Alison

O Alisson foi contratado pelo Sporting no inicio da época passada depois de ter sido considerado o melhor jogador num torneio de clubes no Rio De Janeiro, nessa altura foi jogar para os juvenis onde rapidamente ganhou um lugar a titular e foi uma pedra importante na conquista do título desse escalão, esta temporada subiu ao escalão junior mas ai tem sentido dificuldades para ganhar um lugar, sendo utilizado de vez em quando, parece ser um jogador rápido e de boa técnica mas precisa de continuar a evoluir se quizer triunfar no Sporting.
«Queremos que este Clube seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa»
(José Alvalade 8 de Maio de 1906)
Nesse caso o problema que o Ricardo martins Pereira se estava a referir (ter dois estrangeiros no plantel) põe-se de facto.
Sendo assim terão que optar por um deles. Provavelmente um deles irá para o Casa Pia por empréstimo.
O Alison chegou ao Sporting o ano passado, salvo erro. Devia ter cerca de 16 anos. O manager até disse que jogava um ano nas camadas jovens, o 2º ano no plantel senior e a seguir ia, "ipsis verbis", para um grande da Europa.
"Alianças só na mão esquerda da minha mulher"
eh eh...isto é giro.

O Altair Júnior é iniciado. Não garanto, mas penso que ainda tem idade para ser infantil de último ano.

Chegou o ano passado mas não deu para ser inscrito a tempo, e este ano teve o problema da lesão.

Nunca jogou no SPaulo.

Mas é curioso que tendo pesquisado por esse nome ele tenha aparecido na equipa de sub-12 do São Paulo (http://www.saopaulofc.net/noticias2NOVO2.asp?PLC_map_001_c=03.02.05&PLC_cng_ukey=38597101524KOXMUWA). Porque as idades coincidem... e como tinham dito que ele tinha vindo de um grande clube do Brasil...

O Alisson foi contratado pelo Sporting no inicio da época passada depois de ter sido considerado o melhor jogador num torneio de clubes no Rio De Janeiro, nessa altura foi jogar para os juvenis onde rapidamente ganhou um lugar a titular e foi uma pedra importante na conquista do título desse escalão, esta temporada subiu ao escalão junior mas ai tem sentido dificuldades para ganhar um lugar, sendo utilizado de vez em quando, parece ser um jogador rápido e de boa técnica mas precisa de continuar a evoluir se quizer triunfar no Sporting.

A que clube foi ele contratado? Pensava que a política do Sporting não passava por contratar putos no estrangeiro. Quando muito, só com a idade por exemplo do Yannick (em que já estão trabalhados e vêm para cá só para se afirmarem).
Realmente também não sei o que lhe aconteceu para passar de estrela (no ano passado) a fracassado que posssivelmente nunca jogará no plantel principal do Sporting.

Nesse caso o problema que o Ricardo martins Pereira se estava a referir (ter dois estrangeiros no plantel) põe-se de facto.
Sendo assim terão que optar por um deles. Provavelmente um deles irá para o Casa Pia por empréstimo.

Sim, é verdade e é complicado... e o pior é que este regulamento se refere a estrangeiros e não a extra-comunitários. Portanto se o Sporting tivesse um espanhol estava lixado ou tendo jogadores angolanos, moçambicanos ou cabo-verdianos mesmo com o estatuto de igualdade, o Sporting continua a não poder ter mais de um...
Pois sinceramente nao sei nada dele..
Juveleoa
Citação de: "johnnycross"
O Alison chegou ao Sporting o ano passado, salvo erro. Devia ter cerca de 16 anos. O manager até disse que jogava um ano nas camadas jovens, o 2º ano no plantel senior e a seguir ia, "ipsis verbis", para um grande da Europa.

