo gasto e o branco já seria creme.

Jamais estaria assim tão bem conservado.

« Última modificação: Maio 25, 2019, 11:04 am por SANGUEDELEAO »