Marco Silva - Treinador do Sporting Clube de Portugal

MARCO SILVA
Treinador do Sporting Clube de Portugal

Marco Alexandre Saraiva Silva
Agente: Carlos Gonçalves (Proeleven)

O mais jovem treinador da I Liga portuguesa, com 36 anos, nascido em Lisboa (Martim Moniz) a 12 de Julho de 1977, tem 1,80m de altura e 74kg de peso. É casado e tem duas filhotas, Alice e Leonor, a quem costuma dedicar os seus sucessos.

Formado no Cova da Piedade, começou a sua carreira de futebolista profissional na época de 1995/96, no Belenenses, para onde se transferiu ainda júnior.

Passou depois pelo Atlético, Trofense, Campomaiorense, Rio Ave, Braga B, Salgueiros, Odivelas, terminando a carreira de futebolista em 2011, após 6 épocas consecutivas no Estoril-Praia e 16 épocas como defesa direito.

De imediato, aceita o cargo de Director Desportivo do Estoril-Praia, que deixa cerca de 3 meses depois para, em 2/10/2011, assumir o comando técnico da equipa.

O Estoril encontrava-se então no 15º lugar da II Liga, com apenas 1 vitória em 6 jogos e um desempenho medíocre. Nas 14 jornadas seguintes, Marco consegue um impressionante registo de 2 empates e… 12 vitórias, concretizando o caminho que veio a fazer do Estoril-Praia campeão da II Liga, com respectiva subida directa ao primeiro escalão, sendo-lhe atribuído o prémio de «Melhor Treinador da II Liga».

Na primeira época na I Liga, em 2012/13, Marco leva o recém-promovido, com um orçamento de apenas 2,5M€, a um impressionante 5º lugar, com acesso à Liga Europa, fazendo pontos contra todos os adversários, excepto com campeão, incluindo empates na Luz, Alvalade e Afonso Henriques, e a vitória em casa sobre o Sporting, Braga e Guimarães.

No defeso, chega a estar nas cogitações do FC Porto, acabando por ser preterido em favor de Paulo Fonseca.

Em 2013/14, na Liga Europa, ultrapassa as duas pré-eliminatórias contra concorrentes de Israel e Austria, acedendo à fase de grupos. Apesar de comandar a equipa de longe mais modesta da fase de grupos, os elogios da crítica são rasgados e unânimes apesar de a leitura dos resultados obtidos - 3 empates e 3 derrotas – esconderem de alguma forma o futebol desinibido, competente e eficaz que a sua equipa praticou.

De salientar que o Sevilha, que acabaria por se sagrar campeão da Liga Europa, na fase de grupos apenas conseguiu vencer o Estoril-Praia pela margem mínima na deslocação ao António Coimbra da Mota (2-1), e não foi além de um empate (1-1) no Sánchez Pizjuán.

Para a I Liga 2013/14, perde mais de meia equipa entre vendas – Jefferson (Sporting), Steven Vitória (Benfica), Licá e Carlos Eduardo (Porto), e Luís Leal (Al Ahli) –  e lesões prolongadas - Sebá e João Coimbra.

Não obstante, volta a fazer uma excelente carreira, levando o Estoril-Praia para um patamar acima, atingindo o 4º lugar a 4 jornadas do fim e novo acesso à Liga Europa. De novo, faz pontos contra todos os clubes, excepto contra o campeão, incluindo vitórias no Dragão, Alvalade e Afonso Henriques, e a vitória em casa sobre o Braga e empates com Sporting e Porto.

Pode dizer-se que o orçamento de 3M€ (o 3º mais baixo entre todos os clubes da I Liga, 1/6 do orçamento do Sporting e 1/32 do orçamento de Porto e Benfica ) foi totalmente optimizado e espremido: tudo o que podia fazer, fez, e não se lhe podia pedir mais!

Finda a época de 2013/14, Marco Silva decidiu encerrar o seu ciclo no Estoril-Praia, tornando-se disponível para um projecto mais aliciante.

As suas equipas são conhecidas pela excelente organização, aguerridas e com “sangue na guelra”, explorando o máximo de potencial, entrega e concentração de cada jogador. Têm um caracter vincado mas sóbrio, à semelhança do seu treinador, jogam o jogo pelo jogo, olhos nos olhos com qualquer adversário, com um futebol positivo, eficaz e algo cínico.

Marco Silva é ainda conhecido por ser extremamente aplicado e trabalhador, estudioso e conhecedor, inteligente, sagaz e um excelente estratega. Pelo que tem feito e mostrado está no lote dos 5 melhores treinadores portugueses, e é um treinador fadado para uma carreira futura nos grandes clubes da Europa, pelo que não se estranha o facto de estar referenciado pelos principais clubes de Portugal.