Se não mostrar mais do que lhe vi nos jogos a que assisti na Academia bem pode esperar sentado! :roll:
Jameson Franco: NO RULES, great Scotch!!
Essa regra não faz muito sentido. Está cada vez mais desactualizada. Em particular para jogadores oriundos de ex-colónias portuguesas e cuja maior parte já nasceu cá ou vive cá há muitos anos.
Não deviam ter esse tipo de preocupações. Isso não existe noutros países.
A maior parte desses jogadores estrangeiros acabariam por adquirir nacionalidade portuguesa antes de chegar a séniores.
Vou falar do caso inglês: o Chelsea neste momento nos juniores tem mais estrangeiros que ingleses e têm toda a liberdade para isso. Portugal: obriga jogadores que muitas vezes nem se sentem portugueses ou que têm muito mais ligações a outros países a mudarem de nacionalidade para se integrarem e afirmarem melhor no futebol. Que injusto: qualquer pessoa deve ter o direito de escolher a nacionalidade que quer e não aquela lhe é imposta sob pena de ser prejudicado na sua actividade desportiva.
Citação de: "Ricardo martins Pereira"
Vou falar do caso inglês: o Chelsea neste momento nos juniores tem mais estrangeiros que ingleses e têm toda a liberdade para isso. Portugal: obriga jogadores que muitas vezes nem se sentem portugueses ou que têm muito mais ligações a outros países a mudarem de nacionalidade para se integrarem e afirmarem melhor no futebol. Que injusto: qualquer pessoa deve ter o direito de escolher a nacionalidade que quer e não aquela lhe é imposta sob pena de ser prejudicado na sua actividade desportiva.

Nem 8 nem 88! Devia existir um meio termo, ou seja, 1 estrangeiro acho pouco mas também acho um exagero não existirem limites de estrangeiros. Na minha óptica 4 seria o número ideal.
Citação de: "A.A."
Citação de: "Felina"
O Altair Júnior chegou a Portugal em Janeiro de 2005, entrando para o Sporting em Março. Tem jogado sempre na equipa de infantis, mas esta época também já foi ocasionalmente utilizado pela 3ª equipa de iniciados.

Quanto ao Alison, a ideia que tenho é que ingressou no Sporting em Janeiro de 2005, mas não me recordo do clube de proveniência.

Como é que vocês sabem isso tudo sobre todos os miúdos? Espantoso...

Além das crónicas / blogs também desenvolvem uma base de dados?

PS - O Júnior entrou para o Sporting mais cedo. A não ser que essa seja a data oficial...

Jornais do SCP, sites variados e informação daqui e dali... assim vai-se conseguindo obter muita informação! :wink:
Voltando ao Altair Júnior, encontrei um artigo que tenho sobre ele publicado na edição do jornal do Sporting de 31 de Março de 2005. Segundo esse mesmo artigo e mini-entrevista, o Altair Júnior nasceu a 19/08/1993 no estado brasileiro da Rondônia, tendo começado a sua carreira aos 10 anos no Ponte Preta, jogando sempre a avançado.
Na entrevista o próprio refere que veio morar para Lisboa com os pais em janeiro de 2005.
A entrevista foi feita pouco depois do jogador ter sido considerado o melhor jogador do torneio infantil "Estoril Foot".
Na meia-final desse torneio, contra um Leicester com mais 15 cm de altura, marcou 3 golos (um deles à Liedson vs Feyenoord), sofreu um penalti, e saíu lesionado.

Além do POnte Preta penso que jogou no Guarani.

A.A.

O Altair Júnior chegou a Portugal em Janeiro de 2005, entrando para o Sporting em Março. Tem jogado sempre na equipa de infantis, mas esta época também já foi ocasionalmente utilizado pela 3ª equipa de iniciados.

Quanto ao Alison, a ideia que tenho é que ingressou no Sporting em Janeiro de 2005, mas não me recordo do clube de proveniência.

PS - O Júnior entrou para o Sporting mais cedo. A não ser que essa seja a data oficial...

Jornais do SCP, sites variados e informação daqui e dali... assim vai-se conseguindo obter muita informação! :wink:
Voltando ao Altair Júnior, encontrei um artigo que tenho sobre ele publicado na edição do jornal do Sporting de 31 de Março de 2005. Segundo esse mesmo artigo e mini-entrevista, o Altair Júnior nasceu a 19/08/1993 no estado brasileiro da Rondônia, tendo começado a sua carreira aos 10 anos no Ponte Preta, jogando sempre a avançado.
Na entrevista o próprio refere que veio morar para Lisboa com os pais em janeiro de 2005.
A entrevista foi feita pouco depois do jogador ter sido considerado o melhor jogador do torneio infantil "Estoril Foot".
Jornais do SCP, sites variados e informação daqui e dali... assim vai-se conseguindo obter muita informação! Wink

Felina,
nessa entrevista não há mais dados? Como, onde realmente jogava ele antes de vir para o Sporting? Como é que o Sporting o foi buscar? Etc., etc.
Tens mais dados/artigos sobre ele ou sobre o Alison?
Citação de: "CAF"

Nem 8 nem 88! Devia existir um meio termo, ou seja, 1 estrangeiro acho pouco mas também acho um exagero não existirem limites de estrangeiros. Na minha óptica 4 seria o número ideal.

