Leão

Um dos motivos pelo qual gosto do Sporting é o leão.

Esta criatura representa a honra e nobreza de espírito, infelizmente poderá acabar como espécie.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o#/media/File:Lion_distribution.png

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150726_leao_cecil_tg

https://en.wikipedia.org/wiki/Lion_hunting

Uma vergonha.
Jew me, sue me - everybody do me
Kick me, kike me - don´t you black or white me
Era um grande jogador...

''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Deviam de proteger mais a "nossa" espécie :)
Tudo certo. Mas faz sentido criar um tópico acerca do assunto numa zona do fórum onde se deviam enaltecer as glórias que passaram (um pequeno grupo ainda faz parte) pelo clube? Não creio.
Era bonito o Sporting de alguma forma participar em alguma acção de preservação do mais fantástico animal.
«A aposta em José Peseiro foi minha. O Sporting precisava de um treinador ganhador e conhecedor do futebol português»
«Dei a Peseiro tudo o que ele pediu. Ele fazia a leitura dos jogadores, mas perdia muito tempo a analisar… Na escolha dos jogadores houve muita indecisão. Sim, depois não, depois sim, depois não, talvez… Foram demasiados se calhar. Temos um bom plantel, mas com menos indecisão podia ser melhor»
«O do Paok, que marcou ao benfica (Prijovic), teve tudo acertado connosco, mas depois o Peseiro disse que nem para o banco iria. E ficou a faltar um avançado…»
«Como identificámos os jogadores? Tenho um amigo, o dr. Pedro Pires, que conhece tudo do futebol. É uma enciclopédia! Sabe a história do Sporting ao pormenor e conhece jogadores. Trocava impressões comigo e com o Peseiro, mas houve muitas hesitações e perdemos dois ou três jogadores. E eu também queria que ele apostasse na prata da casa…»
«Miguel Veloso e Fábio Coentrão não vieram porque Peseiro não quis»
Tudo certo. Mas faz sentido criar um tópico acerca do assunto numa zona do fórum onde se deviam enaltecer as glórias que passaram (um pequeno grupo ainda faz parte) pelo clube? Não creio.

Podem apagar se quiserem, admito que foi um bocado aleatório onde coloquei o tópico.

Fiquei *** porque queria conhecer um e com jeito nunca acontecerá à pala desses espanhóis nojentos que estão por trás do porto, e outra escumalha pela europa que tem a mania do novo rico e quer e caçar animais em vez comerem as sua mulheres, deviam todos de ser encornados.
Jew me, sue me - everybody do me
Kick me, kike me - don´t you black or white me
Era bonito o Sporting de alguma forma participar em alguma acção de preservação do mais fantástico animal.
Acho que durante muitos anos o Sporting ajudava (apadrinhava) os Leões no Zoo, não se ainda será assim. Outra possibilidade era fazer torneios, ou festas de angariação de algum dinheiro para instituições protectoras dos Leões ou Felinos em geral. O Sporting como grande instituição que é tem varias maneiras de ajudar a preservação destes bonitos animais :)
      SPORTING mais que um clube uma Paixão!        «O SPORTING SOMOS NÓS»
O novo emblema troca o antigo leão rampante de prata por um de ouro. Curiosamente, esta mudança do metal do nosso símbolo não mereceu qualquer polémica... O leão mudou e parece que ninguém reparou, quando deveria ter sido algo com impacto.

Reparem que o branco das nossas diversas camisolas deveria relacionar-se com o facto do leão ser branco (representado em pano de bandeira, o branco representa a prata). Se os antigos leões dos diversos emblemas históricos tivessem sido de ouro, então as listas seriam verde-amarelas e não verde-brancas!!!! Agora, temos, pela primeira vez, o amarelo-ouro no núcleo mais nobre do emblema, mas sem qualquer reflexo nos equipamentos.

Gosto do novo leão de ouro, mas a tradição e a lógica dos equipamentos pedia um leão de prata... Parece-me.

