Ex-treinadores do Sporting

Não é tese, é a realidade. Foram demasiados casos mal geridos pelo treinador e direcções.
O Paulo Bento foi o menos mau dos que por cá passaram nos últimos anos. Infelizmente, não temos tido dirigentes que tenham capacidade para escolher treinadores (ou jogadores, ou qualquer outra coisa) que tenham qualidade para treinar o Sporting CP.

É pela ideia do ter sido o menos mau que todos andam aqui a suspirar pelo Paulo Bento neste momento. Não gostaria de ver o Paulo Bento de volta só porque é menos mau do que o Vercauteren. Tal como não queria ver o Soares Franco de volta só porque é menos mau do que o G. Lopes. Quero é ver esses fracassos todos fora do meu clube.

Pego no teu post apenas como âncora e aproveito para umas notas do conceito de “menos mau”.
É relativamente consensual que as direcções dos últimos largos anos estiveram recheadas de incompetentes e gente fraca. De tipos que diziam que dedicavam apenas 1 ou 2 horas por dia ao clube. De tipos com péssima capacidade negocial, de tipos que eram e são encavados por qualquer borra botas de qualquer clube borra botas.

E tivemos um treinador, inexperiente, que pegou uma equipa que se aproximava do fundo e nesse mesmo ano levou-a à luta pelo título. Que no ano a seguir, esteve novamente na disputa do mesmo até ao último minuto. Que nos 2 anos a seguir, ganha taças e supertaças, pela primeira vez coloca o Sporting nos oitavos da CL. Que no seu quarto ano fica a 4 pontos do primeiro lugar na liga portuguesa.

Isto por si nem seria grande currículo, se pensarmos da dimensão do Sporting. Sabendo-se, contudo, que se tratava de um plantel de baixo custo e com as condições directivas que todos sabemos e todos os quase todos criticamos, PB fez desse plantel low cost uma equipa competitiva. Mais, num clube estruturalmente doente. Eu acho a subjectividade de determinadas apreciações legítimas mas algumas incompreensíveis, principalmente quando se pegam em pequenos episódios de relevância duvidosa, quando os resultados vs condições existentes foram as que sabemos. E falam por si.

Duvido que muito “encartados” pudessem fazer melhor. Muitos, mas muitos fizeram bem pior com condições desportivas e financeiras muito melhores.

Bento não foi “menos mau”. Fez um trabalho competente em situações de grande dificuldade. Dos poucos profissionais capazes que passaram neste clube, em largos anos.
Se não contratam treinadores melhores como raio se pode dizer que Paulo Bento é um excelente treinador? Desde Paulo Bento já fomos buscar algum treinador com experiência e créditos firmados para poder-se fazer a comparação?

De facto Bento é superior aos que a seguir a ele vieram, mas isso não faz dele 1 excelente treinador.

O Sporting é nosso outra vez !
O Paulo Bento foi o menos mau dos que por cá passaram nos últimos anos. Infelizmente, não temos tido dirigentes que tenham capacidade para escolher treinadores (ou jogadores, ou qualquer outra coisa) que tenham qualidade para treinar o Sporting CP.

É pela ideia do ter sido o menos mau que todos andam aqui a suspirar pelo Paulo Bento neste momento. Não gostaria de ver o Paulo Bento de volta só porque é menos mau do que o Vercauteren. Tal como não queria ver o Soares Franco de volta só porque é menos mau do que o G. Lopes. Quero é ver esses fracassos todos fora do meu clube.

Pego no teu post apenas como âncora e aproveito para umas notas do conceito de “menos mau”.
É relativamente consensual que as direcções dos últimos largos anos estiveram recheadas de incompetentes e gente fraca. De tipos que diziam que dedicavam apenas 1 ou 2 horas por dia ao clube. De tipos com péssima capacidade negocial, de tipos que eram e são encavados por qualquer borra botas de qualquer clube borra botas.

E tivemos um treinador, inexperiente, que pegou uma equipa que se aproximava do fundo e nesse mesmo ano levou-a à luta pelo título. Que no ano a seguir, esteve novamente na disputa do mesmo até ao último minuto. Que nos 2 anos a seguir, ganha taças e supertaças, pela primeira vez coloca o Sporting nos oitavos da CL. Que no seu quarto ano fica a 4 pontos do primeiro lugar na liga portuguesa.

Isto por si nem seria grande currículo, se pensarmos da dimensão do Sporting. Sabendo-se, contudo, que se tratava de um plantel de baixo custo e com as condições directivas que todos sabemos e todos os quase todos criticamos, PB fez desse plantel low cost uma equipa competitiva. Mais, num clube estruturalmente doente. Eu acho a subjectividade de determinadas apreciações legítimas mas algumas incompreensíveis, principalmente quando se pegam em pequenos episódios de relevância duvidosa, quando os resultados vs condições existentes foram as que sabemos. E falam por si.

Duvido que muito “encartados” pudessem fazer melhor. Muitos, mas muitos fizeram bem pior com condições desportivas e financeiras muito melhores.

Bento não foi “menos mau”. Fez um trabalho competente em situações de grande dificuldade. Dos poucos profissionais capazes que passaram neste clube, em largos anos.