Também acho que deveria haver um limite, tal como deveria haver nas equipas séniores, mas deveria ser mais alargado. Um jogador é muito pouco acho que entre 3 e 5 seria um bom número dependendo do escalão.
Acho que deveria ser dada mais liberdade nos Juvenis e Júniores onde pudessem ser inscritos 4 ou 5 e nos escalões mais jovens deveriam ser limitados a 2 ou 3 jogadores estrangeiros.
Jornais do SCP, sites variados e informação daqui e dali... assim vai-se conseguindo obter muita informação! Wink

Felina,
nessa entrevista não há mais dados? Como, onde realmente jogava ele antes de vir para o Sporting? Como é que o Sporting o foi buscar? Etc., etc.
Tens mais dados/artigos sobre ele ou sobre o Alison?

Não, infelizmente não tenho mais nada.
Infelizmente eu já presenciei a muitos casos que por haver essa limitação de estrangeiros nos escalões jovens, existem imensos jovens que passam ao lado de excelentes carreiras pois as escolhas dos treinadores tem que ser ou este ou aquele, só tendo o direito de escolher um, e muitas vezes acabam por apostar no jogador errado, sendo que o preterido, muitas vezes por questão de afirmação no seu meio (para não serem dispensados outra vez) e razões economicas, simplesmente abandona o futebol, porque são Angolanos, Moçambicanos, Cabo Verdianos, etc...
SPORTING sempre.
Na minha opinião, nas camadas jovens devia ser atribuído um estatuto de iguladade aos jovens africanos dos PALOP e que cá residem e residiam. Acho que era o mínimo. E não falo dos brasileiros, senão era ver os clubes a ir buscar putos a torto e a direito ao Brasil.

O Alison (Alison Santos Almeida) chegou ao Sporting em Julho de 2004 e veio de um clube Brasileiro que só trabalha na área da formação que é o "Legião de Craques de Brasília".

O contracto foi de 3 anos mas com opção de mais 2. O Alison foi o melhor marcador no Torneio Internacional de São Paulo, facto esse que fomentou o interesse do Sporting sobre o jovem então com 16 aninhos e pelo qual o SCP só pagou despesas de formação mas com "objectivos" que se o Alison atingir o clube formador recebe mais dinheiro.

Se não me falha a memória o maisfutebol documentou razoavelmente bem a chegada do Alison em 2004.

Sempre gostei do Alison, ele tem um "je ne c'est quoi" que me faz lembrar a Stacey Dash (Clueless), talvez pelo facto de serem ambos de raça negra e terem olhos bastante claros, ou se calhar é impressão minha:

http://img169.imageshack.us/img169/7520/alisonqn8.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v515/bloodylamer/bastardly-photos/0505/album26/stacey-dash-playboy07072.jpg

www.lusofootball.blogspot.com

André
Na minha opinião, nas camadas jovens devia ser atribuído um estatuto de iguladade aos jovens africanos dos PALOP e que cá residem e residiam. Acho que era o mínimo. E não falo dos brasileiros, senão era ver os clubes a ir buscar putos a torto e a direito ao Brasil.

http://img101.imageshack.us/img101/4506/dedjg1.jpg

Já entrei em contacto com os meus amigos no Internacional de Porto Alegre e ninguém se lembra dele, dizem que deve ter saido muito jovem.

A imprensa gosta muito de chamar génios e prodigios a este e aquele. Ainda ontem o MST disse que o Anderson é outro Maradona.

André
Isso de dizer que o Anderson é um novo Maradona, só mesmo MST e as suas paragens cerebrais.

A comparação é desmedida, agora dizer-se que o puto é craque e tem muito futuro é a maior verdade.

RMP, será que é este o puto de quem o Gonzaga falava? Brasileiro, 13 anos, veio com a mãe? As coisas parecem bater razoavelmente certas.

Felina, coloca esse artigo do jornal no Scanner e põe isso na net, seria interessante ver ele falar sobre a situação dos pais, particularmente se o pai estava separado da mãe e a viver no Brasil quando ele foi fazer testes á Academia e como é que a mãe dele lhe arranjou um teste no Sporting? Se assim for começo a ter uma ideia de quem é este puto porque o Gonzaga e o Aurélio falam bastante dele.

André