« Última modificação: Abril 02, 2017, 22:00 pm por Sérgio Sodré »
"É fraqueza entre ovelhas ser Leão." (Lusíadas, I-68)
A Bíblia é muito clara:

JOB 28.8 - O Leão nunca passou por lá, o rei dos animais nem lá pôs os pés.

LEVÍTICO 11.13 - Das aves, devem também considerar imundas e portanto não devem comer das seguintes: a águia...

É a diferença entre a realeza e a imundice... Palavra do Senhor!

Eu nem sou crente..., mas neste caso particular... :twisted:
Encontrei um artigo de jornal de um dos últimos anos em que o SCP foi campeão que explicava porque a estátua do Marquês de Pombal, no cimo da Avenida da Liberdade, é acompanhada por um Leão imponente. Decerto que se pretendeu expressar as qualidades combativas desse grande Português, aparecendo a esmagar uma serpente. Todavia...

Essa estátua foi inaugurada a 13 de Maio de 1934 numa rotunda que já tinha o nome de Marquês de Pombal desde 1882. O concurso para o lançamento da obra foi ganho por um arquiteto sportinguista, António Couto, associado a um tal Arnaldo Bernardes.

António Couto, além de arquiteto, fora futebolista do Sporting nos primórdios do clube e sócio nº 1 durante 16 anos, 1928-1944, sabendo-se que foi o autor do projeto que incluiu o Leão. Por sua vez, o escultor, Francisco Santos, também era um sportinguista!

Esta explicação terá resultado da investigação do dirigente leonino Mário Casquilha.

Espetacular Leão rampante na camisola da seleção holandesa ao grande estilo heráldico medieval... Nós, país muitíssimo mais antigo do que a Holanda, achamos que devemos "inovar".  :whistle:
« Última modificação: Junho 25, 2017, 19:06 pm por Sérgio Sodré »

Espetacular Leão rampante na camisola da seleção holandesa ao grande estilo heráldico medieval... Nós, país muitíssimo mais antigo do que a Holanda, achamos que devemos "inovar".  :whistle:

Só um aparte, porque a minha OCD assim o exige. O País não se chama Holanda. A Holanda é uma região costeira (duas, se contarmos a do Norte e a do Sul) e antiga província dos PAÍSES BAIXOS. Ou Netherlands, em Inglês.
Desculpem o OffTopic, mas tinha que fazer o reparo.

E sim, o rampante é lindo. Como todos os leões rampantes.  :mrgreen:
"Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida."
Francisco Stromp

Só um aparte, porque a minha OCD assim o exige. O País não se chama Holanda. A Holanda é uma região costeira (duas, se contarmos a do Norte e a do Sul) e antiga província dos PAÍSES BAIXOS. Ou Netherlands, em Inglês.
Desculpem o OffTopic, mas tinha que fazer o reparo.

E sim, o rampante é lindo. Como todos os leões rampantes.  :mrgreen:

:offtopic:

Só resposta ao aparte: Portugal e outras nações designam há séculos o país em causa por Holanda e, portanto, por razões históricas podemos continuar a fazê-lo... É de notar que algo semelhante fazem alguns países com a Alemanha (quando os alemães ou alamanos eram apenas uma das muitas tribos germânicas). Devia ser Germânia e não Alemanha...

Assim tomamos a parte pelo todo quando falamos da Holanda..., mas sabemos alguma coisa desta questão..., nomeadamente que a designação Países Baixos é abusiva, porquanto a Bélgica flamenga também integra, historicamente, a designação de Países Baixos, mas ficou de fora por se ter revoltado em prol da sua independência (era católica e as Províncias Unidas - antiga designação para a atual Holanda - eram protestantes)-

Assim à crítica de que o termo Holanda peca por defeito sempre se pode responder que Países Baixos peca por excesso.

Se for obrigado a deixar de chama Holanda, tenho de ser obrigado a deixar de dizer Alemanha,... e até Espanha, pois Castela e Aragão uniram-se e usurparam esse nome que era comum a todos os povos da Ibéria...

Ibéria (gregos) = Hispânia (romanos) = Espanha....