Foi com naturalidade que, assim que se soube do interesse do Mónaco sobre o seu anterior treinador, Leonardo Jardim, o Sporting avançou de imediato para a contratação de Marco Silva, que assim se torna...

...o 63º treinador a ter o privilégio de treinar o Sporting Clube de Portugal!

Seja bem vindo Mister!
« Última modificação: Maio 21, 2014, 19:41 pm por Alex Nogueira »
Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria

Bem Vindo Marco Silva!

Mais que merecida esta abertura de tópico, Alex Nogueira.  :clap: :clap:

Que o treinador Marco Silva seja muito bem vindo ao nosso Sporting Clube de Portugal.  :clap: :clap:

Sempre foi o meu escolhido mesmo antes do treinador Leonardo Jardim.  :victory: :victory:
« Última modificação: Maio 21, 2014, 19:45 pm por Rui Trindade »
23-03-2013 O dia mais feliz da minha vida como sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
Então? É o Marco? Mas hoje li por aqui que não era...
O esperado. Super agradado com esta escolha.

Muito boa sorte Marco Silva, chegaste ao maior clube do mundo! :clap: :mais:
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Então? É o Marco? Mas hoje li por aqui que não era...

São as insides.  :mrgreen: :great:
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
Bem vindo Marco, que o teu sucesso seja o nosso.
"Sporting! Minha vida é o Sporting, minha paixão é o Sporting, meu amor é o Sporting, é o Sporting é o Sporting é o Sporting! Meu vício é o Sporting, minha família é o Sporting, Sporting, Sporting, Sporting, é o meu Sporting!"
Tou a ver em directo pá, quero ver-lhe a fronha!
Bem vindo.
Já era o meu desejo o ano passado.

Que faça um bom trabalho como adjunto do Sigurd.

"E esse é o Clube que quero, que ambiciono, que me faz a mim e a toda a Administração da SAD e do Conselho Directivo trabalhar 24 horas por dia! A procura incessante do caminho para a glória! A procura incessante do caminho para o reencontro do “Crónico” vencedor, do grande Sporting Clube de Portugal." by Bruno de Carvalho
Está tudo cheio de pressa :mrgreen:
#team29%
Estou disposto a dar o meu tempo, vida e alma ao Sporting CP, mas têm de estar comigo. Nos últimos dois anos tive duas hipóteses: ou me juntava aos interesses ou a vocês. Escolhi juntar-me a vocês, mas têm de estar comigo, porque se não os interesses acabam comigo de uma vez. - BdC
Mais que merecida esta abertura de tópico, Alex Nogueira.  :clap: :clap:

Que o treinador Marco Silva seja muito bem vindo ao nosso Sporting Clube de Portugal.  :clap: :clap:

Já sabia há alguns dias com toda a certeza e segurança (quando ainda escrevia que LJ ainda era nosso treinador e tudo o resto era especulação, porque havia negociações em curso e há que nunca fragilizar o Sporting nestas alturas!), e estava aos saltos para o poder dizer com todas as letras!

Grande solução, grande treinador!
Leonardo Jardim é um excelente treinador e estou-lhe muito grato pelo que fez. Gostei e muito!
Mas...

Marco Silva tem outro estilo, ...que me agrada muito mais.
As suas equipas são mandonas, são de ataque, são arrojadas, são atrevidas, têm sangue na guelra e a baliza adversária sempre na mira!

Bem Vindo!
Toda a sorte do mundo!
Bem-vindo ao Sporting Clube de Portugal, Marco Silva!  :clap:
Agora o nosso treinador!
Mais que merecida esta abertura de tópico, Alex Nogueira.  :clap: :clap:

Que o treinador Marco Silva seja muito bem vindo ao nosso Sporting Clube de Portugal.  :clap: :clap:

Já sabia há alguns dias com toda a certeza e segurança (quando ainda escrevia que LJ ainda era nosso treinador e tudo o resto era especulação, porque havia negociações em curso e há que nunca fragilizar o Sporting nestas alturas!), e estava aos saltos para o poder dizer com todas as letras!

Grande solução, grande treinador!
Leonardo Jardim é um excelente treinador e estou-lhe muito grato pelo que fez. Gostei e muito!
Mas...

Marco Silva tem outro estilo, ...que me agrada muito mais.
As suas equipas são mandonas, são de ataque, são arrojadas, são atrevidas, têm sangue na guelra e a baliza adversária sempre na mira!

Bem Vindo!

Obrigado Alex Nogueira por saberes guardar segredo em nome do nosso Sporting Clube de Portugal.

E muitíssimo obrigado também por seres um enorme Leão como sempre tens sido!   :great: