Arbitragem em Portugal

Já perguntei, mais do que uma vez, pelo tópico da arbitragem e parece que o tópico desapareceu. Decidi assim criar um novo tópico, onde se poderá discutir a atuação dos árbitros, determinados lances, etc.
https://media.giphy.com/media/ZiuwGmbqgTpV6/giphy.gif

Começo por deixar aqui este gif. O que acham? Eu tenho algumas dificuldades em analisar o lance, mas parece-me peito.

Ainda sobre o jogo de ontem, o Jander devia ter sido expulso. Pontapeou o William, tinha de ver o vermelho.

Começo por deixar aqui este gif. O que acham? Eu tenho algumas dificuldades em analisar o lance, mas parece-me peito.

Ainda sobre o jogo de ontem, o Jander devia ter sido expulso. Pontapeou o William, tinha de ver o vermelho.

Para mim a bola é dominada com o braço e consequentemente falta.

À parte disso foi uma bela jogada  :victory:

É uma perspectiva enganadora. Visto pela repetição frontal que a Sporttv mostrou não há margem para dúvida de que é com o peito.  :great:
Já vi o jogo 3 vezes, o lance sobre o Alan Ruiz pareceu-me penalti as pessoas podem falar em encosto de ombro, mas aquilo é um empurrão que vai lá vai, até a barraca abana, espero no mínimo que se existir um empurrão daquele tipo feito por um qualquer jogador do SPORTING no futuro a opinião seja a mesma, se for, então estarei errado.

O do Gelson pareceu-me um lance normalíssimo, de qualquer forma hoje em dia com os Drones e coiso e tal podiam ter imagem de tudo, mas parecem gostar que fique este diz que disse e com imagens onde não se conseguem tirar as duvidas correctamente, a meu ver tudo feito de propósito, se não existirem duvidas não existe discussão, a partir dai não servem para nada os programas televisivos da peixeirada e não se vendem os jornais mentirosos.

É isto que penso da Voucher League.

23-03-2013 O dia mais feliz da minha vida como sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
Bate na barriga, de lado, curiosamente mais ou menos no mesmo sitio que no lance contra o Porto
(Sobre as medidas do varandas para o sucesso nas modalidades)
Citação de: Presidente em Hoje às 14:36

Os resultados falam por si. A política do "eu fiz isto, eu ganhei aquilo" já acabou. Agora temos um presidente que sabe ser e sabe estar, respeitador dos seus funcionários e que consegue motivá-los sem ser à base de ameaças e insultos.
Até o porco guerra considera o lance limpo   :venia:
Abaixo a corrupção, tanto no desporto como na política!!!
Alguém tem um gif com essa outra perspetiva da SporTV? Eu no estádio vi de frente e na velocidade da cena não me pareceu mm nada com o braço.
Já vi o jogo 3 vezes, o lance sobre o Alan Ruiz pareceu-me penalti as pessoas podem falar em encosto de ombro, mas aquilo é um empurrão que vai lá vai, até a barraca abana, espero no mínimo que se existir um empurrão daquele tipo feito por um qualquer jogador do SPORTING no futuro a opinião seja a mesma, se for, então estarei errado.

O do Gelson pareceu-me um lance normalíssimo, de qualquer forma hoje em dia com os Drones e coiso e tal podiam ter imagem de tudo, mas parecem gostar que fique este diz que disse e com imagens onde não se conseguem tirar as duvidas correctamente, a meu ver tudo feito de propósito, se não existirem duvidas não existe discussão, a partir dai não servem para nada os programas televisivos da peixeirada e não se vendem os jornais mentirosos.

Mas qual gostar do diz que disse? Tu lês o que escreves?

Não havia nenhum tópico sobre a arbitragem, decidi criar este. No jogo passado, o golo do Gelson suscitou alguma discussão e é isso que se faz por aqui, discute-se, já por isso é que isto é um fórum.

Ninguém vai mudar nada ao dizer que foi com o peito, com o braço ou o que quer que seja.

Não gostas, tens bom remédio.
Bater no braço por si só não é falta. E nem sei se bate. Há um angulo em que parece resvalar pelo torso. É preciso haver intencionalidade de controlar a bola com o braço/mão para ser uma acção faltosa. Ora o Gelson está a saltar num movimento natural, braços para trás. Tal como no lance do Bryan contra os azuis (e esse bateu mesmo no braço), não há falta alguma.

http://www.ojogo.pt/multimedia/fotografias/interior/fc-porto-queixa-se-da-arbitragem-em-tondela-e-mostra-imagens-5396537.html

O porto voltou a queixar-se da arbitragem. Eu não vi o jogo, mas a argumentação deles baseada nessas imagens, é ridícula. :lol: Tem ai imagens que não mostram rigorosamente nada.

Deixo ai o link para quem quiser ver.

