Anderson Polga

Merece ficar por aqui, para eu nao me esquecer das vezes que nos enterrou a pasta

SL
Já agora, isto não é um tópico de orgulho?

Não deveriam ser os bons jogadores a se enquadrarem aqui?

E não me venham diser que o Polga é um bom jogador blá blá blá, porque não o é!
Que ficará na história do nosso clube não tenho duvidas. Não sei mesmo se haverá muitos defesas centrais com tantas épocas e jogos feitos pelo nosso clube.

O facto de não conseguir marcar nenhum golo nas competições internas também é um factor negativo difícil de esquecer. De resto ficará na minha memória como um bom jogador, o primeiro campeão do mundo a actuar em Portugal, um excelente profissional, sempre respeitador dos ideais leoninos enquanto capitão de equipa e por isso merece respeito e será sempre um dos nossos.

Não será dos nossos maiores "orgulhos leoninos" mas merece por inteiro o destaque nesta secção.

Rafa 97, não me levas a mal mas quando o Polga chegou ao Sporting tinhas tu 6 anos, nem sabias o que era uma bola quanto mais tinhas capacidade para analisar o valor do jogador, e foi curiosamente nesse período que o Polga apresentou o seu melhor futebol.
   Não vou discutir a pertinência ou não deste tópico, Polga é um jogador que esteve muitos anos no Sporting e terá certamente pessoas que simpatizam com ele e vêem nele um jogador exemplar e merecedor de ser inserido neste "Quadro de Honra", e outras que não. O curioso é que quando sugeriram que o Matías tivesse aqui tópico, levantaram-se algumas vozes discordantes e até incrédulos com essa possibilidade. Bem, o que lhes posso dizer aqui deste tópico, é que se calhar este não se estranha, mas entranha-se. Não ficam os golos como os deixou Matías, assim como os dribles e as assistências, mas fica alguma dignidade. Nada contra.
   Não vou discutir a pertinência ou não deste tópico, Polga é um jogador que esteve muitos anos no Sporting e terá certamente pessoas que simpatizam com ele e vêem nele um jogador exemplar e merecedor de ser inserido neste "Quadro de Honra", e outras que não. O curioso é que quando sugeriram que o Matías tivesse aqui tópico, levantaram-se algumas vozes discordantes e até incrédulos com essa possibilidade. Bem, o que lhes posso dizer aqui deste tópico, é que se calhar este não se estranha, mas entranha-se. Não ficam os golos como os deixou Matías, assim como os dribles e as assistências, mas fica alguma dignidade. Nada contra.

Comparando Matias com Polga, não tenho duvidas em afirmar o seguinte:

- Matias é um jogador com um nível superior ao do Polga;
- O melhor Polga no Sporting foi claramente superior ao melhor Matias no Sporting
- Polga 9 épocas no Sporting, Matias fez 3
- Polga foi capitão de equipa durante muitos jogos, Matias nem um jogo fez
- Polga ganhou alguns títulos, esteve presente na final da Taça Uefa, Matias não ganhou nada

Concluindo Matias nunca adquiriu o estatuto do Polga.

Por vezes não é preciso ser um grande jogador para se ser um ídolo, por exemplo Vidigal e Tonel nunca foram craques mas foram jogadores que sempre adorei ver com a camisola verde branca...
Polga?! Orgulho Leonino ?!  :naughty:
Sporting Clube de Portugal 💚

Se o Polga esteve 9 anos no Sporting tu tinhas 8 anos quando ele começou a carreira no Sporting

Queres concluir?

Se o Polga esteve 9 anos no Sporting tu tinhas 8 anos quando ele começou a carreira no Sporting

Queres concluir?

E o que é que o c* tem a ver com as calças?? Sou menos Sportinguista do que tu por ser mais novo?! Não posso ter uma opinião diferente da tua e não concordar com o Polga nesta secção?! Deves pensar que não me lembro de ver o Polga jogar não?! Vé lá ham...
Sporting Clube de Portugal 💚

- O melhor Polga no Sporting foi claramente superior ao melhor Matias no Sporting
- Polga ganhou alguns títulos, esteve presente na final da Taça Uefa, Matias não ganhou nada

Por vezes não é preciso ser um grande jogador para se ser um ídolo, por exemplo Vidigal e Tonel nunca foram craques mas foram jogadores que sempre adorei ver com a camisola verde branca...

