Roberto Severo "Beto"

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Jogador dotado com boa técnica, que aliava a elegância própria dos grandes centrais capazes de sair a jogar, com a raça e a dureza necessárias para o desempenho da posição, onde se evidenciou ainda pelo bom jogo de cabeça, o que o tornava um elemento perigoso na área adversária e lhe permitiu fazer muitos golos.

Formado nas escolas do Sporting, foi internacional nos vários escalões jovens, tendo integrado a Selecção que ficou no 3º lugar no Mundial de sub-20 de 1995, garantindo assim a qualificação para os Jogos Olímpicos de 1996 disputados em Atlanta, onde também esteve presente, contribuindo para o 4º lugar conquistado por Portugal.


Nas suas duas primeiras épocas como sénior, esteve emprestado ao U.Lamas e ao Campomaiorense, onde se estreou na 1ª Divisão nacional, sob o comando de Manuel Fernandes.

Regressou então ao Sporting e no dia 15 de Outubro de 1996, foi lançado na equipa principal por Robert Waseige, em jogo disputado em França e a contar para a Taça UEFA, no qual o Sporting perdeu por 2-0 com o Metz.

Poucos dias depois marcou o golo com que o Sporting derrotou o Benfica, naquele que foi o seu primeiro derby, garantindo definitivamente um lugar ao lado de Marco Aurélio no centro da defesa leonina, e tornando-se num jogador carismático do Clube.

Fez parte da equipa que ganhou o histórico campeonato de 1999/00, que quebrou o longo período de 18 anos que o Sporting passou sem ser Campeão, numa altura em que formava uma dupla de sucesso com André Cruz.

Conquistou ainda mais duas Supertaças e a "dobradinha" da época de 2001/02, numa altura em que Lazlo Boloni o desviou para o lado direito da defesa e em que já era o sub-Capitão, a seguir a Pedro Barbosa e presença habitual na Selecção A, ao serviço da qual esteve presente nos Campeonatos da Europa de 2000 e 2004 e no Mundial de 2002.


Fez parte da equipa que chegou à Final da Taça UEFA de 2005, disputada no Complexo Alvalade XXI, participando em 10 dos 15 jogos dessa campanha, mas com a chegada de Paulo Bento ao comando da equipa, quando ele já era o Capitão, perdeu o lugar para Tonel, e em Janeiro de 2006, foi vendido ao Bordéus de França por 1 milhão de euros, transitando posteriormente para o Recreativo de Huelva.

Foi distinguido por duas vezes com o Prémio Stromp, a primeira na categoria Futebolista em 2001, e a segunda em 2004 na categoria Especial Europeu e em 2006 recebeu o Leão de Prata.

Depois de dois anos e meio em Espanha, em 2009 regressou a Portugal para jogar no Belenenses onde encerrou a sua carreira.

Em Julho de 2011 regressou ao Sporting para desempenhar as funções de director de relações internacionais do Clube.


Fonte: Wiki Sporting



Facebook - https://www.facebook.com/beto.severo

Palmarés

2 - Campeonatos Nacionais
    1999/00, 2001/02

1 - Taça de Portugal
   2001/02

2 - Supertaça Cândido Oliveira
  2000/01, 2002/03



« Última modificação: Maio 05, 2012, 14:39 pm por SCasanova »
O Amor ao Sporting

Roberto Severo "Beto" - Sporting CP

O Primeiro Derby

« Última modificação: Maio 04, 2012, 09:20 am por SCasanova »
Grande Beto!!
Tenho grande respeito por este senhor!
Honrou sempre o nosso clube  :clap:
Grande jogador , merece  :clap: de minha parte
Grande jogador , merece  :clap: de minha parte

 :arrow:

Símbolo do clube no final dos anos 90, início dos anos 2000.
Foi meu vizinho. Um dos meus jogadores favoritos de sempre no Sporting  :clap:
Sempre gostei do Beto como jogador! E tinha uma raça enorme!