Mas qual gostar do diz que disse? Tu lês o que escreves?

Não havia nenhum tópico sobre a arbitragem, decidi criar este. No jogo passado, o golo do Gelson suscitou alguma discussão e é isso que se faz por aqui, discute-se, já por isso é que isto é um fórum.

Ninguém vai mudar nada ao dizer que foi com o peito, com o braço ou o que quer que seja.

Não gostas, tens bom remédio.

@Pedro Gomes, tas bem, desculpa a pergunta que é sem que seja por maldade, apenas forma de falar.

Quando me refiro ao diz que disse, é em relação à Voucher League e não ao teu tópico que até acho muito bem que o tenhas feito.

Por amor de Deus, perguntas se leio o que escrevo, porra, eu é que te pergunto se sabes ler?

Ó Homem, eu disse que se a Voucher league quisesse tirava todas estas duvidas hoje em dia com Drones só não vês o que não quiseres ver, porque o lance do Gelson era de caras, não existem imagens porque eles não tem interesse que existam se existissem acabavam os programas da treta e da peixeirada à segunda feira.

Desculpa ter só respondido hoje, porque não tinha visto, vim aqui para dizer que existe um penalti roubado ao Tondela.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
OS CASOS POLÉMICOS DA ÚLTIMA VEZ QUE CAPELA APITOU O SPORTING
Jogo na Luz em 2013 deu muito que falar

O árbitro João Capela foi o escolhido esta terça-feira pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir a partida entre o Sporting e o Estoril, da 6.ª jornada da Liga NOS, encontro agendado para sexta (21 horas). O internacional de 42 anos estava afastado dos jogos do clube de Alvalade desde o encontro com o Benfica de 2012/13, disputado a 21 de abril de 2013, que os encarnados venceram por 2-0, um encontro que teve muitos casos. Na ocasião, César Brito e Mário Jorge analisaram-nos para Record. Recorde o que foi dito na altura

5' Garay tenta o corte mas acerta na perna esquerda de Wolfswinkel que, em queda, ainda remata. Penálti?

César Brito (ex-jogador do Benfica): «Se caísse logo...»

Garay não toca na bola e acerta em Wolfswinkel, mas não me pareceu com intensidade suficiente para fazer penálti. Acho que se notou a falta de experiência do avançado neste lance. Se caísse logo... talvez o árbitro marcasse penálti, mas ele ainda rematou à baliza, ou seja, continuou com a jogada.

Mário Jorge (antigo jogador do Sporting: «Houve penálti »

Houve penálti de Garay. O defesa do Benfica nem sequer tocou na bola mas tocou na perna de Wolfswinkel que, com o balanceamento que levava, acabou por rematar, já em queda. Nos casos de grande penalidade o árbitro não pode aplicar a lei da vantagem – Capela devia ter parado logo o jogo.

Sentença Record: Aceita-se. Garay tem entrada sobre Wolfswinkel que poderia ter levado à marcação de penálti, mas o avançado não cai e, prosseguindo com a jogada, acabou por rematar à baliza de Artur. As imagens não são totalmente conclusivas e também faltou ratice ao holandês.

7' - Capel passa por trás de Maxi e cai na área após o contacto com o lateral. O espanhol fica a pedir penálti.

CB: «Câmara lenta»

Maxi Pereira foi surpreendido por Capel, e já depois de o sportinguista passar por ele toca-lhe no pé direito. Neste caso ficou um penálti por assinalar, mas num lance que era muito difícil de analisar pelo árbitro. Mesmo na televisão, só se consegue ver a falta numa repetição em câmara lenta.

MJ: «Falta claríssima»

Mais um penálti por assinalar. Capel apareceu de repente, passou por Maxi Pereira que o rasteirou, falta claríssima dentro da grande área. O jogador do Sporting já tinha ganho posição em relação ao defesa, que o abalroou quando já não tinha hipótese de ficar em vantagem no lance.

Record: Penálti e expulsão. Capel surpreende Maxi pelas costas e o uruguaio tenta desequilibrá-lo com o braço, acabando por fazer cair o espanhol com uma rasteira por trás. Grande penalidade por assinalar e o respetivo cartão vermelho, pois o espanhol surgia isolado.

53' - Gaitán cai na área depois de perder um lance aéreo com Ilori. Contacto normal ou penálti por assinalar?

CB: «Lance normal»

Gaitán não fez nada para ganhar a bola, limitou-se a esperar pelo contacto do defesa que acabou por acontecer, mas não me pareceu ter existido qualquer irregularidade na jogada, foi um lance normal. O jogador do Benfica nem saltou e o árbitro, perto do lance, nada assinalou. Esteve bem neste caso.

MJ: «Nem saltou»

Não houve nada de irregular. Gaitán nem saltou, não tirou os pés do chão e aproveitou-se de um contacto normal. O jogador do Benfica esperou que o miúdo saltasse e ainda se baixou ao sentir o contacto. João Capela estava muito perto do lance e desta vez ajuizou bem. Não houve penálti.

