A Formação do Sporting - Tópico Geral

Para quando um craque saído das nossas camadas jovens? Um craque em todos os aspectos, físico, técnico e táctico.
Farto de ver jogadores saídos da academia com técnica mas sem velocidade nem físico.
Uma espécie de Militão, Pepe, Cristiano Ronaldo, Quaresma....estou mesmo farto de ver jogadores com pouco mais de 1.7 m e ouvir "tem técnica, joga melhor no interior do terreno, tem visão de jogo, está em todo lado... eu quero um craque que salte a olhos vistos, em que não haja dúvidas.

O Rafael Leão era esse craque.
Para quando um craque saído das nossas camadas jovens? Um craque em todos os aspectos, físico, técnico e táctico.
Farto de ver jogadores saídos da academia com técnica mas sem velocidade nem físico.
Uma espécie de Militão, Pepe, Cristiano Ronaldo, Quaresma....estou mesmo farto de ver jogadores com pouco mais de 1.7 m e ouvir "tem técnica, joga melhor no interior do terreno, tem visão de jogo, está em todo lado... eu quero um craque que salte a olhos vistos, em que não haja dúvidas.

Vê-se.
Se tudo correr bem vai ser um dos melhores mercados dos últimos anos.

Vê-se.

Um jogador com as características do Leão só aparecem na Academia de x em x anos. Não há truques de magia. Agora só daqui a x anos é que aparece outro. Talvez o Bruno Tavares, mas não tenho acompanhado.

Vê-se.

Tens dúvidas? Dois anos e é um dos melhores avançados do Campeonato francês, 4 ou 5 e está num colosso europeu.

Não se arranja avançados daquela envergadura física com aquela velocidade e aquela técnica em quase lado nenhum.

Foi pena ter um cérebro de ervilha.

Vê-se.

Tens dúvidas? Dois anos e é um dos melhores avançados do Campeonato francês, 4 ou 5 e está num colosso europeu.

Não se arranja avançados daquela envergadura física com aquela velocidade e aquela técnica em quase lado nenhum.

Foi pena ter um cérebro de ervilha.
Tem algumas, sim. Em parte pelo que dizes, só o talento não chega. Demonstrou ser burro que nem uma porta e isso, por vezes, é preponderante na carreira de um jogador, por muito bom que seja.
Se tudo correr bem vai ser um dos melhores mercados dos últimos anos.
Resultados:

Escolas B: Alta de Lisboa B 3-6 Sporting CP
Escolas: Sporting CP 15-1 Águias da Musgueira
Benjamins B: Sporting CP 9-3 SL Olivais B
Benjamins: Sporting CP 23-0 Vitória CL
Infantis Sub-12 B: AC Malveira B 0-10 Sporting CP
Infantis Sub-12: Alta de Lisboa 1-15 Sporting CP
Infantis B: Sporting CP 3-1 Estoril-Praia
Infantis: Alta de Lisboa 0-13 Sporting CP
Iniciados Sub-14 B: SL Benfica 0-2 Sporting CP
Iniciados Sub-14: Alta de Lisboa 0-3 Sporting CP
Iniciados C: Sporting CP 5-1 EF Belém A
Iniciados B: Damaiense 1-2 Sporting CP
Iniciados: Sporting CP 7-0 Real SC
Juvenis B: Sporting CP 2-0 URD Tires
Juvenis: SL Benfica 1-1 Sporting CP
Juniores: Sporting CP 12-1 CF Belenenses
Sub-23: Sporting CP 0-1 Rio Ave

A crónica desse atrasado mental aí do lado direito é uma coisa absurda!
"Infelizmente tenho pena que partilhem o amor pelo mesmo clube que eu"
Ontem os meus miúdos estiveram a efectuar um treino de observação na academia de Alcochete. Alguém sabe o que vem a seguir? Os pais têm algum feedback por parte do Sporting ou o clube onde eles estão é que tem feedback? Estou um bocado a leste deste tipos de processos.
VIVA O SPORTING
Ontem os meus miúdos estiveram a efectuar um treino de observação na academia de Alcochete. Alguém sabe o que vem a seguir? Os pais têm algum feedback por parte do Sporting ou o clube onde eles estão é que tem feedback? Estou um bocado a leste deste tipos de processos.
Ninguém falou com os miúdos depois do treino?
Resultados:

Traquinas B: Sporting CP 4-1 EAS CIF
Traquinas: Benfica B 6-6 Sporting CP
Escolas B: Sporting CP 12-0 SL Olivais B
Escolas: SL Olivais 0-18 Sporting CP
Benjamins: EF Belém 4-6 Sporting CP
Infantis Sub-12 B: Sporting CP 2-4 Sacavenense
Infantis Sub-12: Sporting CP 9-1 SL Olivais
Infantis B: Associação Torre 0-10 Sporting CP
Infantis: Sporting CP 2-0 Sacavenense
Iniciados Sub-14 B: Sporting CP 6-0 Atlético CP
Iniciados Sub-14: Sporting CP 1-1 CF Belenenses B
Iniciados C: SL Olivais 2-4 Sporting CP
Iniciados B: Sporting CP 0-1 Sacavenense B
Juvenis B: Sacavenense B 0-0 Sporting CP
Juvenis: Sporting CP 5-0 UD Leiria
Juniores: AC Alcanenense 0-2 Sporting CP

