Xadrez

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Citar

Xadrez SCP
Página gostada · 19 de Agosto ·
 
Realizaram-se na passada semana os Torneios Nacionais de Mestres e de Honra. Quando foram criados, estes torneios reuniam habitualmente quase todos os melhores jogadores nacionais - principalmente o de Mestres. Actualmente conhecem um período de pouco fulgor - basta ver que no torneio principal não participou nenhum dos 3 GM portugueses ainda em actividade, apenas dois MI, nem nenhum dos 5 elementos da equipa que vai representar Portugal na próxima Olimpíada de Xadrez.

Mesmo sem a presença do top absoluto do xadrez nacional, o Torneio de Mestres foi bastante competitivo e disputado, com 3 jovens em destaque: o MI David Martins, com 7½ em 9, foi o vencedor, tendo a seu lado no pódio Bruno Martins (ainda SUB16), com 5½, e José Margarido, com 5.

Participaram nas duas provas dois jogadores do Sporting: o Mestre FIDE António Pereira dos Santos, no Torneio de Mestres, e a Isabel Pereira dos Santos, no Torneio de Honra, com sortes muito diferentes.

António Pereira dos Santos teve uma actuação desastrada no Torneio de Mestres, terminando no fundo da tabela, em 10º, depois de desperdiçar algumas posições vantajosas e cometer erros não provocados em várias partidas. Fez apenas 2½ pontos em 9 possíveis mas ficou a dever a si próprio outros tantos, pelo menos.

Ao contrário, a nossa brava leoa Isabel Pereira dos Santos conseguiu mais uma excelente prestação no Torneio de Honra, subindo ao terceiro degrau do pódio, com 6 pontos em 9, sendo a única a derrotar o vencedor do torneio, José Barria Santos (8 em 9!). Em 2º lugar ficou Cláudio Sá, com 6½.
Foi feliz em algumas partidas (contra Barria Santos, o adversário cometeu um erro absurdo num final empatado), mas também teve a sua quota parte de pontos perdidos desnecessariamente. Poderia ter chegado ao segundo lugar, com um pouco mais de concentração.
Com este resultado a Isabel subiu 36 pontos ELO, chegando aos 1825.

A fotografia (FPX), reúne os pódios dos dois torneios e alguns elementos da organização.

A página de Xadrez do SCP colocou há pouco tempo este post no seu facebook, que replico aqui, visto ter um interessante quebra-cabeças:

Citar
Na 7ª sessão do recente Torneio de Honra, Isabel Pereira dos Santos venceu Pedro Godinho Matos, e subiu provisoriamente ao 2º posto. Na posição do diagrama, optou pela troca 20.Cxf6+, vindo a tirar partido da grande superioridade do seu Bispo sobre o Cavalo negro nesta posição aberta para vencer em 45 movimentos.

No entanto, poderia ter terminado muito mais rapidamente com um golpe simples, que praticamente forçaria o abandono.
Que era...?



SL,
Sporting CP 3-1 C. Galitos/Grupel
"É fraqueza entre ovelhas ser Leão." (Lusíadas, I-68)
Sporting CP 1.5-2.5 C. Norton de Matos