Faleceu João Rocha, antigo presidente do Sporting

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Um grande Leão, um grande Sportinguista, um grande Presidente e sobretudo um grande Homem. Assim foi João Rocha.

É com grande pesar que recebemos esta notícia. Que de alguma forma ele possa orientar este clube...e que vejam-no como um exemplo a seguir.
RIP

Último grande presidente do Sporting Clube de Portugal.  :clap:
R.I.P Presidente eterno!
"É muito fácil roubar dinheiro a um clube” - Bruno de Carvalho - 4/07/2017
A ser verdade o que se diz

 :clap: :clap: :clap:
Wiki SPORTING          |          O SPORTING SOMOS NÓS!
RIP

Um grande obrigado a este grande Sportinguista.
RIP Grande Presidente João Rocha.

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória eis o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Dia triste para todos os Sportinguistas!

Descanse em paz!
Movimento PSN "Por um Sporting sem notáveis"

MyAnimeList
"Um em cada três lampiões é tão burro com os outros dois" Carlos Dolbeth
os meus sentimentos à familia
sócio desde 1978
Grande perda para o clube.

Os mandatos de João Rocha não estiveram isentos de erros, longe disso. Mas ele tinha uma visão estratégica para o clube e que deu passos muito importantes para a concretizar. Era toda uma ideia de que o clube devia modernizar-se e, acima tudo, crescer: aumento exponencial do número de sócios, aumento em qualidade e quantidade das infraestruturas desportivas do clube, ser o número 1 no futebol e em todas as modalidades.

É uma galáxia de diferença para a actualidade. E não é demais lembrá-lo num tempo em que muita gente defende que o Braga é que o exemplo a seguir, que o clube deve reduzir-se à posição subalterna de formar jogadores e deixar essas coisas dos títulos para o Benfica e o Porto, que o importante nas modalidades é participar e não ganhar e em que nem sequer um pavilhão conseguimos construir.
Até sempre, Presidente. RIP
Quero deixar aqui os meus pêsames à família e lamentar a morte dum grande Sportinguista e dum ex grande presidente do Sporting. Hoje o clube fica mais pobre!
Sporting até morrer! Obrigada por me teres dado uma das maiores alegrias da minha vida, Campeão 1999/2000.
RIP Presidente João Rocha

SL
Sporting Clube de Portugal 💚🦁
Obrigado Presidente !!!

Paz á sua alma.

SPORTING SEMPRE

tudo isto é demasiado trágico. já não bastava o momento do clube, agora desaparece João Rocha, o nosso último Presidente, e uma das maiores figuras do ecletismo leonino.

que tenhas um bom descanso, grande presidente. que o(s) próximo(s) se inspirem no teu exemplo, e nos tragam a grandeza que já tivemos sobre a tua batuta.
« Última modificação: Março 08, 2013, 12:28 pm por JanglinJack »
Everyone is king when there’s no one left to pawn
Hoje partiu parte do Sporting Clube de Portugal.

Obrigado e até sempre, Presidente João Rocha!
Rip presidente!!
Dia muito triste para todos os sportinguistas!!
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_cluberochamariocasquilo_080313_107674.asp

Citar
Dedicação sem limites ao Sporting

Nascido a 9 Julho de 1930, em Setúbal, assumiu a presidência do Sporting Clube de Portugal em 7 Setembro de 1973, uma época muito difícil da vida do Clube, e tornou-se um homem impulsionador de grande viragem, dirigente que projectou o Sporting a nível nacional e internacional.
O dirigente não escondia o sonho: "Fascina-me a ideia de erguer uma grande obra, apoiada por milhares ou milhões de pessoas e que possa representar uma viragem histórica na vida dos nossos clubes desportivos". Abria-se assim o mais longo período de um homem na Presidência do Sporting, detido até então pelo comandante Oliveira Duarte. João Rocha foi Presidente entre 1973 e 1986.

Já com a autorização datada de 9 Março de 1974 pelo Secretário de Estado do Tesouro, José Luis Sapateiro, para a constituição da Sociedade de Construções e Planeamento S.A.R.L. e a emissão de 2.500.000 acções, de valor nominal de 100 escudos, não foi contudo possível a sua concretização por força das circunstâncias políticas da época.

Apesar desta contrariedade, a nível desportivo os resultados na temporada de 1973/74 foram espectaculares: o Sporting não só foi Campeão Nacional, como venceu a Taça de Portugal e chegou à meia-final da Taça dos Vencedores das Taças. Hector Yazalde foi o primeiro jogador do Sporting a receber a Bota de Ouro, pelos 46 golos marcados no Campeonato, que ainda hoje constituem recorde na Europa.

Além de competente gestor, João Rocha sempre se assumiu como um líder do Departamento de Futebol, procurando manter uma relação muito próxima com os jogadores. A forma apaixonada como se entregou ao Clube, relançando as várias modalidades desportivas, sobretudo as de maior visibilidade, aquelas que, a nível internacional, dessem a conhecer ao Mundo o nome do Sporting - casos do Atletismo, Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins e Ciclismo - elevou o Sporting a um patamar nunca antes alcançado.

Durante os seus mandatos, o Clube conquistou 1.210 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal e oito Taças Europeias em várias modalidades, que nessa altura eram 22 e movimentavam 15.000 praticantes.

Em 1978, por sua iniciativa, o Sporting foi o primeiro Clube português a visitar a República Popular da China; no ano seguinte ultrapassou todas as dificuldades e conseguiu que o Sporting fosse o primeiro Clube português a visitar a República Popular de Angola.

No futebol, o Sporting conquistou sete títulos nos seus mandatos: Campeonatos Nacionais de 73/74, 79/80 e 81-82; Taça de Portugal em 73-74, 77-78 e 81-82 e ainda a Supertaça de 81-82.

João Rocha foi responsável pela construção da Bancada Nova (1983), com aproveitamento dos seus baixos, a Nave de Alvalade, com 4 recintos de jogo, 20 ginásios e 30 balneários.

Homem de enorme espírito de iniciativa incentivou a criação do primeiro grupo organizado de adeptos. Incentivados pela sua filha Margarida, em 1976, um grupo de jovens amigos – «encabeçados» pelos seus três filhos, decidiram fundar a Juventude Leonina, com o objectivo de apoiar in loco as equipas do Sporting.

A desgastante actividade tanto a nível interno como externo, principalmente o combate isolado às formas como outros conseguiam a hegemonia futebolística, debilitaram-lhe a saúde. Este facto, associado à quase ausência de vida familiar, tal era a sua entrega às actividades do Clube, levou-o a passar o testemunho em 30 de Setembro de 1986.

Foi por três vezes galardoado pelo Grupo Stromp: em 1973,"Sócio do Ano" e em 1974 e 1975 "Dirigente do Ano". O facto de em 1977 ter passado a integrar o Grupo, impediu-o, por força das normas internas, voltar a poder ser galardoado. O Prémio "Os Rugidos do Leão" foi-lhe atribuído em 1981.
Em Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal realizada em 23 Outubro de 1987 foi-lhe atribuída a mais alta condecoração do Clube, o "Leão de Ouro com Palma".

João Rocha é uma das maiores referências históricas desta grandíssima colectividade, como ele gostava de dizer, ao referir-se à maior potência desportiva nacional, o Sporting Clube de Portugal , a quem se dedicou intensamente, e tanto ajudou a crescer.

Mário Soares Casquilho