Voleibol

E pronto, acabou-se, 3-0 para o Brasil.

O Brasil foi mais forte, provavelmente ganharia na mesma, mas pena algumas decisões de arbitragem, principalmente aquela bola que dava o 18-15 à Itália neste terceiro set. Os italianos mereciam pelo menos ganhar um set. Enfim.
Arbitragem muito fraca, mas grande jogo do Brasil. Aproveitaram a vantagem caseira ao máximo e fizeram um excelente torneio. 3-0 à Itália é muita fruta.

Noutro sítio que não em casa duvido que ganhassem com tanta facilidade ainda assim.
O Brasil foi superior, mereceu o Ouro. Mas não sei até que ponto duas decisões ridículas da arbitragem não poderão ter mudado a história desta final.
De saudar também a exibição do Zaytsev. A certa altura parecia omnipresente em campo, se alguém merecia outro resultado era ele, foi dos únicos que esteve ao nível de uma final olímpica do lado italiano.
Eu acho inquinado porque o merecer é relativo, cada ponto do Brasil era um berreiro desmesurado.
E deu para perceber que a Itália ficou afectada pelas decisões, erraram mais após as mesmas!

Mas o que é muito mau, é que se assobie o adversário.
No ténis já tinha acontecido e não pode. Tem que ser evacuado quem faça esse tipo de espectáculo.

Eu nestes jogos de pavilhão não aceito isto em Olimpíadas.

Recordo que ficou 3-0 mas renhido desta forma:
25-22
28-26
26-24

Pelo que vi, os "erros" de arbitragem alteraram o 2º e 3º set, precisamente a travar a abertura de fosso da Itália, quando estava a ficar por cima.
Pareceu-me que o 2º e 3º set seriam para a Itália.
O segundo "seria", depois 1-1 seria muito diferente de 2-0, a 1 de acabar 3-0 como aconteceu.

No entanto a Itália serviu abaixo do costume e claro, no geral foi um grande e renhido jogo.

Quero dizer que antes do jogo preferia a vitória da Itália, assim como ontem em futebol preferia a do Brasil sobre a Alemanha como aconteceu.

Preferia a vitória da Itália por 4 motivos:
- por terem sido a melhor equipa ao longo do torneio;
- por ao longo de toda a história ser já injusto nunca terem conquistado o Ouro Olímpico;
- por serem o país que mais aposta em campeonato da modalidade;
- pelo ambiente anti desportivo que se tinha verificado (e hoje outra vez) por parte do público, que por exemplo EUA - Itália eram contra os EUA, porque os Brasileiros "amam" os Americanos e queriam ser como eles, e porque eram contra eles por acharem que eram maior perigo para eles.

Mas se eu hoje preferisse a vitória do Brasil sobre a Itália, com as decisões mafiosas que houve, mudava a preferência.

Recordo um caso: Chelsea - Barcelona, em que antes do jogo era pelo Barcelona, mas depois do que aconteceu mudei assim como Milhões de pessoas!
Parabéns ao Brasil !!