VMOC's - Uma perspectiva de Futuro

@joaommx

Uma coisa é controlar o clube através das suas marionetas, assegurando assim que vão gerando negócio para o banco de forma continuada. Essa é a parte que lhes interessa e que têm conseguido.

Outra coisa - e era a isso que me referia - é controlar o clube (ou melhor, a SAD) no sentido de serem eles a comandar, formalmente os destinos do mesmo.

Por hipótese, imagina que o BES (eu sei que o BCP também está envolvido, mas vamos simplificar), exercia o direito de conversão dos VMOC e passava a ser o acionista maioritário da Sporting SAD. A partir desse momento, teriam que nomear um administrador e ser esse administrador a gerir a SAD.

E isso implicaria, também, gerir o futebol. Muito honestamente, não estou a ver um banco a querer gerir formalmente (ênfase no formalmente) um clube de futebol.

O Problema é que sendo o maior accionista da SAD do Sporting, o BES ficaria numa situação complicada como parceiro de negocios do benfas, e participação no fundo de jogadores deles, por exemplo. Teriam de deixar cair a máscara de vez e escolher um cavalo para apostar!
"Se as coisas correrem mal, essa despesa ficará por minha conta!"- a respeito da contratação de José Peseiro- Sousa Cintra 01/07/2018
Já tem quase 1 ano esta noticia, mas não deixa de ser actual e corresponder á verdade, e não á verdade que defende o CD do Sporting e o "iluminado" Rui Oliveira e Costa.

Para eles os VMOC's, são um aumento de capital. Se eles não o contam como passivo Financeiro, significa que esperam que mais cedo ou mais tarde ele se transformeem capital da SAD a Curto/Médio Prazo com as respectivas consequencias.

Para mim (e creio que para a restante esmagadora maioria dos Sportinguistas), esperemos que no final se torne novamente divida Financeira.

Sporting de Portugal anuncia falência técnica

Após passar por uma auditoria pedida pela atual direção do clube liderada pelo presidente Godinho Lopes, o Grupo Sporting foi apresentado como tecnicamente falido.

De acordo com os relatórios, a principal razão para a quebra do universo empresarial do clube é a estrutura do futebol profissional como fator para os “resultados negativos crônicos”. A analise foi feita com base nos últimos 13 anos, e apresentou capitais negativos de 138 milhões de euros.

“No período analisado, registrou-se um agravamento de 194 milhões de euros, atingindo as dívidas de financiamento o valor de 263 milhões de euros – o endividamento subiu para 276 milhões de euros, nele se incluindo os denominados VMOC (Valor Mobiliário Obrigatoriamente Convertível), contabilizados em capital próprio”, lê-se no texto divulgado.

De acordo com a imprensa portuguesa, a única forma do clube lisboeta se levantar e voltar a ter bons resultados é ser adquirido por um investidor estrangeiro.

http://businessfut.blogspot.pt/2012/02/sporting-de-portugal-anuncia-falencia.html
Valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis (VMOC)

Nos termos previstos do ponto 14.5.5 do Prospeto de Oferta Pública de Subscrição e Admissão à Negociação de valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em ações da Sociedade (VMOC) designada por “Valores Sporting 2010”, foi exercido pelos respetivos titulares a opção de vencimento antecipado de 8.278 VMOC na data de pagamento de juros correspondentes ao Cupão n.º 2 dos “Valores Sporting 2010”, ocorrido em 17 de Janeiro de 2013.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS43662.pdf
É por estas e por outras que eu acho que essa estatueta te fica bem, @Gtony...  ;)
- You're a real stone player, aren't you, Ma? You threatened to smother his children.
- What does that mean?
- You know, everyone thought Dad was the ruthless one. But I gotta hand it to you. If you'd been born after those feminists, you woulda been the real gangster.
- I don't know what you're talking about!
Na perspectiva de controlo do Sporting porque é que não hão-de converter hoje?

edit: Não é uma pergunta retórica, queria realmente saber o que pensam disto.

Porque não lhes interessa.

Não lhes interessa transformar os 48 Milhões € que "investiram" em VMOC's, em capital de uma empresa falida. Se convertessem hoje ficariam com menos 48 Milhões de créditos a receber da Sporting SAD e ficariam com 58% do capital de uma empresa falida.

Um activo MORTO para a Banca.

Para além claro de inúmeras implicações negativas que haveria para a imagem da Banca, se ficasse com o capital da SAD do Sporting Clube de Portugal.

Sim, também me parece claro, que não é do interesse do BES e do BCP ficarem com o capital da SAD.

Mas a pergunta que faço, é de como o Sporting transforma 100M de € de capital próprio negativo em 0?
É uma dúvida que tenho e que os actuais candidatos à presidência do Sporting não têm falado muito. Apenas ouço falar em perdão da dívida. ( Ao qual, se não estou em erro, o BCP já se opôs. )
Na perspectiva de controlo do Sporting porque é que não hão-de converter hoje?

edit: Não é uma pergunta retórica, queria realmente saber o que pensam disto.

Porque não lhes interessa.