:arrow:

Eu aconselhava todas as pessoas a lerem este post do Lion73.
Sporting até morrer! Obrigada por me teres dado uma das maiores alegrias da minha vida, Campeão 1999/2000.
Se não contratam treinadores melhores como raio se pode dizer que Paulo Bento é um excelente treinador? Desde Paulo Bento já fomos buscar algum treinador com experiência e créditos firmados para poder-se fazer a comparação?

De facto Bento é superior aos que a seguir a ele vieram, mas isso não faz dele 1 excelente treinador.

Bem, eu não disse que era "excelente"....  :mrgreen: ... até porque não o acho.

Mas achei o seu trabalho competente e a sua postura no clube de grande coragem e frontalidade... ou então é só por, no Sporting, termos tido ( treinadores e dirigentes ) que são e foram o que se sabe...  :mrgreen:  e aí terás razão. Repara, eu nem comparo ( não me refiro ao post anterior mas a muitos outros ao longo destes anos ) com o que veio depois, mas também com muitos dos anteriores.
Para mim Paulo Bento e Fernando Santos, não sendo foras de série, foram os melhores nos últimos tempos.

The past is now part of my future,the present is well out of hand Ian Curtis, Heart and Soul
O PaulO Bento foi bom enquanto durou. Mas devia ter saído com o girafa pois já estava a esgotar-se não só em termos de imagem mas mesmo na parte técnico/táctica.

É que quando entrou justificou as opções tácticas nas limitações do plantel. Apostava no tal losango, jogo de contenção e procura do erro do adversário. Tudo bem, a coisa funcionou nos primeiros tempos. Lutámos até ao fim pelo título nos 2 primeiros campeonatos, só perdendo nos detalhes das arbitragens.

Mas depois não inovou. Manteve-se preso a essa estratégia e nunca apostou em jogadores que permitissem  o uso de outras tácticas mais ofensivas e mais vistosas. E aí começou o desgaste.

Já do Timex, não tenho boas nem más recordações. Lembro-me que foi despedido de um modo muito reles, mas a nível de futebol não conquistou nada.
Como hoje isto está um corropio de abrir e fechar tópicos, trago para aqui o post do sempre assertivo Majestade, a quem gostava de responder.

A caminho do 11º treinador desde a saída do "qualquer treinador é melhor do que aquele-que-nós-sabemos".
OH LA LA C'est ça que c'est bon!  Dançar

Já que estamos numa moda gira, é completamente honesto dizer assim bem alto: têm o futebol que merecem!

Posto isto, a saída do Super CV era já expectável, desde que se falou o seu nome e alguns quase o proclamaram melhor treinador do mundo pois "sabia o que era ser campeão...." (que lindo...), mas eu como não percebo nada disto, mais uma vez tive "sorte" em ter razão. Na altura havia dito, numa análise fria, que um gajo que não sabe patavina do nosso futebol, veio pegar numa equipa sem motivação, pejada de línguas onde nenhuma é a francesa nem a inglesa, e onde tinha de recorrer a Oceano para passar mensagem. Só podia dar esterco.

Antes que começem a dizer que o maior culpado não é ele, e que estava sozinho e balelas desse calibre, vejamos com cuidado se tudo pode ser imputado ao incompetente do nosso presidente. Ele escolhe o Vercauteren, mal, mas não é ele que dá os treinos. Quem os deu foi ele, o Vercauteren. Quem orientou a equipa, no banco, foi o belga. Quem fez subs foi o belga, quem preparou jogos foi o belga, quem fez 11's foi o belga. Portanto quando profetizaram que Jesualdo seria mister mal aterrou em Alvalade, no fundo todos atestaram que Vercauteren seria sempre medíocre, não foi Jesualdo que o fez, foram todos, E BEM pois realmente ELE ERA MEDÍOCRE! Caso contrário, caso fosse realmente bom, teria feito melhor do que o que fez. E o que fez foi o pior de sempre. E por isso vai embora, e por isso Jesualdo vai ser mister. Só por isso. E portanto temos Waseige e Vercauteren, no mesmo nível, para o historial wiki.

Ora bem, há coisas que deveriam ser óbvias… mas não são, para alguns, nunca são. Intencionalmente ou não.

- Não foi Vercauteren que formou o plantel ou delegou em alguém que o fizesse. Quem foi? O presidente.
- Não foi Vercauteren que para este plantel e em apenas ano meio, escolheu e dispensou de funções 3 treinadores antes do belga. Foi o presidente.
- Não foi Vercauteren que e na altura da sua entrada em funções, o responsável por apenas 2 vitórias nos jogos realizados e levou a equipa a uma situação de falência desportiva.Foram outros 2 treinadores e o responsável pela sua escolha. O presidente.
- Não foi Vercauteren a escolher  a equipa técnica que o acompanhou. Foi o presidente.
- Não foi Vercauteren a escolher um treinador dos treinadores que à entrada das suas funções, disse que queria ganhar o Stromp para treinador do ano. Foi o presidente.

