"SPORTING SAD 2014" ... sai um empréstimo de 20 milhões.

Lion:

Tens razão, não são comedidos. E se não gastassem quase nada, o sucesso não seria muito diferente - creio.

E concordo com o que dizes. Agora, jogadores como Patrício, Carriço e André Santos - especialmente estes, com particular incidência para os dois primeiros - já não são os típicos miúdos da formação, a valorizar, e a crescer com uma base forte da equipa. São - para mim - jogadores capazes de fazer parte da tal base da equipa, porque são certezas.

E também agora eu pergunto: as tais trutas que desejamos... farão a diferença no Sporting de forma mais significativa do que estes jovens da formação? Quero acreditar que sim. Mas, sinceramente, duvido.

O que acho que devemos é não colocar os jovens da formação todos no mesmo saco. Jovens que estão para ser lançados agora (ou dentro de pouco tempo) são o André Martins, o Wilson Eduardo, o Nuno Reis, o João Gonçalves, etc etc. Jogadores como o Carriço e o Patrício, mesmo vindos da formação, são agora certezas e jogadores capazes de fazer parte da base da equipa. Como - espero - os outros que serão lançados agora o sejam a médio prazo...
Para mim investir numa SAD falida e' brincar com o fogo. Nunca na vida adquiriria Obrigações da Sporting SAD (no passado fi-lo). Outro aspecto e' o espaço temporal do investimento, principalmente com toda a incerteza que reina em Portugal e onde cada vez mais estou convicto de que vou ter que colocar o meu guito nalgum banco estrangeiro (Alemanha ou Suiça).
Inicia-se hoje, dia 27 de Junho, a Oferta Pública de Subscrição (OPS) da SPORTING SAD 2014.

A presente operação configura-se numa Oferta Pública de Subscrição de um máximo de 4.000.000 Obrigações, de valor nominal de 5€ cada, perfazendo um montante máximo de 20.000.000€ (caso a oferta exceda a procura, haverá lugar a rateio).

A emissão “SPORTING SAD 2014” tem um prazo de 3 anos e 4 meses e uma taxa de juro fixa de 9.25% (TANB), ao ano, com pagamento semestral de juros à excepção do 1º cupão. O período de subscrição ocorre entre 27 de Junho e 19 de Julho.

Datas relevantes:

27 de Junho - Início do período de subscrição;
15 de Julho - Início do período de Irrevogabilidade das ordens de subscrição;
19 de Julho - Final do período de subscrição;
20 de Julho - Apuramento dos resultados;
22 de Julho - Liquidação Física e Financeira e Admissão à Negociação.
O problema destes empréstimos é a bolha que o Sporting está a criar cada vez que recorre ao mesmo. Esqueçam lá mais valias e apostas...isto vai apenas cobrir o ultimo em falta , agravando a condição do Sporting.

Eu cada vez mais acho, e não é facil a ideia , de que devíamos aproveitar a situação macroeconómica do pais para reabilitar o clube. Seria muito doloroso para os adeptos , mas um passo para um clube muito mais sustentável.

O que me interessa a mim continuar a gastar balurdios para ver o Sporting a definhar em campo ? Se o rendimento é fraco , era muito mais lógico que o investimento no clube estivesse na linha dos resultados .

A situação actual é insustentável. E a direcção parece um burro com palas sem saber o que fazer a não ser andar para a frente.
My name is Ash and I am a slave. As far as I can tell, the year is 1300 A.D and I'm being dragged to my death. It wasn't always like this, I had a normal life, once.....
O problema destes empréstimos é a bolha que o Sporting está a criar cada vez que recorre ao mesmo. Esqueçam lá mais valias e apostas...isto vai apenas cobrir o ultimo em falta , agravando a condição do Sporting.

Eu cada vez mais acho, e não é facil a ideia , de que devíamos aproveitar a situação macroeconómica do pais para reabilitar o clube. Seria muito doloroso para os adeptos , mas um passo para um clube muito mais sustentável.

O que me interessa a mim continuar a gastar balurdios para ver o Sporting a definhar em campo ? Se o rendimento é fraco , era muito mais lógico que o investimento no clube estivesse na linha dos resultados .

A situação actual é insustentável. E a direcção parece um burro com palas sem saber o que fazer a não ser andar para a frente.

:arrow:

Que se assuma a travessia no deserto a curto prazo, para um crescimento equilibrado e sustentável a médio/longo prazo.
Não enganem mais os sócios, responsabilizem os autores da desgraça e definam um rumo. A cada temporada que passa, a situação agrava-se e dificulta o reerguer do Clube. Até chegar ao momento que tal não será possível...
"Reforçamos ainda a solução que temos vindo a defender para a sustentabilidade do Clube:
a)   O afastamento do Clube de todos os dirigentes envolvidos no “Projecto Roquette” e com responsabilidades na gravíssima situação actual, apuradas após a realização de uma verdadeira auditoria de gestão. Pedido de indemnização cível pelos danos causados ao Sporting Clube de Portugal;
b)    A renegociação firme, corajosa e realista da dívida bancária, de forma a reduzir drasticamente os encargos financeiros anuais; 
c)    A redução drástica dos custos com pessoal, como ponto de partida para que se alcance o equilíbrio da exploração operacional. Se analisarmos as últimas épocas, bem como o descalabro no balanço entre contratações e vendas de jogadores, facilmente verificamos duas realidades: (i) maior investimento não tem sido sinónimo de maior rendimento desportivo, (ii) os maiores encaixes financeiros com venda de jogadores foram com jogadores formados no Clube, e não com jogadores adquiridos pelas administrações e gestores de activos profissionais da SAD."
 - Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar
Uma pergunta em OffTopic, sem qualquer agenda escondida (é mesmo curiosidade originada no total desconhecimento)

O que aconteceria ao clube num teórico cenário de falência dos maiores credores (nomeadamente BES/BCP)?
Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Uma pergunta em OffTopic, sem qualquer agenda escondida (é mesmo curiosidade originada no total desconhecimento)

O que aconteceria ao clube num teórico cenário de falência dos maiores credores (nomeadamente BES/BCP)?

O crédito vai para a massa falida, ficando os credores do banco com direitos sobre a massa falida...
"Reforçamos ainda a solução que temos vindo a defender para a sustentabilidade do Clube:
a)   O afastamento do Clube de todos os dirigentes envolvidos no “Projecto Roquette” e com responsabilidades na gravíssima situação actual, apuradas após a realização de uma verdadeira auditoria de gestão. Pedido de indemnização cível pelos danos causados ao Sporting Clube de Portugal;
b)    A renegociação firme, corajosa e realista da dívida bancária, de forma a reduzir drasticamente os encargos financeiros anuais; 
c)    A redução drástica dos custos com pessoal, como ponto de partida para que se alcance o equilíbrio da exploração operacional. Se analisarmos as últimas épocas, bem como o descalabro no balanço entre contratações e vendas de jogadores, facilmente verificamos duas realidades: (i) maior investimento não tem sido sinónimo de maior rendimento desportivo, (ii) os maiores encaixes financeiros com venda de jogadores foram com jogadores formados no Clube, e não com jogadores adquiridos pelas administrações e gestores de activos profissionais da SAD."

Referes-te ás dividas ? Alguma entidade as assumiria. A gente não se escapava delas  :D

O problema era a sustentação futura , e uma possível incapacidade de contrair crédito junto de outras instituições.
My name is Ash and I am a slave. As far as I can tell, the year is 1300 A.D and I'm being dragged to my death. It wasn't always like this, I had a normal life, once.....

Tenho quase a certeza absoluta que a dívida não deixaria de existir, passando a ser devida a outros credores das entidades que faliram. Sem ter 100% de certezas, penso que é isso.