Não lhes interessa transformar os 48 Milhões € que "investiram" em VMOC's, em capital de uma empresa falida. Se convertessem hoje ficariam com menos 48 Milhões de créditos a receber da Sporting SAD e ficariam com 58% do capital de uma empresa falida.

Um activo MORTO para a Banca.

Para além claro de inúmeras implicações negativas que haveria para a imagem da Banca, se ficasse com o capital da SAD do Sporting Clube de Portugal.

Sim, também me parece claro, que não é do interesse do BES e do BCP ficarem com o capital da SAD.

Mas a pergunta que faço, é de como o Sporting transforma 100M de € de capital próprio negativo em 0?
É uma dúvida que tenho e que os actuais candidatos à presidência do Sporting não têm falado muito. Apenas ouço falar em perdão da dívida. ( Ao qual, se não estou em erro, o BCP já se opôs. )

Como? Através de fusões societárias, operações harmónio e transmissão de património entre as várias sociedades do grupo. Nada que não se tenha feito já e não se vá fazer no futuro.

É uma falsa questão. São operações de cosmética. Não resolvem nada, só maquilham um problema de laboração da SAD que tem um buraco monstro entre receitas e despesas, uma gestão incompetente que deita dinheiro fora e total falta de planeamento.
Mesmo por via da fusão, não existe a figura do direito de manter a mesma posição societária, por parte dos demais accionistas, acompanhando o "aumento de capital"?
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark
Algo que eu gostava de ver esclarecido pelos candidatos era basicamente isto:

"Como tencionam e planeiam resolver o problema das VMOC´s?"

Vão recomprá-las? Vão renegociá-las? Vamos perder o controlo delas para a banca?

Acho que era importante tentar reavê-las, acabando assim com o fantasma da banca poder apoderar-se da maioria na Sad do Sporting.

Gtony, tenho duas questões relativamente a isto.

Ok, o prazo da reconversão das VMOC's é de 13 de Janeiro de 2013 a 13 de Janeiro de 2016. A primeira questão é: Há alguma data fixa, do género só em Janeiro de todos os anos é que o podem fazer, ou vamos andar com a corda na garganta à disposição da banca durante esses três anos?

A segunda é se é necessário alguma justificação para realizar essa conversão, ou se pode ser quando lhes apetecer. Ou seja, corremos o risco de numas eleições, ganhar o indivíduo A e a banca, por não confiar no vencedor pode executar no momento a conversão, ou implica uma justificação e aceitação por parte da SAD essa reconversão?

Fiz-me entender, ou está demasiado embrulhado?

Sim, fizeste-te entender ;)

1ª ) - Sim existem datas fixas. Os VMOC's só podem ser convertidos nas datas fixadas em que pagam juros (sensivelmente entre 19 ou 20 Janeiro de cada ano).

Para tal acontecer, os detentores dos VMOC's devem avisar a Sporting SAD dessa intenção no periodo até 15 dias antes do pagamento anual de Juros.

2ª ) - Os detentores de VMOC's não precisam de dar justificação para converter os VMOC's. Se assim entenderem, em 20/01/2013, 20/01/2014, 20/01/2015 podem livremente converter os valores mobiliarios em capital da SAD, sem dar cavaco a ninguemou justificar. Basta avisarem que o vão fazer.

Depois da manifestação da intenção de converter os VMOC's em acções, o clube pode, ainda assim, proceder ao pagamento dos títulos, impedindo a sua conversão?

Uma vez que os títulos foram subscritos por BES e BCP, em partes iguais suponho, podemos nós escolher pagar a uma das entidades bancárias, em detrimento da outra?

Em caso afirmativo, é seguro dizer-se que a maioria da SAD não é assim tão difícil de assegurar, contando que o Sporting tem activos (jogadores) que pode vender e que consegue baixar o seu orçamento para limites comportáveis?
"Players lose you games, not tactics. There's so much crap talked about tactics by people who barely know how to win at dominoes." - Brian Clough

"He is a perfect illustration of my constant theme about assembling a team of imperfect players who compliment each other perfectly. Unless he is surrounded by team mates who recognise his strenghts and cover for his weaknesses, his special goal scoring ability will go largely untapped. He needs to to be in the right place at the right time!" - Bob Paisley on John Wark
Os bancos não querem ficar com as acções... elas não foram "avaliadas" em 5,00 €? Se levantarem muito cabelo, ficam com um "activo tóxico" caro nas mãos  :lol:
"Se as coisas correrem mal, essa despesa ficará por minha conta!"- a respeito da contratação de José Peseiro- Sousa Cintra 01/07/2018
Os bancos não querem ficar com as acções... elas não foram "avaliadas" em 5,00 €? Se levantarem muito cabelo, ficam com um "activo tóxico" caro nas mãos  :lol:

Se for verdade que o BES tem um investidor, o activo tóxico muda de mãos e, provavelmente, a maioria da SAD também.

Relativamente aos VMOC's na CI de Bruno de Carvalho:

"... Entregamos uma proposta para resolver este Problema, e estamos em negociações..."

Obrigado JEB :clap:.
Obrigado Soares Franco :clap:

PULHAS!