Portanto, sim… “balelas” is on you. Se o belga tem claras culpas no cartório, não são nem de perto nem de longe as maiores e todas as condicionantes de extrema dificuldade, também não foi ele eu as criou.

E isto para o Jon B:

Até costumo concordar contigo, mas usar isto para atacares com o "Eu bem vos avisei"
O Paulo bento era tão ou igual "merd*" do que estes actuais, até digo mais, muito da culpa do Futebol implementando e da mentalidade FRACA dos Sportinguistas de hoje em dia, vem da altura do Paulo Bento que fez todos acreditar que seria bom um 2º ou 3º lugar e ganhar umas taçinhas , qual o espanto, hoje em dia tamos em 14º e a prova dessa mentalidade é que os adeptos deixam isto continuar, a não ser os nosso amigos que andam a dar o coiro para conseguir a MERD* de umas 800 assinaturas num clube com sei lá quantos milhões de sócios e isto continuava, e vai continuar.
Alguma vez no Slb ou nos Porcos isto acontecia?nem deixavam passar do 5º lugar que ja andava lá tudo á batatada, mas como somos um clube "Diferente" de gente fina, muito cordial, que se lixe, bora para a segunda divisão, temos é que manter a calma e sermos queridos uns pos outros, sim porque o 3º lugar ja é muito bom, um treinador teimoso que apostava num sistema tatico ridiculo (losango) era o maior, o que bastava era ganhar ao Benfica nos derbies, o resto não interessava para nada.
Muita da mentalidade pequenina implementada no clube vem desse treinador que tu adoras

Um treinador que pega numa equipa low cost, numa situação desportiva, estrutural e financeira altamente desfavorável, leva-a a lutar pelo título e ganha os últimos 4 troféus neste clube e os únicos nos últimos 10 anos… e Bento é responsável pelo quê? :lol:

Que dizer daqueles que apoiaram esta casta de dirigentes, quando a sua incompetência estava provada ao longo de anos e anos e os defenderam até ao momento em que era obrigatório ganhar vergonha na cara? E a responsabilidade é de um treinador? Só se foi por ter disfarçado a trampa em que estava mergulhado o clube. Por aí até tens razão. Não fosse Bento, o Sporting tinha caído há bem mais tempo e talvez estivesse, agora, a ressurgir.
Boa sorte no Estrela Vermelha :great:
#team29%
Estou disposto a dar o meu tempo, vida e alma ao Sporting CP, mas têm de estar comigo. Nos últimos dois anos tive duas hipóteses: ou me juntava aos interesses ou a vocês. Escolhi juntar-me a vocês, mas têm de estar comigo, porque se não os interesses acabam comigo de uma vez. - BdC
O Estrela Vermelha vai voltar a ganhar a Liga dos Campeões como em 91,o Sá agora em vez o ídolo da Juve vai ser o ídolo da Delije.
Ainda vamos ter que lhe pagar o ordenado que ele fez um acordo com o godinho :think:
Que tenha toda a sorte do Mundo Grande Sá Leão :great:
"Que noite. Agora vou lá abaixo e ligar o camião e assustar os vizinhos. Após um pão com chouriço e uma sumol, vou fazer amor com a minha esposa como se não houvesse amanhã. Esta noite vou fazer de "Bruno de Carvalho". Vou lhe dar os 70% e um novo rumo."

GRANDE Abwehr The Love Trucker ás 02.32 na madrugada histórica de 24.03.13  O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!!!

O Sonho do menino de 6 anos de ser o Presidente do Maior Clube do Mundo concretizou-se!!!
As maiores felicidades aí no fim do mundo, Sá!
Desejo a melhor das sortes ao Sá Pinto e que consiga reerguer o Estrela Vermelha !
Apesar de achá-lo muito mau treinador, desejo que consiga ganhar imensos troféus pela equipa de Belgrado.
Espero também que tenha aprendido com os erros do passado. Boa sorte para esta nova aventura !!
Bom desafio, felicidades!
Felicidades ao Sá Pinto. Desceu muito na minha consideração recentemente mas o Sá Pinto é um tipo que tem sete vidas no Sporting! Para a próxima é para presidente Sá!  :mrgreen:
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Felicidades, Leão!
Felicidades ao Sá Pinto. Desceu muito na minha consideração recentemente mas o Sá Pinto é um tipo que tem sete vidas no Sporting! Para a próxima é para presidente Sá:mrgreen:

:xock: :xock: :xock:

- You're a real stone player, aren't you, Ma? You threatened to smother his children.
- What does that mean?
- You know, everyone thought Dad was the ruthless one. But I gotta hand it to you. If you'd been born after those feminists, you woulda been the real gangster.
- I don't know what you're talking about!
Que tenha muita sorte e continue a evoluir como treinador e colmate as suas lacunas, pois parece-me que tem potencial para isso.
Boa sorte para o Sá Pinto, agora tenho uma razão para seguir o campeonato da Sérbia.

Os derbis com o Partizan serão bastante mais interessantes de seguir, tem de deixar de lado a postura que tinha no Sporting de lado e voltar ao modo agressivo.
Grande Sá Pinto, muitas felicidades!