Coloquei a bold o motivo pelo qual não colocaria o Polga num tópico de orgulho. É inquestionável que, em situações normais, seria um jogador com entrada directa aqui, por todos os outros motivos que apontaste (ser um jogador excepcional não é o único critério para estar aqui), mas não me esqueço do episódio (nunca desmentido) da recusa do Polga em actuar na última jornada do campeonato de 2004/2005 precisamente por não ter jogado na final da UEFA.

Aliás, olhando para a ficha do jogo (http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=87064) diria que simplesmente entrou de férias mais cedo, abandonando o barco numa altura em que era importante a presença de um jogador sénior como ele para animar as hostes e, porque não... já agora para ver se ainda íamos à Champions. Adiante, apesar das limitações técnicas evidentes nos últimos anos dele aqui, tirando esse episódio não tenho nada a apontar, mas aquele episódio é suficiente para eu mandá-lo ir dar uma curva ao bilhar grande.

EDIT: O episódio em causa é inclusive relatado numa notícia do I escrita por alguém por quem tenho bastante respeito. Se nem assim foi desmentido, terá sido realmente a razão para o que aconteceu, e com essa, deveria ter sido mesmo o fim da linha do Polga no Sporting. http://www.ionline.pt/desporto/polga-mobilia-da-casa-tambem-se-pode-trocar
« Última modificação: Agosto 03, 2012, 02:53 am por Spittelau »
SPORTING SEMPRE!

Uma paixão para além da verde e branca:

Queres concluir?,

E o que é que o c* tem a ver com as calças?? Sou menos Sportinguista do que tu por ser mais novo?! Não posso ter uma opinião diferente da tua e não concordar com o Polga nesta secção?! Deves pensar que não me lembro de ver o Polga jogar não?! Vé lá ham...

Tu com 8 anos lembras-te de ver o Polga jogar? A sério? Juras mesmo? Com 8 anos mal sabias ler e escrever quanto mais analisar o que quer que seja...

Podes ter a opinião que tu quiseres sobre o que quiseres, eu gostava era de ler uma opinião fundamentada sobre o assunto em discussão, coisa que tu não tiveste capacidade de fazer, já que limitaste-te a meter um boneco,

O cú fica ligado as calças quando queres dar uma opinião através de um boneco e nem sequer te dignas a justificar, que foi simplesmente o que te pedi, mas tu preferiste mandar umas bocas foleiras de rapazola mimado, como se fosses dono da razão seja ela qual for...

Aqui ninguém é mais Sportinguista do que ninguém nem sei onde foste buscar isso, mas tá bem...

Vé lá ham? O que queres que veja?

[

1- Matias é um jogador com um nível superior ao do Polga
2- O melhor Polga no Sporting foi claramente superior ao melhor Matias no Sporting
3- Polga 9 épocas no Sporting, Matias fez 3
4- Polga foi capitão de equipa durante muitos jogos, Matias nem um jogo fez
5- Polga ganhou alguns títulos, esteve presente na final da Taça Uefa, Matias não ganhou nada

1- Sem dúvida
2-Nunca houve melhor Polga
3- Foram 9 anos nos quais ganhamos zero campeonatos.
4- Capitão não tem a ver com a qualidade de jogo.
5- Sim, esteve presente na final da taça UEFA, eu também lá tive, tal como ele, na bancada. Por sinal, em consequência de ter sido preterido, até se recusou a jogar posteriormente.

Desculpa numerar o teu post, mas fica mais fácil assim.
Eu tinha vergonha de pertencer aos 71, VERGONHA!!!

Coloquei a bold o motivo pelo qual não colocaria o Polga num tópico de orgulho. É inquestionável que, em situações normais, seria um jogador com entrada directa aqui, por todos os outros motivos que apontaste (ser um jogador excepcional não é o único critério para estar aqui), mas não me esqueço do episódio (nunca desmentido) da recusa do Polga em actuar na última jornada do campeonato de 2004/2005 precisamente por não ter jogado na final da UEFA.

Aliás, olhando para a ficha do jogo (http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=87064) diria que simplesmente entrou de férias mais cedo, abandonando o barco numa altura em que era importante a presença de um jogador sénior como ele para animar as hostes e, porque não... já agora para ver se ainda íamos à Champions. Adiante, apesar das limitações técnicas evidentes nos últimos anos dele aqui, tirando esse episódio não tenho nada a apontar, mas aquele episódio é suficiente para eu mandá-lo ir dar uma curva ao bilhar grande.

Realmente tens razão sobre esse incidente! Eu antes de fazer o post tentei-me lembrar de todo e qualquer incidente envolvendo o Polga e não me recordei. Curiosamente até assisti ao vivo a esses jogos juntamente ao mal fadado jogo na Luz na semana mais negra em termos desportivos que tenho memória.

