Fotos dos primórdios do clube

Para além do meu bisavô João Francisco (parte materna)...também posso contribuir aqui com outro assunto.

O meu avô paterno foi jogador de andebol de 11 e dirigente do clube: https://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Ant%C3%B3nio_Duarte_Silva

Aqui tenho muitas histórias e lembranças para contar porque vivi com ele 15 anos. Entre as mais engraçadas está uma entrevista que deu ao jornal do Sporting em 2000 onde conta como contratou o Jesus Correia, o Vasques e o Albano se não me engano.
Podem colocar no wiki a vontade.
 :mrgreen:

Muito bom.

Todo o material e histórias que tiveres partilha que todos nós agradecemos.
a minha "participação" é mais pequenina. 
o avô do meu cunhado, foi quem sugeriu o nome actual do nosso clube. António Félix da Costa Júnior.
tenho que lhe pedir dados e fotos do avô. a nossa wiki não tem quase nada dele...
let us fight until the end. let me try at least that - fight. Pep Guardiola
o avô do meu cunhado, foi quem sugeriu o nome actual do nosso clube. António Félix da Costa Júnior.
tenho que lhe pedir dados e fotos do avô. a nossa wiki não tem quase nada dele...

Pois não  :great:
AMOR À CAMISOLA? FRANCISCO STROMP SÓ HOUVE UM!

AZEVEDO QUIS SAIR DO SPORTING, NUMA ALTURA EM QUE QUEM DECIDIA ERAM OS SÓCIOS.

FRANCISCO STROMP, MEUS CAROS... SÓ HOUVE UM! O MAIOR LEÃO DE TODOS OS TEMPOS, COMO O DESCREVEU A «STADIUM», EM 1944.

« Última modificação: Setembro 23, 2018, 23:31 pm por SANGUEDELEAO »
Sócias do SCP, durante um torneio de ténis inter-sócios, realizado pelo clube, em 1944.

« Última modificação: Setembro 24, 2018, 09:21 am por SANGUEDELEAO »
Excelente tópido! Um grande obrigado @SANGUEDELEAO por todo este trabalho de pesquisa.  :beer: :clap: :clap: :clap:
S C P - 1 9 0 6
NO TEMPO EM QUE O SPORTING... ERA SPORTING!

« Última modificação: Setembro 25, 2018, 14:29 pm por SANGUEDELEAO »

@bukowski, já meti aqui no tópico algumas coisas onde ele aparece. Curiosamente, sempre perto do José Alvalade.

As fotos estão nas primeiras páginas do tópico. Se não identificares as fotos, diz-me que eu coloco aqui, com uma setinha sobre o António.
Em 1944, o Sporting regressou com o Rugby.

Aiala Botto, inspector da Direcção Geral dos Desportos e componente da equipa campeã do Sporting que em 1927 ganhou o 1º campeonato de Lisboa, foi convidado a fazer o passe com 2 dos seus companheiros de então- Salazar Carreira e Afonso Salcedo. Afonso Salcedo que não se encontrava na foto acima.

Em 1944, Salazar Carreira, um dos maiores nomes do desporto Português, chegou a ser homenageado com uma taça com o seu nome. Foi ganha pelo porto.

INAUGURAÇÃO DO ESTÁDIO NACIONAL

Dias antes da Inauguração:

Dia da inauguração:

Na última foto podemos ver Salazar Carreira a dirigir o programa de Atletismo.

Os 2 troféus que estiveram em disputa nesse dia, e que foram conuistados pelo Sporting CP.
A chegada da corrida dos 800m no campeonato de 1914, que serviu para inaugurar a pista do Estádio do Lumiar, cuja cobertura se vê ainda incompleta. Dois homens do Sporting chegam quase ao mesmo tempo. Salazar Carreira, vencedor da prova e Henrique Galvão, na altura ainda estudantes universitários.

Salazar Carreira, que viria a formar-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa 2 anos depois, em 1916,

CURIOSIDADE: JESUS CORREIA NÃO ERA SPORTINGUISTA QUANDO INGRESSOU NO CLUBE.

Recuemos a Outubro de 1906...

Cascais, Enseada Azul

Dia passado em Cascais. Praia, Caça, "Foot-ball" e muito mais...

Estes dias passados em Cascais eram bastante frequentes. Era aliás, em Cascais, que os aristocratas praticavam o futebol, no Verão. Continuavam em Belas e Sintra nos meses de Setembro e em Lisboa durante o resto do ano, sempre acompanhados pelo Rei e restante corte.

Os mais velhos, os Irmãos Pinto Basto e os da sua idade, não deixavam os miúdos jogar. Por isso, em 1902, os miúdos decidiram também eles formar um grupo. Nascia assim, o primeiro antecessor do Sporting Clube de Portugal, o Sport Club de Belas, por iniciativa de Francisco Gavazzo.

Voltando a este dia...

De manhã... Praia

Hora do banho

Maria Roquete também marcou presença, como boa parte da familia Roquete.

Tiro aos pombos

Nem El-Rei D.Carlos faltou. Aqui podemos vê-lo preparando-se para atirar.

Não faltou a bola, com equipas mistas, que se realizou no campo de jogos do Sporting Club de Cascais

Atentem aos nomes!

Temos irmãs de José Alvalade e outros seus familiares, temos familiares de D. Fernando Castello Branco(pombeiro), que concordou que o leão do seu brasão fosse utilizado como emblema do Sporting CP, os irmãos Pinto Basto, responsáveis pelo inicio da prática do futebol em Portugal, mas há um nome que salta à vista: António Eça de Queiroz., filho de José Maria de Eça de Queiroz, um dos maiores escritores portugueses da história.

Nesse mesmo mês, e nesse mesmo campo do Sporting Club de Cascais, realizaram-se torneios internacionais de Lawn-Tennis

Na Dulpa de Homens, realço um nome: Ricciardi

ROQUETE, RICCIARDI E ESPIRITO SANTO

Para quem não sabe... Roquetes casaram com Ricciardis, Ricciardis casaram com Espirito Santos, Espirito Santos com Roquetes...

Já vimos que Holtreman Roquetes e Ricciardis frequentavam os mesmos lugares já em 1906, e naturalmente antes até.

Tudo começou, quando Julieta Holtreman Roquete, irmã de José Alvalade, apaixonou-se por Luis Ricciardi, com quem viria a casar. Passando-se a chamar, Julieta Holtreman Roquete Ricciardi.

Tiveram um filho, António Ricciardi. Pai de José Maria Ricciardi, o canalha que todos nós conhecemos.

Portanto, José Alvalade, fundador do Sporting, é tio-avô de José Maria Ricciardi.

Curiosidade: Visconde de Alvalade frisou no testamento que nem Vicenzo nem Luís Ricciardi (Bisavô e Avô de José Maria Ricciardi, respectivamente) podiam gerir a herança: acumularam dívidas de jogo

O comandante António Ricciardi, no dia do seu casamento, ao lado dos sogros, Ricardo e Mary Espírito Santo

Dois avôs na mesma foto, 22 anos antes…

Luís Ricciardi, na ponta esquerda a segurar um casaco e uma raquette, e Ricardo Espírito Santo, o único de gravata na foto, 22 anos antes de nascer o neto comum, José Maria Ricciardi
« Última modificação: Abril 12, 2019, 12:35 pm por SANGUEDELEAO »
3º grupo do Sporting CP, 1909