Fernando Mendes (1937-2016)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Descanse em Paz
Total de utilizadores ignorados: 44
Se tudo correr bem vai ser um dos melhores mercados dos últimos anos.
Um exemplo de Sportinguismo ao longo da vida!!
Descanse em paz GRANDE CAPITÃO E CAMPEÃO!
MORREU FERNANDO MENDES, O ETERNO CAPITÃO DO SPORTING CP
Por Jornal Sporting
31 Mar, 2016
NOTÍCIAS
Vencedor da Taça das Taças e campeão nacional como jogador e treinador


O Universo do Sporting CP ficou mais pobre: morreu hoje, aos 78 anos, Fernando Mendes, capitão da primeira equipa do Clube vencedora de um título europeu e um dos quatro magníficos que conseguiram ser campeões nacionais como jogador e treinador.

Nascido em Seia, chegou a Lisboa com 10 anos já com a habilidade nos pés de quem nasceu para ser maior e melhor na vida e no futebol. Entrou no Sporting CP cinco anos depois, para a equipa de principiantes, desviado do rival Benfica pelo irmão que alinhava nos juniores ‘verde e brancos’. Ainda assim, não demorou a estrear-se na formação principal – vulgo primeira categoria – inscrevendo o nome no Campeonato de 1957/58, onde fez ainda seis jogos num conjunto onde ainda estavam Travassos ou Vasques.

A partir de 1958, tornou-se titular indiscutível, sendo um médio de qualidade técnica acima da média mas que se distinguia sobretudo pela foça, raça, abnegação e liderança em campo, que contagiava todos aqueles que com ele jogavam e privavam, não só nos ‘leões’ mas também na Selecção Nacional. Voltou a ser campeão nacional em 1962, dois anos antes da histórica campanha ‘verde e branca’ na Taça dos Vencedores das Taças (onde foi totalista, como Carvalho), já com a braçadeira que herdou do Zé da Europa, Travassos.

Foi também um elementos de grande preponderância na Selecção Nacional, camisola que envergou naquele que foi o momento mais delicado da carreira: num encontro particular em Bratislava frente à Checoslováquia, em Abril de 1965, sofreu uma entrada violenta que provocou uma grave lesão no joelho, impossibilitando-o de marcar presença no Campeonato do Mundo de 1966 – onde o Sporting CP esteve representado por oito elementos, apesar de Fernando Mendes ter sido também convidado a seguir viagem por ser parte integrante do célebre conjunto dos ‘Magriços’ – e obrigando-o a terminar a carreira aos 30 anos após uma operação delicada e uma longa recuperação que não mais foi capaz de trazer o antigo capitão.

Após passagens pela África do Sul (Lusitano) e Estados Unidos (Boston Astros), voltou a Portugal para treinar o Lourosa, foi adjunto de Juca, passou pelo Vianense e regressou a Alvalade, treinando primeiro os juniores e, em 1979, subindo em Novembro ao comando da equipa sénior após a saída de Rodrigues Dias, altura em que mostrou ser um homem com uma invulgar capacidade de comandar as tropas ao levar os ‘leões’ à vitória no Campeonato Nacional de 1980 numa formação com figuras como Manuel Fernandes, Jordão, Inácio, Barão ou Eurico, entre outros. Após sair do Clube a meio da temporada seguinte, rumou a Marítimo, Belenenses, Farense e Trofense antes de voltar ao Sporting, cumprindo várias funções no departamento de futebol entre a equipa técnica dos seniores (cumpriu funções como técnico principal em períodos interinos em 1995/96 e 2000/01) e o departamento de formação.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-03-31/morreu-fernando-mendes-o-eterno-capitao-do-sporting-cp
ÉRAMOS 11 IRMÃOS E FERNANDO MENDES O LÍDER"
Por Jornal Sporting
31 Mar, 2016
NOTÍCIAS
Joaquim Carvalho, antigo colega de Fernando Mendes, recorda o capitão


Foi em 1964 que o Sporting CP conquistou a Taça das Taças, o seu primeiro título europeu em modalidades colectivas. Ao longo da campanha, além de muitas outras figuras incontornáveis, destacaram-se pela regularidade dois totalistas: o médio e capitão Fernando Mendes e o guarda-redes Carvalho. No dia em que parte o primeiro, Carvalho recorda-o com saudade. "Hoje é um dia muito mau para mim. Era amigo do Fernando e não há dúvida de que vai deixar saudades aos Sportinguistas e ao Sporting CP".

Sobre o antigo colega, Carvalho explica tratar-se de alguém de valia dentro e fora do campo, onde tanto numa como noutra área se destacava pela capacidade de liderança que fez dele capitão da equipa 'verde e branca' mas também da Selecção: "Era um grande líder, o nosso capitão. Um grande capitão não só do Sporting como também da Selecção, a quem fez muita falta também, depois da lesão. Era o melhor médio português. Como pessoa era extraordinário", afirmou, prosseguindo acerca da equipa que conquistou a Taça das Taças: "Éramos formados por 11 irmãos na Taça das Taças e o Fernando Mendes era o líder. Uma família que, quando entrava em campo, era fantástica", conclui.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-03-31/eramos-11-irmaos-e-fernando-mendes-o-lider
"PERDA MUITO GRANDE PARA O CLUBE E PARA PORTUGAL"
Por Jornal Sporting
31 Mar, 2016
NOTÍCIAS
José Carlos, que herdou a braçadeira de Fernando Mendes, relembra colega


Depois da grave lesão contraída ao serviço da Selecção Nacional, frente à Checoslováquia, Fernando Mendes não mais recuperou a 100% e deixaria a José Carlos a braçadeira de capitão da equipa 'leonina' que ostentava até então. Sobre o então companheiro, o defesa recorda um líder de respeito e alguém que se entregava a fundo ao Clube: "Foi o meu capitão durante muitos anos, pelo qual os jogadores tinham um grande respeito porque ele procurava sempre defender os interesses do Clube e os próprios jogadores. Entregava-se de forma total ao Clube. Tive o privilégio de estar com ele muitos anos na equipa", afirmou.

Ainda algo surpreendido pela notícia, o ex-jogador salientou também a carreira de Fernando Mendes enquanto treinador, na qual chegou a levar o Sporting CP ao título de campeão nacional. "O Fernando Mendes teve uma carreira brilhante no Sporting e ao serviço da Selecção. Para além de bom jogador, foi também bom treinador. É uma perda muito grande para o Clube e para Portugal", disse o antigo defesa 'verde e branco' em declarações à Sporting TV.

José Carlos e Fernando Mendes coincidiram na equipa 'leonina' durante seis anos, entre o ano de 1962 e o de 1968.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-03-31/perda-muito-grande-para-o-clube-e-para-portugal
"UM HOMEM BOM QUE SERÁ SEMPRE UM EXEMPLO"
Por Jornal Sporting
31 Mar, 2016
NOTÍCIAS
Reacção de Bruno de Carvalho à morte do antigo capitão Fernando Mendes


Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting CP, reagiu esta tarde ao desaparecimento de Fernando Mendes, capitão e totalista da equipa 'leonina' que ganhou a Taça dos Vencedores das Taças em 1964, enaltecendo o exemplo do 'eterno capitão' que perdurará na memória dos Sportinguistas.

"O capitão fez isto, o nosso Cacholas disso aquilo, o Fernando Mendes, o Fernando Mendes, o Fernando Mendes. Na viagem que fizemos a Antuérpia em Maio de 2014, quando celebrámos os 50 anos da conquista da Taça dos Vencedores das Taças, ele não esteve presente mas foi uma das figuras mais faladas por toda a  capacidade de liderança e qualidade enquanto jogador e treinador. Partiu hoje aquele que foi o líder em campo da primeira equipa que conquistou um título europeu para o Sporting Clube de Portugal e que, mais tarde, seguiu as pisadas de Juca e Mário Lino como um dos heróis que foram campeões nacionais enquanto jogadores e treinadores", comentou o líder 'verde e branco'.

"Era um homem bom que se distinguia por ser bom condutor de homens. É ainda hoje uma das figuras mais emblemáticas dos tempos áureos do nosso futebol após os Cinco Violinos. Será, sempre, um exemplo para todos aqueles que entram no Clube ainda na formação, sentem o Sporting como uma segunda casa e vivem as nossas alegrias sabendo que contribuíram para nos colocarem no patamar de maior potência desportiva nacional. Até sempre Fernando Mendes porque, como todos falámos em Antuérpia, os diamantes são eternos. No dia em que se inaugurou a Cidade do Futebol, foi o Mundo do futebol que ficou mais pobre", completou Bruno de Carvalho.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-03-31/um-homem-bom-que-sera-sempre-um-exemplo
Que descanse em paz.
Que descanse em paz. Logo hoje...
Eish fui apanhado de surpresa, desconhecia que estava doente :S

RIP CAPITÃO!!

The past is now part of my future,the present is well out of hand Ian Curtis, Heart and Soul
"ENSINOU-ME MUITO SOBRE O FUTEBOL E A VIDA"
Por Jornal Sporting
31 Mar, 2016
NOTÍCIAS
Hilário recorda com emoção o antigo companheiro Fernando Mendes


Um é ainda hoje o jogador com mais encontros oficiais pelo Sporting CP, o outro é um dos quatro ‘heróis’ que se sagraram campeões no Clube como jogador e treinador. Hilário chegou aos ‘leões’ em 1958 e conviveu durante uma década com Fernando Mendes, que faleceu hoje aos 78 anos, de quem guarda excelentes e sentidas recordações.

“Foi um grande jogador mas, acima de tudo, um grande amigo e uma das primeiras pessoas que conheci quando cheguei a Portugal [em Agosto de 1958]. Tinha acabado de sagrar-se campeão pela principal equipa do Sporting CO e funcionou como uma espécie de mestre na minha integração. Foi um enorme professor e é com grande emoção que vejo a sua partida. Ensinou-me muito sobre o futebol e a vida”, comentou esta tarde o antigo lateral esquerdo.

Juntos, Hilário e Fernando Mendes conquistaram um Campeonato Nacional e uma Taça dos Vencedores das Taças, além de terem partilhado a camisola da Selecção Nacional.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-03-31/ensinou-me-muito-sobre-o-futebol-e-a-vida
Porra, que m**** de notícia. Obrigado por tudo o que contribuíste para o engrandecimento do nosso clube. Descansa em paz.
Que descanse em Paz!

Obrigado por tudo capitão!
FORÇA GRANDE BRUNO CARVALHO...
Que descanse em paz.
Perdeu-se um grande Leão.
Até sempre, Senhor Leão Mendes.
Isto é a morte do artista. É uma versão melhorada do Torsiglieri, mas para um Sporting campeão não chega.

"All the people that was rooting on me to fail, at the end of the day they have to wake up tomorrow and have the same life that they had before they woke up today," James said. | "Lebron is not as good as Michael Jordan ? C´mon! Lebron is in a class by himself!" O.Robertson said.


Até sempre LEAO

Estamos todos de luto mas queira deixar sentidas condolências á família.

SL
Descansa em paz grande Leão!