Que eu visse não. Entretanto os pais sairam e os miúdos ficaram com o staff do Sporting que lá estava.
VIVA O SPORTING

Que eu visse não. Entretanto os pais sairam e os miúdos ficaram com o staff do Sporting que lá estava.

Estas actividades não são propriamente treinos de captação. Os miúdos não recebem feedback de uma possível decisão por parte dos observadores.
Quantos aos pais, tenho ideia que a receberem alguma espécie de feedback será apenas no caso de o Sporting depois querer tomar alguma acção em relação ao atleta. É a ideia que tenho.
Encontro-me profundamente preocupado em relação ao estado da nossa academia. Mesmo neste fórum é frequente ver users a pedir que a academia seja destruída... ignorância. Outros pedem talentos brutos (Ronaldos como já cheguei a ouvir) sem saber a gestão danosa que os nossos espaços de formação estão a sofrer, principalmente quando a academia do Dubai ali ao lado está a bombar.
As mentalidades parece que se inverteram e o Sporting parece estar mais interessado em juntar títulos na formação e ao rendimento imediato, do que em dar os estímulos certos aos seus jogadores. Os jogadores do SLB jogam um escalão/divisão acima relativamente ás restantes equipas das respetivas gerações. Sim é lixado (Luis Nascimento, treinador dos lamps perdeu 2 títulos de iniciados assim) mas em escalões mais á frente depois rebentam connosco como foi o caso dos juniores A (nossa geração de 2000) que foi perder 5-2 com os juniores B do SLB... e alguns de 2002. Depois o pessoal fica todo feliz a adicionar os títulos aos quadros de honra da formação e a gabar-se dos títulos e queixa-se que os outros têm mais jogadores que nós (os campeões) nas seleções jovens!
E isso vai de encontro á parte 2: o nosso recrutamento mudou. Parece-me uma vez mais que olhamos mais para o físico e para o rendimento. Só a título de exemplo: fala-se que vamos contratar um Koné de 2001 (não me lembro do clube).  Um gajo super maturado. E depois?  E também na utilização de jogadores. Dou um exemplo: Bavikson Biai. Jogador dos nossos juniores. Muitos o conhecem como sendo o nosso 6 mas nunca na vida o miúdo é 6! Apenas têm vantagem em metê-lo lá porque ele rebenta com os outros.
E depois vem a parte 3. Os melhores jogadores ao perceberem que não têm os estímulos mais corretos e a ver a carruagem a passar (o Sr Bruno de Carvalho ainda tem de explicar porque acabou com a equipa B) acham que vão querer ficar? Claro que não e assim vamos continuar a perder os nossos melhores jogadores. O Sporting continua a pensar que por ter o nome e a história que tem os miúdos vão querer lá ficar, ficando parados no tempo nesta evolução do futebol de formação português. E digo mais, com o investimento que Braga, Guimarães e Belenenses fizeram nestes últimos tempos não me escandalizava que começassem a lutar taco a taco com Sporting e Porto... Mas o Porto é um caso à parte e uma discussão para outra altura.
O Sporting desde a geração do Bruma só tem metido água na formação, não percebendo a incompetência de quem lá está não dando aos nossos jogadores os melhores estímulo. Nós continuamos a ganhar títulos e os outros a formarem jogadores... Esperemos que com o Varandas esta situação se resvolva... de vez.
To you from failing hands we throw the torch. Be yours to hold it high.