Record: Bem ajuizado. Como se vê na foto, Capela está mesmo em cima do lance e vê Ilori saltar sobre Gaitán, que nem sequer se faz ao lance. Há contacto mas sem falta de parte a parte. Apenas um caso em que o defesa procura cortar a bola e o avançado se retrai.

87' - Viola ganha posição mas acaba por cair na área após contacto com Maxi. João Capela mandou seguir o jogo.

CB: «Ajuizou bem»

Existiu um contacto entre Maxi Pereira e Viola, mas não me pareceu suficiente para o avançado do Sporting cair, foi um contacto normal em futebol. O árbitro ajuizou bem e nada assinalou, como não assinalaria se este lance se passasse no meio-campo. Nesse caso nem se falava nele.

MJ: «Não aguentou»

Não me pareceu falta. Maxi Pereira encosta-se, de facto, a Viola e acabam por cair os dois, mas pareceu-me mais que o defesa do Benfica se desequilibrou e o contacto não era suficiente para o avançado cair. Viola devia ser mais forte e ter capacidade para aguentar um contacto deste género.

Record: Grande penalidade. Maxi usa o braço dentro da área para travar Viola, que está de frente para a bola, chegando a agarrar a camisola ao avançado por breves momentos. Larga-o rapidamente, o que terá induzido o juiz em novo erro. Mais um penálti por assinalar.

90+2' - Viola entra na área e cai após choque com Jardel. O sportinguista fica a reclamar uma falta. Outro penálti?

CB: «Vai ao encontro»

Outra vez Viola a tentar enganar o árbitro. O avançado do Sporting vai ao encontro do defesa, que nem se mexe. Jardel não podia evitar o choque mas ficou parado, não fez qualquer movimento para derrubar o adversário, ele é que procurou o contacto. Mais uma vez, o árbitro esteve bem.

MJ: «Jardel parado»

Outro lance com Viola dentro da grande área e, mais uma vez, sem motivo para grande penalidade. O defesa do Benfica não fez qualquer movimento para impedir o adversário de passar – aliás, Jardel estava parado e o argentino é que se atirou para cima dele, quando a bola já lhe tinha fugido.

Record: Sem qualquer falta. Já nos descontos os jogadores do Sporting voltam a pedir penálti, desta vez num choque de Viola com Jardel. Não há qualquer falta. O avançado tenta passar por onde está Jardel que, obviamente, não deixa. Ganhou o mais forte.

Record
Capela volta a arbitrar um jogo do Sporting ... há coisas que não se percebem.
Alvalade não perdoou João Capela
09:36 - 24-09-2016
A-  A  A+
Três anos depois, João Capela voltou a encontrar o Sporting. E, a julgar pela receção no jogo com o Estoril, os sportinguistas não esqueceram a arbitragem do `derby´ com o Benfica de 21 de abril de 2013.

O árbitro de Lisboa foi vaiado assim que pisou o relvado para fazer os exercícios de aquecimento. Acompanhado pelos assistentes Ricardo Santos e Tiago Rocha, João Capela só passou uma vez pela superior sul, bancada que concentra as claques sportinguistas.

Quando foram anunciadas as equipas no sistema sonoro do estádio, o speaker fez uma ligeira pausa quando falou no árbitro. O barulho foi ensurdecedor.

O Sporting-Estoril não foi jogo de casos, nem sequer teve cartões amarelos. Mas nem por isso deixou de ser assobiado, sobretudo quando problemas com o intercomunicador atrasaram o jogo.

No final da partida, João Capela foi cumprimentado pelos treinadores e por Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

A Bola
Nos primeiros 10 minutos já tinha roubado 3 ou 4 faltas ao SPORTING.  :menos:
Para aquilo que se esperava do Capela, acabou por não estar mal e não nos prejudicou, felizmente.
Para aquilo que se esperava do Capela, acabou por não estar mal e não nos prejudicou, felizmente.

Não, mas se vires o jogo de novo se é que não viste, vais poder ver que em apenas 10 minutos roubou uma data de faltas ao SPORTING e não amarelou 2 jogadores do Estoril.
O único motivo de queixa é não ter dado amarelo ao Mateus, que estava farto de aviar cartuxo. Mas de resto esteve bem. Não exagerou nas faltas e faltinhas, deixou jogar.

O único motivo de queixa é não ter dado amarelo ao Mateus, que estava farto de aviar cartuxo. Mas de resto esteve bem. Não exagerou nas faltas e faltinhas, deixou jogar.

Se calhar o discurso do JJ não foi assim tão descabido para este desfecho. E começou o jogo já com as orelhas bem quentinhas e não abusou. Mas que demore mais 3 anos a voltar a Alvalade.