Da Final da Uefa fiquei com a recordação do apoio que tentou passar aos companheiros após o final do jogo.

Mesmo apesar desse incidente não me choca a sua presença no "orgulho leonino", já que todos erramos pelo menos uma vez na vida. Ha outros que fizeram bem pior e merecem a mesma "distinção"...
[

1- Matias é um jogador com um nível superior ao do Polga
2- O melhor Polga no Sporting foi claramente superior ao melhor Matias no Sporting
3- Polga 9 épocas no Sporting, Matias fez 3
4- Polga foi capitão de equipa durante muitos jogos, Matias nem um jogo fez
5- Polga ganhou alguns títulos, esteve presente na final da Taça Uefa, Matias não ganhou nada

1- Sem dúvida
2-Nunca houve melhor Polga
3- Foram 9 anos nos quais ganhamos zero campeonatos.
4- Capitão não tem a ver com a qualidade de jogo.
5- Sim, esteve presente na final da taça UEFA, eu também lá tive, tal como ele, na bancada. Por sinal, em consequência de ter sido preterido, até se recusou a jogar posteriormente.

Desculpa numerar o teu post, mas fica mais fácil assim.

O Polga fez boas épocas ao serviço do Sporting, talvez as 2/3 primeiras épocas, mas também não me esqueço de Munique, que para mim foi o pior jogo que vi um jogador do Sporting fazer com a nossa camisola, mas por todos os factores que enunciei neste tópico não me choca esta "distinção".

Por exemplo acho o Polga muito mais leão do que um sujeito que já foi considerado melhor do mundo...
É o costume... os Sportinguistas tem a memória curta. Daqui a uma semana já ninguém se lembra da venda do Matías como hoje já ninguém se lembra das grandes épocas que o Polga fez no Sporting.

Força Polga foste um grande profissional estou grato de tudo o que deste ao Sporting, tiveste tempo a mais no Sporting mas isso não foi culpa tua.  :clap: :clap: :clap:
Choca-me um bocado ver aqui Ânderson Polga. Óbvio que foi um jogador que pelo tempo que dedicou ao Sporting merece respeito enquanto pessoa, mas o facto é que não foi uma monstruosa mais-valia ao clube em nenhum dos 9 anos em que cá esteve e a única marca que realmente deixou foi a sua trademark "chutos à Polga" (um bocado à imagem de Marco Caneira e dos "lançamentos à Caneira"). Foi o primeiro campeão mundial a jogar em Portugal sim, mas isso não lhe confere melhor estatuto que, por exemplo, (e podem-me massacrar por dizer isto não tendo visto nenhum destes jogadores que listarei, é verdade. Mas pelo que li e pelas histórias que sportinguistas da minha família me contam, terei de o fazer) jogadores como Juan Seminario, Salif Keita, Mascarenhas e Marat Izmailov que não têm tópico nesta secção.

Ânderson Polga pode ter sido parte do Sporting por 9 anos e tenho-lhe respeito por isso, mas só com muita leviandade poderia dizer que me deu orgulho vê-lo jogar com a camisola leonina.

Dito isto, as maiores felicidades para Ânderson Polga no resto da sua carreira e vida.
Choca-me um bocado ver aqui Ânderson Polga. Óbvio que foi um jogador que pelo tempo que dedicou ao Sporting merece respeito enquanto pessoa, mas o facto é que não foi uma monstruosa mais-valia ao clube em nenhum dos 9 anos em que cá esteve e a única marca que realmente deixou foi a sua trademark "chutos à Polga" (um bocado à imagem de Marco Caneira e dos "lançamentos à Caneira"). Foi o primeiro campeão mundial a jogar em Portugal sim, mas isso não lhe confere melhor estatuto que, por exemplo, (e podem-me massacrar por dizer isto não tendo visto nenhum destes jogadores que listarei, é verdade. Mas pelo que li e pelas histórias que sportinguistas da minha família me contam, terei de o fazer) jogadores como Juan Seminario, Salif Keita, Mascarenhas e Marat Izmailov que não têm tópico nesta secção.

Ânderson Polga pode ter sido parte do Sporting por 9 anos e tenho-lhe respeito por isso, mas só com muita leviandade poderia dizer que me deu orgulho vê-lo jogar com a camisola leonina.

Dito isto, as maiores felicidades para Ânderson Polga no resto da sua carreira e vida.

Foi uma monstruosa mais-valia para e equipa contrária, este Anderson Folga enterrou-nos vezes sem conta, para mim nunca será um orgulho Leonino, pelo contrário, terei sempre vergonha de dizer que este "central" esteve no Sporting tanto tempo.