Privilege. Not a right.
Encontro-me profundamente preocupado em relação ao estado da nossa academia. Mesmo neste fórum é frequente ver users a pedir que a academia seja destruída... ignorância. Outros pedem talentos brutos (Ronaldos como já cheguei a ouvir) sem saber a gestão danosa que os nossos espaços de formação estão a sofrer, principalmente quando a academia do Dubai ali ao lado está a bombar.
As mentalidades parece que se inverteram e o Sporting parece estar mais interessado em juntar títulos na formação e ao rendimento imediato, do que em dar os estímulos certos aos seus jogadores. Os jogadores do SLB jogam um escalão/divisão acima relativamente ás restantes equipas das respetivas gerações. Sim é lixado (Luis Nascimento, treinador dos lamps perdeu 2 títulos de iniciados assim) mas em escalões mais á frente depois rebentam connosco como foi o caso dos juniores A (nossa geração de 2000) que foi perder 5-2 com os juniores B do SLB... e alguns de 2002. Depois o pessoal fica todo feliz a adicionar os títulos aos quadros de honra da formação e a gabar-se dos títulos e queixa-se que os outros têm mais jogadores que nós (os campeões) nas seleções jovens!
E isso vai de encontro á parte 2: o nosso recrutamento mudou. Parece-me uma vez mais que olhamos mais para o físico e para o rendimento. Só a título de exemplo: fala-se que vamos contratar um Koné de 2001 (não me lembro do clube).  Um gajo super maturado. E depois?  E também na utilização de jogadores. Dou um exemplo: Bavikson Biai. Jogador dos nossos juniores. Muitos o conhecem como sendo o nosso 6 mas nunca na vida o miúdo é 6! Apenas têm vantagem em metê-lo lá porque ele rebenta com os outros.
E depois vem a parte 3. Os melhores jogadores ao perceberem que não têm os estímulos mais corretos e a ver a carruagem a passar (o Sr Bruno de Carvalho ainda tem de explicar porque acabou com a equipa B) acham que vão querer ficar? Claro que não e assim vamos continuar a perder os nossos melhores jogadores. O Sporting continua a pensar que por ter o nome e a história que tem os miúdos vão querer lá ficar, ficando parados no tempo nesta evolução do futebol de formação português. E digo mais, com o investimento que Braga, Guimarães e Belenenses fizeram nestes últimos tempos não me escandalizava que começassem a lutar taco a taco com Sporting e Porto... Mas o Porto é um caso à parte e uma discussão para outra altura.
O Sporting desde a geração do Bruma só tem metido água na formação, não percebendo a incompetência de quem lá está não dando aos nossos jogadores os melhores estímulo. Nós continuamos a ganhar títulos e os outros a formarem jogadores... Esperemos que com o Varandas esta situação se resvolva... de vez.
Achas que as nossas gerações de 2002, 2003, 2004 e 2005 são inferiores às dos lamps? Na minha opinião, bem pelo contrário, portanto acho que não é um caso de mau recrutamento...agora em relação aos estimulos de competição concordo em completo!

O Koné que estás a falar é o Mamadou Koné que foi dos lamps? Se for esse de maturado não tem muito, tem 1,67 e pesa 68 kg...
« Última modificação: Janeiro 26, 2019, 12:40 pm por LeãoBB »
Achas que as nossas gerações de 2002, 2003, 2004 e 2005 são inferiores às dos lamps? Na minha opinião, bem pelo contrário, portanto acho que não é um caso de mau recrutamento...agora em relação aos estimulos de competição concordo em completo!

O Koné que estás a falar é o Mamadou Koné que foi dos lamps? Se for esse de maturado não tem muito, tem 1,67 e pesa 68 kg...
Acho que devido ao patamar competitivo em que as dos lamps estão acabam por estar mais preparadas e uns furos acima. Agora em termos de talento geracional as de 2002 e 2003 acho que estão equilibradas com 2002 a tender para nós e 2003 para eles. 2004 DE LONGE nós. 2005 sou tendencioso pois nunca joguei contra/vi jogos da geração deles. Eu digo que o recrutamento é mau na medida em que olham mais para o rendimento imediato: 2005 é caso disso.

Penso que sim, se for DD então quase de certeza que é o mesmo. Não é por aí. Ele não deixa de ser maturado por ser baixo. Se ele tiver 1,70m, já for mais alto que os pais, apresentar os sinais da puberdade e o seu nível de crescimento for pequeno, conclui-se que esta maturado para a sua idade e que não vai crescer muito mais.
To you from failing hands we throw the torch. Be yours to hold it high.

Privilege. Not a right.
Continuem a comer gelados com a testa e a dizer que somos uma das melhores escolas de formação do mundo.

Para além de termos cada vez menos capacidade para produzir atletas com talento, nem homens sabemos formar.

Mal encontram uma oportunidade para fugir não hesitam.

A nossa formação tem de ser repensada a fundo.
Petizes Sub-7: Sporting CP 11-0 Beira-Mar Almada
Petizes Sub-7: Sporting CP 19-1 Sesimbra
Traquinas B Sub-8: Sporting CP 7-3 E. Afonsoeirense
Traquinas A Sub-9: F. Salesianos 2-10 Sporting CP
Traquinas A Sub-9: Sporting CP 22-0 Alenquer e Benfica
Benjamins B Sub-10: Sporting CP 7-1 FC Alverca B
Benjamins B Sub-10: SL Benfica 2-2 Sporting CP
Benjamins A Sub-11: Sporting CP 12-0 Col. S. J. Brito
Benjamins A Sub-11: GS Loures 1-4 Sporting CP
Benjamins A Sub-11: Sporting CP 17-2 Santa Maria
Infantis B Sub-12: SG Sacavenense B 1-10 Sporting CP
Infantis B Sub-12: Linda-a-Velha B 1-3 Sporting CP