O crédito vai para a massa falida, ficando os credores do banco com direitos sobre a massa falida...

Faz sentido e era o que eu, do alto da minha ignorância, presumia!

Referes-te ás dividas ? Alguma entidade as assumiria. A gente não se escapava delas  :D

O problema era a sustentação futura , e uma possível incapacidade de contrair crédito junto de outras instituições.

Não me referia a absolutamente nada! Era mesmo uma questão paralela!  :D

Ainda assim. Num cenário teórico, a falência daqueles poderia ou não facilitar uma reestruturação profunda e vantajosa da divida, apenas mudariam as moscas ou corria-se o risco de os novos donos da divida estrangularem ainda mais o clube?

[mais um vez, isto é apenas um cenário para uma discussão puramente teórica]

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Para os defensores do status quo e crentes no desempenho financeiro da presente direcção fica a informação sobre as garantias de cumprimento do presente empréstimo obrigacionista:

Garantias e subordinação do empréstimo
As Obrigações constituem uma responsabilidade directa, incondicional e geral da Sporting SAD que
empenhará toda a sua boa fé no respectivo cumprimento.

Gosto do empenhará toda a sua boa fé...

Em vez do vamos cumprir, dizem que vamos fazer o que pudermos para cumprir...

McCandless estranho o teu silêncio relativamente a:
"Difamações acerca dos autores deste empréstimo";
"Qualidades deste empréstimo";
"Mais valias do empréstimo";
"Qual o montante que irá ser aplicado/investido com este empréstimo";

Compreendes o que está em causa com este empréstimo obrigacionista?
Vais investir nestas obrigações?

Estou totalmente de acordo. As últimas duas épocas não foram mais do que montar um plantel com um orçamento extremamente elevado para os objectivos que eram possíveis atingir, o 3º lugar.

E para este ano, a não ser que as restantes contratações elevem muito a qualidade do plantel, arriscamo-nos a ter novamente um plantel muito caro para lutar apenas pelo 3º lugar.

Não vejo a sustentabilidade de um rumo destes.
Campo Grande paga a traidores.

Ainda assim. Num cenário teórico, a falência daqueles poderia ou não facilitar uma reestruturação profunda e vantajosa da divida, apenas mudariam as moscas ou corria-se o risco de os novos donos da divida estrangularem ainda mais o clube?

Na realidade , se o bes/bcp passassem por um cenário desses , o pais entrava num estado de tal forma calamitoso que todos seriam prejudicados  :D

Mas pensando apenas que as únicas accoes colaterais sobre a falência incidam sobre o Sporting. A possivel reestruturação passaria sempre pela vontade de quem assumia a divida. Eu tenho dificuldade em falar em renegociações pois nao conheço as moratórias , os valores a saldar a curto prazo , planos financeiros do clube a médio prazo. Se calhar os amigaços do Ricciardi diriam que nao existe ninguem melhores que eles e que são muita porreiros e outros "donos" nos lixariam no imediato. Eu diria que pelo nivel da nossa divida , pela nossa capacidade de gerar receitas e até a nossa implantação social , caso os planos de liquidação nao fossem sustentáveis , a reestruturação seria do maior interesse para eles .

Na realidade , se o bes/bcp passassem por um cenário desses , o pais entrava num estado de tal forma calamitoso que todos seriam prejudicados  :D

Mas pensando apenas que as únicas accoes colaterais sobre a falência incidam sobre o Sporting. A possivel reestruturação passaria sempre pela vontade de quem assumia a divida. Eu tenho dificuldade em falar em renegociações pois nao conheço as moratórias , os valores a saldar a curto prazo , planos financeiros do clube a médio prazo. Se calhar os amigaços do Ricciardi diriam que nao existe ninguem melhores que eles e que são muita porreiros e outros "donos" nos lixariam no imediato. Eu diria que pelo nivel da nossa divida , pela nossa capacidade de gerar receitas e até a nossa implantação social , caso os planos de liquidação nao fossem sustentáveis , a reestruturação seria do maior interesse para eles .

:great:

Não estranhas não. Respondi-te por pm, até para evitar o rumo habitual que os meus posts depois levam no fórum, só o prejudicando. Já te disse por pm, e volto a reafirmar caso não o tenhas lido. Sobre estas questões, falo contigo pessoalmente quando quiseres.

E não vou investir não, porque não tenho fundos para isso, ainda. Caso tivesse, investiria.

Não estranhas não. Respondi-te por pm, até para evitar o rumo habitual que os meus posts depois levam no fórum, só o prejudicando. Já te disse por pm, e volto a reafirmar caso não o tenhas lido. Sobre estas questões, falo contigo pessoalmente quando quiseres.

E não vou investir não, porque não tenho fundos para isso, ainda. Caso tivesse, investiria.

Editado pela moderação.

Comentário do Super-Moderador Agradeço que se respeitem as opiniões alheias. A única asneira digna de registo aqui é a desconsideração pela mensagem de um colega forista.

Que prossiga o debate de ideias sem pessoalizações gratuitas.
« Última modificação: Junho 27, 2011, 20:58 pm por Winston Smith »
« Última modificação: Junho 27, 2011, 21:17 pm por Green_Heart »
És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

RESULTADOS E CONCLUSÕES DA AUDITORIA DE GESTÃO 1995-2013
20 M deste.

15 M do próximo que aí vem.

Com taxas de 9,25 % está lindo isto está.

35 M em empréstimos e os SEM MILHÕES?
Bruno de Carvalho o meu Presidente!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
Sócio desde 1994!
Esta história dos 15M é uma gralha da comunicação social!

A SAD foi autorizada pela sua AG a fazer um, e só um, empréstimo obrigacionista de montante até 20M€!

Este empréstimo destina-se a pagar o anterior e respectivos juros, conforme admitido pelo GL.

GL assegurou que não será necessário fazer novo empréstimo para pagar este, tal como tinha garantido na campanha que o clube teria passivo zero no fim do seu mandato, e que o passivo consolidado do grupo seria, no fim do mandato, menor que o de hoje!

São promessas importantes e que eu espero que sejam cumpridas . . .
Exacto, podemos todos ficar "descansados" porque o presidente prometeu que este será o ultimo empréstimo deste género para pagar outro e por isso não vai haver efeito "bola-de-neve".

É bom que mantenham todos, estas palavras na memoria, tal como eu o vou fazer:

Empréstimo obrigacionista da SAD "será o último"
garantia de godinho lopes

O empréstimo obrigacionista através do qual a SAD do Sporting procura encaixar 20 milhões de euros será o último do género, anunciou esta quarta-feira o presidente do clube lisboeta, Godinho Lopes, durante a apresentação da iniciativa.

"Este quarto empréstimo obrigacionista servirá para pagar o que agora termina e será o último", informou Godinho Lopes, em conferência de imprensa realizada no estádio José Alvalade, em Lisboa.

O presidente do Sporting explicou que "não havia possibilidade de pagar o empréstimo obrigacionista sem o revalidar", em função da "aposta na contratação de jogadores de qualidade e na reestruturação da equipa de futebol".

A SAD do clube lisboeta oferece uma taxa de juro de 9,25 por cento ao ano, que Godinho Lopes qualificou de "reconfortante para quem tem coração leonino", lembrando a condição do Sporting de "bom pagador".

O empréstimo obrigacionista do Sporting terá um montante máximo de quatro milhões de obrigações, com valor nominal de cinco euros cada, que podem permitir à sociedade encaixar um total de 20 milhões de euros.

A oferta pública de subscrição decorrerá entre 27 de junho e 19 de julho de 2011, e o empréstimo, que terá a duração de três anos e quatro meses (reembolso em 22 de novembro de 2014).

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=704919
És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

RESULTADOS E CONCLUSÕES DA AUDITORIA DE GESTÃO 1995-2013