Nunca esquecerei o festejo do 3-1 ao Newcastle!
Obrigado @PedroPrisa pela correcção.  :great:
Nunca o achei grande jogador. Tanto que todos os anos os jornais o colocavam em Espanha, mas nunca ninguém pegou nele.
Citar
MEGASPORTING:

Nunca o achei grande jogador. Tanto que todos os anos os jornais o colocavam em Espanha, mas nunca ninguém pegou nele.



Agora dava jeito... :mrgreen:

Mas não foi metade do central que chegou a prometer. Foi regredindo, ano após ano. Ainda assim, um nome que recordo com algum agrado.
Do Beto, fiquei sempre com a ideia que a vida social não permitiu que chegasse mais longe, em termos de qualidade futebolística...

De inegável Sportinguismo, acomodou-se ao estatuto de homem da casa, e como disse, e muito bem, o Lion73, pareceu entrar em regressão, a cada ano que passava... contrariamente ao que era suposto.

Sempre me interroguei sobre o que teria sido do Beto, como jogador, se não nos tem dado a vitória naquele SPORTING-periquitos!! Acho que foi esse jogo que fez com que ficasse com um estatuto elevado, aos olhos dos Sportinguistas. O que, para mim, terá sido prejudicial na sua evolução.

Guardo boas recordações do Roberto Severo mas dá muita pena saber que ele poderia ter sido de outra dimensão, como outros com muito menos qualidade, e que só não o conseguiu por falta de vontade e perseverança...

« Última modificação: Maio 06, 2012, 05:47 am por PedroPrisa »
Forever? só o meu amor por ti, SPORTING!!!
Consta que irá substituir o Zidane no Real Madrid.
Citar
MEGASPORTING:

Nunca o achei grande jogador. Tanto que todos os anos os jornais o colocavam em Espanha, mas nunca ninguém pegou nele.



Agora dava jeito... :mrgreen:

Mas não foi metade do central que chegou a prometer. Foi regredindo, ano após ano. Ainda assim, um nome que recordo com algum agrado.

Tenha a mesma opinião. As razões que eventualmente explicarão o seu progressivo apagamento, essas, foram bem sintetizadas pelo PedroPrisa: Um misto de vida extra-futebol algo agitada e algum acomodamento.
Consta que irá substituir o Zidane no Real Madrid.
 :lol: :lol: :lol:

A ver se é desta que vai para lá!
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
Cabe muito bem neste Orgulho Leonino  :great:

Granda Leão!
Foi sempre um grande central a meu ver e honrou a nossa camisola como poucos, mas saiu um pouco mal tratado pela nossa direcção da altura, não o merecia a meu ver, pois quando fomos campeões em 1999/2000 ainda me lembro de como chorava, mas nem o enorme amor ao clube que sempre demonstrou lhe valeu e foi embora, pela minha parte obrigado Beto, és um grande Leão.  :clap:
23-03-2013 O dia mais feliz da minha vida como sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
Um bom jogador, faltou algo para o grande!!! Mas não temos tido melhores que ele desde que saiu. Era ele que devia ter ficado em vez do Polga
Sporting Clube de Portugal 💚🦁
Foi, desde sempre, uma das minhas grandes referências no Sporting! Um verdadeiro leão, pena não teres acabado a carreira por cá.  :clap: :clap:
Foi, desde sempre, uma das minhas grandes referências no Sporting! Um verdadeiro leão, pena não teres acabado a carreira por cá.  :clap: :clap:
 :arrow: :arrow: :arrow:
Sporting Clube de Portugal 💚🦁
Foi dos ultimos a sentir verdadeiramente aquela camisola.

Tenho o prazer de ser seu amigo e posso dizer que é, e sempre foi um gajo 5 estrelas sem caganças nem vedetismos. É fantástico poder ouvir as suas histórias e relembrar momentos que viveu com a nossa camisola.

Esteve mesmo muito perto do Real, e recusou o dobro do salário para ir para o carnide.

Um Sportinguista a sério que ama o clube como muito poucos, quem o conhece sabe bem do que falo.

Abraço CAPITÃO   :beer:
« Última modificação: Maio 23, 2012, 22:05 pm por suku76 »
LAMPIÃO, SE VIRES 8 GAJOS DE GORRO VERDE A CORRER PRA TI NÃO TE ASSUSTES ... SÃO FORCADOS!!!