Francisco Stromp

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Verdadeiramente uma das glórias do Sporting Clube de Portugal.
[...]
Quanto a quem teme pelo futuro do Sporting, não temam, pois haverá Sporting enquanto houver gente cobarde, ingrata e dúplice (os três eixos do Sportinguismo contemporâneo).
[...]
O nome de Francisco Stromp confunde-se com o do Sporting, é graças a ele, que hoje em dia podemos torçer pelo nosso clube.
O meu muito obrigado, por ter fundado o Sporting  :clap:  :clap:
Para além do Sporting comemorar o seu aniversário, também é data do falecimento de Francisco Stromp. Mas nem por isso irá cair no nosso esquecimento, longa vida a uma das grandes glórias leoninas!
Passam hoje 124 anos sobre o seu nascimento! Obrigada por fundar o nosso grande amor!  :clap:
Obrigado e paz á sua alma!  :clap: :clap:
23-03-2013 O dia mais feliz da minha vida como sportinguista.
A partir de agora mandamos nós e o Sporting terá o seu caminho novamente, quero vos agradecer a todos e dizer claramente para que toda a gente oiça:
Viva o Sporting Clube de Portugal! É nosso outra vez!
Palavras do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho. Bem-haja Presidente!
23-06-2018 O pior dia da minha vida como sportinguista. Após campanha orquestrada entre lampiões, croquetes e comunicação social, cai o melhor Presidente da história do clube. Obrigado do fundo do coração Presidente por ter trazido um orgulho e alegria que estavam esmagados no meu coração para mim será eterno.
Citação de:  Os Sports Ilustrados nº49
Centro forward - Francisco Stromp (S. C. P.) Um fortíssimo jogador, muito rápido e jogando bem com a cabeça. Mais características de center half do que de forward; é contudo o jogador que melhor tem jogado esta época [1910/11] nesse lugar. É o forward mais perigoso para os franceses.

A propósito de um amigável entre uma selecção da AFL e o Stade Bordelais.
Passam hoje 124 anos sobre o seu nascimento! Obrigada por fundar o nosso grande amor!  :clap:

 :arrow:

MUITO OBRIGADA!  :venia:
« Última modificação: Janeiro 29, 2015, 21:49 pm por Maxileoa »
QUE O LEÃO VOLTE A RUGIR MAIS ALTO QUE NUNCA
Li hoje um documento interessante sobre a fundação do Belenenses. Reparei que existe um episódio muito engraçado sobre a origem do clube de Belém, em que o Francisco Stromp participa.

(...)"Decidido a fundar um novo clube, mas ainda ligado ao Sporting, resolve falar com Jorge Vieira, para este sondar o capitão do Sporting Francisco Stromp, e saber se este ficava muito zangado com a saída dele para fundar um novo clube.

A resposta do capitão dos leões foi peremptória: "Olha Jorge, diz a esse gajo que vá à m**** e que funde o tal clube de Belém."


Sportinguismo acima de tudo.
"Doubt is only removed by action. If you're not working then that's where doubt comes in"
21-05-2015
Um ‘leão’ multifacetado


Se olhar para a sepultura de Ayrton Senna – antigo piloto de Formula 1 brasileiro, falecido em 1994 – poderá ler: ‘’Nada pode me separar do amor de Deus’’ (versão brasileira, sem tradução). Se retirar as palavras ‘de Deus’ e colocar ‘pelo Sporting’, resumirá na perfeição a vida de Francisco Stromp. Decorriam os preparativos para a inauguração do Elevador da Bica quando nasce o Sporting, ou melhor, Francisco Stromp.

Estávamos em Maio de 1892. Deslocado do Largo do Intendente para o Lumiar devido a problemas de saúde, teve arte e engenho para, juntamente com outros colegas, fundar um clube que acabaria por ser um ‘bebé nos seus braços’, dado o carinho e dedicação dispensados. Política, namoradas, estudos, nada o desviava do Clube, contando-se inclusivamente que o curso de engenharia ficou para trás por ‘culpa’ do Sporting. Um ‘filho’ de Stromp, criado e educado pelo mesmo, nomeadamente através das prelecções dadas antes do jogo ou ao intervalo. Lavado em lágrimas, pedia a todos que dignificassem a camisola, criando uma mentalidade que até hoje perdura no Clube, como assinala o lema ‘leonino’: esforço, dedicação, devoção e glória.

Francisco Stromp não se ficou só pelas palavras, arcando com as responsabilidades sem hesitar em nome do Sporting. Tinha 16 anos quando jogou com a camisola do Clube pela primeira vez. Foi jogador e treinador de futebol, pertenceu ao atletismo e assumiu também algumas posições importantes no dirigismo ‘verde e branco’. Tal dedicação foi premiada de uma forma simbólica: o ‘seu’ número três de sócio não mais foi entregue.

Os ideais de Stromp e os ideais sportinguistas confundem-se, não sendo por acaso que existe há já 74 anos o Grupo Stromp, responsável pela manutenção dos imaginários defendidos pelo Clube e pelo eterno ‘leão’. Um ‘leão’ que vestia a camisola ‘verde e branca’ por baixo da roupa do dia-a-dia.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_stromp123_210515_148250.asp
Cumpriria hoje mais um aniversário. Obrigada por tudo!  :clap:

Citar
Francisco Stromp - fundador, jogador, treinador e primeiro grande símbolo do Sporting Clube de Portugal - nasceu há 123 anos. Obrigado por tudo, eterno 'leão'! ‪#‎SportingCP‬
 :venia:

Orgulho tremendo.
Eterna gratidão.

SPORTING SEMPRE
QUE O LEÃO VOLTE A RUGIR MAIS ALTO QUE NUNCA


Francisco e António Stromp com casapianos



Foi há 85 anos, mas...

Ainda é o associado n.º 3 do Sporting Clube de Portugal
E colocar algo na estação de sete rios em homenagem?
"É um orgulho estar no Sporting. Quem não conhece o Sporting sabe muito pouco de futebol"  Tales  3-9-2010
Desconhecia a causa da sua morte, fiquei chocado!  :o

The past is now part of my future,the present is well out of hand Ian Curtis, Heart and Soul
E colocar algo na estação de sete rios em homenagem?
 :arrow: :arrow: :arrow:

The past is now part of my future,the present is well out of hand Ian Curtis, Heart and Soul