Queres concluir?

Realmente...seria o mesmo que eu comentar sobre as qualidades do Manuel Fernandes...so pelo que os outros dizem. Tu do Polga viste muito pouco. E esse "Vê lá ham..." é o quê? Assim dificilmente te vais dar ao respeito ou alguem te vai levar a serio! :great:
Corajosos não são aqueles que não têm medo mas sim os que o vencem!
Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria!
brsilva, peço desculpa, pois ontem postei e era para te agradecer o facto de teres criado este tópico, quando tentei rectificar o post não consegui pelo facto de como podes ver estar moderado, por isso hoje decidi escrever para te agradecer.

Como bem deves saber sempre gostei de Polga e sempre vi nele um excelente central um bombeiro muitas vezes culpado pela sua determinação um jogador correctíssimo dentro de campo e um excelente profissional que deu 9 anos da sua vida ao Sporting Clube de Portugal, bem ou mal pago isso não é para aqui chamado.

É verdade que não teve a felicidade de ser campeão nacional, mas se para se estar no orgulho Leonino é necessário ser campeão então o melhor talvez fosse retirar quase todos os que aqui estão, pois alguns até nada de nada deram ao Sporting e falo no Sporting Clube de Portugal mesmo, nos serviços que prestaram ao clube com a nossa camisola vestida e não no que fazem ou deixam de fazer fora do Sporting.

Nós somos o Sporting Clube de Portugal e o orgulho leonino a meu ver deve ser somente no que é feito no clube, mas isto sou eu a pensar como sabes, respeito a opinião de todos.

Bem, fico-me por aqui e repito muitíssimo obrigado por teres criado este tópico por Polga o merece!  :clap: :clap:
23-03-2013 O dia mais feliz da minha vida como sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça;
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018, o pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
brsilva, peço desculpa, pois ontem postei e era para te agradecer o facto de teres criado este tópico, quando tentei rectificar o post não consegui pelo facto de como podes ver estar moderado, por isso hoje decidi escrever para te agradecer.

Como bem deves saber sempre gostei de Polga e sempre vi nele um excelente central um bombeiro muitas vezes culpado pela sua determinação um jogador correctíssimo dentro de campo e um excelente profissional que deu 9 anos da sua vida ao Sporting Clube de Portugal, bem ou mal pago isso não é para aqui chamado.

É verdade que não teve a felicidade de ser campeão nacional, mas se para se estar no orgulho Leonino é necessário ser campeão então o melhor talvez fosse retirar quase todos os que aqui estão, pois alguns até nada de nada deram ao Sporting e falo no Sporting Clube de Portugal mesmo, nos serviços que prestaram ao clube com a nossa camisola vestida e não no que fazem ou deixam de fazer fora do Sporting.

Nós somos o Sporting Clube de Portugal e o orgulho leonino a meu ver deve ser somente no que é feito no clube, mas isto sou eu a pensar como sabes, respeito a opinião de todos.

Bem, fico-me por aqui e repito muitíssimo obrigado por teres criado este tópico por Polga o merece!  :clap: :clap:

Não tens de agradecer Rui. Sem duvida que o Polga representa aquilo que é o orgulho leonino. 9 anos da sua vida dedicada a um clube pelo qual sempre deu tudo e onde foi injusticado pelos adeptos vezes sem conta. Fica na retina da maioria os maus jogos e maus momentos mas a mim fica na ideia grandes jogos que fez no Sporting chegando a estar na calha para a seleção do Brasil. Foi um central e um funcionario do clube exemplar e que merece um lugar na historia. Nunca foi polemico ao contrario daquilo que alguns aqui disseram com base em pasquins.
Tenho a opinião que Polga é dos que merece figurar aqui e ja vi que nao sou o unico!
Corajosos não são aqueles que não têm medo mas sim os que o vencem!
Esforço, Dedicação, Devoção e Gloria!
Essa é para mim? Se estás a chamar pasquim ao I, a criticar o jornalista (que por acaso até já andou muito aqui pelo Fórum SCP) ou se achas que me estou a basear somente nisso, "sorrio" perante essa argumentação.

Plain and simple: Recusou-se a jogar pelo Sporting. Pode ter sido um acto isolado, mas teve a atitude e os seus tempos de Sporting deveriam ter acabado nesse dia.

Querem louvar a restante estadia no clube? Força nisso, mas não esperem que não haja reacções a frases como " Nunca foi polemico".
SPORTING SEMPRE!

Uma paixão para além da verde e branca: