Carlos Lopes - 1ª medalha de ouro de Portugal

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Merecidíssimo! Um dos grandes  :great:
''Define os objectivos mais altos que conseguires e luta diariamente por eles, como um leão!'' - João Benedito


Homenagem do Sporting! Faz hoje 30 anos da conquista!
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

O maior atleta português de todos os tempos. Por ter sido o nosso primeiro ouro olímpico, por ter sido na prova rainha (Maratona) da competição desportiva rainha (JO).

É pena não se fazer mais do que uma homenagem no Facebook. Isto bem tinha merecido uma celebração oficial em Alvalade, uma exposição no Museu, e tudo o mais que fosse possível fazer.

ps. é uma de duas medalhas de ouro nos JO do Sporting, a outra é o Amunike em Atlanta 1996; tínhamos uma 3ª, do ucraniano Yuri Bilonog em Atenas 2004, mas foi retirada há 2 anos atrás pelo COI. Temos ainda 6 de prata e uma de bronze.
O título devia ser mais específico, porque o Fernando Mamede já tinha sido medalha de ouro...

...Nos Mundiais!

Carlos Lopes é sim o primeiro atleta a ganhar o Ouro Olímpico.
Jugadors. Seguidors. Tots unis fem força. Són molts anys plens d'afanys. Són molts gols que hem cridat. I s'ha demostrat s'ha demostrat. Que mai ningú no ens podrà tòrcer.
 O MAIOR


O que o Carlos Lopes fez aos 38 anos há 30 anos atrás foi um dos Maiores Momentos do Desporto Mundial
ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA
https://socionumminuto.pt/
30 anos depois...

Uma medalha de ouro Olimpica que ficou para a historia  :clap:  :clap:

Nao só devido ao facto de ter 38 anos na altura, mas também porque semanas antes fora atropelado, no entanto, conseguiu recuperar a tempo de uma enorme epopeia !!

Nos J.O. na área destinada aos atletas da maratona segundo o relato de Carlos Lopes "era ve-los todos com massagistas, motivadores e treinadores" enquanto o nosso campeao a seu lado "so tinha a sua esposa".

Nada disto o atemorizou, fez das forças fraquezas, conseguindo um resultado brilhante !!
Pouco tempo depois foi recebido por Ronaldo Reagan na Casa Branca, juntamente com o presidente Joao Rocha.

30 anos depois, so temos de dizer, muito obrigado por todas as conquistas senhor Carlos Lopes  :clap:
Orgulho eterno pelo maior atleta português de todos os tempos. Parabéns Carlos Lopes!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:  :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
PARABÉNS CAMPEÃO!

Hoje, como há 30 anos,
um enorme OBRIGADO 
pelo exemplo de esforço, dedicação, devoção e glória!

 :clap:  :clap:  :clap:
QUE O LEÃO VOLTE A RUGIR MAIS ALTO QUE NUNCA
Citar
Carlos Lopes lança livro


A FNAC do Centro Comercial Colombo foi, hoje, palco da apresentação do livro “Gerir a diabetes – Uma corrida de fundo”, da autoria de Carlos Lopes, da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e de Luís Gardete Correia.

“Se temos pena de nós próprios e queremos viver mais anos, temos de ter muito cuidado com aquilo que comemos”, referiu o campeão olímpico, que, honrosamente, agradeceu a oportunidade de poder dar o seu testemunho.

O lançamento do livro contou com a presença do Director-Geral da Saúde, Francisco George, do professor Manuel Sérgio, do Dr. Paulo Marcolino – em representação do Secretário de Estado do Desporto e Juventude – bem como de um responsável da Gradiva e dos autores, Carlos Lopes e Luís Gardete Correia.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_carloslopeslivro_091014_133473.asp
És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

RESULTADOS E CONCLUSÕES DA AUDITORIA DE GESTÃO 1995-2013
Parabéns conterrâneo!
18-02-2015
Carlos Lopes celebra 68 anos

 
Carlos Lopes, ex-atleta ‘leonino’ e actual director do departamento de atletismo do Sporting, completa hoje 68 anos. Nascido a 18 de Fevereiro de 1947, em Vildemoinhos, Viseu, sagrou-se campeão olímpico e foi um dos melhores atletas da sua geração e de sempre.

O mais velho de sete irmãos começou a trabalhar ainda em criança. Nesta altura, o ex-atleta ‘leonino’ sonhava ser serralheiro e jogador de futebol. No entanto a sua vida não passou pela bola no pé e, um pouco por acaso, entrou no atletismo no Lusitano Futebol Clube.

Estreou-se na São Silvestre de Viseu onde cortou a meta em segundo lugar. Volvidas duas semanas sagrou-se campeão regional de juniores em corta-mato e, logo a seguir, ficou em terceiro no Campeonato Nacional. Depois destas conquistas, o atleta foi seleccionado para representar Portugal no escalão de juniores, no Crosse das Nações de 1966, em Rabat. No mesmo ano, Carlos Lopes sagrou-se campeão nacional de juniores nos 3.000m e tornou-se atleta dos ‘leões’ sob a orientação do Professor Moniz Pereira.

Muitos foram as medalhas, as conquistas e os recordes de Carlos Lopes. Com o leão ao peito, sagrou-se dez vezes campeão nacional de corta-mato e cinco vezes campeão de Portugal em Pista; a nível mundial, arrecadou três títulos de campeão mundial de corta-mato e duas vezes vice-campeão; venceu, ainda, três Taças de Campeões Europeus de Corta-Mato a título individual e muitos outros troféus a nível colectivo.

Entre 1971 e 1976, o atleta melhorou nove vezes o recorde nacional dos 5.000m e sete vezes o recorde nacional dos 10.000m. O atleta fez parte da equipa ‘verde e branca’ – juntamente com Américo Barros e Fernando Mamede – que bateu o recorde nacional de estafeta 4x1.500. A nível internacional, sagrou-se, também, recordista europeu e mundial.

Na maratona, o atleta ‘leonino’, em 1984, trouxe a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal. Carlos Lopes cortou a meta dos Jogos de Los Angeles em primeiro lugar, conseguindo o maior feito de sempre da carreira. Oito anos antes, o atleta já tinha conquistado a medalha de prata nos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá.

Carlos Lopes é uma das maiores figuras do atletismo e do desporto nacional. E hoje, uma semana depois do aniversário do Professor Moniz Pereira, está de parabéns.

Leia mais sobre as duas grandes figuras do atletismo do Sporting e de Portugal na próxima edição do Jornal Sporting

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_parabenscarloslopes_180215_141120.asp
 
Parabéns, Carlos Lopes. Alguém que levou o nome de Portugal e do Sporting a um lugar que nunca tínhamos chegado.
 


 
Muitos parabéns, enorme leão!!  :clap:
''Define os objectivos mais altos que conseguires e luta diariamente por eles, como um leão!'' - João Benedito
Parabéns chefe!!     :venia: :venia: :venia:
PARABÉNS GRANDE ORGULHO!!

MAIS QUE PORTUGUÊS ÉS SPORTING DE CORPO E ALMA!!!

 :clap: :clap: :clap:
QUE O LEÃO VOLTE A RUGIR MAIS ALTO QUE NUNCA
Ainda a propósito do NOSSO ENORME LEÃO, aqui ficam algumas memórias...

Para ver... ou rever  :mrgreen:

Carlos Lopes - Olympic Marathon Champion, Los Angeles 1984.



Carlos Lopes Entrevista à Sporting TV (Nomes Que Brilham Nº 1) [HD]



 :venia:
QUE O LEÃO VOLTE A RUGIR MAIS ALTO QUE NUNCA
Parabéns Grande Carlos. :beer: :beer:
FORÇA GRANDE BRUNO CARVALHO...