Votação

O que fazer com Jesualdo Ferreira no fim da época?

Continuar
146 (30.9%)
Sair
327 (69.1%)

Votos totais: 451

Jesualdo Ferreira - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Este vai acabar por ficar porque o que me é dado a entender é que, ao contrário dos outros todos, é este que manda no Godinho no que diz respeito ao futebol. Por muita trampa que faça, nada lhe acontecerá, até porque tem boa imprensa.
Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
Vou abrir a licitacao, dura 4 meses e 2 semanas.
No meu mundo imaginário o Sporting contracta o ... blah, nao contracta ninguem porque de certeza um dos juniores da academia e melhor.
Decisão óbvia. Não acho que houvesse grande alternativa a despedir Vercauteren e nomear Jesualdo - pela simples razão que acho que mais ninguém aceitaria vir para o Sporting neste momento. Escrevi isto a seguir a derrota com o Paços e mantenho-o:

Mas no dia em que este sporting começar a jogar para o pontinho, fechadinho lá atrás, contra os Paços Ferreira desta liga (cenário que eu espero nunca ver nesta vida), deixa de perder jogos. Só descem 2, o Sporting não será um deles.

Vinha a pensar nisto, ao mesmo tempo que deva graças por actualmente só descerem duas equipas. Só que eu não diria "nunca na vida" - pelo contrário, diria "já!" É a única alternativa que nos resta esta época. É demasiado tarde para esperar. Sempre pensei que, com a qualidade dos jogadores, mesmo no meio da mediocridade se ganharia mais ou menos o que se perderia - ou seja, o que aconteceu nas últimas quatro ou cinco épocas. Ora, neste momento, temos duas vitórias em 13 jogos. Isto nem sequer é registo de meio da tabela - é mesmo de descida de divisão.

Se a equipa continua a abordar os jogos desta maneira durante muito mais tempo - diria que o ponto de não-retorno é a dupla jornada em casa com Beira Mar e Guimarães na viragem do calendário - o que é (ainda) uma probabilidade remotíssima pode rapidamente deixar de o ser.

Se nos deixamos cair numa luta pela manutenção, por paradoxal que possa parecer, estaremos em desvantagem contra clubes que estão mais do que batidos nessas lides - o Vitória de Setúbal, o Beira Mar, o Gil Vicente, a Académica, etc. Nem o público, nem os jogadores, nem o treinador, nem os dirigentes do Sporting têm qualquer experiência de luta pela manutenção. Enquanto os jogadores e adeptos daqueles clubes sabem que uma derrota fora não é o fim do mundo e que o mais importante é ser capaz de fazer um "bounce back" rápido para recuperar no jogo seguinte em casa, cada derrota do Sporting lança o caos e a desorientação e faz regressar tudo à estaca zero.

Ainda por cima, o calendário é traiçoeiro. Os últimos nove jogos são em "sanduiche":  incluem confrontos decisivos com o que serão rivais directos na luta pela manutenção intercalados com uma recepção ao Porto e saídas à Luz, a Braga e a Paços de Ferreira. Imagina o ambiente em Alvalade contra o Setúbal, o Moreirense, o Olhanense ou o Nacional depois de uma derrota desmoralizadora contra o Benfica ou o Porto, ou de mais uma visita "negra" a Braga ou à Mata Real. À mínima contrariedade (um golo sofrido primeiro ou até um 0-0 que se prolonga demasiado) e é o descalabro em campo e na bancada. Se chegamos aí a precisar desses pontos, estamos fritos.

Impedir isto implica ir buscar já um treinador tuga experiente (ou pôr o Jesualdo à frente da equipa). Alguém que saiba de trás para frente as manhas da luta pela manutenção e que seja familiar até à medula com as equipas que a jogam. Implica se calhar deixar alguns jogadores mais talentosos no banco ou até na bancada, substituídos por aqueles que, tendo menos talento, são mais regulares e têm maior disponibilidade física e resistência mental. E, se calhar, trazer agora em Janeiro um ou dois jogadores com este perfil e com esta experiência.

Se o fizermos, acho que aí até será possível chegar ao 5º lugar (acho que o 4º morreu hoje). Está tudo tão indefinido que um par de vitórias consecutivas dá a volta à classificação. Agora, se não mudarmos nada, estaremos mesmo a testar a sorte.

É este o programa de Jesualdo: escolher um núcleo de jogadores fiáveis, dar prioridade total a introdução de um mínimo de competência defensiva e de resiliência mental na equipa principal e afastar o risco de despromoção antes do último quarto do campeonato. Quanto a Godinho, se tiver um pingo de vergonha na cara, deve apresentar a sua demissão no próprio dia em que a manutenção for assegurada.

Felizmente, acho que não duras ai nem 2 meses, porque isto tem que acabar
«Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida.» - Francisco Stromp
Domingos Paciência  - 7 meses
Sá Pinto                   - 7 meses
Franky Vercauteren    - 3,5 meses

Se o padrão se mantiver Jesualdo é corrido a meio de abril!
Movimento PSN "Por um Sporting sem notáveis"

"Um em cada três lampiões é tão burro com os outros dois" Carlos Dolbeth
Estou a estranhar o Engodinho ainda não ter mandado já comunicado a despedir o Jesualdo também ...
Por ti contra tudo e todos!

Felizmente, acho que não duras ai nem 2 meses, porque isto tem que acabar

E bom que dure ate ao fm da época...caso contrario e porque a situação da equipa e gravíssima...
Domingos Paciência  - 7 meses
Sá Pinto                   - 7 meses
Franky Vercauteren    - 3,5 meses

Se o padrão se mantiver Jesualdo é corrido a meio de abril!

Em Abril já estamos na fase da esperança da próxima época.
É o plano.

Long shot, odds 5 ou 6

Vou no mais provável, 1 mês e 3 semanas, odds 1,50
Os mandatos não são para cumprir, os mandatos são para ser honrados. E quando não se honra aquilo para que se foi mandatado, não devem ser nada cumpridos. Devem ser interrompidos, como é lógico
Quantos meses?

Quantos dias?
É de pensar que o Sporting é muito grande, e que são estas coisas que valem muito para um clube. São estas coisas que trazem sportinguismo ao clube. Isto não é quantificável. Isto não são 6%, 7%... Isto é o Sporting! Isso traz coisas muito importantes ao Sporting. Fervor sportinguista, acima de tudo! - João Benedito, 20-06-2010

Aposto que dura - de 2 meses
"Em comunicado à CMVM a direcção do clube leonino dá um voto público de confiança a Jesualdo Ferreira".
Por ti contra tudo e todos!
Alguém que faça um daqueles contadores, onde se vê quantos dias passaram sem que o pepsodente seja despedido.
Dura uns dois meses, no máximo. Até à revolução.
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Mais um para ser indemnizado daqui a umas poucas semanas.
Deve ser treinador à força e daqui a uns tempos vem com os mesmos discursos para salvar o pescoço. Rumo à queda final desta direcção, já não têm mais por onde fugir.
Chega com 3 meses de atraso ao banco, e infelizmente já tarde demais para lutar pela LE, TP e TL.

Independentemente de esta direção (há muito) não ter condições para continuar, desejo-lhe toda a sorte do mundo. A meu ver o melhor treinador que o Sporting contratou desde Bobby Robson.
"Good judgment comes from experience, and experience comes from bad judgment." - Barry LePatner
Dura até ás eleições.