João Couto

O Sporting tinha há largos anos um senhor chamado João Couto como treinador das suas camadas jovens. Passou pelos juniores com grande sucesso. Foi "despromovido" aos juvenis após o regresso de Luís Martins (adjunto de Peseiro) e sagrou-se campeão nacional na última época. No ínicío desta temporada deixou de fazer parte das equipas técnicas dos jovens. A minha curiosidade era grande em saber o porquê. Esta semana finalmente soube que está a liderar os juvenis do Benfica (desde Outubro, o que pressupõe que saira do Sporting para o desemprego, e não directamente para o rival) que vieram ganhar à Academia por 2-0.

Não está em causa eu conhecer vagamente o senhor, ter uma excelente impressão dele, saber do seu sportinguismo, da sua conduta humilde e sobretudo da sua grande competência.

Pergunta: PORQUÊ? Alguém sabe de alguma coisa?
Confesso que esta história me causa mau estar. Tem a aparência de ser algo sórdida e reveladora do péssimo dirigismo do nosso clube. Alguém me consegue convencer do contrário?
Vítor Damas (1947-2003)

2 Campeonatos Nacionais (69/70 e 73/74)
3 Taças de Portugal (70/71, 72/73 e 73/74)
Peço desculpa, não tinha visto o outro tópico (não tenho tido muito tempo para acompanhar o forum - já podia há muito mais tempo estar melhor informado sobre assunto).
Obviamente mantenho tudo o que disse, acrescentando apenas que se o Sporting não quis (e aí está toda a estranheza) ficar com este senhor como técnico das camadas jovens, é muito natural que ele tenha optado por uma boa alternativa, como é, obviamente, o Benfica (não se esqueçam que ele é um profissional e precisa, como todos nós "daquilo com que se compra os melões").
Quanto às suas declarações, foram normais para quem está a iniciar um novo projecto e se tenta motivar o mais possível para o abraçar.
Ele que seja muito feliz a nível pessoal (porque o merece), mas que não ganhe muitos jogos...