Há muitas situações... O melhor é ficar pelas designações consolidadas pelo uso histórico português (no nosso caso)

SL

Mais para trás, os Países Baixos chegaram até a abranger uma região bem maior do que a que assinalei, veja-se no sec XV
« Última modificação: Junho 25, 2017, 19:08 pm por Sérgio Sodré »

Difícil Leão mais perfeito em grande estátua de bronze...
O nosso ex-presidente "bigodes" ainda lá pôs um leão enjaulado a dar umas voltas na pista antes dos jogos, mas depois trouxe umas unhas que mais faziam jus ao nome... tipo Eskilson (esquilo  :lol:)
O nosso ex-presidente "bigodes" ainda lá pôs um leão enjaulado a dar umas voltas na pista antes dos jogos, mas depois trouxe umas unhas que mais faziam jus ao nome... tipo Eskilson (esquilo  :lol:)

Acho que esse Leão pertencia ao Vitor Hugo Cadinali (O tal do Circo), ele é Sportinguista e cedeu esse Leão para passear na pista de Alvalade. Sinceramente acho isso rude para os animais. Os Leões são bonitos mas é em liberdade e na savana que é o lugar deles. Já dos Rivais acho uma atitude estúpida e super Stressante libertarem uma Águia no estádio (ainda por cima uma Águia real americana que nada tem a haver com a do símbolo deles que é um milhafre e existem muitas delas na Serras Portuguesas), a ave é bonita mas é em liberdade, todas essas paneleirices com animais nos estádios devia de ser proibida...
Os Clubes podiam era dar algum dinheiro para a preservação desses animais selvagens, no caso dos Leões estão em vias de extinção. Mais umas décadas e ficamos só com uma memoria (simplesmente sobrevivem os símbolos e as estátuas... )do que era esse majestoso animal "Rei da selva"...
... Já dos Rivais acho uma atitude estúpida e super Stressante libertarem uma Águia no estádio (ainda por cima uma Águia real americana que nada tem a haver com a do símbolo deles que é um milhafre e existem muitas delas na Serras Portuguesas)...

Tenho um ideia difrente... A águia que os encarnados libertam no estádio é um pigargo americano ou águia careca (equívoco com um nome antigo que deve traduzir por branca e não por careca) e não uma águia real americana, pois essa aquilo que os americanos designam por golden eagle.

O símbolo dos lampiões não é um milhafre mas sim uma águia de asa redonda ou bútio, muito frequente no continente e nos Açores, e que nessas ilhas é erradamente chamado por uns açor e por outros milhafre, quando não é um nem outro... Mas claro que os benfiquistas mais esclarecidos (que são bem poucos) devem considerar que o seu símbolo é ou uma águia real ou uma águia imperial... Como é que não reagem negativamente ao pigargo é algo que me transcende, :sick:
... Já dos Rivais acho uma atitude estúpida e super Stressante libertarem uma Águia no estádio (ainda por cima uma Águia real americana que nada tem a haver com a do símbolo deles que é um milhafre e existem muitas delas na Serras Portuguesas)...

Tenho um ideia difrente... A águia que os encarnados libertam no estádio é um pigargo americano ou águia careca (equívoco com um nome antigo que deve traduzir por branca e não por careca) e não uma águia real americana, pois essa aquilo que os americanos designam por golden eagle.

O símbolo dos lampiões não é um milhafre mas sim uma águia de asa redonda ou bútio, muito frequente no continente e nos Açores, e que nessas ilhas é erradamente chamado por uns açor e por outros milhafre, quando não é um nem outro... Mas claro que os benfiquistas mais esclarecidos (que são bem poucos) devem considerar que o seu símbolo é ou uma águia real ou uma águia imperial... Como é que não reagem negativamente ao pigargo é algo que me transcende, :sick:

Alguns nem uma letra distinguem quanto mais uma ave...  :rotfl:
Ao menos o nosso é um Leão em todo o seu esplendor... mesmo assim alguns bocas de piano acham que é um "lagarto" mas lá está, quem tem olhos de camaleão nem sabem enxergar como deve de ser  :wall: